A minha aventura de férias :D

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
slk4ever
Membro Júnior
Registado: quarta dez 11, 2002 4:55 pm

terça set 07, 2004 11:44 pm

Boas noites!!!

Talvez este não seja bem um assunto para colocar num fórum, mas já agora gostava de o partilhar convosco e de pedir algumas opiniões de quem tenha passado por uma situação do género..

Há duas semanas fui para a minha terra e poucos dias depois um gatinho bebé começou a rondar o portão de minha casa, a miar que nem um maluco, e magrinho que até metia dó... quase que parecia que ele dizia "aiii.." no final de cada miado.. E até metia impressão, porque ao longe conseguiamos contar-lhe as costelas todas :| Nós tentávamos chamá-lo, mas ele nada! Fugia de nós como o diabo foge da cruz quando nos aproximávamos.

Ao longo dos dias ele foi entrando pelos portões até que, quando lhe conseguimos deixar comida na quarta-feira, ele nunca mais saíu de lá e aconchegava-se debaixo das árvores para dormir. Na quinta ele começou-se a aproximar lentamente de quem andava ali a passear, miava, miava, mas nunca se deixava tocar.

Até que na sexta o meu irmão chegou e apaixonou-se pelo gato e decidiu que se o conseguíssemos apanhar ele ficava com ele. Então comprou ração júnior que deixou no alpendre, mesmo à porta de casa, ele foi-se aproximando e abocanhou a comida como se não comesse nada há anos! O mais giro era que ele tentava mastigar e miar ao mesmo tempo.. :lol: E então aproveitámos enquanto ele comia e fizémos-lhe uma festa. Ele ao princípio ficou assustado e fugia, miava muito aflito, mas à medida que íamos insistindo ele ia deixando de fugir, até que ficou ali deliciado, começou-se a roçar no chão de barriga pa cima, e se parávamos de lhe fazer festas ele miava, miava, ia atrás de nós... :lol: :lol:

Mas a coisa que eu achei mais estranha de todas foi que, nem chegou a 15 minutos depois, começei a entrar dentro de casa e o gato queria ir atrás de mim! Então dava dois passos para a frente e um para trás.. eheh... Chegou a uma certa zona da casa e de repente começou a fugir e veio para a porta, roçou-se ao meu irmão, miou e o meu irmão disse-lhe "vai lindo, podes ir", e ele entrou porta dentro e começou a caminhar assim meio assustadiço corredor fora (sim, que o corredor é enorme.. É mesmo do tipo casa antiga :D ). De repente sentou-se num canto, e como o meu irmão tinha fechado a porta entre o hall e o corredor ele começou a miar muito aflitivamente mas quando o meu irmão se aproximou ele acalmou-se.. Ainda tinha pensado que tinha sido porque estava arrependido mas afinal não, penso que teria sido porque deixou de ver o suposto "dono..".

Durante um diazinho ele teve muito assustadiço e não se deixava apanhar mas, de um momento para o outro, começou a aproximar-se de nós, a pedir festas, a pedir colo... fantástico!! Fiquei maravilhada porque nunca esperei uma reacção de um gato de rua assim tão boa.. ainda por cima ele não se vira a ninguém!!! Não espeta as unhas, não bufa.. um anjo.. :lol:

Ahh!!! Já me estava a esquecer de uma coisa.. Esta é muito engraçada :p quando ao início o apanhámos pensávamos que ele era uma gata, pois espreitámos e não vimos nada... :o :o então chamámos-lhe Maria!! Quando fomos ao veterinário é que nos caíu o queixo.. O senhor começou: bem, temos aqui uma gatinha de três meses, europeu comum cruzado, e é... epá pera aí que isto tá difícil. (Começou a mexer lá nas partes íntimas e de repente só se ouviu o gato a miar muito fininho...) Pois, não me admiro que achassem que era gata, porque ele para esta idade já devia ter o material todo de fora... :oops: :oops: Então saíu de lá a chamar-se Gilberto Maria!! :roll:

