Fígado gordo - a saga da Bruma

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

quinta out 28, 2004 9:27 pm

A história que venho partilhar com vocês é verídica. E longa…
Teve um final feliz, mas podia não ter tido…
Passou-se com a minha gata Bruma há pouco tempo.

A dada altura, apercebi-me de que a Bruma não ia comer quando os outros iam. Não dei muita importância, mas fiquei atenta… Quando ia comer, trincava dois ou três grãos e ia-se embora. Decidi levá-la à veterinária. Foram feitas análises, detectou-se uma enzima do fígado ligeiramente aumentada. “É uma pontinha de fígado”, disse a veterinária… “Isso quer dizer o quê, exactamente?”, perguntei eu. “Quer dizer que há uma pequena alteração a nível do fígado, mas muito ligeira, o valor está apenas ligeiramente acima do normal, não é preocupante.”.
“E isso deve-se a quê?”, perguntei. “Não se sabe, pode dever-se a qualquer coisa. Vamos aguardar para ver.”
“Qual é o tratamento?”, perguntei eu. “Soro, soro, soro, soro… é a única maneira de “limpar” o sangue”.
Veio-me à ideia a gata da minha irmã, que tinha morrido duas semanas antes com ”fígado gordo”. Também a Lizzie tinha começado assim, foi tratada pelas minhas veterinárias e morreu ao fim de duas semanas, amarela e com valores de bilirrubina altíssimos… Fez soro, soro, soro, soro….
“Pode ser que não seja o mesmo”, pensei eu. “Seria uma grande coincidência”… :?
A Bruma continuava a não querer comer. Disseram-me para lhe dar comida (latas de a/d) à boca, o que se revelou uma luta… Mas era preciso, e lá fui obrigando a Bruma a comer. Dois terços de lata, no início. Meia lata, passado poucos dias. A luta para a alimentar era cada vez maior. As quantidades ingeridas eram cada vez menores. Dava-lhe comida de manhã, ia deixá-la na clínica para fazer soro, ia buscá-la à noite e voltava a dar-lhe comida. Quando pegava na comida para lhe dar, à noite, vomitava tudo o que tinha comido de manhã. De manhã, vomitava a comida que tinha comido à noite. Em 10 horas, a comida não saía do estômago. Estranho… Fez raio-X com papa de contraste… A papa não saía do estômago. Segundo a vet, o fígado e a vesícula estariam inchados e exerceriam pressão sobre a saída do estômago, não deixando a comida seguir…
Desde o início, as perspectivas não eram nada animadoras. Havia o caso da gata da minha irmã. Havia o testemunho de alguém que, não sendo veterinária, conhece tudo o que é doença de gatos e que me disse que os gatos nesta situação eram muito difíceis de tratar, que morriam todos, que só conhecia uma sobrevivente… Comentei com as vets. Garantiram-me que não, que já tinham salvado alguns. Mas que não era fácil. E que poderia ter de acabar por ter de me decidir pela eutanásia…
As análises que iam sendo feitas revelavam uma bilirrubina sempre a aumentar, a pele da Bruma começava a notar-se amarelada. Era cada vez mais difícil dar-lhe comida. As análises foram sendo repetidas, os valores de bilirrubina sempre a aumentar. Pior: as vets deixaram de conseguir apanhar a veia à Bruma! Foi um gastar de catéteres que não acabava, já se tinham “esgotado” as veias das patas da frente e as das patas de trás. Só se conseguia fazer soro subcutâneo, menos eficaz que o intravenoso… notou-se logo nos valores de bilirrubina…
E a Bruma ia comendo cada vez menos… Um terço de lata a/d por dia, 1/6 de manhã e 1/6 à noite (passava o dia na clínica a fazer soro e não lhe conseguiam dar comida). Eu também não conseguia mais. Uma noite, depois de lutar para enfiar alguma comida pela goela da Bruma apenas para a ver cuspir tudo para cima de mim e para a parede, disse à Bruma: “Desisto! Morre para aí, a ver se me ralo, gata estúpida!!!” :evil: :evil:
Olhou para mim com o olhar vazio e vidrado que já tinha há alguns dias… Se não fosse de noite… se não tivesse tido de esperar pelo dia seguinte para pedir a eutanásia da Bruma, ela hoje já não estaria aqui.
Umas duas horas mais tarde, já mais calma, resolvi voltar à carga: “Gata estúpida, não hás-de ser mais teimosa do que eu!!!” Consegui dar-lhe ¼ de lata. Pouco, muito pouco… Ela devia comer, pelo menos, uma lata por dia…
No dia seguinte, lá foi a Bruma fazer soro… repetiu análises, a bilirrubina tinha aumentado mais um pouco… a vet diz-me que a situação já se tinha prolongado demasiado (estávamos nestas andanças havia uma semana) e que ia continuar o tratamento mais dois dias, mas, se não houvesse melhorias, eu teria de tomar uma decisão…a gata estava a sofrer… Lá vinha a história da eutanásia outra vez… :?
Por essa altura, resolvi ir para a Internet para saber mais sobre aquela doença maldita. Será que eu era culpada? Será que podia ter evitado a doença? Queria saber. Mesmo que de nada servisse à Bruma. :?

