Resolvi abrir este tópico inspirado nas conversas começadas em outros tópicos, em que o assunto principal seria outro, mas que me começaram por despertar a atenção acerca deste assunto.
É fácil de depreender que existem pessoas que fazem dos animais um negócio e assim pretendem enriquecer, seja directamente com a criação ou reprodução, seja com toda aquela panóplia de materiais desnecessários para a vida do animal ou em serviço que no minimo são hilariantes.... mas para tudo na vida existe um comprador e como tal um vendedor... oferta e procura... criação de necessidades no consumidor... apresentação de objectos representativos de status.
Infelizmente na sociedade os animais tornaram-se sinais exteriores, ou simbolos, de uma determinada classe social, e não é algo da sociedade actual... pensemos uns séculos atrás em que determinadas raças eram de propriedade exclusiva de uma classe considerada superior.
Com o aparecimento da classe média actual, esses simbolos tornam-se acessiveis de várias formas, quem não tem dinheiro na mão compra a prestações... e aí vem o que considero ser o "busilis" desta questão.
As pessoas estão dispostas a tudo para atingir determinado estatuto e os animais de fácil aquisição são considerados um objecto como outro qualquer, o que faz propagar uma séria de criadores que resolvem viver à custa dos bichos e que tudo fazem para os rentabilizar, e a quem uma pessoa poderá estar disposta a comprar um cão/gato a preço mais "acessivel" (afinal parece um persa, tem focinho de persa, tem pelo de persa ... logo é um PERSA... que interessa de onde veio? a vizinha do 5º esq vai-se roer de inveja e não vai saber que só pagámos 100€) ao invés de procurar um Criador.
Os Criadores, ao que me venho apercebendo, têm a preocupação de procriar animais que reunam o máximo de caracteristicas do estalão a que pertencem, apuram determinada raça, desencorajam a criação de animais que não reunam essas condições e procuram vender a alguém que reuna as respectivas condições para melhor garantir o futuro ao animal.
Agora o que realmente gostaria era de reunir diversas opiniões dispersas acerca deste assunto, e só pedia que não se entrasse em picardias e ofensas pessoais desnecessárias e que em nada ajudam a chegar a lado nenhum.
O meu obrigado amus vos a todos