Bem, agora depois deste testamento todo (nem sei se metade dos foristas leram tudo :p ) além de gostar de saber de outras experiências com gatos de rua, gostava de colocar algumas questões, que eu sobre gatos sou muito inexpriente :oops: :

- Os gatos reconhecem um dono? É que estive a falar com algumas pessoas e há umas que me dizem que sim e outras que não.. Até o meu irmão que tem mais gatos diz que alguns deles querem lá saber das pessoas com quem vivem, só querem saber de comida e casota lavada...
- É normal o gato aos três meses ainda ter o "material" metido para dentro??
- O que se deve fazer numa situação em que um gato de rua recentemente domesticado mostra muito medo de cães? É que ele, quando estava metido na casinha dele, viu o cão da minha cunhada a vir a correr contra ele para brincar, e começou a miar, a bufar, tudo!!! A minha cunhada diz que ele parecia que estava a rosnar :p :p

Agora é que eu tou a ver, grande testamento que escrevi.. :oops: :oops:

Cumprimentos para todos!!! :D
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quarta set 08, 2004 8:29 am

Essa história de os gatos não conhecerem o dono é um mito. Conhecem perfeitamente o dono e adoram-no.

Dizer que os gatos de rua só querem comida é outro mito. Há gatos muito meigos e outros menos. Tem a ver com o feitio do animal tal e quql como acontece com os humanos.

Quanto às tais coisas não terem saido... talvez alguem aqui lhe possa responder. Eu não sei.

Parabens por ter ficado com o gatinho e tenha muita atenção à altura certa para o esterilizar para não vir a ter problemas.
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quarta set 08, 2004 8:28 pm

Alguns gatinhos são mais precoces que outros :oops: é normal alguns gatinhos serem mais tímidos :lol: ...
Os gatos reconhecem sempre o dono, oproblema é eles considerarem alguém dono, que nunca o é é apenas amigo. De qualquer forma hásempre gatos mais ariscos e outros mais meigos. Pela experiência que tenho com os de rua, só posso dizer maravilhas, claro que já apanhei alguns torcidos, mas a maioria fica muita agradecida por sair da rua ;)
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quarta set 08, 2004 9:43 pm

Antes de mais, PARABÉNS por terem ficado com esse menino ;)
agora no que toca ao material :) é assim: se se está a referir aos testículos, de início eles são pouco salientes, é mesmo só uns altinhos de nada, só com o passar do tempo é que se tornam mais salientes. Porque em relação ao pénis os gatinhos têm-no bem guardadinho, acondicionado para não sofrer dissabores :p uma medida muito inteligente da natureza, de facto! :D
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
slk4ever
Membro Júnior

domingo set 12, 2004 6:00 pm

Boas tardes!!

Desde já muito obrigada pelas vossas respostas!! Bem, o Gil agora tem andado aqui por minha casa e eu tou com uns pequenos problemitas...

Moro num primeiro andar e nos costumamos ter sempre todas as janelas abertas, inclusivé a da varanda, mas agora com ele não sabemos bem o que havemos de fazer, pois como os gatos ás vezes são um pouco malucos não sei bem o que hei-de esperar. Ele parece não se interessar muito pelo que se passa lá fora!! Mas pelo que eu ouvi dizer os gatos tem sempre a tendência de se atirarem...Certo? Mas como eu moro mesmo em frente a uma avenida tenho medo... :|

Outro dos problemas é o sítio por onde ele passeia.. Agora apanhou o gosto de passear em cima da mesa das porcelanas!! Mas passeia com todo o cuidado...eu no outro dia chamei-o para ele descer e ele atrapalhou-se muito mais do que quando pensava que eu não estava ali! O melhor talvez será nem os chamar, não?

