Ajuda para a construção de brinquedo para a Emma!!!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

suzie
Membro Júnior
Registado: domingo mar 24, 2002 12:24 pm
Localização: 2 Tartarugas, a Anastácia e a Stinky; 1 europeu comum pirata, a Emma

domingo set 26, 2004 5:00 pm

Boas,

À cerca de 2 meses adoptei uma gata bébé, uma europeu comum piratinha à qual dei o nome de Emma. Já está desparasitada e com as vacinas em dia. É uma traquina maluca e tem ratinhos e bolas que a estimulam ainda mais para a brincadeira já presente numa gata actualmente quase a fazer 5 meses (dia 2 out.).
No entanto, eu gostaria que ela tivésse uma daquelas "árvores", se é que se pode chamar assim, para ela trepar e esconder, enfim para incansáveis horas de brincadeira (quando não está a dormir, claro :D ). A questão é que esses brinquedos se forem muito elaborados, com muitos niveis, etc. são muito caros. Eu tive a ideia de construir um eu própria, mas como é uma coisa para ela brincar não posso usar nada que se possa revelar tóxico para ela. Pensei em contruir a estrutura com mdf e troncos revestidos a corda de sisal, tal como as que vejo à venda. Mas em vez de ter aquele pêlo a revestir, pensei em pintar com uma tinta não tóxica (penso que existe).
Mas tenho muitas dúvidas se estarei a fazer algo seguro para que ela possa brincar sem riscos.

Peço por isso a vossa opinião sobre este assunto, e agradeço desde já a vossa atenção.

Despeço-me com muitos ronrons para os vossos miaus. ;)
tiga_rx
Membro
Registado: domingo dez 28, 2003 3:43 pm

domingo set 26, 2004 8:26 pm

Fez bem, desde ke se segure :), mas os construtores de "arranhadores elaborados" põe pêlo porke eles gostam mais...
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

domingo set 26, 2004 11:06 pm

Fez muito bem, é uma óptima ideia e realmente só precisa preocupar-se mais é com os materiais e tentar que nenhuma coisa a possa magoar ou ela engolir.
Quanto ao pêlo, pode utilizar um pouco de alcatifa que tenha um material diferente da que usa nos seus tapetes e afins (para ela depois não os arranhar muito também), que eles gostam imenso e ficam mais aconchegadinhos no Inverno!
Boa sorte, conte-nos como está a correr, se procurar no google pode ser q encontre alguns sites indicativos de como fazer ;)
suzie
Membro Júnior
Localização: 2 Tartarugas, a Anastácia e a Stinky; 1 europeu comum pirata, a Emma

segunda set 27, 2004 10:50 am

Boas,

Obrigada pelas dicas. O facto de estar a pensar não colocar pêlo era pelo facto de depois ser dificil de limpar, posso escovar e aspirar, mas tal como nas nossas carpetes e tapetes, existem sempre bactérias que não são eliminadas. Em vez de pêlo, pensei em colocar uma almofada na zona onde ela dormiria. Mas realmente vou ver se encontro algo mais aconchegante para revestir as outras partes.

Obrigada pela dica de procurar no google, ainda não tinha pensado nisso.
Bem, mãos à obra. Vou dando noticias.

lu_cat
Membro
Registado: segunda ago 30, 2004 3:05 pm

segunda set 27, 2004 11:15 am

É preciso ter muito cuidado também com a toxocodade destes brinquedos.As lojas mtas vezes para vender, n se certificam destes pormenores
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda set 27, 2004 5:43 pm

