Como manter boa a água nos doseadores

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

JP_Labs
Registado: terça mai 27, 2003 7:35 pm

segunda jul 05, 2004 9:30 pm

Ora viva! Como tenho medo de me esquecer de dar água ao meu Tobias (ele bebe mesmo muita água) uso um "doseador" (aqueles que vai caindo sempre um pouco) tanto para a água como para a comida sólida. Ora bem, na comida resulta bem, pois esta mantém-se fresca (tem sempre pouca disponível ao ar) mas a água é que é o problema... Mesmo trocando-a de 4 a 5 em 5 dias e lavando bem o plástico, este fica por vezes verde e sempre a cheirar a água antiga.

Juntar umas gotas de lixívia própria para uso em produtos alimentares será uma boa solução? Já agora, a título de curiosidade, os gatos adoram o cheiro da lixivia...

Cumprimentos,

João Lampreia
ducha
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda jul 05, 2004 9:41 pm

A melhor maneira de manter água fresca no doseador é pôr água nova diariamente.
picola
Membro Veterano
Registado: quinta mar 06, 2003 5:39 pm
Localização: 3 Gatinhos Europeus Comum: Patinhas, Noddy e Cascão

terça jul 06, 2004 11:09 am

Olá,

Eu não uso doseador, mas julgo que a melhor forma é mesmo trocar a água diariamente.

Há-de reparar que os gatos adoram água fresquinha.
Os meus se quando lhes coloco a comida não trocar também a água, eles desatam a beber da pia da cozinha, etc, já não tocam na antiga.
Pelos menos 2 vezes por dia troco-lhes a água.

Eu pessoalmente optaria por não juntar nada à água do gato, pode fazer-lhe mal...

Picola
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

terça jul 06, 2004 11:18 am

Acredite que muitas vezes eles preferem ficar com sede a beber água amarelo esverdeada...
Tudo depende do sítio onde tem, se o sol lá bater, esqueça.
Mantenha a água num local fresco e seco, assim como a comida, e mude-a todos os dias, não é de 5 em 5 :o .
Os doseadores não são a solução ideal para quem vai de férias, a propósito, nomeadamente o da água pois nas brincadeiras eles podem derrubar e lá se vai a água, depois não têm ninguém para lhes pôr mais. Arranjem sempre alguém que vá lá a casa tratar deles e dar-lhes carinhos, um hotel ou deixem em casa de alguém que conheçam bem. As minhas já fazem asneiras quando saio de manhã e volto à noite, quanto mais se as deixasse sozinhas nas férias :o .
Não digo que fosse essa a sua ideia com a história dos doseadores, mas é a de muita gente, pelo que fica aqui o apontamento.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça jul 06, 2004 11:25 am

Olá

mesmo usando doseador a água deve ser trocada diáriamente. Para que não existam bactérias e porque os gatos adoram beber água fresca.
Eu tenho uma taça de água para cada gata e troco a água e lav a taça cada vez que lehs dou comida (3 vezes ao dia) para que esteja sempre fresca.

O seu gato bebe demasiada água? Já falou disso ao vet? Por vezes beberem muita água significa que têm problemas de rins.

Beijokas
kathleen
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

terça jul 06, 2004 11:38 am

Eu é conforme a estação:
outono/inverno: troco água á minha de manhã antes de ir para o trabalho e á noite á hora do jantar;
primavera/verão: troco a água de manhã antes de ir para o trabalho, á tarde qd chego e depois antes de me deitar.
Pode parecer exagero, mas é que o Comer dela fica na marquise que apesar de fechada é muito grande e com a ventania que anda sempre por lá entra sempre pó pelas frestas e pelos buracos de escoamento da água, por isso mudo-lhe bastante a água (quer dizer já qd estava em casa da minha mãe, o comer ficava na cozinha e fazia o mesmo a desculpa era que batia o sol daquele lado toda a tarde tornando a água morna, horrível :p ) :)
E além disso tenho um desses bebedouros 1/2 de água sempre no quarto onde ela dorme num canto fresco e mudo-a de 3/3 4/4 dias, não noto que fique verde, mas se passar desse tempo é capaz (nã sei!)
É que pode acontecer de vir mais tarde do trabalho e pelo menos se ficar sem água no comedouro, tem aquela!

Mas se te informares acho que já há uns no mercado com um dispositivo que faz reciclagem/filtragem de água (penso que como movimenta a água, não cria depósito de sujeira).

Fica uma sugestão, mesmo que te ausentes só por um f-d-s convém sempre deixar a chave de cas com alguém e instruções para tratar do(s) animal(s), é que imprevistos acontecem a todos!

Fiquem bem!
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

terça jul 06, 2004 12:14 pm

O doseador deve servir apenas para que a água não esteja ao ar a "sujar-se" nunca para poupar trabalho.

Em 5 dias a água está estragada. A água tb tem prazo de validade e ainda para mais estando ao ar... Esperimente colocar água num copo, deixá-la ao ar durante 5 dias e dp prove...

