Gatos, parapeitos, janelas - HELP!!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

slk4ever
Membro Júnior
Registado: quarta dez 11, 2002 4:55 pm

terça set 28, 2004 2:36 pm

Boas tardes!!!

Já há uns tempos escrevi aqui no forum por causa do meu primeiro gatinho, mas agora é que estão a surgir os meus grandes problemas....

O principal é o facto de hoje ter apanhado o gato no parapeito da minha janela da cozinha, todo porreiraço da vida, a ver quem passava lá em baixo. Esteve lá nem sei eu quanto tempo e quando lhe apeteceu voltou para dentro. Por isso penso que ele, propositadamente, não há de saltar, visto que viu passar pombas e tudo e ficou impávido e sereno. Mas o meu maior problema é o parapeito!! É largo (cerca de 15 cm) e ele cabe lá bem, mas tenho um medo terrível que lhe possa escorregar uma pata!!! Tudo bem que o tombo não é grande e ele é bastante ágil, mas se ele cair sei que nunca mais o apanho... :(:(:( Já falei com muitas pessoas e elas disseram-me que é muito difícil o gato cair por descuido, ainda por cima porque ele não precisa de formar o salto directamente para o parapeito!!! Tem de ir primeiro para a máquina de lavar e não precisa de saltar para lá, basta por uma patita devagarinho....

Gostaria então de saber a vossa opinião para perceber o que devo ou não fazer :| Deixo A JAnela aberta ou fechada???

Cumprimentos
maedotobias
Membro
Registado: terça jul 13, 2004 11:05 am

terça set 28, 2004 3:21 pm

slk

PF aprende da minha historia triste. Não arrisca a ficar sem o seu menino. Eu tambem morro num R/C altinho. O problema neste caso não é o caír, mas sim o encontrar.
Um gato de casa que fica de repente fora do seu terrirorio fica confuso, corre e esconda-se. Poderá não responder ao seu proprio dono.

Em poucos minutos ficei sem o meu Tobias, sem rastos e sem pistas.

Nunca me vou perdoar...não sofre como eu.
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça set 28, 2004 3:49 pm

slk

Eu acho que deve ter o maior cuidado.
Para além do gato poder cair, pois basta tentar apanhar uma borboleta para cair ainda há o risco de fugir.
Não sei se acompanhou a histório do Tobias.

Ainda não há muito tempo se falou aqui na Arca numas redes que se colocam nas janelas. Podem compra-se já feitas ou com jeitinho fazê-las em casa. Vá procurar por aqui que encontra.

Não arrisque perder o seu amigo...
slk4ever
Membro Júnior

terça set 28, 2004 3:49 pm

maedo tobias,

Compreendo lindamente a sua situação e como deve estar a sofrer, mas eu também me custa em casa estar a prender o gato, visto que ele era vadio... até agora ele sempre mostrou nao ter tendências de se atirar, cinco estrelas!!! Estar a prender o animal em casa, sem lhe dar possibilidades de vir apanhar ar, sabendo que ele antes fazia tudo o que queria, para mim é como me prenderem num quarto sem janelas!!! :(

Mas talvez esta minha ideia esteja errada, é por isso que eu gostaria de ouvir as vossas experiências, para tentar ver bem o que hei-de fazer. De qualquer modo obrigada maedotobias ;)

Cumprimentos
lagutrop
Membro Veterano

terça set 28, 2004 3:54 pm

Ver aqui em gatos, pag 4 topico com fazer protecção para janelas.

Espero ter ajudado
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

terça set 28, 2004 4:14 pm

Gatos e janelas não são compativeis!!! Já perdi dois gatos assim e digo-te que um dia acaba por te acontecer a ti tambem!

Na minha casa não há uma janela aberta sem protecções e nem por isso eles deixam de apanhar ar, tal como mostra esta minha foto! (Não tá grande o meu Bébé cinza :D ????)

Imagem

Dizia-me uma pessoa que me adoptou um gatuxo: " meu gato caiu da janela, não percebo porquê! Estava tão habituado!!!"

Tirem as vossas próprias conclusões deste comentário ;)
beta1969
Membro Veterano
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am

quarta set 29, 2004 8:39 am

Janelas abertas Nunca!!

Eu adaptei as minhas marquises em função dos gatos. Mandei fazer janelas no topo das marquises... Assim entra ar e os gatos estão protegidos.

Conheço imensas pessoas que dão acesso às varandas e janelas aos gatos... Esquecem-se é que gatos são gatos... Se lhes passar uma mosca pela frente a reacção é... Caça-la! :p Uma distração e lá vai o gato pela janela abaixo. :(

Não arrisco mesmo... Por vezes e não culpabilizo sempre as pessoas, acidentes acontecem. Por ex.: estar a estender a roupa na varanda, ouve-se um barulho dentro de casa, vai-se a correr... e quando se regressa à varanda um gato já caiu... acontece...

