ninhada de gatinhos ariscos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

sararp
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 11:01 pm
Localização: 1 cão Serra da Estrela, 1 gata, 3 tartarugas, 3 coelhos anões

segunda out 18, 2004 7:00 pm

Olá!

Estou com um problema entre mãos! Vou tentar explicar a situação.

Uma gata teve 5 gatinhos no quintal da minha avó. Só ontem demos por eles. Não sei quanto tempo têm mas já andam de um lado para o outro com o maior à vontade e parece-me que já comem sozinhos, pelo menos comida de lata (ainda não experimentei dar ração).

O grande problema é que eles são completamente ariscos, não permitem que ninguém se aproxime deles. Quando alguém tenta aproximar-se, uns fogem e os outros desatam a bufar e a querer atacar. Precisava que me ensinassem algumas dicas para poder torná-los mais meigos.
Penso que isso é urgente porque vou ter que arranjar donos para eles e se eles continuarem assim duvido que alguém os queira!!
Será que é melhor separá-los da mãe o mais rápido possível para começar a domesticá-los?
Há outra coisa de que tenho medo. A mãe dos gatinhos tem dono mas, na última vez que teve filhos, os donos mataram os gatinhos. Por isso a gata foi ter os gatos a casa da minha avó. Agora tenho medo de mexer nos gatos e ela tirá-los de lá.

Desculpem o testamento mas estou mesmo a precisar de ajuda para domesticar as pequenas feras!!! ;)

Sara
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

segunda out 18, 2004 7:09 pm

O ideal seria recolher a mãe e os gatinhos por um tempito e deixá-los numa divisão onde trataria deles e progressivamente se aproximaria até eles estarem em idade para serem adoptados.
Como têm mãe deveriam ficar com ela até aos 2 mesitos pelo menos, mas entre ficar sem a mãe e serem recolhidos e domesticados ou ficarem com a mãe e cada vez mais bravios ou eventualmente mortos pelos donos da gata....venha o diabo e escolha.

Independentemente do que escolher fazer, tente ir dando-lhes alimento ficando cada vez mais perto da tacinha deles, sem movimentos bruscus ou tentar tocar.lhes. Não os olhe nos olhos directamente nos primeiros dias e progressivamente vá-se aproximando da tigela para eles se habituarem a si.

Normalmente as gatas mudam os gatinhos de sítio aos 3 dias de idade e algumas vezes posteriormente se não se sentirem seguras.
Faça uma caixa de cartão com uma pequena abertura suficientemente grande para ela passar com uma amnta e num sítio abrigado. Mostre-lhe o sítio e veja se lhe agrada.
Além disso tente conquistar a mãe, se a mãe confiar em si os pequenos mais facilmente confiarão.
sararp
Membro Veterano

segunda out 18, 2004 9:52 pm

Muito obrigada pela rápida ajuda!

O problema é que a mãe ainda é mais arisca que os filhos e tenho medo que ela ataque mesmo, uma vez que os donos da outra vez lhe tiraram os filhos, ela está muito desconfiada. Também não posso recolher mãe e filhos porque a mãe, apesar de tudo, tem dono! Já fiz questão de dizer aos donos para não se preocuparem com os bebes, antes que eles resolvessem tratar deles...
Eles são muito bonitos e espero que não seja dificil arranjar donos para eles. Em principio até fico com um (se a minha gata assim permitir!) e a minha avó com outro!
Mas estou com medo de que, se eles ficarem lá muito tempo, seja dificil domesticá-los.
_Last_kiss_
Membro Veterano
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

segunda out 18, 2004 10:23 pm

Bem é aconselhável eles ficarem com a mãe no mínimo até aos 2 mesitos, pois é a mãe que os vai moldar a nível de relacionamentos e comportamentos, que vai ensinar determinadas práticas, etc.

Isto seria muito bonito se nos deparássemos sempre com situações ideais, para as quais só há uma resposta clara e objectiva.
O problema é que as coisas não são assim tão lineares.