Deve ser mudada todos os dias...
Eu mudo a água aos meus 4 vezes ao dia (de manhã, ao almoço, ao final da tarde e à noite antes de me deitar) mas basta mudar 2 vezes, por exemplo de manhã e à noite... Eu uso um recipiente metálico (deixei de usar plástico pq o meu Eco é alérgico) e que tem a vantagem de ajudar a manter água mais fresquinha...
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

terça jul 06, 2004 12:14 pm

Primeira coisa: não ponha nada na água! Pode ser muito prejudicial.
Depois: estando em casa, deveria mudar pelo menos todos os dias.
Eu tenho doseadores, porque quando saía aos fins de semana, queria garantir-lhes a água. Agora, _Last_kiss_, eles não caem! Estão feitos de tal maneira (pelo menos os meus, mas penso que é em todos) que é impossível virar. :p ainda menos com o peso da água.
Uso para a minha cadela, porque ela bebe em proporções grandes!!
Normalmente, mudo 2 a 3 vezes ao dia. A Fifi, é a que vai beber à banheira, ou ao lavatório. Para ela, o ideal é mesmo a água corrente! :p A AGNÉS arranjou uma estratégia para ter água em movimento :o dá patadas à taça da água, arrasta-a mesmo, a água fica a salpicar(quando não a entorna mesmo toda!) e ela a seguir vai beber! Deve ser para lhe dar a impressão de cachoeira! Só visto! Com esta brincadeira, chego a ter que lhe mudar água 5 / 6 ou mais vezes por dia!!! :evil:

Ah, mas em questões de excentricidades com água, não fica por aqui! o Pippin, sabem como bebe? :p Aposto que não adivinham!!! eu pelo menos não sei de mais nenhum caso! :p Mete a pata na taça, e lambe-a!!! :p :p Resultado??? água suja para os outros! :evil: :evil: dona a ter que andar de olho, para mudar + vezes!!!
Ai, é verdade, ele também me entornava a taça da água! Quando dava conta, não havia água para ninguém!! Por isso, para eles uso o doseador, porque ele assim não consegue entornar! :p :p
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

terça jul 06, 2004 1:18 pm

A minha cadela roeu o dela....está desfeito totalmente...tive de desistir enquanto não arranjar um à prova de dentadas.
O dos gatos é daqueles que têm uma garrafinha ao alto...qual quê, durou meia hora nas brincadeiras delas :o :lol: quem os fez não deve ter gatos :lol:
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

terça jul 06, 2004 2:43 pm

A minha Clara tb tem o pratinho da água e da comida em inox! Mas vocês sabem onde já a apanhei a beber água? Com a cabeça enfiada dentro do recepiente da água do aspirador de pó (um rainbow). :oops: Fiquei passada! Quer dizer com água fresca no pratinho e ela a aproveitar-se de eu estar a montar o aspirador para trabalhar e bebe aquela água???? É completamente apanhada do clima! :o :o :o

ah! e os gatos podem gostar do cheiro da lixívia, mas não gostam de a beber com certeza. Não ponha nada na água, por favor! Nem amukina!!! Muitas vezes o que é inofensivo para os humanos, é fatal para os animais e nem precisa de ser grd. quantidade!
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça jul 06, 2004 3:39 pm

Olá

As minha bebem das taças (também tenho tudo em inox), mas a Amélia adora beber água do bidé. Quando alguém vai à casa de banho ela vai atrás, senta-se no bidé a olhar para a torneira para que alguém a abra e ela beba. Ás vezes quando estou a cozinha salta para a banca da cozinha para e pede que lhe abra a torneira para beber água.
Além disso levo todas as noites um copo de água para o quarto que deixo na mesa de cabeceira e tanto a Amélia como a Emília vão lá beber água. São cheios de manias :lol:

beijokas
kathleen
ducha
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça jul 06, 2004 9:44 pm

Miadores Escreveu: Ah, mas em questões de excentricidades com água, não fica por aqui! o Pippin, sabem como bebe? :p Aposto que não adivinham!!! eu pelo menos não sei de mais nenhum caso! :p Mete a pata na taça, e lambe-a!!! :p :p Resultado??? água suja para os outros! :evil: :evil: dona a ter que andar de olho, para mudar + vezes!!!
Prazer em conhecer. A minha gata utiliza a mesma técnica. Eu perco horas a observar o fenómeno. Vá-se lá perceber...
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

terça jul 06, 2004 10:26 pm

:lol:
Prazer em conhecer. A minha gata utiliza a mesma técnica
E eu a pensar que não havia mais ninguém assim!! :p :p Temos que apresentar os nosso bichanos um ao outro! ;)
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
TTT
Membro
Registado: quarta ago 06, 2003 6:59 am

quarta jul 07, 2004 4:58 am

ducha Escreveu:
Miadores Escreveu: Ah, mas em questões de excentricidades com água, não fica por aqui! o Pippin, sabem como bebe? :p Aposto que não adivinham!!! eu pelo menos não sei de mais nenhum caso! :p Mete a pata na taça, e lambe-a!!! :p :p Resultado??? água suja para os outros! :evil: :evil: dona a ter que andar de olho, para mudar + vezes!!!
Prazer em conhecer. A minha gata utiliza a mesma técnica. Eu perco horas a observar o fenómeno. Vá-se lá perceber...
a minha faz o mesmo 8)
ela não come na tacinha, tira a ração com a pata e come do chão :roll: e por vezes vejo-a fazer o mesmo com a água, molha a pata e lambe-a ;)

tambem uso doseador para água, uso uma garrafa de 1 litro que dura aproximadamente uns 5 ou 6 dias....não costumo trocar (exceto quando ela suja), fica em local fresco e não fica verde (nem amarela)
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

quinta jul 08, 2004 5:23 pm

TTT Escreveu: ela não come na tacinha, tira a ração com a pata e come do chão :roll: e por vezes vejo-a fazer o mesmo com a água, molha a pata e lambe-a ;)
O meu Kurika faz o mesmo: puxa os grãos com a pata e come do chão. Também molha a pata e lambe, embora também beba água normalmente. Vários deles molham a pata, principalmente se lhes abrir a torneira do lava-loiças. Parece que estão a tomar banho. :lol:
Há outros que têm outra tara: puxam a taça com a pata, aparentemente só para a água abanar, e depois então bebem... claro que entornam montes de água... :evil:
Responder

Voltar para “Gatos”