Gatices...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Eu-mesma
Mensagens: 1
Registado: quarta ago 27, 2003 2:24 pm

quarta ago 04, 2004 2:23 pm

Tenho um gato, o Becas, com sete anos que tem problemas de cálculos na bexiga, por causa disso só pode comer um tipo de granulado e nada mais, mas ele até gosta, é um gato bastante grande e gorducho. Devido ao problema dele de vez em quando tem infecção urinária, e agora está com uma, tem que tomar antibiótico e anti-inflamatório, ou seja 2 tipos de comprimidos de manhã e à noite, entra em desespero ele e eu, ele porque odeia tomar e ser agarrado para os tomar e eu que tenho medo porque ele ao tentar afastar-me espeta-me as unhas nas mãos tenho já diversas marcas bem profundas e que me doem imenso, e durante 8 dias vai ser este castigo, ainda ontem depois de lhe ter dado os medicamentos vomitou tudo incluindo os comprimidos.
As minhas perguntas são Qual o melhor método para lhe dar os comprimidos? Não se podem substituir os comprimidos por medicamento líquido água? E já agora qual o melhor desinfectante para pôr nos sítios onde ele me espetou as unhas? Agradeço a quem me puder ajudar nessas questões. Uma Boa tarde.
Dulce

---------------
Olá Bom Dia a todos,

Agradeço a vossa ajuda, mas de facto tive que fazer outra opção, por fim ontem eu dava-lhe os comprimidos e a seguir ele vomitava tudo, passou a ser uma tortura para ele e para mim, assim fui falar com a veterinária, e optámos pelasinjecções, leva 2 juntas todos os dias até perfazer os oito dias que é 2ª Feira,
Obrigado pela ajuda
Dulce
Última edição por Eu-mesma em sexta ago 06, 2004 9:15 am, editado 1 vez no total.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

quarta ago 04, 2004 2:29 pm

Olá.

Pode optar por desfazer o comprimido(ab) até ficar em pó e diluir em 1/2 mml de água ou até 1 mml e dar-lhe pela seringa. Claro que não é mt conviniente pois acaba por se perder algum pó ( parte da medicação ) mas é a forma mais fácil que encontro e tem resultado.
Os antinflamatorios, se forem em comprimidos, eu faço o mesmo...
Se for um já em xarope, tanto melhor que já é directo com a seringa.

Para os arranhões, eu desinfecto com água e sabão e também com Betadine.
Foi a minha sina nesta última semana...;) :lol: :D e olhe que eram arranhões de 5 gatos :lol:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
kyasbaby
Membro
Mensagens: 111
Registado: sexta abr 02, 2004 5:04 pm

quarta ago 04, 2004 2:32 pm

A minha experiência diz que:
Tens de ser rápida, com uma mão, por trás da cabeça, abre-lhe a mandíbula, com a outra "atira-lhe" o comprimido para o fundo da garganta e fecha-lhe a boca até ele engolir.
Outra táctica é impregnar o comprimido em manteiga e meter-lho na boca... não me parece que esmagar o comprimido e dar-lho em líquido funcione melhor quanto aos vómitos...
Quanto ao desinfectante, eu usaria o álcool mesmo, pois os arranhões e mordidas de gato infectam mto facilmente e é melhor não arriscar nada!
Paciência, esses 8 dias hão de passar depressa... boa sorte!
_Last_kiss_
Membro Veterano
Mensagens: 1854
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quarta ago 04, 2004 4:28 pm

Bem eu costumo mesmo pressionar perto dos maxilares e abrir-lhe a boca, ponho o comprimido e fecho-lhe a boca, como normalmente somos 2 pessoas a fazer isso enquanto um a segura eu fecho-lhe a boca e vou falando com ela para a acalmar, faço festinhas quando está mais calma.
O truque da manteiga já foi muitas vezes falado, eu nunca precisei de o utilizar, as minhas gatas nunca me magoaram quando lhes administrava algum comprimido indicado pelo vet. ;)
Jordan
Membro Veterano
Mensagens: 969
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm
Localização: Gata, piriquitos, peixes

quarta ago 04, 2004 4:32 pm

Olha eu costumo pôr o(s) comprimidos num pouco da pomada de malte, pego-a desprevinida por trás, abro-lhe a boca com dois dedos da mão esquerda (o dedão e o outro logo a seguir o indicador) e empurro-lhe o comprimido com a pomada para o fundo da boca com o indicador da mão direita;

TB costumo desfazer o comprimido envolto num guardanapo dentro de um saco plástico com o martelo dos bifes e misturo num pouco de comida húmida (ah! mas o teu não deve de poder por causa da doença)... e não lhe dou mais nada a comer enquando não comer aquele bocadinho de comida com comprimido. (esta técnica ensinou-me a minha sogra que é enfermeira aposentada e cuidava de crianças, desfaziam assim os comprimidos aos miúdos)

Mas devido á doença do teu, não sei se pode comer quer a pasta quer a comida húmida ou mesmo um pouco de peixe cozido!