Qualquer tinta que se use para elaboração de brinquedos, quer sejam para crianças como para animais, não pode conter "CHUMBO". Certifiquem-se lendo as referências de toxicidade.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

terça set 28, 2004 4:04 pm

Se as plataformas que fizer no ginásio de gatos forem de madeira desaconselho que as deixe "nuas", mesmo que pintadas. A minha Txugui, enquanto não forrei o ginásio passava a vida a a roer as plataformas (e já estava mesmo a fazer estragos).
zirita
Membro Veterano
Registado: quinta ago 07, 2003 11:12 am
Bolinha, x Cão d'água
Pequenina, Podengo

quinta set 30, 2004 8:39 am

Olá! :)
Eu fiz uma árvore para a Bê revestida a sisal. Acho horríveis as que estão à venda, com aquela espécie de pêlo. No álbum podem vê-la numa fot (embora de lado... :oops: )
E a Bê, nas suas maluquices e correrias, sobe por ela acima e arranha mesmo lá no cimo. Mas não fiz nenhuma "casinha"...
<p>Beijinhos meus, turrinhas da B&ecirc; e lambedelas do Bolinhas e da Pequenina!</p>
<p><a href="http://cantinhodosanimais.blogspot.com">http://cantinhodosanimais.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

quinta set 30, 2004 9:16 am

Zirita a tua Bê é linda (estive a cuscar o teu álbum :oops: ) então aquela foto dela semi-escondida por uma parede branca onde só se vê uma mancha preta com olhos :lol: está super castiça!

Parabéns pela "árvore", com uma corda daquelas deve durar bastante tempo!

Acho que o Carrefour está com uma campanha de descontos em produtos para animais até o dia 2/Out. estou a pensar em dar lá um saltinho amanhã para ver se têm algumas dessas ditas "árvores" que são caríssimas nas lojas da especialidade*! Apesar da minha Clara já ter 8 anitos, mas ainda é super brincalhona, e como estou quase a dar-lhe uma companhia (outra gata) estou a pensar em compensá-la para ver se ela "me desculpa" o facto de ir dividir o meu amor pelas duas :oops: :oops: Já sei já sei isto é terrível ;) mas nem imagino qual será a reação dela quando perceber que estamos a esconder outra gata lá em casa... "até a barraca abana!" he! he!

* E além do quê gosto muito de umas que há na loja de animais do CC.Colombo, mas ando furiosa com eles porque têm lá uma gata Bosques da Noruega á venda desde Abril e até hoje ainda está lá a gata sempre enclausurada na jaula... não era para aproveitarem a Pet FIL ou agora o dia do Animal a 4 de Out. e porem a bichinha para adopção??? Quem é que vai pagar 400€ pela bichinha já com 7/8 meses?? Meu Deus a gata nasceu em Fevereiro e está lá desde Abril á venda... é de dar dó ver a gatinha ali apática...
Da minha parte que já não lhes comprava ração há mais de 4 anos agora é que não compro mesmo mais nadica de nada!

Fiquem bem! ;)
jcnogueira
Membro Veterano
Registado: segunda jul 21, 2003 10:57 am
Localização: Gatos: Rita (E.C.), Boris (E.C.) e Macarena (Oriental)

quinta set 30, 2004 10:28 am

O Carrefou de Telheiras tem uns ginásios à venda por €15.90, são espetaculares e bons, além de baratos. Ah... e são grandes.

Fui lá há uns 3/4 dias e já não havia, mas disseram-me que podia fazer uma especie de reserva. Assim no meio da loja fui falar c a senhora do Atendimento e fiz uma reserva que eles chamam de Garantia de Promoção. A promoção é até dia 03/10. Assim se o produto que encomendei vier após o terminus da promoção, o preço do ginásio está garantido. Até me passaram um comrovativo e tudo e vão ligar qd tiverem na loja o produto que reservei.

