A mais pequenina

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sexta set 10, 2004 10:51 pm

tenho visto, entre os muitos gatos abandonados aqui no bairro, uma gata tricolor. há tempos, andava grávida. decidi falar dela à velhota que dá comer a vários gatos. depois de muita confusão e peripécias, lá decidiu apanhá-la e levá-la para a uz.
acontece que a gata teve 4 bebés. o amarelo desapareceu. ficaram dois que estão grandotes e correm tudo o que é sítio. mas há uma muito pequenina. a velhota foi buscá-la hoje. nunca saíu da garagem onde nasceu, nunca largou a mãe e é muito pequena em relação aos irmãos. mas buuufa :D
eu não vi os outros e acho a velhota meio maluca. mas caso seja muito mais pequena que os irmãos e pelo seu comportamento, poderá estar doente? não mostra ter coriza nem nada desse tipo de maleitas. mas poderá sofrer desse tipo de doenças chatas?
ela terá uns 3 meses. amanhã vai para a uz. não sei se já poderá fazer testes de despistagem. se ela estiver doente, a mãe tb. está? isto tudo são meras suposições...
caso tudo corra pelo melhor e se a velhota atinar, vou colocar fotos da mãe e da pequenina. os outros ainda não foram apanhados.
sandrape
Membro Veterano
Registado: quinta dez 20, 2001 2:35 pm

sábado set 11, 2004 11:41 am

Olá :)

Falas de Fiv e Felv? Não sei se tão pequena já pode fazer testes, mas pode ser pequenina por ser a mais fraquinha da ninhada, a mais dependente da mãe, se calhar é melhor ter alguma atenção com ela a ver se se alimenta...acho que não significa necessariamente que esteja doente ou seja portadora de alguma dessas doenças, mas tambem não tenho a certeza...
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

sábado set 11, 2004 12:31 pm

Pode fazer os testes, mas ainda não são totalmente fiáveis e conclusivos.
Numa ninhada há sempre um ou outro mais pequeno, eventualmente uns acabam por crescer e ficarem de um tamanho normal, outros mantêm-se assim. Não quer dizer que seja doente, há que procurar outros sintomas. Se for mesmo muito pequena pode ter raquitismo, isto pondo uma hipótese. Ou pode apenas ter mamado menos que os outros e se desenvolvido menos, ou até mesmo ser geneticamente mais pequena.
Há muitas possibilidades que sem a ver e com os poucos conhecimentos que tenho não posso afirmar nada ;), só um vet.
Responder

Voltar para “Gatos”