gata sem cio

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
biboquinhas
Membro Veterano
Registado: segunda dez 15, 2003 10:07 am

segunda ago 16, 2004 11:05 am

Olá a todos. A minha Bibi uma gata Sagrada da Birmania de 4 anos não tem cios. teve sim 1 cio talvez o primeiro, se bem me lembro, mas agora nada nada. ela vive num apartamento será por causa disso?
<p>Bibi eTeddy</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
kyasbaby
Membro
Registado: sexta abr 02, 2004 5:04 pm

segunda ago 16, 2004 3:56 pm

Presumo que a gata não seja esterilizada?
Já agora, se não se importa, gostaria de "apanhar boleia" neste tópico para colocar uma questão que tem a ver com isso:
As minhas gatas, já com quase 7 anos, vivem dentro de casa e não são esterilizadas. Até são "virgens", coitadas. Mas têm imensos cios; por vezes, começa uma e a outra deixa-se influenciar e entra em cio também; pouco depois, é a segunda que tem o cio e influencia a primeira... parece-me que sofrem imenso com o cio, pois aninham-se imenso, "agarram-se" a nós e gemem muito... Ainda por cima, uma delas começou a "esguichar" uma substância por todo o lado, já percebemos que não é xixi mas algo almiscarado; só que a outra quer imitar e faz mesmo xixi pela casa fora (além disso, esta desgraçada vomita e não consegue comer, com o cio)...
Será que esterilizá-las eliminaria os cios? E não será perigoso fazê-lo sendo elas já tão adultas?
Enfim, é o lado oposto da questão colocada, mas sempre é dentro do mesmo tema... :(
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

segunda ago 16, 2004 5:10 pm

kyasbaby, o melhor que tem a fazer é esterilizar as gatas o quanto antes para o bem da saúde delas.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda ago 16, 2004 6:00 pm

Já vi gatas com 10 anos de idade a serem esperilizadas, sem qualquer problema.

Se sabe que as gatas sofrem com o cio, o melhor a fazer é esterlizar o quanto antes. Só irá obter benefícios ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
kyasbaby
Membro
Registado: sexta abr 02, 2004 5:04 pm

terça ago 17, 2004 11:49 am

Se fosse só eu a decidir, já as tinha esterilizado... mas, embora as gatas sejam minhas, ficaram em casa dos meus pais quando casei, porque eles estão em casa todo o dia e eu não e as pequeninas estavam habituadas àquela casa e não à minha, entre outros motivos.
Mas a minha mãe, que ainda tem algo a dizer, obviamente, não gosta da ideia de as fazer passar por uma cirurgia porque tivemos uma gata que morreu na sequência de uma infecção urinária apanhada na mesa de operações :( Por isso, e pela idade das bichanas, ela teme que a recuperação seja lenta e tenha complicações... assim já tenho a vossa opinião, também, para a convencer :)
Obrigada!

Erika
Rafacavaleiro
Membro Veterano
Registado: terça abr 01, 2003 4:31 pm
Localização: Pusky e Cusca(cães);Linda,Tita, Mia,Becas ,kiko, Teco,Tico (gatos)

terça ago 17, 2004 2:53 pm

olá biboquinhas!
Realmente é estranhos, mas eu ñ lhe sei dizer a razão. Talvez seja por isso, por estar num apartamento e ñ ter contacto com gatos ou até pode ser da raça! :roll: ;) Ou então os cios dela são tão fraquinhos q nem se a percebe... ;)

Kyasbaby, o melhor q tem a fazer é estereliza-las. Eu tb esterelizei a minha, e ela ja tinha 8 anos, e ñ houve problema nenhum, cicatrizou facilmente. Boa sorte para convencer a sua mãe. ;)
picola
Membro Veterano
Registado: quinta mar 06, 2003 5:39 pm
Localização: 3 Gatinhos Europeus Comum: Patinhas, Noddy e Cascão

quarta ago 18, 2004 9:22 am

Olá Biboquinhas,

Sinceramente não sei se os cios deixam de acontecer...
Eu tive uma gata que quando estava com o cio, não se notava... a única diferença é que se roçava mais em nós. Mas nada de miados, posições estranhas, etc...
Oportunamente porque não fala com o vet sobre isso? Assim esclarece as suas dúvidas!

