Rações

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
brindes
Membro
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 am
Localização: Gatos: Moisés, Maria, Risco, Mónica, Sebastião e Kong + Ivan (Boxer)

sexta jul 19, 2002 3:38 pm

Olá pessoal,

Gostava que me dissessem onde é que eu consigo arranjar sacos de ração de 20 Kg. É que comprar saquinhos de 4 Kg para 6 devoradores adreditem que não dura muito e os sacos de 20 Kg era muito mais prático.
Eu não costumo dar Eukanuba, nem nenhuma dessas marcas de vet. Costumo dar Friskies, Kit Kat e whiskas. Quais são as melhores. Acredito que sejam as mais caras. mas será que a diferença é assim tão grande.

:?: :?: :?:
Sou da zona de Lisboa/Cacilhas.

Obrigado
Ron-Rons

Brindes
monicalagoa
Membro
Registado: terça jun 25, 2002 3:43 pm

sexta jul 19, 2002 3:54 pm

o problema com essas rações mais comerciais é que visam muito mais o lucro, e por isso a qualidade dos ingredientes e a composição das rações não é tão boa. Como podes reparar são utilizados corantes (as rações do vet são todas castanhas) e são muto ricas em aromatizantes e gorduras para serem apelativas. No entanto podes fazer uma experência, pega numa saca de ração das do super e compara a sua composição química com uma boa ração, e tira as tuas próprias conclusões. Uma das coisas que vais reparar é que, nas primeiras, mesmo as rações ditas de "carne" têm uma grande percentagem de peixe. Porque será???

Eu prefiro gastar um pouco mais com a alimentação dos meus gatos, mas saber que a composição química do produto foi devidamente estudada e testata e que corresponde às necessidades fisiológicas dos gatos. se eles me adoecerem vão-me ficar bem mais caros do que essa diferença... e olha que não é assim tão grande. Por exemplo, um saco de 1.5Kg de ração para gatinhos da Iams custava (há 2 ou 3 meses) 1600$00.
Quando uma saca de 400gr de Friskies custa quase 500$00 é só fazer as contas.
Mónica
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

sexta jul 19, 2002 6:02 pm

Olá Brindes!
Tal como tu eu costumava dar ração de supermercado aos meus gatos, no entanto, depois de ver algumas das mensagens deste forum resolvi comprar outro tipo de ração. Comprei da Iams e acho que foi uma das melhores coisas que fiz pelos meus gatos.
A Inca é arraçada de persa, como tal tem pelo comprido, desde que lhe comecei a dar da outra ração o pêlo dela está lindo!!! :D muito macio e brilhante, além de cair em muito menor quantidade.
O pêlo do Mixteco não é tão comprido, mas até nesse notei a diferença.
E como diz o outro, o que faz por dentro vê-se por fora... :lol:

Beijoca
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

sexta jul 19, 2002 11:17 pm

Olá Brindes.

De acordo com os veterinários com que tenho falado, as melhores rações são as da Hill's, Royal Canin, Eukanuba-gatos e Iams. Pelo que vejo nos meus gatos, a mais devorada é sem sombra de dúvidas a da Eukanuba. Não lhes compro muitas vezes pois eles devoram-na num instante e como têm tendência para engordar, em pouco tempo deviam ficar umas bolinhas. Atenção que de qualquer uma das marcas que citei só compro a versão Light. A Royal Canin parece-me ser a que apresenta uma maior diversidade. É a única que conheço que tem uma ração especial para gatos persas, tem para gatos indooor e outdoor, 2 versões para gatos bebés, consoante a faixa etária, etc. A Hill's, Royal Canin existem em sacos de 10kg. Da Eukanuba-gatos, o maior saco que conheço é de 7,5 kg e da Iams de 15 kg (só a ração adulto, normal, com sabor a galinha). O procedimento habitual é pedires para te encomendarem numa loja de animais que trabalhe com os distribuidores destas marcas e ao fim de 2,3 dias já está na loja. Os meus gatos sempre comeram destas rações e posso-te garantir que sempre têm tido uma saúde excelente. As duas meninas que foram recolhidas da rua também meloraram muitíssimo o pêlo e as suas fezes.
Espero ter-te ajudado.
Elsa Pereira :lol:
gwenevere
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2002 1:21 am

sábado jul 20, 2002 12:21 am

O mais importante nas boas rações além da qualidade da carne usada e logo da proteina usada é o não terem corantes mas sobretudo as VIAS URINÁRIAS E RINS. Sabem que este é o grande problema dos gatos sobretudo machos e a maior causa de morte. Estas boas rações estão preparadas para evitar calculos e também para a bola de pelos.