Agora, por incuria, janelas abertas durante o dia nem pensar!

beta

ps: Miau, o teu Alex é lindo! Não me canso de olhar para ele :D
Serafas
Registado: quarta set 29, 2004 10:26 am

quarta set 29, 2004 11:00 am

Antes de mais, deixem-me dizer que depende do gato.

Lamentavelmente já tive a pior experiência possível neste aspecto, considerando que tive uma gata (linda...) com 6 meses que me caiu da varanda. Infelizmente, moro num 7º andar portanto já imaginam o que aconteceu. :( Foi muito difícil lidar com esta situação, pois ficamos sempre com a sensação de culpa, ao pensarmos se podiamos ter feito algo para o evitar.

Hoje em dia reflito e penso que não. Actualmente tenho um gato (com 8 anos) e outra gata (com um ano e meio). Quanto ao primeiro, nunca se aventurou no lancil da varanda. Quanto muito empoleira-se junto à grade para olhar lá para baixo. Quanto a ela, só a apanhei uma vez no lancil, mas na zona mais larga. Resta dizer que, fiquei "branco" de terror. Com muita calma, chamei-a e repreendi-a calmamente. Até hoje não repetiu a "brincadeira". De qualquer forma estou sempre com o coração nas mãos, sempre se encontram lá fora, principalmente com a minha "Gorda". Não adianta deixar as janelas/portas entreabertas, porque eles abrem-nas e saem na mesma. Como costumo dizer, é tudo uma questão de hábito. De qualquer forma, é melhor prevenir que "chorar"...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta out 01, 2004 9:41 pm

Olá.

Parapeitos, janelas e varandas... não ligam com gatos... ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
orti
Registado: segunda set 20, 2004 1:39 am

sábado out 02, 2004 1:02 am

Amigos! existe uma solução óptima para quem tem janelas ou marquises em alumínio - no mesmo local onde se fazem as ditas janelas e marquises, mandem fazer a chamada "rede mosquiteira" mas com uma rede mais forte. As janelas abrem e fecham sem ter de se retirar a rede (mas tb podemos retirá-la se for preciso) e os nosos curiosos bichanos não correm perigo e apanham ar e sol - e nós sabemos que eles gostam...
Saudações felinas
slk4ever
Membro Júnior

sábado out 02, 2004 7:51 pm

Boas noites!!!

Antes de mais quero-vos agradecer a todos pelas respostas a este tópico que me conseguiram ajudar bastante. Mas infelizmente já não vai ser preciso nada disso :( Não consegui convencer o meu irmão a deixar cá ficar o gato e ele vai levá-lo na terça feira com ele. Ainda nem lá estamos e já me dá vontade de chorar :( Infelizmente liguei-me mesmo muito a ele e vai ser muito difícil. Um mês pode ser pouco mas deu para muito :(:(:(:( Vai ser dificil agora chegar a casa e não ter um "Miau" de boas vindas, não andar sempre um gato a correr atrás de mim pela casa, não ter sempre um gato a pedir-me festas.. ele tem todos os comportamentos de quem me adoptou como dona, mas pronto.. Pelo que já me disseram os gatos não ligam muito a isso e facilmente se adaptam a novas pessoas!! Ao menos sei que ele está em segurança :|

Mais uma vez obrigado por tudo

Cumprimentos..
lagutrop
Membro Veterano

domingo out 03, 2004 5:30 pm

Desculpe mas o seu irmão vai levar o gato para onde?

Quantos anos é que você tem?
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

domingo out 03, 2004 9:00 pm

Bem já conheci muitos gatos paraquedistas, houve alguém que me disse, acerca dos gatos caírem do 3ºandar: "em 50% dos casos ficam ilesos, nos outros 50% partem algo", como já foi dito o pior de tudo é onde caem, conheci um caso em que o gato de uma senhora caiu inteiro e andou uns passos normais, a seguir a ser literalmente comido pelo cão do quintal do senhor do R\C...

Por isso tomem precauções "prevenir é melhor que remediar".
skylark03
Membro
Registado: quarta abr 21, 2004 6:37 pm

domingo out 03, 2004 9:04 pm

eu gosto mais de comer leoas
novas de preferensia :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

domingo out 03, 2004 9:13 pm

O que é que isso tem a ver com o assunto, eu ainda gozava consigo mas para quê gastar o meu latim :lol:
Responder

Voltar para “Gatos”