-Tem uma gata-mãe e respectivos filhos ariscos; sujeita-se a que fiquem assim sempre e seja muito difícil dá-los.
- Tem uns donos da gata-mãe que não são muito esclarecidos sobre felinos, depreendo eu, e sem muita vontade em ver os pequenos crescer, pois "não querem problemas".
-Tem a senhora que não sabe para que lado se virar e muito sinceramente eu também não sei.

Já criei vários gatinhos recém-nascidos a biberon e no final não deram problemas nenhuns de carácter ou de comportamento, pelo menos os que estiveram ao meu cuidado.
Contudo...podem vir a dar, não era a primeira vez, aliás é muito comum e problemas significa muitas vezes abandonos posteriores (não a senhora, mas é prática "banal").

Imagine que o gatinho caga por tudo quanto é sítio, é uma "boa" razão para mais um abandono ou devolução e isto porque o gato não aprendeu quando era pequeno onde fazer necessidades.

Pior é ver-se com 3 ou 4 gatos ariscos que vão acabar por ser delegados para o seu cuidado...penso que também concorda aqui comigo ou não? ;) e aos quais só poderá afagar com o olhar e bem longe deles.

Como vê é uma decisão delicada, vamos esperar que os outros dêm sugstões também, pode ser que se "faça luz" :lol:
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

terça out 19, 2004 10:36 am

oi! há algumas semanas tb houve aqui um tópico que acabou por esbarrar nesse tema de gatos ariscos:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=18940

Mas não ligues ao que o forista trew disse sobre "amansar" gatos pq na verdade é uma óptima técnica para matar gatos!

A nynf deu umas boas dicas e calhando até podes aproveitar, eu vou transcrever parte do que ela "postou" para mim:
Jordan escreveu:

nynf escreveu:

O Ferinha foi adoptado!!!!!!!

Boa sorte Ferinha!!! Que sejas muito feliz e vivas muitos anos ao lado da tua dona!

Que bom nynf!
Sabes me dizer mais ou menos as probabilidades de se conseguir amansar um gato (daqueles de rua que fogem a qualquer contacto com humanos) com +/- 4/5 meses não sei precisar! É que nas traseiras da casa da minha mãe está lá um cor de areia que é LINDO! Nunca vi gato daquela côr, mas é muito arisco!
Andam lá outros dois um amarelo e outro preto (que acho que é uma gatinha) mas são mais novinhos 2 meses e tb são brabos, fogem logo e escondem-se mal nos tentemos aproximar! Tenho imensa pena de não ter tempo disponível para os amansar, ou pelo menos habituá-los á nossa presença, por certo este cor de areia era adoptado num instante de tão lindo que é! Até o meu marido ficou maluco com ele!

bjs

NYNF

Olá Jordan!

As probabilidades são boas quando se tratam de bébés ou gatos jovens. Mas há sempre excepções e há realmente gatos que têm uma natureza selvagem de tal forma forte que mais vale deixá-los viver a sua vida (eu apanho-os, castro ou esterilizo e volto a soltar), mesmo que isso signifique uma vida mais curta...não há nada mais triste que um gato realmente selvagem enclausurado em 4 paredes. Para eles a liberdade é tudo. E porque não? Num mundo ideal os gatos teriam esse direito!

Podes começar com a fase da cativação. Para cativar um gato de rua não é preciso muito um horário certinho e uma lata de comida fazem milagres (por favor não esquecer o recepiente com água limpinha).
O objectivo é que eles te aceitem no seu territorio, que se habituem á tua imagem, cheiro e tom de voz. As primeiras vezes nem os vais ver, mas eles vêm-te a ti, que é o que interessa. Deixas a comida, afastas-te e se puderes fica a observar de um ponto mais afastado, fala com eles de mansinho ou conta-lhes uma historia (eu sei, é fazer papel de doidinha, mas acaba por ser divertido...os gatos gostam de tons quentes, melódicos e com subtis alterações - como quando contamos uma historia a um bébé para ele adormecer).
Uma semana assim, sempre ás mesmas horas.
O gato começa então a associar-te a coisas boas: comida e sons bonitos. Mas sejamos realistas, eles vão olhar para ti e ver uma lata de comida com pernas - excelente!!!!
Lentamente eles vão começar a aproximar-se quando tu apareces, porque já sabem que trazes comida. Lentamente também vão permitir-te que partilhes o espaço deles aquando da refeição, que faças uma festa no lombo, etc etc...
Se o gato não tiver um instinto selvagem especialmente marcado vai acabar por confiar em ti, e aí aumentam as possibilidades de ser apanhado e levado para dentro de uma casa onde começa a fase derradeira da domesticação: ensinar a fazer no areão, aos barulhos da casa, ás pessoas da familia...e aconselho a imediata castração/esterilização (pelos motivos que todos conhecemos).

