Estomatite ullcerativa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Rafacavaleiro
Membro Veterano
Registado: terça abr 01, 2003 4:31 pm
Localização: Pusky e Cusca(cães);Linda,Tita, Mia,Becas ,kiko, Teco,Tico (gatos)

terça jun 29, 2004 4:55 pm

Olá a todos!

Venho-vos perguntar se têm ou conhecem algum caso igual ou semelhante.

A minha xana tem uma doença que se chama estomatite ulcerativa. E um problema na boca mais precisamente nas gengives, que ficam inflamadas, com as chamadas ulceras.
Ñ se sabe qual o motivo por que aparece a doença mas tem a ver com as defesas imunitarias do animal o que poderia vir da fiv ou felv. Mas felizmente a minha xana é Fiv e Felv negativa, portanto dai ñ vem, tem mesmo a ver com o sistema dela.
Enfim, já tentamos várias coisas para que a doença estabilize, pois ela ñ tem cura a 100% apenas se pode conseguir que o animal ñ tenha que estar constantemente a tomar corticos, e a ultima coisa a fazer é a extracção total dos dentes. O que vai acontecer já sexta feira.
Já tinhamos tentado apenas a extracção dos molares, mas ñ resultou como esperavamos. Então a vet diz que a ultima coisa que se pode tentar é a extracção total. :(

Este topico é apenas para dar a conhecer esta minha experiencia e saber se há alguem que passou ou esteja a passar pelo mesmo.

Obrigada
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça jun 29, 2004 5:04 pm

Não se importa de me explicar os sintomas?
O meu Oliver tem às vezes a gengivas um bocadinho inflamadas e hà alguns anos partiu um canino. O vet disse que os caninos são muit dificeis de tirar, para ver se ele come bem e tem abcessos.
Comer, come até demais (pesa 10 Kg) e tem estado bem mas como nunca tinha ouvido falar nessa doença gostava de aprender.
-CarpeDiem-
Membro Veterano
Registado: terça nov 04, 2003 4:47 pm
Localização: Cão: Alf, Gata: Sky e Periquitos: Kiko e Kika, Mandarins: Bruno e Bruna
Contacto:

terça jun 29, 2004 5:14 pm

Ui.. :o E como é que o animal vai conseguir comer?? Ai coitadinho.. :(
Mas as gengivas ficam melhores se tirarem os dentes? :(
Ah e tal...
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

terça jun 29, 2004 5:16 pm

Felizmente nunca tive contacto com essa doença, mas muitas vezes algum problema a nível do aparelho digestivo pode levar a problemas na boca, mas não sei se essa doença específica poderá ter algo a ver com isso...certamente o veterinário deverá ter feito despiste através das análises. Pode sempre procurar uma segunda opinião.
Boa sorte para ele :( espero que mesmo sem os dentitos ele se alimente bem e seja um gato saudável.
Rafacavaleiro
Membro Veterano

terça jun 29, 2004 6:14 pm

lagutrop

Os sintomas são mesmo as gengivas bastante inflamadas, e num caso avançado até pode apanhar a lingua.

Na minha gata ela começou a qeixar-se quando comia, fazia aquele resmungar dos gatos e levava a pata a boca, parecia que queria tirar alguma coisa dos dentes. Portanto à medida que vai agravando eles vão tendo mais dificuldade em comer.
O melhor é vigiar a boca, ver o halito e ver se ele come bem ou se lhe custa.

Carpediem
A vet diz que eles habituam-s e as gengives ficam "calejadas", por assim dizer. Está-se a tomar esta decisão pq segundo a vet, a boca dela está a reagir como se os dentes fossem corpos estranhos...

Last kiss
Penso ñ ser necessario procurar 2ª opiniao pois tenho confiança nestes vets e parecem-m saber o o que dizem.

Obrigada
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

terça jun 29, 2004 7:30 pm

Rafaela, muita sorte para ele sim?
Conta depois como correu a operação, tou a torcer para que corra tudo bem ;) .
Mesmo os gatinhos mais velhotes conseguem comer bem sem os dentinhos, embora nos possa fazer uma certa impressão :| , mas irá correr tudo bem ;) .

Quando falei em segunda opinião, não quis dizer que isso significaria falta de confiança :oops: , mas por vezes há alguns veterinários especializados em determinadas áreas e que portanto podem ajudar melhor, é como falar com o médico de clinica-geral quando temos um problema de pele :o ;) .
picola
Membro Veterano
Registado: quinta mar 06, 2003 5:39 pm
Localização: 3 Gatinhos Europeus Comum: Patinhas, Noddy e Cascão

quarta jun 30, 2004 9:49 am

Olá Rafacavaleiro,

Nunca tinha ouvido falar desta doença, tenho muita pena que a sua Xana tenha de extrair os dentinhos todos... :( tadinha...
Mas mais vale isso que outra situação pior, não é?

