Europeu Comum
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
- Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)
Alguém me pode falar sobre estes gatos? Tenho visto várias fotografias e vários gatos com este epíteto por baixo, mas são todos diferentes uns dos outros. é o quê? Uma raça? Um género?
Obrigado pela atenção. (sei que é uma dúvida parva, mas sem perguntar nunca ficarei a saber, não é?)
Obrigado pela atenção. (sei que é uma dúvida parva, mas sem perguntar nunca ficarei a saber, não é?)
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
- Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)
Europeu Comum é uma raça, as características são semelhantes ao British short hair.
Os domésticos, srd's, "rafeirinhos", and so on são os gatos comuns, normais.
Os domésticos, srd's, "rafeirinhos", and so on são os gatos comuns, normais.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
http://www.bear-tracker.com/domcat.html
Embora o Europeu Comum seja considerado uma raça diferente do doméstico, a verdade é que as diferenças são muito subtis (como a medida e implementação das orelas, largura do focinho...).
Não existem gatos rafeiros ou vira-lata
O gato domestico é também considerado uma raça. A grande diversidade e combinação de padrões torna-os seres únicos e extremamente ricos geneticamente 
Embora o Europeu Comum seja considerado uma raça diferente do doméstico, a verdade é que as diferenças são muito subtis (como a medida e implementação das orelas, largura do focinho...).
Não existem gatos rafeiros ou vira-lata

<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 10, 2002 10:49 am
Mas a raça em si não é chamada de Europeu de Pelo Curto (European Shorthair)?
O Europeu Comum, ou Gato Doméstico, segundo os livros que tenho lido, não é uma raça reconhecida... daí ser considerado "rafeiro"...
De facto as diferenças do Europeu de Pelo Curto para o vulgar Europeu Comum não são muito acentuadas, uma vez que a raça foi fixada com base no típico gato doméstico...
Mas esta questão não é lá muito linear...
O Europeu Comum, ou Gato Doméstico, segundo os livros que tenho lido, não é uma raça reconhecida... daí ser considerado "rafeiro"...
De facto as diferenças do Europeu de Pelo Curto para o vulgar Europeu Comum não são muito acentuadas, uma vez que a raça foi fixada com base no típico gato doméstico...
Mas esta questão não é lá muito linear...

-
- Membro Veterano
- Contacto:
O Europeu comum e o Europeu de pelo curto são a mesma coisa, e derivam do gato chamado domestico.sfigueira Escreveu: Mas a raça em si não é chamada de Europeu de Pelo Curto (European Shorthair)?
Mas esta questão não é lá muito linear...![]()
Ora o actual gato domestico deriva do gato selvagem.
...
http://www.cpfelinicultura.web.pt/
Tenho pena que já não ande por cá a Ana Paula Almeida, lembro-me que há uns anos atrás ela elucidou os membros de outro forum sobre esta questão...
<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Ok, já percebinynf Escreveu: O Europeu comum e o Europeu de pelo curto são a mesma coisa, e derivam do gato chamado domestico.
...

É uma questão de interpretação...
Europeu Comum e Europeu de Pelo Curto são a mesma coisa, o que se considera como gato doméstico é que é o "rafeiro"...

Mesmo assim, julgo que a designação Europeu Comum não é correcta para designar a raça, uma vez que os nomes indicados pelo C.P.F. são Europeu de Pelo Curto e European Shorthair...
Quando se fala em Europeu Comum estão-se a misturar as coisas: a raça em si e o comum gato doméstico...
Esta é a minha interpretação da questão, mas como já disse pode não ser muito linear...

De qualquer forma tenho que mudar a designação dos meus nas fotos do meu álbum...
Não tenho 4 Europeus Comuns, mas sim 4 lindos gatos domésticos...

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
..Interessante, mas cada vez estou mais confusa...
Então, supunhamos que um gato de rua ( desses sem raça definida) é um Europeu Comum...certo ? Então, a partir do momento que eu o adopte e o tenha em casa, deixa de ser Europeu Comum para passar a Doméstico ? É que eu entendo por doméstico, um animal que se possa ter em casa porque está domesticado.
Desenvolvam, por favor, que estou na estaca " zero "
Leo

Então, supunhamos que um gato de rua ( desses sem raça definida) é um Europeu Comum...certo ? Então, a partir do momento que eu o adopte e o tenha em casa, deixa de ser Europeu Comum para passar a Doméstico ? É que eu entendo por doméstico, um animal que se possa ter em casa porque está domesticado.
Desenvolvam, por favor, que estou na estaca " zero "

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
De facto essa é a definição de doméstico...leonildecarvalho Escreveu: É que eu entendo por doméstico, um animal que se possa ter em casa porque está domesticado.