Kyasbaby,
Quando os meus 3 meninos começaram a fazer marcações de território, por muito que me custasse (por ser uma cirurgia, por questões monetárias, etc) não hesitei em castrá-los!
Não lhes traz qualquer problema de saude.
Agora se eu tivesse gatas, ao invés de gatos, teria esterilizado mal tivessem idade para tal. Teria-me custado muito mas os beneficios são muitos para ser ignorados!

Para convencer a sua mãe diga-lhe que a idade não é problema, que elas deixarão de fazer "marcações", logo ela terá muito menos trabalho em passar o dia a limpar a casa, e que para além disso previne o aparecimento de tumores no sistema reprodutivo.
Quanto à recuperação, há animais que recuperam mais rapidamente do que outros, não tem necessariamente a ver com a idade.
E se as levarem a um vet de confiança, tenho a certeza que a sua mãe ficará mais descansada.

Boa Sorte,
Picola
catlover
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:39 pm
Localização: 2 gatas:Luna (x siames) e Fiona ( siamesa), 3 peixes agua salgada
Contacto:

quarta ago 18, 2004 9:26 am

kyasbaby Escreveu: Se fosse só eu a decidir, já as tinha esterilizado... mas, embora as gatas sejam minhas, ficaram em casa dos meus pais quando casei, porque eles estão em casa todo o dia e eu não e as pequeninas estavam habituadas àquela casa e não à minha, entre outros motivos.
Mas a minha mãe, que ainda tem algo a dizer, obviamente, não gosta da ideia de as fazer passar por uma cirurgia porque tivemos uma gata que morreu na sequência de uma infecção urinária apanhada na mesa de operações :( Por isso, e pela idade das bichanas, ela teme que a recuperação seja lenta e tenha complicações... assim já tenho a vossa opinião, também, para a convencer :)
Obrigada!

Erika
Olá :

Penso que basta alertar, e apresentar , á sua mãe os topicos que por aí proliferam sobre o assunto dos tumores mamários advindos da não esterilização das gatas e dos cios consecutivos...

Hoje em dia seja em que idade for a cirurgia é muito mais simples e embora entendendo o temor da sua mãe , ela tem que entender que a não esterilização não impede que as gatas adoeçam com males muito maiores....fale com o vet , veja as instalações...não confia nesse...mude para outro..felizmente hoje em dia há mais opções....Boa sorte..
biboquinhas
Membro Veterano
Registado: segunda dez 15, 2003 10:07 am

quinta ago 26, 2004 3:43 pm

vou fazer uyma ecografia em setembro foi a vet que disse para ver se está tudo bem
<p>Bibi eTeddy</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ruca_acur
Membro
Registado: sábado jul 24, 2004 2:10 pm

quinta ago 26, 2004 6:46 pm

Olá Raquel.
Fiquei a saber agora enquanto lia o tópico, que a Raquel de Aveiro que também tinha um Sagrdo da Birmania era a biboquinhas.É que eu também sou de Aveiro e tenho 1 Sagrado da Birmania macho.Era para ter comprado uma fêmea,só que a VET que é a mesma,falou-me de uma Sra Raquel que tinha uma Sagrado e entao optei por comprar um macho para o caso de...O Sr João Mário do Feira também me falou e entao mais uma razao para ter ficado com um macho.Assim sendo,fica a saber que existe por Aveiro um menino para que o cio apareça á sua bibi.Consulte o meu album ou o link dos birmanes e assim ja pode ver quem ele é.É o meu VAN CLEEF ou entao pode perguntar á VET,porque é ela que o assiste.
topolina
Registado: quinta ago 05, 2004 1:53 pm

sexta ago 27, 2004 8:47 am

Olá,
A minha gata faz 7 aninhos no próximo domingo e foi estrelizada no início deste ano, tb tive alguns receios, mas correu tudo bem, ela agora está muito mais calma e mais activa, fez-lhe bem a operação, nem ficou com marcar nenhumas.

Boa sorte :D
Que corra tudo bem, mas opera-as assim q poderes vai fazer-lhe bem e evitar outros problemas.
Responder

Voltar para “Gatos”