Amputação e FIV
Moderador: mcerqueira
-
- Registado: sexta ago 20, 2004 1:50 pm
- Localização: Cães(Alex, Patuxa,Filó) Gatos(Cocas,Geninha, Noah-Gu, Lia-Bi)
Isto é um pedido de ajuda. Após um acidente a minha gatinha vai ter que amputar uma patinha. Foram feitas análises e o teste de FIV deu positivo. O VET diz que a recuperação da operação pode não ser como desejado. Aconcelha abater a bichinha. Tenho mais 2 gatas e um gato. Ela está bem mas eu vou ter que tomar uma decisão até segunda feira. Alguem tem alguma experiência com este tipo de situação. Eu não gostaria de abater a gatinha, mas não queria que sofresse...SOCORRO
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
- Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab
Se quer que lhe diga acho que não é caso para abater o gatinho, a não ser que o problema na pata seja tal que esteja em sofrimento e haja poucas probabilidades de recuperar. Pelos casos que tenho conhecido os gatos adaptam-se às circunstâncias e podem ser felizes sem uma pata se tiver mesmo que ser... Embora os gatos com fiv estejam mais propensos a infecções, se o seu gato estava em boa forma e tiver o adequado acompanhamento veterinário poderá viver uma longa e feliz vida. Quanto aos outros gatinhos não os testou nunca para fiv e felv, logo não sabe ainda se tb são portadores de fiv? Bem aconselho-o a fazer aqui uma pesquisa para lêr outros tópicos sobre a doença, a verdade é que estas doenças não são o fim da picada como algumas pessoas e vets acreditam.
Se quiser repetir o teste ou fazê-lo aos seus outros gatinhos opte pelo teste de laboratório (15 € no Lab. Nac. Inv. Vet.) é mais fiável.
Se quiser repetir o teste ou fazê-lo aos seus outros gatinhos opte pelo teste de laboratório (15 € no Lab. Nac. Inv. Vet.) é mais fiável.
Última edição por hecep em sexta ago 20, 2004 4:08 pm, editado 1 vez no total.
-
Agradeço-lho imenso. Estou realmente afim de lutar pela vida da gatinha até às últimas. Vou ainda consultar outro VET para que me digam, no caso de poder ser operada, se ela tem realmente que amputar a patinha toda, visto o problema ser só na mão, que só está presa pelo osso (que se encontra todo à vista). Este VET diz que é melhor não deixar o coto porque ela, ao apoiar-se, pode abrir a ferida. Será mesmo assim? É que se trata de uma das patas da frente. Se a doença se pega pela saliva, então os outros já devem estar infectados, porque bebem todos pelo mesmo sítio, e estão-se sempre a lavar uns aos outros (trata-se de mãe e filhas) de qualquer modo vou leva-los tambem ao VET. Aproveito e levo tambem os cães, mas penso que a doença não é transmissivel a outros animais.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
- Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab
O fiv transmite-se sobretudo por trocas de sangue (geralmente quando há brigas que envolvem dentadas violentas). Gatos esterilizados e pouco briguentos por vezes convivem anos e nunca se infectam uns aos (claro, que nem sempre é assim, não se pode generalizar).
Escolha um bom vet para pedir a 2ª opinião, espero que corra tudo bem.
Escolha um bom vet para pedir a 2ª opinião, espero que corra tudo bem.
-
Obrigada pela resposta, já estou um pouco mais descansada, só tenho pena que tenha que amputar a pata por completo, vai ser muito dificil a gatinha se equilibrar. O facto de viver no campo tambem vai ser um pouquinho complicado.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)
Há pouco tempo foi adoptada uma gatinha cuja mão tinha sido amputada e nunca teve problemas. Não se apoiava nessa pata e nunca fez ferida. Tambem temos o exemplo da siamesa cuja mao estava completamente junto ao braço, devido a uma franctura que não foi tratada. essa sim apoia a pata no chão mas tambem não faz ferida. Penso que é preferivel a amputar a mão que a pata toda!
veja estes tópicos com fotos:
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=16910
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=17029
Em relação ao FIV muitos gatos vivem vários anos sem qualquer problema. neste forum tambem há vários exemplos disso.
Acho que conseguem manter a gatinha com qualidade de vida não desistam!
Susana
veja estes tópicos com fotos:
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=16910
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=17029
Em relação ao FIV muitos gatos vivem vários anos sem qualquer problema. neste forum tambem há vários exemplos disso.
Acho que conseguem manter a gatinha com qualidade de vida não desistam!
Susana
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Lexlex,
Também lhe mandei uma MP. Coragem, tanto para a patinha como para o FIV há muita esperança !!! Se ainda não conhece o site
http://felinus.ddi.pt
vá lá - têm um Artigo extenso sobre FIV e vários posts no Fórum sobre FIV e sobre acidentes com patinhas (Ajuda precisa-se: Vamos salvar a patinha da Miriam ?)
Também lhe mandei uma MP. Coragem, tanto para a patinha como para o FIV há muita esperança !!! Se ainda não conhece o site
http://felinus.ddi.pt
vá lá - têm um Artigo extenso sobre FIV e vários posts no Fórum sobre FIV e sobre acidentes com patinhas (Ajuda precisa-se: Vamos salvar a patinha da Miriam ?)
-
A minha gata está neste momento a ser operada. Ainda tentei convencer a médica a não amputar a pata toda, mas esta diz que para bem do animal terá que ser. Só espero que o pós operatório não seja muito doloroso. A minha cadela que tambem foi apanhada por uma armadilha para coelhos está ainda com muitas dores e com a patinha inchada.
Sabem a quem é que devo quixar para acabar com este tipo de armadilhas? No espaço de dias foram apanhados dois dos meus animais, que têm sorte de ter uma dona. O que será de todos aqueles animais que andam por esse campo sem terem ninguem que cuide deles. Isto é uma crueldade enorme.
Sabem a quem é que devo quixar para acabar com este tipo de armadilhas? No espaço de dias foram apanhados dois dos meus animais, que têm sorte de ter uma dona. O que será de todos aqueles animais que andam por esse campo sem terem ninguem que cuide deles. Isto é uma crueldade enorme.
-
A minha gata está neste momento a ser operada. Ainda tentei convencer a médica a não amputar a pata toda, mas esta diz que para bem do animal terá que ser. Só espero que o pós operatório não seja muito doloroso. A minha cadela que tambem foi apanhada por uma armadilha para coelhos está ainda com muitas dores e com a patinha inchada.
-
A minha gatinha já vai hoje tirar os pontos. Já consegue saltar para cima dos móveis, subir e descer escadas. A cadela tambem já está quase boa, mas só tira os pontos na próxima segunda feira.
Obrigada
Obrigada