Não sei se a alimenta com ração, mas como pensa alimentá-la daqui para a frente?

Desejo que tudo corra pelo melhor e que a sua gatinha fique bem!

Picola
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quarta jun 30, 2004 10:49 am

Espero que corra tudo bem.
Conheço uma pessoa que tem algumas gatas velhotas que também tiveram que tirar os dentes por problemas nas gengivas e que comem ração sem problemas. Aliás até há um caso cómico que é uma das gatas preferir ração Oral Care, daquela das bolas grandes, ela desdentada de certeza que já não precisa, mas prefere o que se há de fazer!
Rafacavaleiro
Membro Veterano

quarta jun 30, 2004 11:13 am

Bom dia

Obrigada last kiss, tb espero que ela consiga comer bem. Em relação a vet, a clinica onde vou tem varios vets, ela tem sido vista por varios mas a que a acompanha e uma que está especializada no assunto, tipo dentista. ;) Assim fico mais descansada. ;)

Picola
Em relação à alimentação, eu ja a alimentava com latinhas tudo muidinho para ser mais facil ela mastigar, mas ela quando está melhorzinha consegue comer secos, mas daqui para a frente tem q ser tudo muidinho. Tb já pensei em triturar os secos, tenho que ver isso. Só espero é que ela consiga comer. :|
Obrigada pelo apoio.
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

quarta jun 30, 2004 1:49 pm

Já ouvi falar da doença mas nunca tive experiência de algum animal com ela! Espero que retirando os dentes ela fique realmente melhor!

PS: a causa não poderá ser de ter comido algo sem vocês saberem que lhe tenha provocado alguma reacção alérgica ou intolerância? Ou da própria ração?
Bem, acho que para tomarem essa decisão o vet deve de ter posto todas as possibilidades, por isso Boa sorte para a Xana!
Vai dando notícias da "benguelinha"!!
:lol: 8)
catlover
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:39 pm
Localização: 2 gatas:Luna (x siames) e Fiona ( siamesa), 3 peixes agua salgada
Contacto:

quarta jun 30, 2004 2:25 pm

è realmente uma situação arrepiante.. :o estarei igualmente a torçer para que tudo corra bem com a Xaninha...
-CarpeDiem-
Membro Veterano
Registado: terça nov 04, 2003 4:47 pm
Localização: Cão: Alf, Gata: Sky e Periquitos: Kiko e Kika, Mandarins: Bruno e Bruna
Contacto:

quarta jun 30, 2004 3:02 pm

Bem, sendo assim espero que ela melhore e que come sem problemas! ;)
Ah e tal...
Rafacavaleiro
Membro Veterano

quarta jun 30, 2004 4:51 pm

Olá

Obrigada jordan. Eu vou dando noticias.
O,problema dela já vem de algum tempo, e já tomou varias coisas, fez varios tratamentos, por isso ñ tem a ver c/ alergia ou intolerancia. :roll:
Infelizmente, pq se fosse se calhar seria mais facil de tratar. :|
Enfim espero q corra bem.
PS: Porquê "benguelinha"? :) :oops:

Obrigada a todos.
Vou-vos mantendo informados.
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quarta jun 30, 2004 5:36 pm

Olá

A sua gata é preta? Segundo o meu vet, os gatos pretos têm propensão - não se sabe porquê - a desenvolver problemas de gengivas. Tanto que sempre que levo os meus pretos - um preto puro, os outros pretos (filhos dele) mas arraçados de siamês, ele inspecciona sempre minuciosamente a boca.
Agora arrancar os dentes todos ... :roll: Isso de ser difícil tirar os caninos, é pois!
Por isso mesmo tenho estado relutante em relação a tirar ao Frodo (lembram-se do tópico que abri há tempos: canino partido?) embora o vet ache que deve tirar :roll:
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Rafacavaleiro
Membro Veterano

quarta jun 30, 2004 6:15 pm

Olá miadores,
ñ a minha gata é tipo tartaruga. Pode ver no meu album.
Preto é o filho dela. ;)
Pois, vai ser dificil. :? A vet disse que se ñ conseguir em uma sessão tem que ser em duas, é melhor tb para o animal.

Mas pq é que a vet quer tirar? Há algum problema com o dente?
Responder

Voltar para “Gatos”