Todas teem sacos de 10 kg.

A Purina proplan também é boa (não a purina de supermercado). Estamos a evitar diarreias como foi dito, por pelo bonito mas sobretudo a salvar a vida. São mais caras mas o tratamento aos rins e ditas subsquentes é muito mais caro. Acreditem que sei do que falo.

Há 15 anos não acreditei no meu vet e o meu gato foi algaliado duas vezes.

Sofreu muito. Morreu com cancro há 10 anos mas não há amor como o primeiro...
brindes
Membro
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 am
Localização: Gatos: Moisés, Maria, Risco, Mónica, Sebastião e Kong + Ivan (Boxer)

segunda jul 22, 2002 10:45 am

Olá pessoal,

Agradeço desde já as vossas informações, Hoje vou já tratar da comida dos meus meninos.

Às vezes o barato sai caro como se costuma dizer, mas em primeiro lugar está o bem estar e a qualidade de vida dos nossos cachopitos.

Obrigado mais uma vez

Ron-Rons

Brindes
York
Membro
Registado: quarta jul 10, 2002 12:25 pm

segunda jul 22, 2002 11:44 am

olá!

Pois é! Todo o cuidado é pouco quando se trata de escolher a alimentação dos nossos bichanos. Os meus sempre comeram Iam's Light, exceptuando quando eram bebés. Nessa altura comiam da Iam's para bebés, mas à medida que iam sendo esterilizados, passavam a comer da Light, uma vez que os gatos castrados/esterilizados têm uma tendência maior para engordarem. Mas é preciso ter em atenção que quando se opta pela ração seca (quanto a mim, a preferível) é necessário ter sempre à disposição do gato, água. Os meus só bem água mineral e não a de consumo público (da torneira das nossas casas), pois aqui nos Açores a água que corre nas nossas torneiras muitas vezes está imprópria para consumo e para não correr riscos, vai da mineral para todos!
Mesmo com estes cuidados todos, o Tomás teve problemas renais. É horrível assistir ao sofrimento dos gatinhos com estes problemas. Graças a Deus detectei logo no inicio, e o Tomás recuperou sem ter sido necessário algaliá-lo. Durante os primeiros dias, ele fazia pinguinhos de xixi constantemente, com mais sangue que urina, mas ainda bem que assim foi, pois era sinal que os cristais estavam a sair normalmente. O sangue era consequência disso mesmo. À medida que os cristais se libertavam e passavam pela uretra, iam rasgando os vasos sanguíneos... Foi um susto dos diabos, chorei "baba e ranho" com medo que acontecesse o pior, já que é muito fácil a uretra dos gatos machos ficar obstruída com a passagem daqueles cristais. Passei dias horríveis, sempre obecada em apalpar a bexiga do Tomás com medo de a encontrar inchada. Mas tudo se resolveu para bem do Tomás, que coitadinho deve ter sofrido horrores pelo que via na expressão dele quando tentava fazer xixi. Hoje ele alimenta-se da Hills CD, para gatinhos que já tiveram problemas renais e que têm a urina demasiado alcalina (como é o caso do Tomás).
Quanto ao dinheiro das rações, eu nem sei quanto custam ao certo, pois para ser franca, nem reparo no que pago quando compro os sacos de 7,5 Kg (normalmente compro 3 de cada vez), o que me importa mesmo, é vê-los felizes, alimentados convenientemente e com saúde! Tudo o resto é secundário.

Jinhos

Rita Santos
gwenevere
Membro Veterano

segunda jul 22, 2002 12:45 pm

Concordo embora saiba os preços quem fuma gasta mais acreditem....Eu não fumo logo tudo ok. Eu compro 20 kg hills por mês mas dá-me para quase 2m, 7.5 kg de eukanuba borrego = um mês. $kh royal de veterinário e 4 kg de royal sensitive de veterinário(esta é o mimo)

Mas eu não tenho só os meus 19 tenho as gatas pos operatório, os bebes para dar e parecendo que não faz diferença.