Surpresa das surpresas………………. o tratamento da doença consiste em introduzir uma sonda até ao estômago do gato e alimentá-lo através de sonda! Logo desde o início, quando é feito o diagnóstico de “fígado gordo”. Não se espera para ver se melhora, entuba-se logo (há casos raros em que se consegue alimentar o gato dando-lhe comida à boca e não é necessária a sonda). Simples, limpo e com uma taxa de sucesso de 90%! Muito diferente do cenário que me tinham “pintado”, quer da pessoa que me disse que “morriam todos” quer das veterinárias que me diziam que já tinham salvado “alguns”. 90% é muito mais que “alguns”. A alimentação forçada através de sonda é mesmo a única maneira de tratar a doença. Não é o soro que resolve a questão (embora seja necessário, em certa medida, como terapia de apoio), o essencial é alimentar o gato. A explicação é muito simples e faz todo o sentido…
Os gatos, em estado selvagem, muito dificilmente ficam gordos, como acontece com os gatos domésticos, que vivem como pequenos paxás e rapidamente ficam anafadinhos, com grandes depósitos de gordura. A maioria vive bem com essas gordurinhas, que tanto charme lhes dão. O problema surge quando, por algum motivo, o gato deixa de comer normalmente. Pelas minhas investigações, basta o gato comer metade da dose recomendada durante uma semana ou duas para poder desenvolver o tal “fígado gordo”. Por que é que isso acontece? Simples: se o gato deixa de ingerir calorias suficientes, o organismo começa a ir às reservas de gordura. Acontece que o fígado dos gatos, pela sua natureza, não está preparado para metabolizar grandes quantidades de gordura, portanto, numa situação dessas, a gordura acumula-se no fígado e este entra em colapso! Se o gato continua sem se alimentar, a situação vai-se sempre agravando e não há soro que lhe valha! A única forma de inverter o processo é alimentar o gato “á força”, de modo a que o organismo deixe de precisar de recorrer às reservas de gordura e que esta deixe de se acumular no fígado. Porque, no fundo, o que o soro faz é uma “hemodiálise”: limpa o sangue, mas não resolve o problema na origem. Do mesmo modo que um insuficiente renal faz hemodiálise toda a vida, até conseguir um transplante de rim, se tiver sorte. A hemodiálise, por si só, não resolve nada, apenas vai mantendo o doente agarrado à vida até o problema poder ser resolvido na origem, com o transplante de rim. Portanto, havia que resolver o problema na origem!

