Caros apreciadores de Animais,
Um pouco na sequência da minha mensagem anterior "Leilão on-line no Felinus" e também no seguimento de uma ideia que há muito me persegue, gostaria de aqui lançar um desafio, tanto a todas as Associações de Defesa de Animais de Portugal como aos seus Sócios, Voluntários e... a vocês também:
Sugiro às Associações que se unam e façam chegar uma proposta "com pés para andar" a quem no Governo tiver competência para poder dar andamento a essa mesma proposta - Presidente da República/ 1º Ministro/ Ministro das Finanças/ Lideres Parlamentares.
A minha sugestão é:
Já que os organismos responsáveis pelo controlo de natalidade de animais não conseguem manifestamente fazê-lo duma forma eficiente e eficaz;
Já que grande parte dos Portugueses ainda não está educado/ elucidado para o problema dos animais errantes, dos seus abandonos, etc., etc.
Porque não se criam incentivos fiscais no IRS para os contribuintes que possuam animais de estimação adoptados através de Associações de Defesa Animal, devidamente esterelizados, vacinados, desparazitados, identificados e que apresentem o devido comprovativo anual de que os possuem?
Não ficaríamos todos beneficiados?
1. A começar pelos animais que deixariam de sofrer;
2. Os Contribuintes que possuissem animais, teriam um incentivo para os manter em bom estado de saúde;
3. O Estado - e o Estado somos todos nós, provavelmente deixaria de gastar grande parte do dinheiro que gasta, sendo ele mto. ou pouco não interessa, na manutenção de Canis/ Catis Municipais;
4. A Economia, pois o Cidadão comum teria um incentivo para adoptar animais, o que faria aumentar uma faixa do mercado de consumo de "pet products & services" que ainda terá muito para crescer entre nós;
5. As Associações veriam certamente reduzir o nº de animais que têm neste momento para adopção, diminuindo os custos de manutenção e em simultâneo teriam oportunidade para dar melhor qualidade de vida aos animais que possuíssem para adopção!
Meus Amigos, do que é que estão à espera? Mãos-à-obra:
P.f. façam chegar este meu desafio/ sugestão
a) Aos Responsáveis pelas Associações de Defesa Animal deste nosso País;
b) Aos meios de comunicação social que poderão certamente ajudar;
c) A quem nos Governa;
d) Divulguem esta mensagem através da Vª lista de contactos na Net, noutros Foruns;
e) Recolham assinaturas para baixo-assinados...
Participem activamente na Sociedade pelas causas que defendem!
Peço desculpa se me alonguei.
Só queria pedir para, se e quando responderem a esta minha mensagem, p.f. não entrem por caminhos de política/ cores partidárias, etc., etc!
Proposta desonesta (?...)
Moderador: mcerqueira
Aiii
Não quero tirar o entusiasmo de quem tem uma ideia que julga boa, e é, mas o problema, na minha opinião, é que pode ser MUITO contraproducente... Se, até ao momento, julgo que quem adopta animais é porque, verdadeiramente, os ama e lhes quer bem, não quero imaginar na quantidade de pessoas inexcrupulosas que iriam buscar bichinhos só para ter benefícios fiscais! E que cuidados dariam aos animais...
Partimos do princípio que toda a gente é como nós, que gosta de animais e merece ver os seus esforços recompensados. Evidentemente. Mas todos sabemos que não é assim, nem é universal. Infelizmente.
Acho é pena que seja tão complicado formalizar as associações e que essas possam, sim, passar os recibos de donativos recebidos, seja em numerário, seja em géneros, para que quem ajuda possa ter isenções no IRS. Grupos de ajuda aos animais há muitos, mas associações que passem recibos, ao que tenho constatado, há poucas (ou deveriam ser mais). Não dou para ter recibo, mas acho que isso poderia ser um incentivo para outros darem mais, nomeadamente as empresas que, no final de cada ano fiscal, andam sempre à cata de meios para equilibrar escalões e pagar menos impostos (é quando dão donativos a IPSS's e similares...).
Espero que não fique ofendida com a minha opinião. Não tenho qualquer intenção de prejudicar a causa.
Cumps
Kya