Dá trabalho, e não é em 2 dias mas o prazer de conquistar um ser felino, de o convencer a confiar em nós, é das sensações melhores que podemos experimentar...

Já tive experiências maravilhosas e surpreendentes como o caso do ferinha por exemplo. Outras não correm tão bem, enfim.
Ainda tenho o Valente e irmã. O Valente veio para mim com o tamanho de 15 dias, quando já tinha mês e meio, muito doente. Lutador, amamentei-o,desmamei-o, tratei dele e está lindo, meigo como mel 8persistem problemas nos olhos e nariz).
A irmã veio para mim já com 2 meses. Está comigo há 2 meses. É uma fera. Não me deixa tocar-lhe e ataca se for caso disso. Por muito que me custe, está separada do resto dos gatos numa jaula na sala. Ou vai ou racha. Isto é, ou amansa ou então volta para a rua. Já está esterilizada.

Nunca mais me esqueço de um bébé que dei que cá em casa era meigo (tinha sido ameigado). Dei-o ao namorado de uma amiga. Pssados 4 dias ligam-me desesperados porque o gato era uma fera. Estranhei porque comigo ele tinha ficado meigo. Descobri depois que eles tinham cometido alguns erros (nada de grave) que tinham provocado o retrocesso da domesticação do gatinho. Lá lhes expliquei como haviam de actuar, se numa semana continuasse tudo igual, eu trocava-lhe o gatinho por outro. Passado uma semana ligam-me. Iam devolver o gatito. Tudo bem, preparei-me e já ia a sair d ecasa quando eles me voltama ligar...tinham fechado o gatinho na transportadora, mas ele estava a miar tão desesperado e assustado que não tinham coragem de o devolver, era comos e o estivessem a trair. Ficaram com ele e hoje é um gatinho de 5 meses, meiguinho e feliz (e muito mimado).

Porque quando falamos de um gato falamos de domesticação, e não de sociabilização (como nos cães). O gato será sempre um ser selvagem, o apelo da natureza é nele mais forte do que nos outros animais domesticados pelo homem há milhares de anos. Por isso continuamos a domesticar os gatos, e havemos de continuar para sempre, pois o gato há-de ser sempre a nossa hipótese de termos ao colo um Leão ou um Leopardo e um gato nunca será completamente domesticado...nós domesticamos e ele "feliniliza-nos" - é uma parceria
Espero que tenhas muito sucesso nesse empreendimento! ;)
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta out 20, 2004 11:34 am

Jordan ;)

Nem mais. Cada caso é um caso, mas aconselho a retirarem primeiro os gatitos para amansar, e depois apanharem a mãe para ser esterilizada. Quanto mais tempo os bébés ficarem com a mãe brava, maia bravos vão ser.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
sararp
Membro Veterano

quarta out 20, 2004 2:15 pm

Em primeiro lugar, obrigada pela vossa ajuda. Em segundo lugar, queria pedir ao membro _Last_kiss_ para não me tratar por você nem por senhora, o que me faz sentir velha e distante!!! Sou apenas um membro da arca que pretende zelar pelo bem dos nossos animais, por isso, tratem-me o mais à vontade possível, sem cerimónias!! ;)
Em terceiro, peço desculpa mas vou partilhar mais algumas preocupações pois a situação é de facto muito complicada.