Os arranhões o melhor mesmo é cortar-lhe as unhas (sei que é complicado, mas com a minha corto as unhas de uma pata por dia, ou seja demoro pra'í uma semana para lhe cortas as unhas todas) experimenta qd ele estiver lerdo, acabado de acordar ou mesmo tu a acorda-lo de mansinho... procura tb estas mesmas ocasiões para os comprimidos...
Mas se mesmo assim arranhar (arranham sempre) experimenta lavar bem com sabão azul e branco e depois pões betadine e para a próxima, calça uma luvas para te proteger as mãos...

BOA SORTE!
amus
Membro Veterano
Mensagens: 2796
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm
Localização: gatos

quarta ago 04, 2004 5:21 pm

existe um documento excelente a dar indicações sobre como dar comprimidos a gatos... se eu encontrar coloco aqui ... embora eu não tenha esse problema que as minhas pestes nisso são uns anjos :evil:
DoLL
Membro Veterano
Mensagens: 747
Registado: sábado set 20, 2003 5:06 pm
Localização: ringneck(passaro),3periquitos,tartaruga ,2peixes(1betta,1vermelho) ,gato(chip),1porquinho da india

quarta ago 04, 2004 6:17 pm

olá,
o melhor mesmo é desfazer o comprimido em um pouco de agua e dar lhe pela seringa...ponha umas luvas..existem a venda nos chineses umas luvas com um tecido forte sao acinzentadas e um pouco grossas...as unhitas raramente espetam e mm se espetarem é pouco...tb pode sempre misturar o comprimido desfeito na raçao dele com um pouco de agua quente...a comida fica mais empapada mas talvez ele coma..tem que experimentar..

Para os arranhoes...experimente passar na farmacia e comprar uns "pensos "liquidos ,é um liquido que se passa sobre a ferida e para alem de desinfectar cria uma protecção transparente(tipo pelicula) que nao deixa que a agua e liquidos passem e façam arder..sao um bocadito carotes...mas é bom para as arranhadelas mais profundas...
o resto alcool ou agua oxigenada...

ah e pasta de malte?ele toma bem?senao pode desfazer..e dar lhe com a pasta...!
bjocas e boa sorte.
mabastos
Membro Júnior
Mensagens: 46
Registado: sexta fev 27, 2004 11:48 pm
Localização: Nala(gata)

quarta ago 04, 2004 6:59 pm

Hello,

Eu tenho q dar comprimidos diariamente á Nàla ( agora dou 2 por dias ) visto q ela tem problemas de alergias.
O meu médoto é dar-lhe o comprimido estando eu de cocas e apoiada c/ as costas na parede encaixandoa-a assim nas minhas pernas ( ficando ela presa da cintura para baixo ), com as minhas mãos abro-lhe a boca, ponho o comprimido fecho-lhe a boca, aperto e faço festinhas até engolir ( tento falar baixinho c/ ela para se acalmar ) . Cuidado pq eles simulam o acto de engolir o comprimido e deitam-no fora. :evil:
Uma outra maneira é enrolar o gato num roupão pois assim fica com as patas presas e não consegue arranhar.
Normalmente trato as arranhadelas com betadine, quanto são + profundas desinfecto c/ água oxigenada e depois c/ betadine.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

quarta ago 04, 2004 8:50 pm

mabastos Escreveu: Normalmente trato as arranhadelas com betadine, quanto são + profundas desinfecto c/ água oxigenada e depois c/ betadine.
Muito bem... :D . A desinfecção com a água oxigenada serve para prevenir contra o Tétano ;) :D e em cortes, perfurações ou arranhões profundos, nada como desinfectar com água oxigenada. ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Jordan
Membro Veterano
Mensagens: 969
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm
Localização: Gata, piriquitos, peixes

quinta ago 05, 2004 11:25 am

DoLL Escreveu: olá,
...tb pode sempre misturar o comprimido desfeito na raçao dele com um pouco de agua quente...a comida fica mais empapada mas talvez ele coma..tem que experimentar..
bjocas e boa sorte.
só um reparo, não desfaça o comprimido em água a ferver nem muito quente, é melhor a água morna (a temperatura pode alterar os químicos dos comprimidos anulando o seu efeito ou até mesmo desequilibrá-los, sendo prejudicial em ambos os casos)

Bjs e boa sorte!
ssl
Membro Júnior
Mensagens: 28
Registado: sábado jun 19, 2004 8:43 pm

quinta ago 05, 2004 5:03 pm

Olá!

Não convém desinfectar as feridas com água oxigenada, porque esta queima as células o que faz com que as feridas demorem mais tempo a cicatrizar!
O melhor mesmo é a água e sabão azul.

