Areia e nº de xixis

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
icvcabral
Membro Veterano
Registado: quinta mar 21, 2002 12:44 am

quinta jul 25, 2002 11:10 pm

Olá a todos

Já que há vários tópicos abertos em que se fala de areia e de xixis, para não ter que escrever em todos, resolvi abrir um novo.

Quanto à contagem dos xixis no areão, tal como perguntou a Mónica, eu não uso areia aglomerante (uso daquela normal do Lidl, que é mais barata, porque já experimentei da aglomerante e mesmo só com 2 gatos na altura não me durava nem 3 semanas) mas consigo contar na mesma, porque:

- tenho 2 WC grandes para 3 gatos
- limpo-os 2 vezes por dia
- ao limpar, começo por inclinar os WC para um lado e para o outro para contar os xixis e dá para ver bem o número, pois cada um faz um montinho de areia mais escura no fundo

Problemas de cheiros nunca tive (mesmo com esta areia baratucha) quando só tinha as meninas, até porque os cócós retiro-os mal os vejo e sanita com eles. Quando veio o Uli, a situação piorou um bocado, porque os machos têm uma urina com um cheiro mais intenso que as fêmeas (eu como sou uma mariquinhas com a saúde dos meninos fui a correr ligar à vet a dizer que o WC cheirava a amoníaco, mas ela respondeu-me que nos machos é normal). Como limpo o WC 2 vezes por dia, a situação está mais ou menos controlada, mas às vezes tenho mesmo que abrir a janela da cozinha (eu também moro num r/c, mas abro a janela e fecho a porta da cozinha com os gatos do lado de cá para evitar fugas).

Finalmente quanto à composição das areias, fiquei um bocado preocupada com o artigo que o Caneco mandou. Será que a areia do Lidl tem bentonite? Alguém sabe? É que não diz nada sobre a composição e a Eva anda a tossir muito quando vai para o WC (ela tem a mania de ir fazer mal eu substituo a areia e se calhar é só do pó que se gera quando eu deito areia no WC - também tosse quando vai para debaixo dos tapetes, por mais que eu aspire - mas nunca fiando). Já agora, Caneco, a areia que estás a usar de silicone é aglomerante ou, não sendo, dá para indentificar bem os xixis? É que não posso comprometer as minhas contagens, hehehe

Uma outra coisa - não há perigo de os gatos engolirem as bolinhas? É que a minha Eva é um verdadeiro aspirador e não pode ver nada de plástico que come. Ainda não se lembrou de comer as pedrinhas do Lidl, mas se calhar é porque o sabor é mau. Como o silicone não deve saber a nada e é tipo plástico não sei se arrisque... Há pouco tempo descobri no WC restos de uma palhinha e pouco antes disso uma alça de top (daquelas de plástico transparente) que me tinha desaparecido. Felizmente tudo tem saído e ela nunca teve problemas com bloqueios nos intestinos, mas para jogar pelo seguro agora os plásticos estão todos escondidos...

Beijocas a todos e desculpem o longo discurso
Isabel
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

quinta jul 25, 2002 11:34 pm

Olá Isabel,

Se a areia do Lidl for aglomerante tem Bentonite, pelo que é mesmo perigosa como pode ver pelo estudo que indiquei.

Penso que com o silicone não deve ser possivel verificar quais são os xixis.

No entanto com aqueles aglomerados de pinho que se vendem em todo o lado, é fácil, pois os torrões de pinho transformam-se em serradura no local onde urinam. Em todo o caso se calhar é melhor perguntar à Aby como ela faz (dado que usa areia sem Bentonite) pois ela tem vários gatos.

Ainda quanto ao silicone a minha gata nunca engoliu bola nenhuma, mas se engolir entra e sai sem fazer mal, ao passo que engolindo pó de Bentonite vão-se formando nódulos nos intestinos.