Quero é o melhor porque senão o vet sai mais caro e o sofrimento deles mais. Até há 5 anos os meus comiam iams depois enjoaram. :) saúde é o mais importante :)
icvcabral
Membro Veterano
Registado: quinta mar 21, 2002 12:44 am

segunda jul 22, 2002 1:07 pm

Oi Gwen

Os teus gatos devem ser uns "piscos" a comer (olhando para a Miriam ninguém diria, hehehe) ou será que são os meus que comem demais? Como é que consegues alimentar os teus 19 e mais os outros com apenas 25 kg de comida por mês (pelo que percebi gastas 10 kg de Hills + 7,5 de Eukanuba + 8 de RC)? Eu só com 3 gatos gasto 6 kg por mês (soma das rações todas), o que dá 2kg por gato!!!! No teu caso, isso ia dar pelo menos 38 kg por mês, só para os teus...

Beijocas
Isabel
Ilsa
Membro Júnior
Registado: segunda jul 22, 2002 12:18 pm

segunda jul 22, 2002 4:00 pm

Olá a Todos,

Antes de mais, parabéns por este fórum e pelos temas em discussão - entrei aqui hoje pela primeira vez e já aprendi alguma coisa, por exemplo em relação à alimentação.
Tenho um gato e seguindo os conselhos do veterinário também lhe dou diariamente ração seca... e uma latinha pequena uma vez por semana em jeito de mimo (não resisto... tal a cara de satisfação do bichano depois de comer).
Costumo comprar Purina One no supermercado, e por ser um pouco mais cara que as habituais Friskies e whiskas, julguei que fosse melhor - é realmente assim? ou devo optar apenas pelas marcas de veterinário?

Obrigada e cumprimentos
:)
Ilsa
Membro Júnior

segunda jul 22, 2002 4:01 pm

Olá a Todos,

Antes de mais, parabéns por este fórum e pelos temas em discussão - entrei aqui hoje pela primeira vez e já aprendi alguma coisa, por exemplo em relação à alimentação.
Tenho um gato e seguindo os conselhos do veterinário também lhe dou diariamente ração seca... e uma latinha pequena uma vez por semana em jeito de mimo (não resisto... tal a cara de satisfação do bichano depois de comer).
Costumo comprar Purina One no supermercado, e por ser um pouco mais cara que as habituais Friskies e whiskas, julguei que fosse melhor - é realmente assim? ou devo optar apenas pelas marcas de veterinário?

Obrigada e cumprimentos
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

segunda jul 22, 2002 10:39 pm

Olá Ilsa

A One que tu falas, que penso ser da PURINA é de boa qualidade, claramente superior à Friskies ou Whiskas de supermercado. Aliás notas a diferença verificando que a quantidade de corantes existentes é bem inferior às duas marcas anteriormente referenciadas. Comparável à One no supermercado tena apenas a Friskies Vital Balance. Contudo as marcas que falámos aqui no fórum (Royal Canin, Iams, Eukanuba-gatos e Hill's), são comidas consideradas premium ou superpremium em que há um maior cuidado na selecção das matérias primas, não são utilizados corantes e melhor adaptadas ao animal. Dentro destas marcas tens algumas de venda exclusiva em veterinário (hipoalérgico, problemas intestinais, problemas renais, restrição calórica, etc.) que resultam de um tratamento específico para o anomal, normalmente de duração limitada. Todas elas são vendidas exclusivamente em lojas de animais (excepção feita à Ia´m's que durante algum tempo foi vendida no CONTINENTE), pois pederá haver uma informação adicional fornecida pelo vendedor.
Beijinhos

Elsa Pereira :lol:
gwenevere
Membro Veterano

segunda jul 22, 2002 11:54 pm

Vale a pena mudares nem que seja para a Purina proplan essa só de loja mas tão boa como as outras. Os preços andam todos ela por ela. Só as dietas é que são mais caras. Eu da Royal também dou a de veterinário pois é superior às das lojas e própria para cada caso cada idade.(mas não é de dieta) A diferença é a que a Elsa refere, donde é extraida a proteina e como é processada.

Bom e barato....já sabes não há.
Ilsa
Membro Júnior

terça jul 23, 2002 9:03 am

Olá a todos,

Obrigada pelos conselhos.
Isto de comprar comida às vezes é mais uma questão de preguiça, porque tenho o supermecado ao lado e o veterinário ainda fica longe, mas vou mudar de ração.
O Pipoca aos 6 meses teve um problema intestinal, deixou de comer e andava prostrado e com diarreias - teve de ser hospitalizado - a culpa segundo a médica foi da comida enlatada que eu na altura lhe dava. A partir daí nunca mais e só mesmo como miminho uma vez por semana.

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Gatos”