Os gatitos já comem ração, aliás, eles comem tudo!! O que me leva a pensar que eles já nem mamam.
Realmente, neste momento parece-me que o melhor seria mesmo separá-los da mãe. Penso que quanto mais tempo eles ficarem lá, mais dificil será domesticá-los. Além disso, daqui a pouco eles começam a sair do local onde estão, e depois o mais certo é tornarem-se 5 gatos vadios, sem dono e sem ninguém que se responsabilize por eles (ou seja, que lhes dê comer e cuidados de saúde).
No entanto, perante esta solução, levanta-se outro problema. Eu até teria possibilidade de os recolher em minha casa, mas tenho medo que a minha gata não os aceite e fuja. Ela vive na rua mas é extremamente meiga e mimada. Viveu sempre com um irmão que, infelizmente, morreu há cerca de 2 semanas. A minha gata chegou a ficar deprimida com a morte do irmão, deixou de comer e passava o dia inteiro a dormir. Ainda hoje mia imenso, como se andasse à procura dele. Por um lado, parece-me que ela se sente sozinha e que, por isso, talvez gostasse de companhia, mas, por outro, tenho medo que ela fuja por não se habituar a eles. Parece que é comum o gato residente fugir quando se traz um novo, porque se sente substituido. Sempre ouvi esta historia, nunca experimentei para saber se é verdade porque tenho medo que seja e não queria nada perder a minha gatinha. O que é que vocês acham? Como poderia fazer para trazer os gatitos, enquanto não têm dono, sem que a minha gata fuja ou mude o comportamento?

Ui, ui... acho que me excedi! Será que ainda está alguém desse lado a ler a mensagem? :oops: :oops: :oops:
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quarta out 20, 2004 6:25 pm

Porque é que a gata vive na rua?
sararp
Membro Veterano

sexta out 22, 2004 12:26 am

Porque é que a gata vive na rua?
Com muita pena minha, os meus gatos têm sempre de viver na rua porque partilho a casa com duas pessoas que têm alergia e que, quando estão com gatos, desencadeiam fortes crises de asma.

Lembrei-me de outra coisa, como a mãe dos gatinhos costuma andar pela rua, é possível que tenha FIV, FELV ou PIF, não é? Isso transmite-se para os filhotes? Que vias pode assumir o contágio dessas doenças, ou seja, que cuidados extra devo ter com a minha gata para que ela não apanhe nada disso. Ela fez o teste há pouco tempo e deu negativo, portanto quero evitar qualquer possibilidade de contágio. Se, por exemplo, os gatinhos estiverem numa divisão e ela do lado de fora, há perigo de contágio?
_Last_kiss_
Membro Veterano

sexta out 22, 2004 11:19 am

Olá Sara desculpa a minha forma de tratamento, foi mais por uma questão de educação e respeito :oops: ;) .

Realmente se estivesse no teu lugar também os recolheria, acho que se torna o mais pragmático.
No caso do contágio das doenças que referes, só o PIF é que se poderia eventualmente contagiar, mas como o PIF é uma doença geralmente fulminante, que pode levar os nossos amigos em questão de dias, não sei até que ponto isso aconteceria.
Se calhar o melhor é tentares apanhá-los e levá-los ao vet. para se ver se têm mesmo alguma doença.
Com a tua gata há que fazer uma proximação gradual, cada gato é um gato e não há uma forma concreta e generalizada para todos. Normalmente em uma semana eles habituam-se; pode dar-se o caso de a tua gata não os querer receber bem ao primeiro impulso, mas isso também depende da maneira como os aproximar. Nada de brusquidões e pô-los logo cara-a-cara, ainda mais num espaço que é da gata mais velha. Tens de os deixar cheirarem-se primeiro, trocar os sítios onde dormem, deixá-los verem-se mas não tocarem-se...e só depois realmente deixá-los juntos com supervisão nos primeiros tempinhos. O PIF também é meio por zonas, onde vivo é muito raro aparecer algum animal nessas condições, mas realmente deverás levá-los ao vet ou pô-los em quarentena, é o mais correcto e seguro ;) .