Não quero tirar o entusiasmo de quem tem uma ideia que julga boa, e é, mas o problema, na minha opinião, é que pode ser MUITO contraproducente... Se, até ao momento, julgo que quem adopta animais é porque, verdadeiramente, os ama e lhes quer bem, não quero imaginar na quantidade de pessoas inexcrupulosas que iriam buscar bichinhos só para ter benefícios fiscais! E que cuidados dariam aos animais...
Partimos do princípio que toda a gente é como nós, que gosta de animais e merece ver os seus esforços recompensados. Evidentemente. Mas todos sabemos que não é assim, nem é universal. Infelizmente.
Acho é pena que seja tão complicado formalizar as associações e que essas possam, sim, passar os recibos de donativos recebidos, seja em numerário, seja em géneros, para que quem ajuda possa ter isenções no IRS. Grupos de ajuda aos animais há muitos, mas associações que passem recibos, ao que tenho constatado, há poucas (ou deveriam ser mais). Não dou para ter recibo, mas acho que isso poderia ser um incentivo para outros darem mais, nomeadamente as empresas que, no final de cada ano fiscal, andam sempre à cata de meios para equilibrar escalões e pagar menos impostos (é quando dão donativos a IPSS's e similares...).
Espero que não fique ofendida com a minha opinião. Não tenho qualquer intenção de prejudicar a causa.
Cumps
Kya
-
- Membro Júnior
- Registado: domingo ago 29, 2004 5:15 am
- Localização: Cães e Gatos - tentei colocar os seus nomes mas não há espaço suficiente ... Porque será ?!?
Kya
(ainda um dia vou saber o seu nome!)
Nenhuma opinião me ofenderá: acredito seriamene que todas as opiniões são válidas e só através da troca e partilha de opiniões é que o Mundo em que vivemos poderá avançar.
Respeito e acima de tudo acho que toda e qualquer opinião é merecedora de atenção e terá razão de ser.
(ainda um dia vou saber o seu nome!)
Nenhuma opinião me ofenderá: acredito seriamene que todas as opiniões são válidas e só através da troca e partilha de opiniões é que o Mundo em que vivemos poderá avançar.
Respeito e acima de tudo acho que toda e qualquer opinião é merecedora de atenção e terá razão de ser.
Pois, eu também não quero ser "desmancha-prazeres" mas os "chico-espertos" iriam certamente aproveitar-se e o mais certo era termos um incremento de animais abandonados no fim do periodo fiscal.....
Se conseguíssemos que a colocação do chip fosse obrigatória, com multas bem pesadas..... talvez o abandono diminuísse.
Mas não estou a ver como garantir a fiscalização....
Enfim, é complicado, passa sobretudo pelo civismo e, quanto a isso, todos sabemos como é....
Se houvesse uma "Comissão" que reunisse todas as associações e grupos de ajuda aos animais, para melhor coordenar e distribuir os recursos que se vão obtendo.... e que pudesse fazer mais pressão junto do Estado....
Utópico? Claro! Mas eu ainda acho que "o sonho comanda a vida..."
Cristina

Se conseguíssemos que a colocação do chip fosse obrigatória, com multas bem pesadas..... talvez o abandono diminuísse.

Enfim, é complicado, passa sobretudo pelo civismo e, quanto a isso, todos sabemos como é....

Se houvesse uma "Comissão" que reunisse todas as associações e grupos de ajuda aos animais, para melhor coordenar e distribuir os recursos que se vão obtendo.... e que pudesse fazer mais pressão junto do Estado....
Utópico? Claro! Mas eu ainda acho que "o sonho comanda a vida..."
Cristina
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
o estado nem para ele é bom. se usasse multas pesadas para quem pisa o risco, amealhava uma bela maquia. mas multas, parece que só conhece as do trânsito :p
-
- Membro Júnior
- Registado: domingo ago 29, 2004 5:15 am
- Localização: Cães e Gatos - tentei colocar os seus nomes mas não há espaço suficiente ... Porque será ?!?
Ok, Ok, já percebi que apesar de toda esta idade, ainda acredito no Pai Natal...
Em relação ao facto de acharem que haveriam pessoas que só para ter benefícios fiscais iram "encher" a casa de animais sem se preocuparem minimamente com o seu bem-estar...
Também há beneficios fiscais para quem tem filhos e nem por isso a taxa de natalidade aumenta em Portugal, ou seja, não me parece que ninguém tenha mais filhos só para beneficiar dessas "vantagens".
Em relação ao facto de acharem que haveriam pessoas que só para ter benefícios fiscais iram "encher" a casa de animais sem se preocuparem minimamente com o seu bem-estar...
Também há beneficios fiscais para quem tem filhos e nem por isso a taxa de natalidade aumenta em Portugal, ou seja, não me parece que ninguém tenha mais filhos só para beneficiar dessas "vantagens".