castração

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
antonio38
Membro Júnior
Registado: terça abr 06, 2004 11:32 pm

sábado out 09, 2004 7:05 am

Gostaria que me orientassem no seguinte: qual é a melhor idade para castrar um macho? O Martím tem quase 5 meses e gostava de saber qual a altura certa para o operar, ou devo esperar que ele desate a fazer "asneiras"? E se depois continuar a faze-las mesmo operado?
Agradeço as vossas experientes opiniões.
Obrigado
lindinha_24
Membro Veterano
Registado: segunda dez 17, 2001 7:22 pm

sábado out 09, 2004 3:33 pm

Olá..vou dar a minha modesta opinião de acordo c a experiencia q tenho...

O seu gatinho já pode ser castrado, porque qdo mais tarde o fizer, mais riscos ele corre, n só por causa da anestesia, bem como do serviçinho n ficar bem feito.... :p :p :p

No meu caso pessoal, aliás do meu peludinho, eu castrei já c quase 3 anos, mas isto pk ele nunca se manisfestou.....ou seja, nunca teve cio...e só o fiz pk n fosse o Diabo tece-las e depois lá está, qdo mais tarde pior.....

Marque a castração, sem problemas.....mas de qq das formas, aconselhe-se c o Vet. do bichinho...... :D
Xino
Membro
Registado: domingo ago 22, 2004 1:41 pm

sábado out 09, 2004 3:55 pm

lindinha_24 Escreveu: ele nunca se manisfestou.....ou seja, nunca teve cio...
Quem tem cio são as gatas! ;)

Os gatos devem ser castrados a partir dos 10 meses, se for antes podem vir a ter problemas ao nível do desenvolvimento da uretra e, consequentemente, problemas no aparelho urinário. É melhor consultar um veterinário, ele aconselhá-lo-á melhor que qualquer um de nós (embora isto que eu disse me tenha sido dito por um...)
MatildeMaria
Registado: terça out 05, 2004 6:48 pm

domingo out 10, 2004 1:37 pm

É claro, pode mesmo nunca ser necessário, porque as catrações tem sempre prós e contras, se o seu gato está sempre em casa nem tem possibilidade de ir á rua de maneira nenhuma se não marca territorio é sossegado, porque castrar?
Mas fale com o seu veterinário, é melhor, depende de muitas coisas o castrar ou não. ;)
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

terça out 12, 2004 5:40 pm

Vou dar a mesma resposta que dei noutro tópico:
Dependendo dos vets vai ouvir opiniões diferentes acerca da idade ideal para castrar um gato macho. Muitos vets insistem que deve ser um pouco mais tarde que as fêmeas (aos 10 meses) devido ao perigo de infantilização da uretra (vêr revista todos os gatos n.º 2 secção do consultório). No entanto, nos EUA castram os gatos muito mais cedo e segundo os estudos comparativos que têm feito isso não parece estar a ter efeitos negativos pelo menos ao nível da uretra... Só mesmo escolhendo um vet em que tenha confiança e seguir a opinião dele, é dauqueles casos em que há mais de uma escola de pensamento.

No entanto eu acho que é sempre uma boa ideia castrar...
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

quarta out 13, 2004 3:47 pm

MatildeMaria Escreveu: se não marca territorio é sossegado, porque castrar?
Como em princípio esta semana, recebo o meu gatinho, gostava que me esclarecessem o seguinte:
Um gato castrado, deixa de fazer a tão incómoda marcação de território???
melisaa
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 12:42 pm

quarta out 13, 2004 5:53 pm

Bem a mim o vet disse-me que apartir dos 4 meses já pode..
Qt ao marcar território isso é que já nao sei... mas o meu não marca territorio!! :roll:
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

quinta out 14, 2004 10:36 am

lindinha_24 Escreveu: Olá..vou dar a minha modesta opinião de acordo c a experiencia q tenho...

O seu gatinho já pode ser castrado, porque qdo mais tarde o fizer, mais riscos ele corre, n só por causa da anestesia, bem como do serviçinho n ficar bem feito.... :p :p :p

No meu caso pessoal, aliás do meu peludinho, eu castrei já c quase 3 anos, mas isto pk ele nunca se manisfestou.....ou seja, nunca teve cio...e só o fiz pk n fosse o Diabo tece-las e depois lá está, qdo mais tarde pior.....

Marque a castração, sem problemas.....mas de qq das formas, aconselhe-se c o Vet. do bichinho...... :D
Os gatos não têm cio, eles reconhecem as gatas com cio ou se as há na proximidade e isso é que os põe doidos! :lol:

De qualquer das formas qt mais cedo o castrar melhor (penso que a partir do 6 meses é uma boa altura), antes dele começar com as manias de "marcar território" com a urina...

Pergunte ao vet!

Fiquem bem! ;)
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quinta out 14, 2004 11:26 am

O principal problema normalmente é que se eles são castrados depois de começarem a marcar território a castração pode já não evitar a marcação, nesse caso a marcação tornou-se um hábito comportamental... Mesmo assim vale sempre a pena castrar porque o cheiro da marcação diminui bastante depois de eles estarem castrados e frequência das marcações tende a diminuir.
Se se castrar antes de começar a marcar à partida depois nunca começa.
Responder

Voltar para “Gatos”