Criadores versus criadores - Negócio VS Negócio+Amor ?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quarta ago 11, 2004 10:22 pm

Boas,

Resolvi abrir este tópico inspirado nas conversas começadas em outros tópicos, em que o assunto principal seria outro, mas que me começaram por despertar a atenção acerca deste assunto.

É fácil de depreender que existem pessoas que fazem dos animais um negócio e assim pretendem enriquecer, seja directamente com a criação ou reprodução, seja com toda aquela panóplia de materiais desnecessários para a vida do animal ou em serviço que no minimo são hilariantes.... mas para tudo na vida existe um comprador e como tal um vendedor... oferta e procura... criação de necessidades no consumidor... apresentação de objectos representativos de status.

Infelizmente na sociedade os animais tornaram-se sinais exteriores, ou simbolos, de uma determinada classe social, e não é algo da sociedade actual... pensemos uns séculos atrás em que determinadas raças eram de propriedade exclusiva de uma classe considerada superior.

Com o aparecimento da classe média actual, esses simbolos tornam-se acessiveis de várias formas, quem não tem dinheiro na mão compra a prestações... e aí vem o que considero ser o "busilis" desta questão.

As pessoas estão dispostas a tudo para atingir determinado estatuto e os animais de fácil aquisição são considerados um objecto como outro qualquer, o que faz propagar uma séria de criadores que resolvem viver à custa dos bichos e que tudo fazem para os rentabilizar, e a quem uma pessoa poderá estar disposta a comprar um cão/gato a preço mais "acessivel" (afinal parece um persa, tem focinho de persa, tem pelo de persa ... logo é um PERSA... que interessa de onde veio? a vizinha do 5º esq vai-se roer de inveja e não vai saber que só pagámos 100€) ao invés de procurar um Criador.

Os Criadores, ao que me venho apercebendo, têm a preocupação de procriar animais que reunam o máximo de caracteristicas do estalão a que pertencem, apuram determinada raça, desencorajam a criação de animais que não reunam essas condições e procuram vender a alguém que reuna as respectivas condições para melhor garantir o futuro ao animal.

Agora o que realmente gostaria era de reunir diversas opiniões dispersas acerca deste assunto, e só pedia que não se entrasse em picardias e ofensas pessoais desnecessárias e que em nada ajudam a chegar a lado nenhum.

O meu obrigado amus vos a todos :lol:
Última edição por amus em quarta ago 11, 2004 11:05 pm, editado 1 vez no total.
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quarta ago 11, 2004 10:52 pm

Se calhar o título resultaria melhor em criadores VS Criadores = Negócio VS Negócio+Amor.
A criação é de facto um negócio, a distinção ocorre no amor, tempo, gastos, carinho, etc que um Criador dá e um criador descura.

Acho impossível negar que a criação seja de que maneira for feita é um negócio, só que enquanto que para uns surge como uma fonte de rendimento, para outros para além desse rendimento surge pela satisfação pessoal de preservar uma raça e criar belos exemplares, com todo o cuidado. Há também a diferença de conhecimentos que um "criador" não tem e que um Criador tem, da escolha de exemplares de reprodução, da competição em exposições, da pesquisa, do conhecimento e contacto com outros criadores, etc. Um criador tenta sempre levar a sua avante fazendo as coisas à sua maneira, normalmente gaba-se bastante junto das pessoas que o vão visitar, quando não vende para lojas de animais e sem cuidado nenhum na selecção.

Penso ser importante diferenciar a criação amadora, pessoas que estão a começar e que também cometem erros, e que, por isso, os exemplares são vendidos por pouco dinheiro, já que as ninhadas não correspondem exactamente ao estalão, desses criadorzecos que muitas vezes nem um dos progenitores é puro e as ninhadas são vendidas como tal.

É importante também distinguir esses criadores de loja de animais dos criadores de petmill's, são objectivos semelhantes(negócio), mas os segundos geralmente têm mesmo é bastantes animais a reproduzirem constantemente e para mim são criadorzecos também, pois duvido que empreguem amor, esforço, suor e trabalho no que fazem, com a desvantagem que são animais puros e registados na maioria.

Há ainda a criaçãozita, o Manel que comprou um gato e uma gata de raça e os cruza, esporadicamente, não se podem chamar de criadores, mas provavelmente os animais criados no ambiente do lar e com alguns carinhos têm condições mais dignas e satisfazem a ganância dos donos.