Depois desta descoberta, fiquei bem mais animada. “Talvez ainda não seja tarde de mais para a Bruma”, pensei eu. Mas, agora, surgia outro problema… Como dizer à veterinária que andei a investigar na net e descobri que a cura era possível em 90% dos casos e que a gata precisava de ser “entubada”? Com certeza, a vet não ia gostar… Afinal, eu estaria a meter a foice em seara alheia e, por outro lado, estaria a dizer que o tratamento seguido não era o mais adequado… E quem era eu para dizer tal coisa? Nem sequer sou veterinária… Teria esse direito? :? Decidi que tinha. A gata era minha. Se eu sabia de uma coisa que podia salvá-la, não ia ficar calada só para não ofender a veterinária, certo? Em primeiro lugar a vida da Bruma!
Nesse dia, quando fui buscar a Bruma à clínica, falei com a veterinária. Ficou ofendida, exaltou-se. Disse-lhe que os americanos tinham uma taxa de 90% de sucesso, o que me parecia bastante bom. Disse-me que sabia muito bem da existência desse método, que também ia aos congressos. “Então, porque não se entuba a gata? Se os americanos têm tão bons resultados…” Que não, que os vets cá seguem as escolas francesa e inglesa, e não a americana, que os americanos são umas bestas e não querem saber do bem-estar do animal, e nós cá pomos o bem-estar do animal em primeiro lugar, e a sonda metida pelo nariz era bastante incómoda… “Doutora, eu quero lá saber qual é a escola que seguem, por mim até pode ser a marciana, desde que tenha bons resultados! Se for preciso pôr a gata a fazer o pino, que seja!” Que não, que a gata estava demasiado consciente para aguentar a sonda, e que a sonda era muito incómoda. “Doutora, não ponho em causa os seus conhecimentos, mas entre um gato confortável e morto e um gato desconfortável e vivo, prefiro o desconfortável e vivo…” Que não, que não conseguiria pôr a sonda com a gata tão consciente, só anestesiando-a, e isso era um grande risco, já que ela estava tão debilitada… que não assumia a responsabilidade do que lhe pudesse acontecer… “Doutora, a anestesia é sempre um risco, até num gato saudável; a gata não está a melhorar, ontem falou-me em eutanásia… Qual é a alternativa? Deixá-la morrer sem tentar nada? Se ela tem de morrer na mesma, pelo menos que morra a tentar alguma coisa!” Insistiu para tentar dar-lhe comida, insisti que já andava a fazê-lo há uma semana sem resultados. Abriu uma lata de Gourmet (do gato da “casa”), o estupor da gata pôs-se a lamber... “Vê? Ela até come…” “Gata estúpida, só para me fazer ficar mal vista!” :evil: :evil: Voltei à carga: “Mas, doutora, ela só está a lamber o molho… isso não é alimentação suficiente…” E a vet não desarma: “Mas tente em casa, os gatos fora de casa até costumam não comer nada… pode ser que ela em casa coma mais.” (Suspiro) “E se ela não comer?”, perguntei eu. “Se ela não comer nada, eu amanhã ponho-lhe a sonda. Mas olhe que não me responsabilizo, a anestesia é muito arriscada…”
Lá voltei para casa, com passagem no hipermercado, para comprar latinhas de gourmet de todos os sabores existentes no mercado. Cheguei a casa, abri uma lata. Nada, nem olhou. Abri outra… Nada. Ainda outra… Nada! Cozi frango (sempre apreciado). Nada! Nem olhava para o prato. Cozi peixe. Népia! “Bonito! Amanhã, a vet ainda me vai chamar mentirosa!!!” :evil: :evil:
No dia seguinte, lá fui deixar a Bruma de manhã, para lhe porem a sonda, como acordado. Começou a ser alimentada várias vezes ao dia, com papa especial. Dois dias depois, os valores de bilirrubina tinham descido claramente. Bom sinal. Mais dois dias passaram, novas análises, bilirrubina mais baixa… Nas análises seguintes, bilirrubina apenas um pouco acima do normal… 10 dias depois… bilirrubina dentro dos valores normais, a cor amarela da pele tinha desaparecido por completo. 10 dias!! Os sites americanos diziam que podia ser preciso alimentar através de sonda durante seis semanas. Nada mau! 10 dias! E pensar que a gata tinha levado um carimbo de “CONDENADA” desde o início…
Ainda houve um susto, pelo meio: devido a tanto soro, a Bruma teve um desequilíbrio de electrólitos, o potássio estava muito baixo. Fui dar com ela deitada, parecia morta, de olhos abertos… Abanei-a, não reagia… Depois, lá percebi que ainda respirava. Eram 22:30 de sábado. O diagnóstico já tinha sido feito à tarde, mas não havia potássio na clínica, a vet ficou de arranjar para o dia seguinte… Afinal, tive de ir para a clínica nessa noite, já que a situação era de risco. Felizmente, a vet já tinha o potássio com ela. O complicado era que o potássio tinha de ser dado por soro intravenoso, muito lentamente, durante hora e meia… e há mais de uma semana que não conseguiam apanhar as veias à Bruma… Bom, ia-se tentar… Nem sei quantos catéteres foram para o lixo, mas veias nem vê-las! Tentou-se a jugular… conseguiu-se… e depois foi ficar hora e meia com a gata imobilizada, cabeça puxada para trás, a fazer soro muito lentamente…

Entretanto, foi tirada a sonda… Lá vinha outra batalha: a Bruma tinha de voltar a comer por ela, e parecia “destreinada”… Foi preciso tomar estimulantes, durante uns dias, mas lá acabou por começar a comer sem essas “ajudas”. Felizmente, até hoje continua a comer muito bem. Recuperou lentamente o tónus muscular, que tinha perdido por completo, por ter passado tanto tempo sem se mexer. Até há poucos dias, o único sinal da doença era o pêlo rapado nas quatro pernas, na garganta e na testa… Mas até esse sinal desapareceu. A Bruma está viva e mais bonita do que nunca. Valeu a pena o esforço. Valeu a pena a pequena fortuna que gastei. Valeu a pena discutir com a vet.