Por último, sei que esta pergunta pode parecer estúpida, mas como eu não percebo nada de gatos e não sei mesmo a quem me hei-de recorrer :oops: Ele ainda é muito pequenito e então mete-se em sítios muito estreitinhos, mas quando ele crescer será que ainda lá se tenta meter? É que sei lá, tenho medo que depois ainda se magoe ou fique entalado numa altura em que ninguém esteja em casa :p

Cumprimentos!!!
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

domingo set 12, 2004 7:43 pm

Olá ;)

Tem de ter muito cuidado com janelas. Pode pensar que ele não liga, mas em qualquer altura pode dar-lhe a curiosidade, sabe? E ainda achar que sendo 1º andar não há muito perigo, mas olhe que há. Às vezes as alturas pequenas são mais perigosas do que as maiores, e para mais se diz que dá para uma avenida, presumo com muito movimento, o meu conselho é: não arrisque!!! Quando tiver janelas ou varanda aberta, feche essa divisão, com cuidado para que o Gil não fique lá!
Quanto à outra questão que coloca, o grande perigo é quando eles são pequenos que se podem meter em qualquer lado. Eu já tive uma experiência má, que felizmente acabou em bem, porque estava em casa e dei logo por ela: um pequenito meteu-se atrás duma estante, pesada,e não conseguia sair de lá...fo uma aflição! Tive que tirar os livros todos para o chão, arrastar um pouco a estante e puxá-lo de lá... Passei a tapar, a partir daí, todas as aberturas em que se pudessem meter. Quando crescem, já não há tanto perigo, porque deixam de caber em sítios mais apertados...mas às vezes! :roll: Em suma: quem tem gatos sabe que precisam de mais cuidado do que as crianças!
Felicidades para o Gil ;)
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo set 12, 2004 9:46 pm

tenho uma gata, ex-bravíssima mas que hoje é uma teeernura. aliás, ela ao contrário dos irmãos, adaptou-se lindamente. nunca gostou muito de ir para o quintal, mas é doida por janelas. já caíu na rua. felizmente nunca aconteceu nada e foi para a entrada à espera que a fossem buscar, felizmente que não a roubaram, porque é toda branca , peluda , de olho azul.
em relação às porcelanas, não arriscava, vedava-lhe o acesso a esse compartimento. tb. impedia que ela se metesse em sítios estreitos. embora seja difícil. tenho um gato adulto e grande que durante uns tempos entrava pela parte traseira do fogão, subia até ao tabuleiro, ficava preso :o depois quem o tirava? :cry: tinha de desmanchar o fogão. os gatos tb. têm o dom de "encolher" para se meterem em todo o lado.
felicidades para o gil :D
slk4ever
Membro Júnior

domingo set 12, 2004 11:48 pm

Boas noites!!

Pois é, estou a ver que o melhor é ter cuidado com este menino não vá ele armar-se em super gato :p

Esqueci-me há pouco de referir uma questão que é, talvez, a mais importante.. O Gil parece ter uma paranoia com pés. Cada vez que nos aproximamos dele de pé (e ainda por cima cá em casa somos todos altos), ele foge assustado e esconde-se lá num cantinho (que eu ainda não descobri qual é!!) e fica imenso tempo sem aparecer. A única maneira de nos aproximarmos dele é de joelhos ou mesmo de gatas, senão ele foge!! :( Ele deve ter levado muitas pantufadas quando era bebé.. Ainda por cima perto do sítio onde o apanhámos as pessoas não são muito amigas de animais!! :o Grande parte das vezes, as pessoas que têm gatas ou cadelas e estas ficam prenhas (sim, porque passam a vida na rua...), ou lhe afogam os gatinhos bebés ou então abandonam as gatas numa terreola qualquer a uns kilómetros de distância, e se por acaso a voltam a apanhar e ela já teve os filhotes apanham-na outra vez.. e parece que isto também se transmite às próprias gatas, que aqui abandonam os gatinhos às vezes ainda nem com um mês feito!!! :evil: :evil: mas pronto...

Depois de isto tudo, a minha questão é: será que haverá alguma maneira de fazer passar este medo que ele tem, ou o melhor é deixar o tempo passar e ele por si perceber?

Cumprimentos!! ;)
lagutrop
Membro Veterano

segunda set 13, 2004 7:49 am

Infelizmente, na minha modesta opinão, isso quer mesmo dizer aue ele deve ter levado muito pontapé.

Se assim for, só o tempo e muito carinho o farão ultrapassar esse medo.
Mas ficará sempre a lembrança.

