Cão e gato - Como vocês fazem?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

terça ago 31, 2004 7:44 pm

Olá a todos!

Eu sou participante desta casa há muito tempo, no entanto pouco venho a este fórum! Venho não...vinha, porque agora tenho um bom motivo para vir cá muitas mais vezes. E é por causa desse "motivo", chamado Joaninha, que cá estou! Então é assim, muito sinceramente, eu pouco percebo de gatos! No entanto já li bastante e muito tenho aprendido! O facto é que me rendi aos gatos...e logo eu que, apesar de gostar deles, sempre achei que nunca iria ter um! Coisas da vida!

O que eu gostava que me explicassem é como conseguem que os vossos cães e gatos sejam amigos? Eu sei de inumeras histórias de cães e gatos que não se dão como tal! Dormem juntos, convivem, brincam, enfim, passam o dia em plena harmonia. Ora o que se passa lá em casa não é bem assim. Eu tenho uma cadela muito pequenina, só pesa três kilinhos, que tem uma paixão...gatos! Adora-os e o maior desgosto dela é vê-los fugir que nem perdidos quando ela se aproxima para brincar! Há uns dias adoptei uma gatinha de mais ou menos 2 mesitos. A Meggy morre de amores por ela, mas a gata não a pode ver! Sempre que saio de casa deixo-as separadas, não que me importasse que ficassem juntas, até porque acho que era mais fácil para se adaptarem uma à outra, mas tenho medo! Uma unhada da Joaninha no focinhito da Meggy pode ter consequências muito graves e isso assusta-me. O que faço é uma coisa que li numa revista mas não está a ter resultados lá muito bons. O que li dizia para deixar o cão preso e o gato solto para evitar que o cão corresse atrás do gato e o assustasse. Os dois deviam de estar num sítio em que se vejam. Eu faço isso, mas a Meggy odeia estar presa e chora! A gata já se aproxima da cadelita, mas não confio muito! Ela esconde-se a salta muito de repente para a frente da cadela ficando muito perto. Fica parada a mirá-la com os olhos todos esbugalhados! Acaba sempre por bufar e fugir! Não sei como fazer ao certo.

Como é que se faz afinal? Como conseguiram?

Agradeço desde já a ajuda que poderem dar!!!
isabelpo
Membro Veterano
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

terça ago 31, 2004 7:56 pm

Ó anja e Cristina (nynf), não vêm que preciso da vossa ajuda??!?!?!?! :oops: Anja, explica-me como é que o pinóquio é tão "simpático" com o max!!! ;)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça ago 31, 2004 9:13 pm

Olá.

Com as minhas gatas, já elas eram adultas quando o Golias veio para cá. Claro que como todos os gatos, não gostaram de ver o seu território invadido e muito menos por um cão, num entanto cuscas que eram, como todos os felinos, cada vez que o Golias dormia, elas íam cheirá-lo e nem que ele só mexesse uma orelha enquanto dormia, elas assanhavam-se e fugiam. Nunca prestei muita atenção a isso pois o instinto delas era fugir dele.

Um belo dia fui dar com ele numa "tourada" com elas e a partir daí foi sempre a aviar nas brincadeiras a tal ponto que chegam a dormir em cima dele ;) :lol: .

Com a Leo, ele como a vi-a desde bem bebezinha, sempre teve uma adoração por ela ao ponto de serem inseparaveis. Onde anda um anda o outro... ;) . Um passou a ser a sombra do outro ;) :D .

Claro que tem que ter algum cuidado para que a gatinha não fira os olhos da cadela, contudo dê-lhes espaço de manobra...isto é... deixe-os um pouco à vontade...