Moral da história: não desistam facilmente, façam perguntas, investiguem; os vets não sabem tudo, podem sempre aprender alguma coisa, até mesmo, por que não?, com um leigo em medicina veterinária, se tiverem humildade suficiente para isso. Não digo que vão para o consultório do veterinário dar palpites sobre como ele deve fazer as coisas. Mas se tiverem informações de fonte fidedigna (este pormenor é muito importante!) que mostrem que o vosso veterinário não está a seguir o caminho mais correcto, não tenham medo de dar a vossa opinião. Se for preciso, mudem de veterinário. Eu estava preparada para o fazer, se a minha vet não cumprisse com o prometido. Veterinários há muitos, e os nossos bichanos são insubstituíveis. Neste momento, só tenho pena de não ter investigado a doença mais cedo. Talvez a Lizzie, a gata da minha irmã, estivesse também ainda viva… Mas fico contente por a minha “guerra” com a vet ter sido útil não só à Bruma. Umas semanas depois de a Bruma ter tido “alta”, estava internado lá na clínica um gato completamente assanhado, com colar isabelino e sonda metida pelo nariz. Perguntei o que tinha o gato. “Fígado gordo, como a sua Bruma”…

Se chegou até aqui, gabo-lhe a paciência....
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta out 28, 2004 10:43 pm

Boa noite Florinda.

Se há tópicos que captam o meu interesse, este é sem dúvida alguma, um deles.

Primeiro de tudo quero felicitar-te por toda a tua insistência... valeu bem todo o esforço, ousadia, " teimosia " e pesquisa... :D

Os Vets podem saber muito de Medicina Veterinária, mas não conhecem os nossos animais melhor que os próprios donos e quando existe o factor intuição em algum caso mais complicado...porque não...? ;)

Não sei se te lembras do caso da Snow que também tinha de ser entubada para se alimentar e no entanto nunca foi necessária qualquer tipo de anestesia... :o . Lembro que ela estava bem consciente, era uma gata brava e num entanto a Drª Carla nunca lhe deu qualquer tipo de anestésico para a entubar. Portanto não entendo essa situação da tua Veterinária querer anestesiar a tua gata para lhe colocar a sonda...?! Enfim... :roll:

E sim, explicaste muito bem a situação do fígado gordo...daí que quando algum gato obeso ou para o " gordinho " deixe de comer por mais de dois dias, há sempre a hipótese do pior... :( .

Aproveito também para te dar os parabéns pela forma tão explícita como explicaste tudo na íntegra... :D e tão bem feito foi... que parecia que eu estava presente durante todo o acontecimento... ;) :D

PARABÉNS para ti e para a tua gata que demonstraram ser umas LUTADORAS e VENCEDORAS deste " drama " que acabou em bem para ambas, felizmente.

Que sirva de lição para muitos donos de animais que o dinheiro é nosso, o sofrimento é nosso e do nosso animal e cabe-nos a nós decidir sobre o que pensamos estar certo ou errado. Isto depois de nos informar-mos muito bem, logicamente.

Estou a passar por um caso similar no que trata a decisões... e não me canso de fazer perguntas e mais perguntas e apesar das respostas me satisfazerem até um certo ponto, mesmo assim decidi por mandar fazer mais exames a fim de se chegar a uma conclusão mais pertinente e segura.

Continuação de uma boa recuperação para a tua gatinha,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sararp
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 11:01 pm
Localização: 1 cão Serra da Estrela, 1 gata, 3 tartarugas, 3 coelhos anões

quinta out 28, 2004 10:54 pm

Cheguei ao fim e não foi precisa nenhuma dose especial de paciência! Que bonita história!! Sim, senhor, gostei de ver! A sua luta foi intensa mas muito recompensada. Estou mesmo muito, muito feliz pela Bruma. Que sorte que ela tem em ter a dona que tem! ;)
E fez muitíssimo bem em contar a sua história, poderá, assim, servir de exemplo!

Parabéns pela coragem, persistência e amor que teve (tem) pela sua gata! É simplesmente lindo! ;)
falabarato
Membro Júnior
Registado: sexta abr 30, 2004 11:20 am

sexta out 29, 2004 8:42 am

Sim senhora ;)

Também cheguei ao fim, com alguns ais e uis, ao tentar imaginar toda a situação. :?

