Pegadas na parede - DESESPERO!!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

ricmiguel
Membro Júnior
Registado: quinta ago 05, 2004 1:33 pm

terça ago 31, 2004 8:21 am

Boas

Escrevo porque estou a entrar numa situação um tanto ou quanto desesperante.

A minha gatita teima em atirar-se às minhas paredes de casa, tendo-as cheias de marcas das suas pegadas. Ainda por cima, como se já não bastasse o pó que anda no chão, gosta muito de andar de volta das plantas lá de casa e andar com a patitas cheias de terra, o que já me obrigou a lavar DUAS VEZES as paredes do corredor (grande), da sala e de dois quartos com lixívia. E a situação continua, pelo que a terceira vez está mesmo à porta....

Já alguém deste fórum se deparou com uma situação idêntica? Se sim, como é que a resolveu?

Cpts,

Ricardo
AlexFaria
Membro Veterano
Registado: domingo ago 15, 2004 5:51 pm
Contacto:

terça ago 31, 2004 9:09 am

Só uma pergunta: Como é que a gatinha suja tanto as patas dentro de casa?
A minha mãe tem uma gata que salta para as paredes sempre que vê uma mosca,parece que fica doida. :D
AlexFaria
Membro Veterano
Registado: domingo ago 15, 2004 5:51 pm
Contacto:

terça ago 31, 2004 9:14 am

Se ela fica com as patas sujas só por causa das plantas,tire-as para outro sitio.
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

terça ago 31, 2004 12:49 pm

A minha Mikinhas tambem gosta muito de andar pelas paredes tipo filme Matrix e de vez em quando lá ficam umas patitas marcadas, mas confesso que isso é o que menos me preocupa pois a gracinha de a ver tão bem disposta e com estas peripécias todas valem bem as marcas que são deixadas. As paredes lavam-se sem qualquer problema e nunca na vida faria um ultimato tipo à terceira tas na rua :o . Acho que o que deseja é um gato tipo aqueles que se vendem nas secções de crianças, não? Tipo pelucia ou a pilhas... gato é gato!

Ja agora aconselhava a limpar tambem o chão pois o pó tambem não é bom para a saúde dos humanos e aspirar o chão não dá assim tanto trabalho!
acoresozzy
Membro Júnior
Registado: segunda mai 03, 2004 4:58 pm

terça ago 31, 2004 1:18 pm

[quote=Miau]
As paredes lavam-se sem qualquer problema e nunca na vida faria um ultimato tipo à terceira tas na rua :o [/quote]

creio que o que o miau queria dizer, era que já está quase a precisar de limpar as paredes outra vez e não que iria por a gata na rua, não?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça ago 31, 2004 1:22 pm

Olá.

Tenho pedras por cima da terra dos vasos das minhas plantas, já para as gatas não irem lá. ;)

As paredes que dão para qualquer patamar duma janela, estão sempre sujas porque é para lá que trepam para assim estarem ao Sol e não é por isso que deixo de ter o prazer enorme de ter as minhas fofas... ;) . Se estão sujas...limpam-se e mais nada. ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

terça ago 31, 2004 1:24 pm

Sempre tem como opção, limitar o espaço, ou seja feche a sala e um dos quartos enquanto ela andar nessas estrepolias! Pode também experimentar mudar as plantas de sítio (deixando-as na sala que ficará fechada por exemplo) e só permita o acesso a essas zonas da casa qd estiver alguém com ela que a observe e assim que ela começar a atirar-se ás paredes arranjen-lhe outra distração por exemplo uma bola (de bom tamanho, ou um brinquedo adequado para animais), assim pode ser que ela aos poucos se vá habituando a brincar com objectos mais junto ao chão!
Já experimentou comprar uma "daquelas árvores para gatos" onde eles trepam, afiam as unhas e escondem-se?? Os gatos gostam muito de observar as coisas do alto, não imagina a quantidade de vezes que a Clara subia para cima dos móveis da sala ou dos da cozinha e nos ficava observando dali, horas a fio. ;)

Se escolher um sítio da casa onde esteja essa "árvore" e vários brinquedos que a entretenham, vai ver que passará bastante tempo aí a brincar e até mesmo dormir e apesar de continuar a explorar o resto da casa, vai ter sempre a tendência a brincar mais perto desse local!

O único consolo que lhe posso dar é que com a idade esses ímpetos acabam por passar um bocado, depois com o tempo já poderá deixar outra vez a casa toda á disposição do gato sem problemas... mas entretanto vá arranjando brinquedos próprios para ela e dispenda tempo para brincar com ela e interagir bastante... não referiu a idade da gatinha mas no primeiro ano eles desenvolvem muito com as brincadeiras e a casa é como se fosse um grande parque de diversões para eles! Depois de um ano continuam bastante brincalhões, mas passam a ser mais selectivos, mas brincalhões serão até o fim da vida! ;)

Veja o lado positivo esse excesso de vitalidade mostra que tem uma gatinha saudável e que se está a desenvolver correctamente, nada pior do que conviver com um gatinho apático e doentito (posso lhe garantir) que fica num cantinho sem nada que lhe interesse nem o desperte para a brincadeira!

Fique bem! :)
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

terça ago 31, 2004 2:59 pm

A gatinha brinca só com as plantas ou também as come?

Os gatos precisam de se purgarem, p.ex., para se livrarem dos pelos que ingerem quando se lavam e, quando não têm alternativa, comem as nossas plantas. Há produtos especiíficos no mercado para este fim, peça conselho ao seu vet, e talvez ela deixe as plantas em paz.

Se for só por brincadeira, concordo absolutamente com Jordan, brinque com ela e dê-lhe brinquedos, que nem precisam de ser caros: os brinquedos favoritos das minhas são os sacos de papel (com as asas cortadas!!)