Não se pode negar o trabalho do Criador, mas não se pode negar que não o faça pelo negócio também, para além do gosto no animal e na raça, mas já não há assim tantos "bons samaritanos", senão os gastos que tinham na criação nunca eram superados e a pessoa ficava a perder.
Verdade seja dita não acredito num criador (excluindo os de petmill's) que seja rico, alguma coisa deve significar, mas há aqui pessoas muito melhor posicionadas para comentar melhor. Quando vier com mais tempo eu também digo mais umas coisas ;)
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quarta ago 11, 2004 11:09 pm

_Last_kiss_ Escreveu: Se calhar o título resultaria melhor em criadores VS Criadores = Negócio VS Negócio+Amor.
A criação é de facto um negócio, a distinção ocorre no amor, tempo, gastos, carinho, etc que um Criador dá e um criador descura.
Sugestão aceite e titulo alterado ;)
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quarta ago 11, 2004 11:11 pm

_Last_kiss_ Escreveu:
1- Acho impossível negar que a criação seja de que maneira for feita é um negócio,
2- Penso ser importante diferenciar a criação amadora, pessoas que estão a começar e que também cometem erros, e que, por isso, os exemplares são vendidos por pouco dinheiro, já que as ninhadas não correspondem exactamente ao estalão, desses criadorzecos que muitas vezes nem um dos progenitores é puro e as ninhadas são vendidas como tal.

3 -Não se pode negar o trabalho do Criador, mas não se pode negar que não o faça pelo negócio também, para além do gosto no animal e na raça, mas já não há assim tantos "bons samaritanos", senão os gastos que tinham na criação nunca eram superados e a pessoa ficava a perder.
1 - Pode ser considerado um negócio de contrapartidas.
2- Criação amadora é toda aquele cujo rendimento não faz viver ninguém. Criação profissional é aquela da qual as pessoas vivem exclusivamente.
3 - Acredite que deve haver mais bons samaritanos do que pensa e mais gente a criar com mais gastos que proveitos.

Penso que não estão a ver bem as coisas, talvez se forem aos cães ver o topico sobre quanto custa um cão, aí consigam entender, melhor. Já não falo em exames médicos, despistes de doenças em ambos os progenitores, deslocação a exposições, etc e etc...Talvez se contabilizar-mos tudo isso muito bem, para ganhar dinheiro venderiamos os cachorros aí a quanto? 2000 euros ou mais? E os gatos? Não imagino, porque não estou dentro disso, mas suponho que não deve andar muito longe.

Isabel
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quarta ago 11, 2004 11:45 pm

Já tinha escrito no fórum dos cães que é necessário cuidado porque, por experiência, nos muitos anos em que sou proprietária da raça pa, já tinha constatado que há Criadores e Criadores e criadores e criadores. Recentemente, considerando-me apenas criadora de persas porque nunca me tinha preocupado em atingir a perfeição a nível de estética (embora tomara muitos Criadores terem o cuidado que eu tenho em termos de garantir a saúde do animal por mim criado) resolvi que já era tempo de dar aquele pequeno (grande) passo que me faltava para me poder chamar a mim própria de Criadora. Assim comprei um gato lindíssimo que colmatasse as falhas das minhas gatas, infiltrei-me no meio (recolhi muitas informações com Criadores conceituados), estudei pedigrees e classificações, esperava impaciente pela próxima exposição e imaginava como seria a minha ninhada 2005. Mesmo que nascessem somente com características de companhia, eu tinha planeado conscientemente a ninhada e por isso, para mim, teria todo o direito de me intitular de Criadora. Mas nem sempre os exemplares evoluiem como o esperado, surge um defeito, procura-se saber se será motivo de o animal ser eliminado de exposição, se o defeito é hereditário ou não, contacta-se os tais grandes Criadores, contactam-se Veterinários e que grande desilusão. É que salvaguardando as devidas excepções, chega-se à conclusão que para a maioria dos Criadores as exposições não servem para apurar quais os animais que pelas suas características serão os melhores reprodutores mas sim, para promoção pessoal, não se importando de utilizar animais com defeitos (não se esqueçam, passíveis de eliminação das exposições) hereditários, como reprodutores. E que salvaguardando as devidas excepções, os Veterinários desses Criadores utilizam meios passíveis de camuflar esses defeitos pois seria grande a perda económica se o Criador mudasse de técnico de saúde.
A Maria João é rigorosa e exigente demais dizem alguns. Não sou não, mas uma coisa é certa; estou decidida a não pactuar com tais políticas/práticas que quanto a mim vão provocar a degeneração da raça persa e também aumentar o descrédito dos estrangeiros em relação aos criadores portugueses, estou ainda por resolver se continuo apenas a ser a criadora de persas de sempre ou se faço como os Criadores minoritários, que geralmente investem em Criadores estrangeiros de confiança onde o conceito e normas de Criação difere muito do nosso.
Maria João
Pedra
Membro Veterano

