Gata operada

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
groovy_cat
Membro
Registado: quinta ago 08, 2002 10:54 pm

segunda ago 12, 2002 3:37 pm

Olá
Esta é a minha primeira mensagem deixada neste forum. Tenho andado a ler-vos e tenho aprendido bastante...
A Tapas que tem 1 ano, foi operada há 10 dias. Vai hoje tirar os pontos. Eu fiquei bastante apreensiva em relação á operação, com tudo o que tenho lido (anestesias, pós-operatórios etc). Por isso, e uma vez que é uma gata fina, totalmente caseira tinhamos andado a adiar.
Mas há um mês atrás ela fez uma hiperplasia mamária, com febre e tudo (nada comum na idade dela) e apesar da medicação melhorou e voltou a piorar. Consultei dois veterinários e depois de ter feito uma ecografia para despiste de qualquer situação mais complicada, foram ambos de opinião que deveria ser operada. Acontece que ambos aconselharam a tirar somente os ovários, que foi o que fez, mas depois de ter lido aqui algumas mensagens voltei a ficar na dúvida sobre se terei feito bem.

É possível vir a ter infecções de útero? Já aconteceu a algum de voçês?
Os vets dizem-me que não... que o útero passa a ser um orgão inactivo mas ... sei lá estou um bocado desorientada...

Groovy_cat
gwenevere
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2002 1:21 am

segunda ago 12, 2002 5:02 pm

Nunca se deve tirar só ovários. Pode haver tumores e montes de problemas no utero. Nunca conheci nenhum vet que dissesse para tirar só ovários. O preço até é o mesmo. O que fica um orgão sem utilidade a fazer lá dentro?

Eu como sabem opero centenas de gatas porcausa das da rua e até recusamos servi~ços de graça de vet que tiram só uma das coisas (também era só dois). Todos tiram tudo.

Perguntaste porquê? É que a gatinha custa o mesmo...
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

segunda ago 12, 2002 5:49 pm

Olá Groovy_cat

Penso que reconheço a fotografia que tens anexada da adopção da netfeminina. Não estou enganada, pois não?
Quanto ao problema que falas, a hiperplasia mamária, também já passei por isso com uma das minhas gatas, a Olívia. A minha foi operada de imediato à hiperplasia, mas na altura não foi esterilizada. Como houve uma infecção posterior, fui de urgência a um domingo a outro veterinário, que para além de ter ficado espantado por não terem detectado a infecção quando ela tinha tirado os pontos (tinha sido há cerca de 72 horas), foi totalmente contra o facto de não ter sido esterilizada de imediato. De acordo com ele a hiperplasia está relacionada com as alterações hormonais da gata no decurso do cio, e, a minha Olívia também só tinha um aninho (ela fez um ano em Março e tudo isto ocorreu em Abril...). Devido a todas estas complicações, a Olívia foi de novo aberta por causa da infecção que não se conseguia debelar só com o antibiótico e por isso o veterinário considerou arriscado naquela altura ser esterilizada. A esterilização só ocorreu agora em início de Julho e neste veterinário também são apologistas de retirar os ovários e o útero. Actualmente também penso que não faz falta um orgão que jamais será solicitado. Contudo, à Rita que já foi esterilizada há mais tempo, só lhe removeram os ovários. Na altura como não estava tão informada sobre isso, concordei com a decisão, e, como imaginas, neste momento não vou de novo sujeitar a Rita a outra operação para lhe remover o útero, até porque sempre tem sido um animal saudável, mas mantenho-me alerta no caso de detectar qualquer anomalia.
Beijinhos e desculpa a extensão da mensagem.
Elsa Pereira :lol:
groovy_cat
Membro