Também tem outra alternativa: dê-lhe um(a) companheiro(a) de brincadeiras, adopte outro bichano, há tantos à procura de dono, :cry: até aqui no forum....

Abandonar é que não!!!:o
Boa sorte
lu_cat
Membro
Registado: segunda ago 30, 2004 3:05 pm

terça ago 31, 2004 3:23 pm

Lá em casa a tinta é lavável...problema resolvido mas patadinhas há sempre :lol:
ricmiguel
Membro Júnior
Registado: quinta ago 05, 2004 1:33 pm

quarta set 01, 2004 10:42 am

Boas.

Obrigado pela vossa participação.

Bom, ouvi aqui de tudo: falta de limpeza da casa, possibilidade de abandonar a gata, entre outras coisas. Bom, a minha casa não é nenhuma pocilga, mas enquanto estou muito tempo fora, e a gata passa mt tempo sozinha, gosto de lhe dar o máximo de espaço possível, o que contempla também as varandas e os parapeitos das janelas, que estão sempre sujos.

Quanto às plantas, estas estão espalhadas pela casa toda, e não é agora que vou concentrá-las todas numa ou duas divisões. Parece-me bem, sim, é a recomendação de colocar pedras nos vasos, embora nada impeça a bichana (6 meses) de as arrancar com as patitas.

Agora, a possibilidade de a abnadonar é completamente ridícula, não tem cabimento nenhum. Não sei o que pode ter passado pelas vossas cabeças. Adoro a minha gata e não é pelo facto de assistir a umas sessões gratuitas de Matrix lá em casa que deixo de pensar o mesmo.

Outra coisa: a gata tem mts de brinquedos: tem 9 bolas, de todas as cores e materiais, de esponja, de ping pong, de borracha, tem até um osso pequeno para cães, porque gosta muito de morder, tem um fio de alpinista para se entreter, um peluche pequeno a quem gosta de dar porrada, sei lá!!!!

Brinquedos não lhe faltam, isso asseguro eu. Aliás, não lhe falta nada, a não ser talvez tempo da minha parte.

Não me importava de comprar uma desas casas. Há tempos vi umas no LIDL muito baratas, mas esgotaram num instante. Sabem onde se pode comprar a um preço razoável? Note-se que a gata já tem um arranhador tb.

Cpts
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta set 01, 2004 10:46 am

[quote]gosto de lhe dar o máximo de espaço possível, o que contempla também as varandas e os parapeitos das janelas, que estão sempre sujos.

[/quote]

ora aí está uma boa opção. só pode estar a brincar. um gato todo o dia sozinho de janela aberta? parece-me bem que vai deixar de sujar em qualquer altura :evil:
eu por muito que goste dos animais e lamente a falta de espaço, quando saio, limito-lhes o espaço. é que já me basta de coisas estragadas.
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

quarta set 01, 2004 11:01 am

ricmiguel Escreveu: Boas.

Obrigado pela vossa participação.

Não me importava de comprar uma desas casas. Há tempos vi umas no LIDL muito baratas, mas esgotaram num instante. Sabem onde se pode comprar a um preço razoável? Note-se que a gata já tem um arranhador tb.

Cpts
Pois olha que também andei a aguardar o dia da promoção no LIDL e qd fui lá depois de sair do emprego, já nem o cartaz tinham!! Eu até comentei com o meu marido "será que há tanta gente assim com gatos em casa??"
Esgotadíssimas, percorri 3 LIDL's e nada, realmente foi uma pena porque estavam realmente baratas! Nas Petshops são bastante mais caras já vi desde os 60€ até 90€ :o o que é um bocadinho para o meu bolso!

Sim, realmente a bichana tem muito com o que se entreter principalmente sozinha deve ser a maior festa :lol: . Como costumo dizer, são Gatices! Mas como já referi antes, com o tempo ela sossega mais!

Enquanto esse tempo não chega a solução é mesmo ir lavando as paredes! O que não tem remédio, remediado está! ;)

Fiquem bem!
pedama
Membro
Registado: quinta fev 21, 2002 11:39 am

quarta set 01, 2004 11:58 am

As minhas 3 doidinhas tb adoram andar a passear pelos vasos, e eu tenho imensas plantas em casa, e sem pedras nos vasos. Mas por acaso não tem muito o hábito de se atirar ás paredes. Adoram isso sim de correr umas trás da outras pela casa fora. Será que não está na hora de lhe arranjar uma companhia? Assim ela distraia-se e brincavam uma com a outra. Como a Leo me disse uma vez melhor que uma flor num jardim, só duas.

Beijinhos

Alziras
lu_cat
Membro
Registado: segunda ago 30, 2004 3:05 pm

quarta set 01, 2004 2:07 pm

:lol:
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quarta set 01, 2004 2:11 pm

a gata passa mt tempo sozinha, gosto de lhe dar o máximo de espaço possível, o que contempla também as varandas e os parapeitos das janelas, que estão sempre sujos.
:o :o :o Como a anja jé referiu, se fazisso, não tarda nada deixa de ter motivos de queixa :roll:
Se não sabia, passa a saber: a maior causa de mortes de gatos domésticos deve-se a quedas. Pergunte a qualquer veterinário e vai ver a resposta. E quando não morrem, podem ficar gravemente atingidos. Pensa que os gatos não caiem, é?
E sozinhos em casa! Eu nem quando estou em casa os deixo sozinhos na varanda ou nas janelas. Sempre comigo com trinta olhos.
Se quer um conselho, para não se vir a lamentar mais tarde, antes de sair feche varandas e janelas.
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”