quarta ago 11, 2004 11:59 pm

Maria João, o que eu acho é que perante esse panorama, que não é novo, não deve desistir tão facilmente. Junte-se aos bons, como diz o ditado. O resto virá por si, com mais ou menos dificuldade, mas é aí que está a pica da coisa.

Isabel
mjoaomarques
Membro Veterano

quinta ago 12, 2004 12:07 am

Pedra Escreveu: ...
Penso que não estão a ver bem as coisas, talvez se forem aos cães ver o topico sobre quanto custa um cão, aí consigam entender, melhor. Já não falo em exames médicos, despistes de doenças em ambos os progenitores, deslocação a exposições, etc e etc...Talvez se contabilizar-mos tudo isso muito bem, para ganhar dinheiro venderiamos os cachorros aí a quanto? 2000 euros ou mais? E os gatos? Não imagino, porque não estou dentro disso, mas suponho que não deve andar muito longe.

Isabel
Depende do que se contabiliza. Para mim o custo da ninhada é contabilizado somente desde o momento que se planeia a própria ninhada em si, ou seja começa cerca de um mês antes do cio da gata com despistes e reforço vitamínico dos progenitores até ao momento que saiem os gatinhos. Não contabilizo custos com exposições (pois basta-me umas quantas para saber o valor do gato) nem os custos do tempo que perco (crio porque quero e me dá prazer). O valor que dispendo é muito inferior a isso se considerar que obtenho três ou quatro gatinhos na ninhada.
Maria João
Pedra
Membro Veterano

quinta ago 12, 2004 12:21 am

Bem eu para ser sincera também não contabilizo. Não vale a pena assustar-me, e assim continuo a minha vidinha feliz e contente.
Agora se despistes de doenças custam cerca de 100 contos cada progenitor, cruza com macho de fora que pode ir até aos 400 contos. Cadela e cachorros a comer que nem uns desalmados, desparasitações mais frequentes, vacinas, microchip, já para não falar de algum contratempo. Campeonato, nem imagino...
Não vale a pena contabilizar, ou vale?
Isabel
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quinta ago 12, 2004 7:33 am

Pedra Escreveu: Bem eu para ser sincera também não contabilizo. Não vale a pena assustar-me, e assim continuo a minha vidinha feliz e contente.
Agora se despistes de doenças custam cerca de 100 contos cada progenitor, cruza com macho de fora que pode ir até aos 400 contos. Cadela e cachorros a comer que nem uns desalmados, desparasitações mais frequentes, vacinas, microchip, já para não falar de algum contratempo. Campeonato, nem imagino...
Não vale a pena contabilizar, ou vale?
Isabel
Eu acho que não.

Ainda há um mês estive falar com um criador de labradores dqueles com C grande e ele andava a passar-se. Entre despistes de taras oculares, displasia da anca, displasia do cotovelo, registos e por aí fora ele chegara à conclusão que teria de vender os cães por 500 contos cada se quisesse viver daquilo.

O problema é que os criadores são vbistos da mesma forma que são vistos os médicos-veteerinários, como o gajo gosta de anmais é "imoral" querer mais do que aquilo que eu quero dar que é sempre entre 0 e 50 euros.
Pedra
Membro Veterano

quinta ago 12, 2004 9:03 am

Ou então é ladrão ou explorador de animais, o que é ainda pior.

Isabel
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

quinta ago 12, 2004 10:38 am

Amus, já leio o tópico como deve de ser e faço algum comentário, mas vou responder ao máximo de tópicos que puder brevemente para "empurrar" o tópico da ordinária da Moonspy para a segunda página,
Já chega!!! Irra que fulaninha nojenta!