segunda ago 12, 2002 5:52 pm

Pois é...
perguntei pois.
a resposta foi igual de ambos, o útero fica um orgão inactivo e como tal não desenvolve tumores ou pelo menos a taxa é reduzidissíma menos de 1% e por outro lado contrabalançaram com o facto de ser mais doloroso, mais prolongada e eventualmente mais complicada a convalescença além de terem ambos argumentado com o facto de quando se opera não se retirarem as glândulas mamárias todas para também prevenir situações tumorais, pura e simplesmente deixam de funcionar e pronto.
Estas coisas deixam-me completamente baralhada. :?
Recolhi a Tapas da rua nas férias passadas. Completamente cheia de parasitas, pulgas e sei lá mais o quê. Estavamos em Espanha (daí o nome dela) e terminámos as férias mais cedo para a trazermos e tratar, já que no hotel não nos deixavam ficar com ela. Não é o primeiro gato que temos mas foi um pouco contra vontade que a trouxe. Ainda estava em processo de luto pelo anterior, o Boris, que caiu da janela (pela 3ª vez) e que me deixou completamente de rastos. Além disso acho que os meus filhos têm de entender que os animais não são peluches, requerem amor e carinho e como tal não se substituem como os brinquedos.
Acho que a Tapas topou e adoptou-me a mim como a preferida cá de casa. Eu acabei por ceder de tal forma que mesmo para as vacinas não é um vet qualquer, se é meia bola e força nunca mais lá volto. Tem de interagir com ela quase como vejo o pediatra a fazer com os miudos. Até já fui gozada por isso.
Sempre tive gatos, é a primeira gata. Esta situação da hiperplasia mamária, deixou-me desconcertada, ainda por cima no período de férias, fomos a 3 vet diferentes. O meu marido já reclamava de tanto alarido.
Portanto todas as opiniões foram pela operação. Duas delas só pelos ovários pelos motivos já descritos. Achei que estava a fazer bem :( .
Ela recuperou rapidamente da operação e espero que nos próximos 15 dias a um mês a situação das mamas também passe :)
Obrigada por teres respondido
Groovy_cat
gwenevere
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2002 1:21 am

segunda ago 12, 2002 8:55 pm

Eu também sou assim com os meus por isso vou sempre á mesma vet que é numa clinica. Já sabe como pegar em cada um os sintomas de cada um etc apesar de ter muita gente. Eles ali por exemplo não fazem essa operação. A recuperação é a mesma. Como as minhas não ficam com pontos nem penso em 2 dias estão finas mesmo a Augusta (ver Martinha) que era muito velhota. Tudo o que li é contra essa operação e lá fora idem.

Nós como temos uma assoc. que essencialmente estereliza gatas da rua tivemos muitas reuniões com vets e todos disseram o mesmo. Os dois que tiravam só ovários era por uma questão de menos esforço, é muito mais complicado para quem opera tirar tudo. Fiquei espantada com essa opinião, nunca tal tinha ouvido nem em vets velhos nem novos.

Se morar em lx ou arredores posso dar o nome de alguns vets bons.
groovy_cat
Membro

segunda ago 12, 2002 11:11 pm

Obrigada Elsa,
Apesar de não ser uma situação feliz isto das mazelas dos bichanos, senti-me reconfortada por saber que alguem passou por uma situação semelhante e que tudo acabou em bem. Obrigada pela mensagem.
Acho que a Tapas está bem e... estamos sempre a aprender, não é? :)

Groovy_cat
groovy_cat
Membro

segunda ago 12, 2002 11:17 pm

Obrigada gwenevere

Agradeço o apoio e todas as informações são úteis para que lhes possamos dar o maior conforto possível, não é?

Hoje falei com uma amiga minha que viveu em Londres 2 anos e ela disse que lá fazem quase sempre só os ovários. Provavelmente são modas.

Como a Tapas está bem vou esperar que esta "moda" tenha resultado e que não lhe dê problemas no futuro.

Groovy cat
Luazul
Membro
Registado: sábado jul 06, 2002 10:48 pm

terça ago 13, 2002 4:16 pm

Olá!
Em tempos tive uma gataque tambem teve que fazer uma operaçao mamária, ela ja tinha 12 anos e por isso morreu mas na idade do seu gato nao existe qualquer problema!
Os vets tem razao fazer a operaçao nao vai causar qualquer infecção do útero pois é mesmo um orgão inactivo e por isso nao causa qualquer preocupaçao mas pense que esta na mão de grandes profissionais que tentam fazer tudo pela vida do seu bichinho!

boa sorte...
Responder

Voltar para “Gatos”