DESAFIO

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

sábado jun 26, 2004 11:15 am

Ora bem, como todos os donos de animais sabem, eles precisam de ser desparasitados internamente com regularidade.
Como todos os donos de gatos sabem, muitos deles não tomam comprimidos de bom grado (vem-me à lembrança a história "Como Dar Um Comprimido a Um Gato).
É precisamente esse o desafio que vos lanço: como dar um comprimido a um gato que se recusa terminantemente a tomá-lo.

Para que não percam tempo a sugeri-las, adianto as técnicas que podem esquecer:

- TODAS as técnicas da história "Como Dar Um Comprimido a Um Gato";

- Enrolar o gato num toalhão de modo a imobilizá-lo e abrir-lhe a boca à força (hoje custou-me vários arranhães no interior do pulso direito e uma valente posta do polegar esquerdo);

- Agarrar o gato pela pele do cachaço de modo a que seja forçado a abrir a boca;

- Partir o comprimido em pedacinhos e disfarçá-los em pedacinhos de frango ou peixe (o gato cheira e diz que os coma eu);

- Desfazer o comprimido em pó e misturá-lo em comida de lata (mais uma vez, que a coma eu);

- Desfazer o comprimido em pó e misturá-lo em pasta dos pêlos ou na pasta das vitaminas (espuma-se todo e cospe);

- Desfazer o comprimido em pó e misturá-lo em manteiga;

- À beira da loucura, falar com ele e explicar-lhe que tem de tomar o comprimido porque é para o bem dele.

TODAS estas técnicas (ou uma combinação delas) foram tentadas sem resultados práticos (além dos arranhões e da posta do polegar já mencionados). Tentei com Drontal e com Milbemax.
Trata-se de um gato manso que nasceu em minha casa, e não de um gato selvagem (embora imite muito bem). Na última desparasitação, consegui desparasitá-lo com a técnica do comprimido desfeito e misturado com pasta de vitaminas, mas só ao fim de uma hora de luta, em que já arfava eu para um lado e o gato para o outro, sendo que o gato parecia prestes a entrar em combustão expontânea, de tão quente que estava. Desta vez, comecei logo por essa técnica, para obviar caminho, e nada...
Para quem esteja a pensar que sou eu que sou azelha e não sei dar comprimidos a gatos, adianto que desparasitei os outros 19, usando uma das técnicas descritas acima, dependendo do gato, sendo que alguns é só abrir-lhes a boca e atirar-lhes o comprimido lá para dentro. Nestes 19 gatos, incluem-se a mãe do que não consegui desparasitar, que é uma gata de rua selvagem que não consigo agarrar (demorei 2 minutos a dar-lhe um Drontal), uma outra gata de rua que agarro com alguma dificuldade, um gato de rua que apesar de manso fica uma fera quando se vê encurralado e não gosta de ser agarrado, uma gata que, apesar de mansa, se mija toda só de eu andar dela.

Pronto, descrito o cenário, venham de lá as ideias. ;)

Já agora, sei que há desparasitante injectável, mas parece que não é completo (isto é, só dá para um tipo de vermes, não me lembro se para as lombrigas e vermes redondos ou se para as ténias). Em último caso, terei de recorrer a esse, mas preferia a desparasitação completa... :?
Babigata
Membro
Registado: sexta jun 11, 2004 2:19 pm

sábado jun 26, 2004 5:54 pm

No Persa da minha avó sou eu que desparasito e desfaço o comprimido em 0,5 mml de água, e dou-lhe com uma seringa de uma vez só direitinho á goela do bicho
Sindel
Membro Júnior
Registado: sexta jan 02, 2004 6:53 pm

sábado jun 26, 2004 7:45 pm

Se os problemas que teve foram com o Drontal, experimente o Milbemax, pois é possível partir o comprimido ao meio, tornando-se mais fácil de tomar.

Se não conseguir dar de maneira nenhuma ou houver espumanço (e de seguida vomitanço....) sugiro-lhe que telefone ao veterinário a perguntar se o deve levar lá, para o darem à força ou via injecção...

O meu gatito que é um amor e toma tudo com paciência pregou-me umas valentes partidas com um antibiótico, teve de ir levar picas todos os dias durante uma semana... deve ter que ver com a sensibilidade de cada gatinho.