Imagem
zirita
Membro Veterano
Bolinha, x Cão d'água
Pequenina, Podengo

quinta set 30, 2004 10:35 am

Obrigada Jordan! ;)
Suzie, queria acrescentar que optei por fazer uma árvore para a Bê porque ela é uma gata trepadora. As que encontrei à venda não seriam satisfatórias para ela subir. Ela adora subir às árvores verdadeiras e por isso fiz esta, que tem 2m, na tentiva de ter uma dentro de casa. As pequenas cumprem o objectivo do arranhar mas não do subir, trepar rapidamente... :p
Depois conta...
<p>Beijinhos meus, turrinhas da B&ecirc; e lambedelas do Bolinhas e da Pequenina!</p>
<p><a href="http://cantinhodosanimais.blogspot.com">http://cantinhodosanimais.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
BeaRam
Membro
Registado: terça mar 09, 2004 5:06 pm

quinta set 30, 2004 10:55 am

Zirita,

Será possível postar uma foto da árvore inteira?

Pelo que vi parece-me impecável. Mas se fosse possível vê-la toda poderia fazer uma idêntica. Já agora ela fica presa ao tecto? ao chão?

Obrigada,

Beatriz
zirita
Membro Veterano
Bolinha, x Cão d'água
Pequenina, Podengo

quinta set 30, 2004 1:18 pm

aqui não sei fazê-lo... só tenho mais uma foto com ela na árvore. vou colocá-la no álbum, ok?
?
Não, não fica presa ao tecto. Tem quatro pés, o "tronco" e depois três níveis de "ramos". Mas tem que a fazer forte e com a base suficientemente larga, porque se for frágil, tomba ao 1º pulo! Consigo empurrar a minha mas movê-la tem que ser com ajuda. :roll:
<p>&nbsp;</p>
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

quinta set 30, 2004 2:39 pm

JCnogueira, a foto que puseste no teu post é da árvore em questão á venda no Carrefur??? Se for não parece nada má!
Bem como já disse vou lá amanhã, depois 4ª feira conto como foi... (sim, 4ª tive direito á ponte... hip!hip! hurra!!!) :lol: :lol: :lol:
Sempre posso passar mais tempo com a nova inquilina (isto é se a conseguir trazer...)
suzie
Membro Júnior

sexta out 01, 2004 8:59 am

Boas,

Antes de mais quero agradecer a todos pela ajuda e dicas.

Eu sabia que tinha que procurar uma tinta não tóxica, mas não sabia qual o componente exacto a procurar para não existirem dúvidas. Obrigada Leo.

hecep, a Emma não tem muito o hábito de roer mas pelo sim, pelo não, tenho que ver isso. É que fiz pesquisa no google e num site eles dizem que não aconselham o uso de carpetes porque os gatos ao arranhar tiram bocados e depois podem ingerir. E bem ... não é a primeira vez que há festa na casa de banho, com a emma a mastigar papel higiénico ... para além de desenrolar o rolo todo, eheheh.

zirita, a árvore da Bê tá um "must", tenho desenhos da que penso fazer, mas quando tiver em 3D coloco no álbum. E a Jordan tem razão, a Bê é mesmo fofa. Ah, e penso que a minha gata tb é treparadora, ela ainda só tinha 1 mês e uns dias, e já andava por cima de tudo. Pergunta às louçarias que ela partiu, eheheh.

Jordan, obrigada pela dica, tenho um Carrefour aqui perto, posso sempre passar por lá a dar uma cuscadela. E concordo contigo, mima muito a Clara. Uma amiga minha ficou com um irmão da Emma e já tinha uma gatinha e no inicio eles não gostaram um do outro, mas agora já se dão. Mas a gata quando já não quer aturar o "puto" simplesmente vai para um sítio onde ele não consiga ir, eheheh. Conheço as "árvores" que a loja do Colombo tem, mas o preço ... iacs. Quanto à gata Bosques da Noruega, se for uma branca, sei qual é, tb esteve lá um ou uma tigrado(a) mas esse compraram, mas pensei que já tivéssem vendido a branca, tadinha.

jcnogueira, obrigada, tenho mesmo que ir ao Carrefour, fixe que se possa reservar.

Depois dou noticias, obrigada a todos!

Responder

Voltar para “Gatos”