Vai nos dando notícias (e fotinhas se houver) ;)
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

sexta out 22, 2004 12:06 pm

Como ando a juntar uma novata á minha residente, fiz umas pesquisa na passada semana e encontrei isto (mas em inglês):

Two Cat Are Better Than One
by
Steve Duno

Although cats in the wild are by nature solitary, most domestic felines can readily appreciate and accept the company of other cats. This is especially true if two littermates are raised together from kitten hood. Though not necessary, this companionship can make your job as an owner all the more easy.
Some cats can become bored and listless if left alone all day. Though not as socially needy as dogs, cats (especially gregarious breeds such as the Siamese or Abyssinian) can react adversely to isolation, sometimes becoming destructive, noisy, or very messy. Although the addition of toys, feline furniture, randomly placed treats, or the sounds of a radio or television can often minimize this, a few cats just can’t get make it alone.
A perfectly good way of keeping a cat happy while you are gone is to have another feline friend around, preferably right from the start. They will play together, chase each other, or even sleep together in a ball. Both will burn pent-up energy and stimulate their minds while waiting for you to come home.
If at all possible, try to acquire two cats of the same age, right from the start, to insure happy times. Siblings are the best bet, but any two kittens of the same age should do nicely. Cats of opposite gender will generally have fewer incidents of territorial or food aggression, but same-sex cats will usually learn to work out their pecking order without much fanfare.
If you already have an adult cat, you can successfully introduce a new cat into the home, provided you do so gradually. Try not to bring in another fully grown cat, as the two may fight and posture for months before finding common ground. Instead, adopt a juvenile of the opposite sex; it will be seen as less of a threat to the established, dominant cat.
When you bring the newbie home, do not give it free reign. Instead, keep it in a separate room for several days, without direct access to the established animal. Let them smell each other through the door, and communicate vocally. Be sure to provide the new cat with its own litter box, and its own food and water dishes.
After three or four days, place the new cat into a cat carrier, then let the established cat greet it through the mesh door. Don’t worry if a little hissing goes on, especially on the part of the caged cat; this is normal. Leave the new cat in the carrier for an hour or so, then release it back into its room and close the door. Repeat this two or three times each day, for two or three days.

After this, open the door and let the cats interact. Unless they display dangerous aggression (biting or severe scratching), let them work it out. If the new cat is young, odds are it will submit to the older cat’s dominance. Soon they should begin to tolerate each other nicely. Within a month or two, expect them to be buddies.
With two cats in the home, you should use two litter boxes, two food dishes, and two water dishes. Doing so will minimize the chances of food aggression or house-soiling. Also, be sure to add a few more toys and into the mix, to reduce the chance of competitive hostilities. Always pay attention to both, and try not to play favourites!
...
Two cats are nearly as easy to care for as one. Additional food costs will be minimal, as will be the price of the new litter box, extra litter, and dishes. Beyond that, one extra visit to the veterinarian is the only other fee you will pay for having two happy, socially active felines in the home.

Introducing Your New Cat To Your Other Pets
Copyright 2000. Dumb Friends League. All rights reserved.

It’s important to have realistic expectations when introducing a new pet to a resident pet. Some cats are more social than other cats. For example, an eight-year-old cat that has never been around other animals may never learn to share her territory (and her people) with other pets in the household. However, an eight-week-old kitten separated from her mom and littermates for the first time, might prefer to have a cat or dog companion. Cats are territorial and need to be introduced to other animals very slowly in order to give them time to get used to each other before there is a face-to-face confrontation. Slow introductions help prevent fearful and aggressive problems from developing. PLEASE NOTE: When you introduce pets to each other, one of them may send "play" signals which can be misinterpreted by the other pet. If those signals are interpreted as aggression by one animal, then you should handle the situation as "aggressive."

Confinement
Confine your new cat to one medium-sized room with her litter box, food, water and a bed. Feed your resident pets and the newcomer on each side of the door to this room. This will help all of them to associate something enjoyable (eating!) with each other's smells. Don't put the food so close to the door that the animals are too upset by each other’s presence to eat. Gradually move the dishes closer to the door until your pets can eat calmly, directly on either side of the door. Next, use two doorstops to prop open the door just enough to allow the animals to see each other, and repeat the whole process.

Swap Scents
Switch sleeping blankets or beds between your new cat and your resident animals so they have a chance to become accustomed to each other's scent. Rub a towel on one animal and put it underneath the food dish of another animal. You should do this with each animal in the house.

