Será uma carícia?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
tin
Membro
Registado: sexta set 19, 2003 12:10 pm
Localização: Gatos: Mingau e Cocas, Cão: Nero,lab. galinhas, patos e mé_més

quarta out 06, 2004 12:43 pm

Boa tarde a todos
Desde que foi mãe, a minha cocas faz uma coisa que me intriga.Comecei a reparar que fazia isto aos filhotes. Então é assim, lambe, lambe, aqui, alí e acola, e a seguir " mordisca " no sitio dos bigodes, repetidamente e enquanto a filhota deixa. Mas, agora que já só tem a filhota está meia volta a incomodar a pobre com isto, e + , também faz isto ao mingau, que já é um gatarrão grande. Está bem que são muito amigos, mas terá a ver com isso,( por isso digo carícia), ou será que este gesto tem outra função?
É que não deixa crescer os bigodes à pobre bébé. Tem assim meia dúzia deles, mas curtos, como se tivessem sido cortados com uma tesoura, e por este andar não vai ter bigodes munca.
Vamos lá ver....
Alguém me sabe dizer alguma coisa???
Obrigada
Aida
tin
Membro

quinta out 07, 2004 11:34 am

Olá,
Só para o tópico não cair no esquecimento.
Continuo àguardar.
Obrigada desde já pela atenção que possam prestar.
Aida
Paroca
Membro Júnior
Registado: segunda set 30, 2002 4:29 pm

quinta out 07, 2004 3:18 pm

Olhe, eu ajudava se pudesse, mas de facto não faço a minima ideia do que pode levar a esse comportamento.

boa sorte!
tin
Membro

quinta out 07, 2004 3:18 pm

Olá de novo, é só mais esta tentativa.
A questão que coloquei, ou não tem cabimento nenhum,( francamente, perturba-me ver a bébé com os bigodes cortados e não saber se é normal) ou então ninguém passou por isto e não me pode esclarecer.
De qualquer forma, agradeço que me digam alguma coisa.
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

quinta out 07, 2004 3:40 pm

Pois tb não te posso ajudar! Experimenta perguntar ao veterinário que costumas levá-los.
Tb podes pôr a questão ao Vet aqui da arca.

Boa sorte! ;)
ssl
Membro Júnior
Registado: sábado jun 19, 2004 8:43 pm

quinta out 07, 2004 4:04 pm

Olá!

Eu também não sei o que será, mas quando encontrei o meu gatinho na rua, ele tb tinha os bigodes cortados. Na altura pensei que alguém por maldade lhos tivesse cortado, mas depois de ler o teu tópico penso se não terá sido a mãe dele (ou outro gato) a fazer-lhe isso.

Vai-se lá entender estes miaus...
tin
Membro

quinta out 07, 2004 4:45 pm

Pois é, ssl, agora me lembro, que o meu mingau quando veio da rua, também tinha os bigodes cortados, incertos, e pensei o mesmo.. coitado do bicho, as maldades que lhe terão feito... etc...
mas o mingau tinha +- 5 meses. Já não devia estar com a mãe, não sei.

Obrigada pela vossa boa vontade em ajudar, vou ainda aguardar por quem teve ninhadas em casa, pode ser que se tenham apercebido de algo parecido.
Entre tanto, está quase na hora de dar as 1ªs vacinas à bébé, e nessa altura também lhe coloco a questão.
Obrigada
skylark_3
Membro Júnior
Registado: sexta out 08, 2004 5:32 pm

sexta out 08, 2004 5:51 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:
gata cableireira ou barbeira
:lol: :lol: :lol: :lol:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta out 08, 2004 9:29 pm

Boa noite.

Nunca passei por isso e uma das minhas gatas teve uma ninhada em casa, num entanto pode ser desde um desvio comportamental como pode ser excesso de zelo por parte da mãe. Pode ser a mãe a catar o gatito na zona dos bigodes o que faz com que fiquem cortados.

Repare bem se a gata só cata o gatinho nessa área ou se o cata por todo ele. Não será que o gatinho tem alguma pulguita e a mãe vendo isso, está a proteger o seu bébé, da pulga ?

Se não for caso disso, tente fazer a pergunta ao vet. Na verdade não é um caso muito comum, mas...?!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
maedotobias
Membro
Registado: terça jul 13, 2004 11:05 am

sexta out 08, 2004 9:40 pm

Tin
A Leo têm razão que isto não é comum. Eu vi a sua msg ontem e tentei fazer um google mesmo em sites estrangeiros e não encontrei nada. Deve ser um comportamento unico da sua menina, são os primeiros filhotes dela?
spds
Membro Veterano
Registado: segunda mai 24, 2004 7:14 pm

sábado out 09, 2004 10:34 pm

olá!!

o meu gato (macho com +/- 2 anos) também costuma "mordiscar" os 2 gatitos que tenho aqui para adopção (provavelmente para serem adoptados por mim :roll: :lol: ), mas não o faz na zona dos bigodes, pelo menos que tenha reparado.. normalmente ele começa a lavar os pequenitos e depois começa com essas mordidelas que parece que está a coçá-los!?!
tin
Membro

segunda out 11, 2004 3:18 pm

Boa tarde,

É a 1ª ninhada da cocas. Ela tem sido uma mãe estremôssa, muito jovem, teve 4 ´filhotes que podem ver no meu álbum, agora já só temos 1 bébé e vamos ficar com ela.
A cocas sempre fez isto desde que os filhotes nasceram, não os cata por todo o corpito, pelo corpo ela lambe, e só na parte dos bigodes é que mordisca.
Vamos vendo, pode ser uma mania ou então é mesmo um carinho.

obrigada a todos
Responder

Voltar para “Gatos”