Cumprimentos e boa sorte!
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

sábado jun 26, 2004 8:25 pm

:p :p Ora bem, Florinda, eu sei que não é para rir, mas à custa do seu post, já me ri um bocado, até porque relembrei a célebre história de como dar um compromido a um gato :lol:
Cá em casa tenho 2 desse tipo - o Pippin, o pretinho/pretão, que me apareceu bébé, e um dos filhos dele, o mais pequeno, mas que é a maior peste para ser agarrado.
Por acaso desparasitei-os no princípio deste mês.
Em desespero de causa adoptei a seguinte técnica, que resultou :p pus-me em cima deles, de forma a não poderem fugir e imobilizar-lhes as patas, com uma mão abri a boca e com a outra atirei o comprimido para a goela e fechei logo a dita boca :p :p pode experimentar esta. Saí com umas arranhadelas, mas tomaram!!!! :evil: :evil:
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado jun 26, 2004 8:37 pm

ao max, costumo pôr manteiga. claro que o espertalhão se puder lambe-a e cospe o comprimido. eu tento que o comprimido vá bem para o fundo da garganta. com um gato, não sei se resulta.
Florinda
Membro Veterano

sábado jun 26, 2004 8:42 pm

Bom, Miadores, eu só não me sentei em cima dele, senão esmagava-o. Mas o problema é que nem consigo abrir-lhe a boca, porque ele defende-se com as patas da frente e de trás. :?
Tentei abrir-lhe a boca metendo-lhe os dedos nos cantos da boca e até consegui, mas logo a seguir o gajo fechou a boca e arrancou-me metade do polegar. :evil: :evil:
Bom, entretanto, falei com a vet e parece que há um desparasitante que é completo (dá para vermes redondos e vermes achatados), daí que vou deixar de sujeitar o bichano ao stress e a mim às dentadas e arranhadelas. Também é só um... se fossem todos era muito pior... :p
A quem perguntou: eu tentei também o Milbemax, de todas as formas e feitios, menos desfeito em água, porque dar líquidos à força é um risco, já que pode ir para os pulmões e provocar uma pneumonia de falso trajecto... :?
_Freitas_
Membro Júnior
Registado: quarta jun 02, 2004 4:54 pm

domingo jun 27, 2004 7:15 pm

Realmente desparasitar um gato é uma missão praticamente impossível !!!! :lol:
Tb já fiquei com valentes arranhões à conta disso!!
Mas a minha técnica é a de abrir a boquita dele com grande esforço, e tentar :? colocar o comprimido mm na goela dele.
Dps ele trata do assunto, arranha-me e fica zangado cmg durante o resto do dia...
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

segunda jun 28, 2004 11:26 am

[quote=Florinda]
Bom, Miadores, eu só não me sentei em cima dele, senão esmagava-o. Mas o problema é que nem consigo abrir-lhe a boca, porque ele defende-se com as patas da frente e de trás. :?
Tentei abrir-lhe a boca metendo-lhe os dedos nos cantos da boca e até consegui, mas logo a seguir o gajo fechou a boca e arrancou-me metade do polegar. :evil: :evil: [/quote]

Quando dizes que ele se defende com as patas da frente e de trás deduzo que não o consegues enrolar no toalhão?
A Txugui é a piorzinha que tenho tido para desparazitações, mas enrolo-a no toalhão de forma a que fica completamente imobilizada, só com a cabeça de fora (fica estilo múmia, as patas não têm qualquer mobilidade), se puder peço ao Pedro para segurar o cachaço para a cabeça não ter mobilidade também, depois abro a boca com uma mão (um dedo de cada lado) e empurro com um dedo da mão livre o milbemax o mau fundo possível da garganta. Fecho-lhe a boca, aponto o focinho para cima e pelo canto enfio água com uma seringa sem agulha. Uma vezes tem funcionado melhor que outras, mas de uma forma geral tenho conseguido.
Então sempre há desparazitante injectável que dá para tudo? Sabes o nome?
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

segunda jun 28, 2004 1:31 pm

hecep Escreveu: Quando dizes que ele se defende com as patas da frente e de trás deduzo que não o consegues enrolar no toalhão?
A Txugui é a piorzinha que tenho tido para desparazitações, mas enrolo-a no toalhão de forma a que fica completamente imobilizada, só com a cabeça de fora (fica estilo múmia, as patas não têm qualquer mobilidade), se puder peço ao Pedro para segurar o cachaço para a cabeça não ter mobilidade também, depois abro a boca com uma mão (um dedo de cada lado) e empurro com um dedo da mão livre o milbemax o mau fundo possível da garganta. Fecho-lhe a boca, aponto o focinho para cima e pelo canto enfio água com uma seringa sem agulha. Uma vezes tem funcionado melhor que outras, mas de uma forma geral tenho conseguido.
Então sempre há desparazitante injectável que dá para tudo? Sabes o nome?
Eu tive um gato que era uma autêntica fera e usava mais ou menos a mesma técnica, ou seja, enrolava-o num robe bastante grosso que tenho e só ficava com a cabecita de fora! Era a melhor maneira pois não sentia as patas traseiras com as quais ele ainda tentava "defender-se"!