Switch Living Areas
Once your new cat is using her litter box and eating regularly while confined, let her have free time in the house while confining your other animals to the new cat’s room. This switch provides another way for the animals to experience each other's scents without a face-to-face meeting. It also allows the newcomer to become familiar with her new surroundings without being frightened by the other animals.

Avoid Fearful And Aggressive Meetings
Avoid any interactions between your pets that result in either fearful or aggressive behavior. If these responses are allowed to become a habit, they can be difficult to change. It's better to introduce your pets to each other so gradually that neither animal becomes afraid or aggressive. You can expect mild forms of these behaviors, but don't give them the opportunity to intensify. If either animal becomes fearful or aggressive, separate them, and start over with the introduction process in a series of very small, gradual steps, as outlined above.

Precautions
If one of your pets has a medical problem or is injured, this could stall the introduction process. Check with your veterinarian to be sure that all of your pets are healthy. You'll also want to have at least one litter box per cat, and you’ll probably need to clean all of the litter boxes more frequently. Make sure that none of the cats are being "ambushed" by another while trying to use the litter box. Try to keep your resident pets’ schedule as close as possible to what it was before the newcomer’s appearance. Cats can make lots of noise, pull each other's hair, and roll around quite dramatically without either cat being injured. If small spats do occur between your cats, you shouldn’t attempt to intervene directly to separate the cats. Instead, make a loud noise, throw a pillow, or use a squirt bottle with water and vinegar to separate the cats. Give them a chance to calm down before re-introducing them to each other. Be sure each cat has a safe hiding place.
Espero que seja de alguma utilidade!
Fica bem! 8)
sararp
Membro Veterano

sexta out 22, 2004 2:34 pm

Milhões de obrigadas pelas vossas dicas!
Já tenho boas luzes para resolver o problema. Eu tenho uma casa de banho exterior e estava a pensar manter lá os gatinhos, inicialmente, para ser mais fácil domesticá-los e para a minha gata ir sentindo o cheiro deles.
Assim que puder tiro fotos, se eles deixarem!!! Até porque depois tenho de arranjar dono para alguns deles!

Vai ser um fim de semana de luta!!! ;)
sararp
Membro Veterano

domingo out 24, 2004 7:13 pm

Estou muito frustrada.... estive toda a tarde de volta dos gatitos e não consegui apanhar nem um.... :( :(
Amanhã, ou terça vou tentar de novo. Vou ter de utilizar uma armadilha, do género, colocar comer dentro da transportadora e puxar a porta com um fio, quando eles forem comer, será que dá resultado?!
Estou com remorsos por causa da mãe gata, tenho pena dela porque fica sempre sem os filhos... Já tentei convencer a dona a, pelo menos, dar-lhe a pílula, mas... enfim! Nem percebo muito bem como é que ela se considera dona se nem se pode aproximar da gata para lhe fazer uma festa ou lhe dar de comer.... :?
melisaa
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 12:42 pm

domingo out 24, 2004 8:16 pm

Não desista sararp... Eu tb já passei pelo mesmo.. mas infelizmente não consegui apanha-lo.. :o :(
Mas tente a armadilha..pode ser que consiga... ou tente com uma manta jogando por cima de um deles.. :roll: :D é só uma sugestão...
Boa sorte 8)
sararp
Membro Veterano

quarta out 27, 2004 9:30 pm

Já consegui apanhar 4 ferinhas!! A armadilha deu resultado! Mas ainda falta um que resolveu não ir comer!

Agora começa um novo desafio: domesticá-los. Um deles, o branco, é particularmente mau, está sempre a bufar e, quando estava dentro da transportadora chegava mesmo a atirar-se para atacar as pessoas, por sorte estava fechado!!
Aceito sugestões para cativar estas feras! Vou-lhes dando de comer e estar junto deles, só que eles não deixam que me aproxime.
Precisava urgentemente de saber os sexos deles, para poder começar a procurar donos e de os desparasitar. Não vai ser fácil, mas estou pronta a aceitar o desafio! O pior é que eu chego a ter medo do branquito!! :oops: :o
Responder

Voltar para “Gatos”