Abraços,

Caneco
icvcabral
Membro Veterano

quinta jul 25, 2002 11:50 pm

Olá Caneco

A areia do Lidl não é aglomerante. É daquelas vulgaríssimas de pedrinhas, que apenas ficam mais escuras quando ensopadas pela urina. Mas pelo que percebi do artigo (que já fui voltar a ler) pode não ser segura na mesma, pois os problemas não são só com a bentonite e consequente possibilidade de problemas sérios nos intestinos, mas também com as areias que contêm químicos libertados no ar quando o gato escava e que podem provocar problemas respiratórios, como asma, bronquite e mesmo cancro do pulmão. É esse o meu receio, pois não sei se a areia do Lidl (bem como as outras do mesmo género) tem aditivos químicos ou não. O meu problema com as de pinho é que suponho que não absorvam bem os cheiros.

Vou tentar informar-me com a minha vet para tomar uma decisão mais fundamentada

Um abraço
Isabel
gwenevere
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2002 1:21 am

quinta jul 25, 2002 11:56 pm

A do lidl ´~ao é aglomerante. Mas a melhor preço/qualidade é a do carrefour. Eu compro aos 7/8 sacos de 10 kg. Vou tirando da bagageira à medida que vou precisando. he he he

Aquela das bolinhas que já conheço à anos não gosto. Metade dos gatos querem brincar e despejam aquilo mesmo com porta. Depois aquilo espalhado pela casa quando se pisa é horrivel e não absorve bem os cocós de modo que os meus gatos que gostam de fazer piramide de areia por cima do cócó ficavam muito chateados e não saiam de lá a tapar.

E cjaro depois o preço..Para um gato talvez dê para muitos não e não absorve quando são muitos, acabas por ter de andar sempre a mudar.

Evita deixar ir a tua gata ir logo que despejes a areia até o pó baixar. Eles teem alergias tal como nós. Eu tenho gatos que fazem grande alergia aquela areia dos tronquinhos mas tenho isso numa caixa até porque aguenta muito tempo. Mas há gatos que não entram lá. Assim tenho 4 caixas e só uma com algo diferente o resto é areia normal.

Eu não conto xixis, dava em doida mas sei sempre se todos estão a fazer. Tirando 2 eles aliás teem um estranho prazer que é fazerem tudo quando eu vou comer....

Dono sofre... :D
icvcabral
Membro Veterano

sexta jul 26, 2002 12:04 am

Gwen

A areia dos tronquinhos de que falas é aquela de pinho? E absorve bem os cheiros? Era uma hipótese a experimentar para ver se a Eva não é alérgica, mas parece que os teus são...

A Eva é alérgica a quase tudo - ambientadores, daqueles que se põem nas tomadas, tive que tirar. Não posso usar perfumes nem desodorizantes ao pé dela, porque começa logo a tossir. E o pó dos tapetes e mesmo os pêlos também lhe provocam ataques de tosse. Mas como a vet não vê nada de errado na auscultação, não me tenho preocupado muito

beijocas
Isabel
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

sexta jul 26, 2002 12:31 am

O meu gato só gosta de areia do Lidl, se lhe meter outra ele não faz, por isso ele andava a ir fazer ao bidé, voltei a comprar da areia que habitualmente usava (a do lidl ) e ele voltou ao normal,
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

sexta jul 26, 2002 12:46 am

O meu gato só gosta de areia do Lidl, se lhe meter outra ele não faz, por isso ele andava a ir fazer ao bidé, voltei a comprar da areia que habitualmente usava (a do lidl ) e ele voltou ao normal,
caneco
Membro Veterano
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

sexta jul 26, 2002 7:34 am

Uma coisa é certa, as areias não indicam a sua composição, o que é inadmisivel pois é um direito básico do consumidor, saber o que está a comprar.

Não sei não seria aconselhado fazer queixa desta situação à Deco, pois apesar de serem animais, também têm direitos a não ser envenenados. :evil:

Caneco
York
Membro
Registado: quarta jul 10, 2002 12:25 pm

sexta jul 26, 2002 9:59 am

Olá Isabel!

