Europeu Comum

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quarta out 06, 2004 5:16 pm

Alguém me pode falar sobre estes gatos? Tenho visto várias fotografias e vários gatos com este epíteto por baixo, mas são todos diferentes uns dos outros. é o quê? Uma raça? Um género?

Obrigado pela atenção. (sei que é uma dúvida parva, mas sem perguntar nunca ficarei a saber, não é?)
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

quinta out 07, 2004 9:23 am

Olá!

O Gato a que normalmente chamamos Europeu Comum é o normal gato vira-lata, ou rafeiro, daí haver tanta variedade... ;) :lol:
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quinta out 07, 2004 9:29 am

Europeu Comum é uma raça, as características são semelhantes ao British short hair.
Os domésticos, srd's, "rafeirinhos", and so on são os gatos comuns, normais.
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta out 07, 2004 9:44 am

http://www.bear-tracker.com/domcat.html

Embora o Europeu Comum seja considerado uma raça diferente do doméstico, a verdade é que as diferenças são muito subtis (como a medida e implementação das orelas, largura do focinho...).

Não existem gatos rafeiros ou vira-lata ;) O gato domestico é também considerado uma raça. A grande diversidade e combinação de padrões torna-os seres únicos e extremamente ricos geneticamente ;)
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
sfigueira
Membro Veterano

quinta out 07, 2004 10:05 am

Mas a raça em si não é chamada de Europeu de Pelo Curto (European Shorthair)?

O Europeu Comum, ou Gato Doméstico, segundo os livros que tenho lido, não é uma raça reconhecida... daí ser considerado "rafeiro"...

De facto as diferenças do Europeu de Pelo Curto para o vulgar Europeu Comum não são muito acentuadas, uma vez que a raça foi fixada com base no típico gato doméstico...

Mas esta questão não é lá muito linear... :?
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quinta out 07, 2004 10:17 am

sfigueira Escreveu: Mas a raça em si não é chamada de Europeu de Pelo Curto (European Shorthair)?

O Europeu Comum, ou Gato Doméstico, segundo os livros que tenho lido, não é uma raça reconhecida... daí ser considerado "rafeiro"...

De facto as diferenças do Europeu de Pelo Curto para o vulgar Europeu Comum não são muito acentuadas, uma vez que a raça foi fixada com base no típico gato doméstico...

Mas esta questão não é lá muito linear... :?
O Europeu comum e o Europeu de pelo curto são a mesma coisa, e derivam do gato chamado domestico.
Ora o actual gato domestico deriva do gato selvagem.
...
http://www.cpfelinicultura.web.pt/

Tenho pena que já não ande por cá a Ana Paula Almeida, lembro-me que há uns anos atrás ela elucidou os membros de outro forum sobre esta questão...
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
sfigueira
Membro Veterano

quinta out 07, 2004 11:08 am

nynf Escreveu: O Europeu comum e o Europeu de pelo curto são a mesma coisa, e derivam do gato chamado domestico.
...
Ok, já percebi ;)
É uma questão de interpretação...

Europeu Comum e Europeu de Pelo Curto são a mesma coisa, o que se considera como gato doméstico é que é o "rafeiro"... ;)

Mesmo assim, julgo que a designação Europeu Comum não é correcta para designar a raça, uma vez que os nomes indicados pelo C.P.F. são Europeu de Pelo Curto e European Shorthair...

Quando se fala em Europeu Comum estão-se a misturar as coisas: a raça em si e o comum gato doméstico...
Esta é a minha interpretação da questão, mas como já disse pode não ser muito linear...;)

De qualquer forma tenho que mudar a designação dos meus nas fotos do meu álbum...
Não tenho 4 Europeus Comuns, mas sim 4 lindos gatos domésticos... ;) :lol: :lol: :lol:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta out 07, 2004 11:29 am

..Interessante, mas cada vez estou mais confusa... :?

Então, supunhamos que um gato de rua ( desses sem raça definida) é um Europeu Comum...certo ? Então, a partir do momento que eu o adopte e o tenha em casa, deixa de ser Europeu Comum para passar a Doméstico ? É que eu entendo por doméstico, um animal que se possa ter em casa porque está domesticado.

Desenvolvam, por favor, que estou na estaca " zero " :? :o :oops:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sfigueira
Membro Veterano

quinta out 07, 2004 11:43 am

leonildecarvalho Escreveu: É que eu entendo por doméstico, um animal que se possa ter em casa porque está domesticado.
De facto essa é a definição de doméstico... ;)

Mas o designado por Gato Doméstico é de facto um qualquer gato de rua com as características de um Europeu...

É que a raça Europeu de Pelo Curto foi apurada a partir dos comuns gatos domésticos...

Já a designação Europeu Comum, a mim parece-me que é incorrectamente usada pois o que existem são Europeus de Pelo curto ou os comuns gatos domésticos... ;)

Deixa lá Leo, eu também estou baralhada... :oops: :lol: :lol: ;)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta out 07, 2004 1:30 pm

sfigueira Escreveu: Deixa lá Leo, eu também estou baralhada... :oops: :lol: :lol: ;)
Obrigada, Sfigueira ;)

Para mim, com raça ou sem ela, são gatos e claro que quanto mais rafeiroso... maior o desafio... ;) :lol: :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sfigueira
Membro Veterano

quinta out 07, 2004 2:11 pm

:lol: :lol: :lol: ;) :lol:
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quinta out 07, 2004 6:46 pm

Epá, no meio disto tudo quem não entende nada sou eu!
Não consegui aceder à página que a nynf sugeriu. Alguém me diz quais são as características do tal de Europeu Comum?
É que, com toda a sinceridade, faz-me confusão ver montanhas de gatos diferentes com o mesmo epíteto... Na Petfil estava lá um, que era cinzento às riscas (igual ao meu Mime). Era um Europeu Comum-raça ou um Europeu gato doméstico?
Se o Europeu comum é o gato doméstico como são chamados os gatos domésticos americanos? (entenda-se por doméstico sem raça)
ducha
Membro

quinta out 07, 2004 10:40 pm

Europeu comum enquanto raça não existe. É uma designação corrente para facilitar. A definição certa deveria ser "sem raça definida".

Europeu de pêlo curto, inglês de pêlo curto (ou em inglês european shortair e british shortair) e outras variantes - não tenho aqui os livros comigo :oops: - são raças puras com estalão e tudo, bem descrito nas normas do FIFe, do CFA e outras federações de felinicultura.

Os veterinários, para facilitar é que escrevem europeu comum nos boletins dos nossos bichanos. Daí a confusão.

Não vem mal nenhum ao mundo, e sempre é mais giro chamar "europeu comum" do que "sem raça definida". :)

Mas esta é só a minha opinião de leiga.
ducha
Membro

quinta out 07, 2004 10:46 pm

Só mais uma coisa em relação ao pêlo.

O que costumamos chamar europeu comum são os gatos de pêlo curto nos seus variados padrões: listados, às manchas, lisos, etc, etc, sejam quais forem as cores: vermelho, azul, preto, cinzento, etc, etc.

Quando os gatos são parecidos com determinadas raças são "tipo qualquer coisa". Por exemplo são tipo-siamês quando os gatinhos são claros com as extremidades mais escuras.

E é tudo por agora. Se me lembrar de mais algum detalhe (ou tiver os livros comigo) escrevo.
Albatroz2
Membro Júnior
Registado: sexta out 17, 2003 3:30 pm

sexta out 08, 2004 12:48 pm

É isso mesmo, ducha: Europeu é uma raça, Europeu Comum não é raça nenhuma.

Cumprimentos.
Zeca
Responder

Voltar para “Gatos”