Mesmo que a cadela vá atrás da gatinha ( isto acontecia com as outras gatas e com a Leo quando o Golias ía atrás delas ) deixe... a gata pode saltar e correr bem como esconder-se em locais onde sabe na perfeição que a cadela não lhe chega...portanto... ;)

Se não tem confiança na gatinha...sempre é melhor deixá-las separadas quando sair de casa.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
isabelpo
Membro Veterano

terça ago 31, 2004 9:31 pm

Obrigada Leonilde! Já me disseram o mesmo, mas a gata não se ensaia nada para dar uma unhada à cadela e é disso que tenho medo. A minha vontade era soltar as duas pela casa fora, mas o meu medo é que a gata nem foge muito, fica toda arqueada com os pelos no ar e a bufar! Já tentou por duas vezes passar as unhas no focinho da Meggy. Depois a Meggy é pequena e consegue entrar em praticamente todos os sítios para onde a gata vai! Logo as fugas da Joana não são tantas quanto isso!

Desculpem a minha grande ignorância, mas tenho uma dúvida que vos pode parecer estúpida! A gata por vezes faz um barulho que parece que cospe! Se essa "cuspidela" ou lá o que for entrar nos olhos da Meggy faz mal?

Eu sei que não há poções milagrosas para resolver este assunto, mas todas as ajudas são bem vindas!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça ago 31, 2004 9:43 pm

Os gatos conseguem ser exímios em fugas... e saltam para locais altos com muita agilidade e rapidez, acredite ;) :D .

Quanto a ela poder arranhar a cadela, tenha sempre as unhas da gata cortadas pois quando estão cortadas as pontas, não arranham a golpear...é mais tipo raspão... e sobre as cuspidelas da gata, não se preocupe pois não faz mal algum à cadela.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta set 01, 2004 6:49 am

Olá Isabel

Ao contrário da Leo as minhas cadelas já eram adultas quando a fei veio cá para casa.

A aproximação foi lenta, tive a fei fechada 2 dias, todos os dias as deixava juntas mais um bocadinho, neste momento, até comem as três do mesmo prato.
Quanto ao assoprar da gata é normal e com o tempo vai desaparecendo. COmo já disse a Leo cuidado com as unhas da gata principalmente na zona dos olhos.

E olhe, paciência, muita, vai ver que daqui a dias já está tudo em paz.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
biboquinhas
Membro Veterano
Registado: segunda dez 15, 2003 10:07 am

quarta set 01, 2004 8:29 am

Olá Isabel:
olhe posso-lhe dizer que tenho a minha cadela há meio ano em casa e ela e a gata ainda nao se dão bem!!! por isso paciencia. O que se passa é que a cedla quer brincar com a agata e ela nao está para aí virada até pra a acdela tem 8 meses e morde-lhe o rabo etc (nada de agardável não é!). Mas às vezes ficam bem as duas juntas desde que a cadela nao faça nada à gata ficama s duas na mesma sala e até no mesmo sofá sem problemas. Nunca deixo as duas juntas quando estão sozinhas em casa o que fiz foi comprar uma cancela daquelas de bébé e colocquei na cozinha assim ficam juntas mas sepradas ou seja podem-se cheirar mas a cadela nao chateia a gata.
Paciência é o que recomendo pode durar anos ou dias!
<p>Bibi eTeddy</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta set 01, 2004 11:02 am

[quote]Anja, explica-me como é que o pinóquio é tão "simpático" com o max!!!
[/quote]

feitios :lol: como são os mais insuportáveis cá da casa, dão-se bem :lol:
eu não sei porque se dão bem. quando trouxe a carlota, eram 10 gatos. acho que ela não se atrevia a morde-los. no entanto, de início, deixava-os sempre separados quando saía. o mais giro, é que foi o joão, na altura com uns 14 anos a adoptar a carlota. viu-o deitado com ela. mas como o joão, já não se faz.
eu sempre achei que cães e gatos se dão melhor quando chegam, do que se forem apenas gatos. costumo dizer que eles não sabem o que é "aquilo", por isso não reaGEM. claro que na rua, os doidos dos cães só não filam os gatos se não puderem.
o último a vir, foi o flávio. já adulto. só foi preciso deixá-lo fechado durante os dias. depois, nada de especial aconteceu. bem...o flávio tem sido o bombo da festa. leva pancada de cães e gatos. mas já está a arrebitar. há dias, vi o max, de pé na cama, a ganir desesperadamente. até fiquei a tremer, só de pensar que lhe estivesse a dar a travadinha. quando o acalmei, vi um arranhão no nariz. deve ter-se metido com o flávio e levou uma patada.
em suma. acho que não há receitas. é uma questão de tempo. dos meus gatos, uns gostam imenso dos cães, outros ignoram-nos e não querem aproximações. a mais recente, é a do gaspar. lembrou-se que havia de dormir comigo. é muito assustado e dos tais que não gosta de cães. mas lá fica na cama, muito perto da carlota.
ah! quando eu começo