Tambem tive um, há muitos anos, que nunca suportou benglas, chapeus de chuva e vassouras. Veio para minha casa com 1 meses e fui a 3ª dona. Morreu com 19,5 anos, há 10 anos e ainda sinto a falta dele....

Cuide bem do Gil e tenha paciência. Vai ver que será um amigo incodicional para a vida....
starfish
Membro
Registado: quarta jul 24, 2002 4:57 pm

terça set 14, 2004 11:59 am

Também penso que o medo do Gil poderá estar ligado a maus tratos.

Tenho um gato que encontrei na rua com cerca de 3 meses. Estava num estado muito mau e a vet. disse que provavelmente tinha sido atirado pela janela de um carro. O que é um facto é que ele tinha muito medo de ser agarrado ao colo. Ainda hoje (passado mais de 1 ano de ter sido recolhido) ainda tem algum receio de ser agarrado mas está muito mais confiante.

Por isso espero que com o Gil também seja só uma questão de deixar o tempo passar...
slk4ever
Membro Júnior

terça set 14, 2004 2:55 pm

Boas tardes!!!

Pois, o melhor é então esperar que tudo passe com calma... Mas ele já está a ficar muito atrevidinho!!! :p :p Cada dia surge uma coisa nova nele e um problema a mais para resolver :lol:... Agora o novo hábito dele é quando estamos a comer tentar subir para o sofá para ver o que é e começar-se a lamber e a miar.. ou seja - pedinchice... Não sei bem o que havemos de fazer, pois é sempre chato termos um observador :o O que se faz nestes casos?

E outra coisa... Quando os gatos fazem asneiras como é que os devemos castigar? Há quem diga que é dando-lhes com o dedo no focinho, outros que dizem que é à pancada no lombo, e ainda há quem me diga que os devemos fechar num compartimento da casa mal eles fizerem a asneira, e tirá-los só de lá umas horas depois... Qual será a maneira mais correcta? :?

Cumprimentos!!!
slk4ever
Membro Júnior

terça set 14, 2004 2:55 pm

Boas tardes!!!

Pois, o melhor é então esperar que tudo passe com calma... Mas ele já está a ficar muito atrevidinho!!! :p :p Cada dia surge uma coisa nova nele e um problema a mais para resolver :lol:... Agora o novo hábito dele é quando estamos a comer tentar subir para o sofá para ver o que é e começar-se a lamber e a miar.. ou seja - pedinchice... Não sei bem o que havemos de fazer, pois é sempre chato termos um observador :o O que se faz nestes casos?

E outra coisa... Quando os gatos fazem asneiras como é que os devemos castigar? Há quem diga que é dando-lhes com o dedo no focinho, outros que dizem que é à pancada no lombo, e ainda há quem me diga que os devemos fechar num compartimento da casa mal eles fizerem a asneira, e tirá-los só de lá umas horas depois... Qual será a maneira mais correcta? :?

Cumprimentos!!!
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça set 14, 2004 3:58 pm

o melhor é po-lo sempre no chão. como estes gatos são uns grandessimos teimosos. se insistirem, o melhor é dar um enxota moscas. desde que não magoe, não vejo nenhuma preferência. se deixar que se habitue a goluseimas, tem um guloso para a vida. agora a teimosia :cry:
lagutrop
Membro Veterano

terça set 14, 2004 5:18 pm

sik4ever

Eu sei aue é muito dificl resistir aos gatinhos mas na minha opinião não o deve deixar continuar a pedinchar. Os gatinhos costumam dormir como os bébes depois de comer. Experimente dar-lhe comidinha a ele antes de vocês comerem.

Quanto à educação, eu pessoalmente, acho que "nunca" se deve bater num gato. Diga-lhe "Não" quqndo faz uma asneira, numa voz firme e com cara de zangado. Eles ligam muito às nossas expressões faciais.
Se mesmo assim não resultar arranje um borrifador daqueles da roupa, encha com água e de-lhe um borrifos.

É preciso ter paciência com os gatinhos porque não são muito diferentes das crianças....
Responder

Voltar para “Gatos”