Mas o designado por Gato Doméstico é de facto um qualquer gato de rua com as características de um Europeu...
É que a raça Europeu de Pelo Curto foi apurada a partir dos comuns gatos domésticos...
Já a designação Europeu Comum, a mim parece-me que é incorrectamente usada pois o que existem são Europeus de Pelo curto ou os comuns gatos domésticos...

Deixa lá Leo, eu também estou baralhada...

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Obrigada, Sfigueirasfigueira Escreveu: Deixa lá Leo, eu também estou baralhada...![]()
![]()
![]()
![]()

Para mim, com raça ou sem ela, são gatos e claro que quanto mais rafeiroso... maior o desafio...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
- Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)
Epá, no meio disto tudo quem não entende nada sou eu!
Não consegui aceder à página que a nynf sugeriu. Alguém me diz quais são as características do tal de Europeu Comum?
É que, com toda a sinceridade, faz-me confusão ver montanhas de gatos diferentes com o mesmo epíteto... Na Petfil estava lá um, que era cinzento às riscas (igual ao meu Mime). Era um Europeu Comum-raça ou um Europeu gato doméstico?
Se o Europeu comum é o gato doméstico como são chamados os gatos domésticos americanos? (entenda-se por doméstico sem raça)
Não consegui aceder à página que a nynf sugeriu. Alguém me diz quais são as características do tal de Europeu Comum?
É que, com toda a sinceridade, faz-me confusão ver montanhas de gatos diferentes com o mesmo epíteto... Na Petfil estava lá um, que era cinzento às riscas (igual ao meu Mime). Era um Europeu Comum-raça ou um Europeu gato doméstico?
Se o Europeu comum é o gato doméstico como são chamados os gatos domésticos americanos? (entenda-se por doméstico sem raça)
-
- Membro
Europeu comum enquanto raça não existe. É uma designação corrente para facilitar. A definição certa deveria ser "sem raça definida".
Europeu de pêlo curto, inglês de pêlo curto (ou em inglês european shortair e british shortair) e outras variantes - não tenho aqui os livros comigo
- são raças puras com estalão e tudo, bem descrito nas normas do FIFe, do CFA e outras federações de felinicultura.
Os veterinários, para facilitar é que escrevem europeu comum nos boletins dos nossos bichanos. Daí a confusão.
Não vem mal nenhum ao mundo, e sempre é mais giro chamar "europeu comum" do que "sem raça definida".
Mas esta é só a minha opinião de leiga.
Europeu de pêlo curto, inglês de pêlo curto (ou em inglês european shortair e british shortair) e outras variantes - não tenho aqui os livros comigo

Os veterinários, para facilitar é que escrevem europeu comum nos boletins dos nossos bichanos. Daí a confusão.
Não vem mal nenhum ao mundo, e sempre é mais giro chamar "europeu comum" do que "sem raça definida".

Mas esta é só a minha opinião de leiga.
-
- Membro
Só mais uma coisa em relação ao pêlo.
O que costumamos chamar europeu comum são os gatos de pêlo curto nos seus variados padrões: listados, às manchas, lisos, etc, etc, sejam quais forem as cores: vermelho, azul, preto, cinzento, etc, etc.
Quando os gatos são parecidos com determinadas raças são "tipo qualquer coisa". Por exemplo são tipo-siamês quando os gatinhos são claros com as extremidades mais escuras.
E é tudo por agora. Se me lembrar de mais algum detalhe (ou tiver os livros comigo) escrevo.
O que costumamos chamar europeu comum são os gatos de pêlo curto nos seus variados padrões: listados, às manchas, lisos, etc, etc, sejam quais forem as cores: vermelho, azul, preto, cinzento, etc, etc.
Quando os gatos são parecidos com determinadas raças são "tipo qualquer coisa". Por exemplo são tipo-siamês quando os gatinhos são claros com as extremidades mais escuras.
E é tudo por agora. Se me lembrar de mais algum detalhe (ou tiver os livros comigo) escrevo.