:oops: :oops: :oops:
lu_cat
Membro
Registado: segunda ago 30, 2004 3:05 pm

quarta set 01, 2004 2:14 pm

:roll:
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta set 01, 2004 3:34 pm

Olá Isabel! Sei que me enviaste uma PM mas enganei-me e apaguei em vez de responder :(

Transcrevo aqui uma parte do diário da shiva, que foca exactamente esse problema:

Quando a Shiva chegou cá a casa, já exitiam os 9 enfants terribles:

Thoth, macho com 4 anos, branco
Lucky, femea com 4 anos, siamesa
Kali, femea, 3 anos, tigrada castanha
Anauel, femea, 5 anos, preta
Lua, femea, 7 anos, araçada de siamesa
Khensu, macho, 2 anos, tigrado cinza
Osiris, macho, 2 anos, preto
Gringo, macho, 1 ano, preto
Gwidion, macho, 1 ano, branco e cinza

No nosso caso, os gatos estão numa divisão á parte, pelo que o contacto entre a Shiva e os gatos sempre foi facilmente supervisionado.
Misturei muito bem os cheiros, trocando mantas e brinquedos para que tantoe la como os gatos se habituassem aos cheiros.
Depois, sempre que tinha tempo, juntava a Shiva com os gatos.
Atenção que nestes casos é muito importante cortar as unhas dos gatos (para evitar ferimentos das patadas) e respeitar o espaço de cada um e acalmar em caso de assanhanço ou dos fsssttttssss que sempre aparecem.
É natural que os gatos adultos não achem grande piada a um "monstrinho" saltitante e bruto, que não para dos desafiar para brincar. Mas acabam por tolerar a presença...Dos meus 9 gatos, há 2 que adoram a Shiva: o Thoth e o Gringo. Brincam com ela e aturam-na, quando se fartam sobem para os seus poleiros e pronto.
Para os outros é indiferente, toleram-na mas ela que não os chateie. A tendência é quanto mais adulto for o cão, mais calmo é, logo maior a hipótese de coabitarem em harmonia.
- Nunca os deixe sózinhos até ter a certeza que se dão bem
- Se possível restrinja o espaço de forma a que eles tenham obrigatoriamente que se encontrar várias vezes, sempre sobre a sua sepervisão
- Faça festas nos dois em simultaneo e fale com eles
- Dê ao cão uma manta com o cheiro do gato e vice versa
- Corte as unhas do gato todas as semanas
- Para evitar que ele coma os cócós e a comida do gato, coloque o wc e o prato do gato num sítio onde o cachorro não chegue
- Muita paciência e muito cuidado, eles podem nunca chegar a amar-se, mas pelo menos vão tolerar a presença um do outro.