Se a tua gatinha é mesmo daquelas que tentam levar tudo à boca tem cuidado com a areia de pinho, caso a queiras experimentar. Uma das vezes que fui a Lisboa e levei só um dos meus gatos ( o Chico), a minha mãe tinha comprado para o receber em casa, essa areia. Pois bem, o Chico cheirou-a e como cheirava a pinho (claro! Não podia cheirar a rosas!! eh, eh, eh!), o tonto entendia que era tipo erva que podia comer! Então passava o tempo todo a roer naquilo e xixi nada! Guardou a urina por mais de 24h e só quando saí e comprei a que ele estava habituado, é que ele se decidiu a fazer xixi! Essa com ele não resultou!

Essa questão da bentonite também me deixou preocupada! Mas se fosse assim, porque é que o vet dos meus bichanos a recomendaria e inclusive até dá aos seus gatos?!? É bem verdade, que ainda não pude constatar a composição da areia que uso, porque só o poderei fazer em casa (e não estou em casa, como se nota!), mas estou curiosa. O Dr Fachada em Cascais (S. João do Estoril) foi o primeiro vet a recomendar essa areia que uso.

Tenho que tirar teimas, e ver o que se passa com essa areia!

Outro pormenor que referiste: os teus gatos também saem da liteira meio engasgados quando raspam a areia, não é? Isso também acontecia com os meus quando usava dessa areia normal. Agora com a que uso, isso já não acontece até porque eles deixaram de ter necessidade de arrastar a areia! Fazia-me muita confusão vê-los agoniados, e até a respirarem mal quando eu lhes dáva a outra areia.

Jinhos

Rita Santos
caneco
Membro Veterano

sexta jul 26, 2002 10:39 am

Para melhor compreensão de todos fiz a tradução integral do estudo sobre Bentonite na areia dos gatos que está em Inglês em http://www.petconsumerreport.com/freeis ... litter.htm

A tradução inseria-a na mensagem "AREIAS: Bentonite na Liteira"

Caneco
icvcabral
Membro Veterano

sexta jul 26, 2002 1:46 pm

Para a York

Olá! Dos meus gatos só a Eva é que fica com tosse quando vai à areia. Os outros não. Mas, como disse, a Eva é alérgica a quase tudo, por isso não sei se me hei de preocupar muito com isso, até porque ela tosse 2 ou 3 vezes e depois passa-lhe e fica o resto do dia sem tossir. Mas de qualquer forma, se pudesse evitar era bom. Mas ao saber dos riscos das areias aglomerantes, tenho um bocado de receio de mudar para essas.

Também acho estranho o teu vet ter recomendado. Mas pode ser que o risco seja mínimo. Porque não tentas falar com ele e pôr-lhe esta questão da bentonite? Eu vou tentar falar com a minha e ver o que ela diz e depois já conto novidades

beijocas
Isabel
Nor
Membro Júnior
Registado: sábado mar 30, 2002 1:03 am

sexta jul 26, 2002 2:14 pm

Olá!

As minhas 3 gatas e o meu gato usam a areia do Lidl há já bastante tempo e nunca tive problemas nenhuns desse tipo. Duvido q haja um tipo de areia ideal sem qq consequência nociva, acredito q n é possível, nada é perfeito neste mundo; n quero com isto dizer q a que eu uso será a melhor - pelos vistos há outras (cujas marcas nem conhecia) com mais potencialidades. Provavelmente a sua eficácia tb dependerá do gato q se tem e da sua saúde e probabilidade de reacção às ditas areias.

O único problema q alguma x tive, com a do Lidl ou Continente, foi q qd tínhamos gatitos pequenos, de semanas, eles antes de perceberem para q servia a areia, arriscavam-se a prová-la com a boca, o q era o cabo dos trabalhos, mas rapidamente entenderam o uso certo dela.