Em relação a dar o comprimido ao gatinho; eu nunca tive muito jeito para isso, mas uma vez experimentei colocá-lo dentro de um naco da comida em lata e a minha gata nem deu por nada (acho eu).
O veterinário também já me ensinou que o melhor é ter alguém a segurar-lhe por trás e outra pessoa agarrar-lhe bem a cabeça e abrir-lhe a boca com uma mão e com a outra enfiar o comprimido bem para dentro de modo a ele não conseguir deitá-lo fora. Mas isto tem que ser um processo muito rápido, senão ele arranja sempre maneira de escapar.

Cumprimentos!
DoLL
Membro Veterano
Mensagens: 747
Registado: sábado set 20, 2003 5:06 pm
Localização: ringneck(passaro),3periquitos,tartaruga ,2peixes(1betta,1vermelho) ,gato(chip),1porquinho da india

quinta ago 05, 2004 9:42 pm

Jordan Escreveu:
DoLL Escreveu: olá,
...tb pode sempre misturar o comprimido desfeito na raçao dele com um pouco de agua quente...a comida fica mais empapada mas talvez ele coma..tem que experimentar..
bjocas e boa sorte.
só um reparo, não desfaça o comprimido em água a ferver nem muito quente, é melhor a água morna (a temperatura pode alterar os químicos dos comprimidos anulando o seu efeito ou até mesmo desequilibrá-los, sendo prejudicial em ambos os casos)

Bjs e boa sorte!
Realmente eu cometi um erro ,queria eu dizer agua morna...nao quente pois realmente o jordan tem razão...
obrigada pela correcção
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

sexta ago 06, 2004 1:30 pm

ssl Escreveu: Olá!

Não convém desinfectar as feridas com água oxigenada, porque esta queima as células o que faz com que as feridas demorem mais tempo a cicatrizar!
O melhor mesmo é a água e sabão azul.
Por norma não dou explicações via net e esta matéria foi-me dada há imensos anos atrás... além de que há casos e casos e em alguns... ;) :lol: contudo aqui lhe deixo uns links para se elucidar melhor, caso queira, claro ;) :D

http://www.fiocruz.br/ccs/glossario/tetano.htm

"Ao contrário do que muita gente pensa, o tétano não é transmitido apenas por pontas de pregos enferrujados. Muito mais presente no ambiente do que se imagina, a bactéria Clostridium tetani, agente causadora da moléstia, não sobrevive na presença de oxigénio"

http://geocities.yahoo.com.br/planeta_a ... genada.htmÁGUA OXIGENADA
Empregada como anti-séptico

http://www.arrakis.es/~rfluengo/enzimas.html

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Jordan
Membro Veterano
Mensagens: 969
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm
Localização: Gata, piriquitos, peixes

sexta ago 06, 2004 2:44 pm

leonildecarvalho Escreveu:
ssl Escreveu: Olá!

Não convém desinfectar as feridas com água oxigenada, porque esta queima as células o que faz com que as feridas demorem mais tempo a cicatrizar!
O melhor mesmo é a água e sabão azul.
Por norma não dou explicações via net e esta matéria foi-me dada há imensos anos atrás... além de que há casos e casos e em alguns... ;) :lol: contudo aqui lhe deixo uns links para se elucidar melhor, caso queira, claro ;) :D

http://www.fiocruz.br/ccs/glossario/tetano.htm

"Ao contrário do que muita gente pensa, o tétano não é transmitido apenas por pontas de pregos enferrujados. Muito mais presente no ambiente do que se imagina, a bactéria Clostridium tetani, agente causadora da moléstia, não sobrevive na presença de oxigénio"

http://geocities.yahoo.com.br/planeta_a ... genada.htmÁGUA OXIGENADA
Empregada como anti-séptico

http://www.arrakis.es/~rfluengo/enzimas.html

Leo
Pois não é só transmitido por pontas de prego enferrujadas não; é por isso que em alguns países (ex. Alemanha) que uma pessoa que parte um braço ou uma perna lena a anti-tetânica, não me perguntem porquê, que não sei mas foi o que a minha mãe me disse e falando com um enfermeiro ele disse que isso fazia sentido...

Obrigada Leo pelos sites para consulta... já tenho uma "colecção" de sites para pesquisar nesta semana que vai lá vai...

Não sei se se passou só comigo, mas esta semana foi muito frutuosa aqui no fórum da arca, recolhi muita info valiosa e de interesse prático... soube mesmo bem esta semaninha de fórum!!!

ah! e Doll, estamos todos aqui para isto mesmo, ensinar, aprender ou explicar melhor certo ponto; tb agradeço que façam o mesmo por mim ;)

Fiquem bem! ;)
Responder

Voltar para “Gatos”