Assim de repente não me lembro de mais nada...
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quarta set 01, 2004 4:38 pm

Olá, Isabel ;) Bem vinda a este cantinho dos peludos ;)
E PARABÉNS pela gatinha ;) Bem se diz que nunca se deve dizer desta água não beberei :) Vais ver que daqui a nada estás uma felinodependente :p
Quanto a dicas, já te deram as essenciais: a prioridade é mesmo cortar as unhitas à menina, para prevenir acidentes com a doce Meggy ;) Depois, tens de ir arriscando e deixando espaço para elas se entenderem, de começo sob tua vigilância. Vendo que a coisa vai, podes ir aos poucos afastando-te mais.
Eu tenho um caso bem recente: a Snow e a minha cadelona (em comparação com a Meggy, claro ;) ) sempre são 25 Kgs de cão, digo, cadela :)
De início, a Snow bufou e ameaçou patada, quando não dava mesmo!
Da Zoe não havia nada a recear, porque é uma meiguinha, quer é brincar, mesmo!
Aos poucos foi-se aproximando, e hoje dorme na cama da Zoe, encostadinha a ela, e andam sempre juntas ;)

Tem paciência, insiste e vais ver que daqui a nada nos vens contar deliciada a amizade das duas ;)

p.s. - o meu problema é mesmo a história da atracção da Zoe pelo caixote da Snow :roll: e não estou a ver como o ponho fora do alcance dela :o
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

quarta set 01, 2004 4:50 pm

Olá Isabel posso resumir brevemente como habituei numa semana os cães já adultos ao gato que apanhei da rua também adulto. Foi simples, o gato é muito meigo. Todos os dias quando chegava a casa pegava no gato e num cão, só um de cada vez e ia para a sala com eles. O gato ao meu colo e o cão sentado á nossa frente, fazia festas a um e a outro acalmando-os. Durante uma semana fiz isto á parte disso estavam sempre separados, deixava-os cheirarem-se pelas portas e cheirarem as coisas uns dos outros. Ao fim de uma semana fui para a sala com todos os cães e o gato passar a ferro e deixei-os para lá, não se passou nada de mais. Em relação ao problema do correr atrás a lady fez isso, aliás foi a única que demorou mais a habituar-se ao gatito mas nada que um castigo não resolve-se. Mas o miau chegou a dar-lhe umas bofetadas no focinho mas era sem unhas. A lady fechei-a sozinha no quintal enquanto os outros estavam todos comigo na sala e quando saiu de lá perdeu a mania. Mas de vez em quando ainda corria atrás do gato para brincar eu repreendia-a e ficava tudo bem. Só vou dizer mais uma coisa ao fim dessa dessa semana o gato passou a dormir com os cães sem qualquer problema ele próprio quis ir ficar com eles em vez de ficar sozinho. ;) Espero ter ajudado.
isabelpo
Membro Veterano

quarta set 01, 2004 7:22 pm

Olá!

Um muito muito obrigada a todas por me ajudarem. Cheguei a pensar que tinha feito uma grande burrice em adoptar a Joana! Agora vejo que nada de anormal ou estranho se está a passar lá em casa. Agora, preparem-se que eu vou ser melga, como vos disse não entendo nada de gatos e ando a estudar!!!

Estive a ler com atencão todas as vossas respostas. Antes de mais vou tratar de cortar as unhas à Joaninha para dar continuidade ao processo de "apresentação", como lhe chamo! Pelos vistos o que tenho feito está certo, só que ninguém referiu o facto de eu manter a Meggy presa! Será boa ideia? Também só a solto quando a gata tiver as unhas cortadas! Já agora, onde posso fazer isso? No vet não devem cortar!!!!!

Uma coisa que gostava que me explicassem. Tal como vocês referiram, eu deixo-as separadas todo o dia e só as junto quando sei que vou ter tempo para estar com elas e controlar a situação. Normalmente fico perto da Meggy para poder actuar caso seja necessária uma intervenção rápida e porque ela não pode fugir. Deixo-as cheirar uma à outra, mas de costas, ou seja, só aproximo a gata às patas traseiras ou à cauda da Meggy e o contrário com a gata. Focinho com focinho não! Agora o que se passa desde ontem e que me deixa muito preocupada é que a gata, de repente, ficou muito arisca! Quase não se deixa apanhar, corre desenfreada pela casa toda, muitas vezes assanhada sem sequer ter estado com a cadela! Faz-me embuscadas, morde-me muito. Ela já mordia, mas não com a vontade com que começou a fazer! O que se poderá passar com ela? Já me passou outra coisa pela cabeça, mas aí preciso de um atestado de insanidade mental, que foi...arranjar outra para fazer companhia à Joana. Só que depois fico com dois problemas...tenho duas gatas para "apresentar" à Meggy!!!!!!! :o :o Digam-me que enlouqueci!!!! :? :? Eu acho que sim, até já sinto aqui qualquer coisa!!!!! ;)