Bjs
Fiquem bem! ;)
anara
Membro
Registado: quinta fev 20, 2003 2:28 pm
Localização: Matilde (podengo) Maria (PA) Mikelina (Tartaruga) Amadeu (canário) Mafalda (gata) e periquitos

quinta ago 12, 2004 10:47 am

eu tenho uma boxer k em cada cio k tem faz uma falsa gestaçao, foi me aconselhado (nao sei se bem se mal) k ela tivesse uma ninhada.
O k eu sei é k entre vet raçoes e registos e afins contabilizando as horas despendidas não sei se foi conseguido algum lucro.....
Para ter uma ninhada saudavel e bem tratada e necessario um grande empenho, dispensar muito tempo e ter uma carteira bem recheada. pela experiencia k tive (e nem me considero criadora com "c") não se pode ter como finalidade o lucro, a minha principal preocupaçao foi a saude e o bem estar da mae e das crias. Penso que para se ser um bom Criador e viver disso e necessario uma grande ginastica e uma enorme dedicação. Por isso nem imagino o k fazem os pseudo-criadores para conseguirem viver das ninhadas..........
So para terminar k o testamento ja vai longo a gravidez da boxer em nada ajudou as suas falsas gestaçoes, que continuam em todos os cios.

Fikem bem
Rita
mjoaomarques
Membro Veterano

quinta ago 12, 2004 12:28 pm

Bem mas não se pode comparar os custos de uma ninhada de cães e de uma ninhada de gatos. Neste caso os despistes de doenças felinas são muito mais baratos e o da alimentação também- um persa adulto pesa somente 4-5 kg. Eu já tinha colocado noutro fórum a relação do que eu fazia/preço de cada gatinho.

Antes da Cruza:
- Despistes de FIV, FELV, PIF, PKD (e provavelmente HD num futuro próximo. Estou à espera de opiniões abalizadas) de ambos os progenitores. Não esquecer que o despiste de PKD e HD só se faz uma vez na vida
- Desparasitação Interna de ambos os progenitores
- Reforço vitamínico de ambos os progenitores

Após a Cruza e até ao Nascimento dos Gatinhos
- Ecografia às cinco semanas e pelo menos às oito semanas. No caso dos persas ainda outra quando começa a dilatação (cerca de 24 horas antes da data de nascimento).
- Desparasitação Interna às quatro semanas
- Ração especial para gatinhos, fêmeas gestantes e a amamentar (somente para as duas últimas semanas de gestação)
- Complexo Vitamínico isento de Cálcio até às sete semanas

Após o Nascimento dos Gatinhos
- Registo da Ninhada e Pré-registo Individual no LOP
- Desparasitação Interna para a mãe (logo após o nascimento) e para os gatinhos, mensalmente, a partir do mês de idade.
- Complexo Vitamínico isento de Cálcio para dar aos gatinhos 3 vezes por semana a partir do mês de idade.
- Complexo Vitamínico com Cálcio (dose a dobrar) para a fêmea a amamentar.
- Ração especial para gatinhos, fêmeas gestantes e a amamentar (a dose triplica para a fêmea a amamentar e os gatinhos só saiem de minha casa com pelo menos dois meses e meio, mas se o dono não se importar, só saiem a partir dos três meses e meio)
- Leite em pó específico para gatos (quando tudo corre bem, é necessário ajudar em duas mamadas por dia) - cerca de uma lata/7-10dias.
- Vacinas quádruplas ou quintúplas (uma ou duas doses para cada gatinho, dependendo da idade com que saiem)
- Microchip
- Consulta no Vet. no dia em que vão para casa para que seja alterado o registo no SIRA (microchip) e para ser passada a Garantia de Saúde de acordo com o Contrato de Compra e Venda.
Se não me esqueci de nada, juntem ainda despesas em fotografias e anúncios de ninhada.
Baseada nos preços de 2003, a despesa em si fica à volta de 300-350€.
Maria João
Pedra
Membro Veterano

quinta ago 12, 2004 12:49 pm

Maria João esse valor é por cada gatinho? ou o valor total de uma ninhada?
Isabel
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

quinta ago 12, 2004 1:38 pm

Ai Maria João, era tão bom que muita gente que anda para aí e se entitula criador visse este tópico e tudo aquilo que está envolvido numa ninhada.
Obrigada por partilheres estas informações connosco!

Excelente tópico!
8)
Responder

Voltar para “Gatos”