;)
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

segunda jun 28, 2004 1:43 pm

O desparasitante que eu uso é liquido e vem numa espécie de seringa grande que é muito prática. E a quantidade é pequena, por isso eles nem conseguem cuspi-la!

Mas estive à pouco que dar antibiotoco a todos e não é fácil. Dantes para dar ao Misha partia o comprimido quase em pó e misturava com fiambre (fazia uns rolinhos). Mas agora acabou-se me a paciencia (e já não é só um), e então vai mesmo pela goela a baixo. Sento-me em cima dele com as pernas cruzadas (para ele não fugir de trás) abro-lhe a boca, meto o comprimido (por acaso até eram 2) e volto a fechar! Aguardo um bocadito a segurar-lhe a boca e depois dou-lhe uma goluseima (fiambre ou qualquer coisa do género) para ele comer e eu ficar com a certeza que ele engoliu o comprimido.

;)
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

segunda jun 28, 2004 2:05 pm

Bom eu devo ser uma sortuda o meu miau toma comprimidos todos os dias e não se queixa já quase abre a boca sozinho :p mas não foge, não estrabuxa não nada, já sabe como é, ás vezes sento-me em cima dele e com uma mão abro a boquita e com a outra comprimido directo na goela :)
Gelly
Membro
Registado: terça jun 01, 2004 4:29 pm
Localização: 2 cachorros - o Serra e a Estrela, 1 gato - o Tico, 2 periquitos e 8 canários

segunda jun 28, 2004 3:10 pm

Ainda bem que não sou a única! Sinceramente, já me estava a sentir mal!

Tanto os cães como o gatucho tomam os medicamento e fazem os tratamentos com a maior das calmas e sem stress!!!!!! :oops:

Os cães mal vêem a saqueta do Phospholugel sentam-se e ficam a olhar para mim :roll:

O gatucho assim que me sento no chão com o saco dos medicamentos ao lado .... lá vem ele por-se no meio das minhas pernas, toma Maxilase com uma seringa e põe pingos e uma pomada num olho!!!!!

P.S. - adora tomar banho!!!!!!!!! :o :roll: :oops:

Gelly
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

segunda jun 28, 2004 4:28 pm

Olha com a minha clara funciona desfazer o comprimido e misturá-lo num pouquinho de pasta de malte!

é "Trigo limpo, farinha Amparo!"

Adios
Florinda
Membro Veterano

segunda jun 28, 2004 8:35 pm

O que é isso de pasta de malte? É aquele para evitar bolas de pêlo? Se é, não resulta. :(

Helena, desta vez nem tentei enrolá-lo num toalhão, desisti muito antes! :lol: :p É que da vez anterior usei essa técnica, e o gajo, mesmo assim, arranhava-me e fugia. Estive uma hora de volta dele, e acabei por desistir porque ele já fervia e arfava de forma assustadora, e receei que lhe desse uma coisinha má. :?
Desta vez, já foi desparasitado com injectável.
A má notícia é que esse desparasitante, afinal, só dá para as ténias (vermes chatos). :(
A boa notícia é que pode ser complementado com uma pipeta de Stronghold, que, além das pulgas, dá conta também das lombrigas (vermes redondos). Pronto, assunto arrumado! ;)

De qualquer modo, obrigada a todos pelas sugestões. ;)
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

segunda jun 28, 2004 9:15 pm

eheheh desparasitar gatos... que emoção!!!!

- A minha Mikinhas é um anjo :D . Abro a boca e ... truca, lá para dentro!
- O Alex é um diabinho bem disfarçado. Assim que lhe cheira a comprimidos faz uma fita daquelas que até troca as patas de trás pelas da frente! Tenho que ser forte e após suar meio litro lá consigo efiar-lhe o comprimido (entretanto já meio desfeito) pela goela a baixo!
- A Lisa... bem, a Lisa é mais complicada uma vez que não se deixa agarrar. Para a Lisa tenho que disfarçar os comprimidos na comida e se ela sente já não quer comer nada... gasto dois comprimodos para ela tomar a dose certa!

Há um outro truque que é desfazer o comprimido, misturar com Felovit e espalhar no pêlo para que eles lambam... é assim que estou a dar o antibiotico a uma bravinha pendura cá da casa ;)

Seija como for é sempre uma emoção!

Susana
Responder

Voltar para “Gatos”