Continuo a solicitar a vossa ajuda e gostava, dentro do possível, que tentassem responder a todas as minhas dúvidas porque me sinto muito mal em deixar a pobre da Meggy na cozinha e a, apesar de tudo, sortuda da gata com quase o resto da casa só para ela!!! Quase porque ela não pode andar na sala sem eu estar uma vez que tenho lá duas hamsters, um peixe e uma tartaruga...tudo coisas boas para uma gatita!!!!!!
sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

quarta set 01, 2004 7:55 pm

Olá Isabel

Com que então já podemos fazer um encontro com gatos também?!? ;)

Bem, mas vamos às tuas dúvidas:

Antes de mais, quem corta as unhas á gata...és tu!! :p Só quando os gatos são mesmo "feras" é que por vezes há donos que não conseguem. Mas não é dificil. Compras um corta-unhas próprio(há em todos os hipermercados), agarras na gata com firmeza, de modo a que ela não te possa morder(entre as pernas,por exemplo), cortas as unhas das patas da frente, as de trás já não é tão necessário. Ahhh.. às vezes ajuda se a gata tiver os olhos tapados.

Quanto ao modo como deixas os bichos cheirarem-se não me parece o mais acertado. Os gatos cumprimentam chegando o nariz ao focinho ou cara (conforme o caso), logo dares a xcheirar o traseiro da Meggy não me parece que agrade muito á Joana :D

Outra coisa é que é normalissimo a Joana ficar com o pelo eriçado e arquear-se toda. É o modo dos gatos se mostrarem maiores do que são. Patadas também muitas vezes são dadas simplesmente como aviso "olha que eu dou-te..." e nada mais que isso. A maioria das vezes só quando se sentem muito ameaçados é que os gatos põem as unhas de fora.

E...não mostres aos peludos que estás muito nervosa,isto é, se mostrares que achas natural que elas se dêem bem...elas provavelmente vão-se dar(nem que por dentro estejas a "tremer") :)

Mais uma coisa: Já desparasitaste a bichana? e vacinas?
isabelpo
Membro Veterano

quarta set 01, 2004 8:07 pm

Olá Susana!!!

Encontros para quê? Quando não se conta contigo...apareces, quando dizes que vais...ninguém te vê!!! :lol: :lol:

Quanto à vacina está resolvido, desparasitar ainda não fiz!!! :oops: Vergonha completa! Eu explico, zanguei-me com o meu vet, ou melhor, ele também é vet da cadela do meu irmão e tem sido bastante incorrecto como vet, não tenho grandes ideias de lá voltar uma vez que a maneira como procedeu com o meu irmão não foi nem um pouco correcta para um vet. Fiquei com a pulga atrás da orelha e agora perdi a confiança nele! Ando à procura de um novo vet para o meu zoo!!!

Ó Susana, diz-me cá, não queres cortar as unhitas à minha bichana? Que pergunta tão descarada!!! Eu nunca o fiz, já estive várias vezes com essas tesouras na mão mas acabo sempre por não comprar...acho que não sou capaz e também antes de o fazer queria ver primeiro como é para não fazer asneira!!!

Acredito que a traseira da Meggy não seja muito interessante para a Joana, mas das duas vezes que as apresentei de focinho tive de ser rápida porque a Joana não vai de modas e sai logo unhada para a Meggy! Antes de mais não quero ver a Meggy magoada!
Responder

Voltar para “Gatos”