:lol: :lol:
caneco
Membro Veterano

sexta jul 26, 2002 2:53 pm

Também acho que se levassemos a sério tudo o que ouvimos que nos pode fazer mal, já teriamos morrido à fome há muito tempo! Assim penso que não devemos levar estas coisas da "saúde" muito à letra.

No entanto, penso que o caso da Bentonite é gritante! De facto os bichanos lambem-se sempre, engolindo assim o pó da Bentonite que lhes vai a prazo formar nódulos nos intestinos. Por isso quiz chamar a atenção dos donos da malta peluda.

Mais, se nós respirarmos a Bentonite também nos pode fazer o mesmo mal a nós :!:

Lembram-se do pó de amianto. Antigamente era usado em todo o lado. Aqui há uns anos descobriu-se que era causa directa de cancro nas vias respiratórias e teve de ser retirado de todos as salas de espectáculos até de Portugal (servia como barreira contra incêndios). Isto da Bentonite pode levar ao mesmo problema, pois tal como o amianto também foi retirado da natureza, porém é maligno.

Caneco
icvcabral
Membro Veterano

sexta jul 26, 2002 6:56 pm

Olá a todos

Já falei com a minha vet e a opinião dela é a seguinte:

- Todas as areias à base de sílica (aglomerantes ou não) podem causar problemas respiratórios como asma e bronquite aos gatos
- Há uns que não manifestam quaisquer sintomas, mas há outros (com mais tendências alérgicas, como a minha Eva) que podem desenvolver problemas respiratórios se respirarem o pó durante muito tempo
- Geralmente os problemas não são graves (a minha Eva não tem asma nem bronquite, mas apenas tosse de origem alérgica) e podem ser minimizados se não deixarmos os gatos irem para o areão logo depois de deitar a areia e se escolhermos uma marca que faça pouco pó. Mas há casos em que os gatos desenvolvem mesmo problemas respiratórios mais sérios e aí tem mesmo que se mudar de areia
- Quase todas as areias à venda são à base de sílica - as excepções são a Ever Clean (caríssima) e aquelas de que fala o Caneco à base de silicone ou de pinho (esta última, tal como já tinha sido dito, é vista como alimento por alguns bichanos)
- As areias aglomerantes à base de sílica têm um problema a acrescer - se ingeridas, podem, de facto, criar bloqueios intestinais aos gatos, exactamente porque se aglomeram lá dentro. Mas, para isso, segundo ela, é preciso que seja ingerida uma quantidade significativa (há gatos que comem areia) e as ocasionais lambidelas de patas não devem ser suficientes para causar esse problema.
- Ela usa em casa areia não aglomerante de sílica (também das mais baratas, como eu), pois o gato dela nunca manifestou qualquer problema respiratório

Se alguém tiver mais opiniões de vets sobre este assunto, por favor acrescente

Um abraço
Isabel
monicalagoa
Membro
Registado: terça jun 25, 2002 3:43 pm

segunda jul 29, 2002 4:29 pm

também falei com o veterinário dos meus gatos sobre este assunto!
perguntei-lhe se ele acha que a bentonite é realmente um factor de risco real, ou se na prática não causa assim tanta mossa. A esposta que ele me deu foi satisfatória... "em 12 anos de consultório nunca me apareceu um caso de problemas respiratórios ou intestinais que eu pidesse associar à bentonite!". conclusão: na teoria é claro que poderá causar problemas e em condições extremas é muito provavel que provoque, no entanto, na realidade não é uma situação que acarrete tantas preocupações quanto isso, por isso, vou continuar a usar a areia que sempre tenho usado (a do Jumbo). e acreditem que sou um dona galinha!!!!
se calhar o artigo que aqui foi publicado tem como intuito promover as novas areias (muito mais caras e menos vantajosas quando se tem mais do que um gato), já que à partida não são tão apelativas!!!!!!
Responder

Voltar para “Gatos”