segunda jul 22, 2002 11:44 am
olá!
Pois é! Todo o cuidado é pouco quando se trata de escolher a alimentação dos nossos bichanos. Os meus sempre comeram Iam's Light, exceptuando quando eram bebés. Nessa altura comiam da Iam's para bebés, mas à medida que iam sendo esterilizados, passavam a comer da Light, uma vez que os gatos castrados/esterilizados têm uma tendência maior para engordarem. Mas é preciso ter em atenção que quando se opta pela ração seca (quanto a mim, a preferível) é necessário ter sempre à disposição do gato, água. Os meus só bem água mineral e não a de consumo público (da torneira das nossas casas), pois aqui nos Açores a água que corre nas nossas torneiras muitas vezes está imprópria para consumo e para não correr riscos, vai da mineral para todos!
Mesmo com estes cuidados todos, o Tomás teve problemas renais. É horrível assistir ao sofrimento dos gatinhos com estes problemas. Graças a Deus detectei logo no inicio, e o Tomás recuperou sem ter sido necessário algaliá-lo. Durante os primeiros dias, ele fazia pinguinhos de xixi constantemente, com mais sangue que urina, mas ainda bem que assim foi, pois era sinal que os cristais estavam a sair normalmente. O sangue era consequência disso mesmo. À medida que os cristais se libertavam e passavam pela uretra, iam rasgando os vasos sanguíneos... Foi um susto dos diabos, chorei "baba e ranho" com medo que acontecesse o pior, já que é muito fácil a uretra dos gatos machos ficar obstruída com a passagem daqueles cristais. Passei dias horríveis, sempre obecada em apalpar a bexiga do Tomás com medo de a encontrar inchada. Mas tudo se resolveu para bem do Tomás, que coitadinho deve ter sofrido horrores pelo que via na expressão dele quando tentava fazer xixi. Hoje ele alimenta-se da Hills CD, para gatinhos que já tiveram problemas renais e que têm a urina demasiado alcalina (como é o caso do Tomás).
Quanto ao dinheiro das rações, eu nem sei quanto custam ao certo, pois para ser franca, nem reparo no que pago quando compro os sacos de 7,5 Kg (normalmente compro 3 de cada vez), o que me importa mesmo, é vê-los felizes, alimentados convenientemente e com saúde! Tudo o resto é secundário.
Jinhos
Rita Santos