Mas o importante é que a Bruma recuperou, ou melhor renasceu ;)

Não há dúvida nenhuma que quando existe amor, seja por uma pessoa ou por um animal, todo esse amor nos dá força para seguir em frente e ter coragem para tentar tudo, tudo mesmo, o possível e o impossível.

A Florinda mostrou ser uma mulher de grande coragem e de muita persistência, parabéns.

Acredito que deve ter tido a melhor recompensa possível, voltar a ter a sua Bruma a passear pela casa.

Boa Sorte :)

Sónia
yokos
Membro Júnior
Registado: terça set 14, 2004 9:32 am

sexta out 29, 2004 9:16 am

:lol: Bom dia ...Florinda..e já agora Bruma.....
mas que história fantastica..adorei ver a reação que teve em relação
á vet.
Mas é a verdade...nem sempre os médicos sabem td...
Vai ver que essa veterinaria na consciençia dela (sim que aposto que ainda não deu a mão á palmatória)mas que lhe agradeçe.
De certeza que com outro caso igual..ela já vai seguir o lema dos americanos. :lol: o que vai ser bom para futuros gatinhos com o mesmo problema.
:)

Por isso eu só lhe quero agradeçer...por me ter exclarecido..pois posso vir a ter o mesmo problema...e assim sendo já posso exclarecer a veterinária dos meus ..mais que td..(caso ela tb não saiba agir ;) )

muitos beijos e abraços..para as duas lutadoras :D
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sexta out 29, 2004 9:33 am

Pois, eu também cheguei ao fim e não foi necessária assim tanta paciência.
Agora devo dizer-lhe Florinda, parabéns, eu não sei se teria essa coragem.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Fourpows
Membro
Registado: segunda fev 10, 2003 11:24 pm
Contacto:

sexta out 29, 2004 9:55 am

Olá Florinda

Desde já dou-lhe os meus parabéns por ter vencido (juntamente com a Bruma) esta guerra.

Quanto ao facto de ter dado uma sugestão fundamentada à veterinária, acho que fez muitissimo bem. Infelizmente na faculdade não nos ensinam tudo, dão-nos as bases e o resto aprende-se por iniciativa própria e por experiencias vividas dia a dia.
Digo-lhe mais, todos os donos deviam ter este tipo de atitude e dizer (sem pôr em causa o profissionalismo e de uma forma educada) o que pensam e o que sabem acerca da matéria em questão.

Obrigada por ter partilhado esta história.

Curiosidade: as vacas é que sofrem muito de fígado gordo no pre e pós parto. Quando estão excessivamente gordas, ao deixarem de ingerir comida suficicente dá-se esta mobilização de gorduras e posteriormente fígado gordo. Nos pequenos animais existe mas não tem incidencia muito elevada.

Um beijinho
Absolut
Membro
Registado: quinta abr 18, 2002 11:27 am

sexta out 29, 2004 10:14 am

Parabéns Florinda e Bruma!

O vosso caso e perseverança só provam que se deve lutar até ao que alguns acham ser impossível!

Boa Sorte para ambas e que sirvam de exemplo para quem se sente desanimado perante alguns contratempos da vida.
CarlaVB
Membro
Registado: sexta abr 16, 2004 4:40 pm

sexta out 29, 2004 10:17 am

Parabens Florinda pela sua coragem, persistência, paciência e amor pela sua gatinha.

Adorei ler o seu post. Está muito bem escrito e deu para "viver" as preocupaçoes e angustias. E principalmente explicou o que realmente consiste o figado gordo e qual o metodo utilizado para combater. Está informação é muito importante, nunca se sabe o que o futuro nos reserva.

As melhoras para a Bruma, que é uma gatinha muito bonita.

E Felicidades para as duas.
minetoo
Membro Veterano
Registado: segunda ago 30, 2004 2:09 pm

sexta out 29, 2004 11:30 am

Florinda,

Antes de tudo, PARABENS às duas....

Fui espreitar o seu album (q achei o máximo pois tem fotos girissimas!), e fiquei a conhecer a Bruma...

É igual à minha Rita....

Desejo tudo de bom na vida, muita saúde para q possa continuar a dessa sua linda familia !!
;)
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

sexta out 29, 2004 3:33 pm

Que texto lindo, que história fantástica. Não foi preciso paciencia para ler o texto todo até ao fim, tive sim que me concentrar em certos momentos para conter as lágrimas.

A Bruma tem muita sorte em te ter e tu Florinda nunca me enganaste... és uma lutadora ;) .

Obrigada por partilhares connosco de uma forma tão clara esta situação e o valor que tem a insistencia em atingir fins!

Um beijinho grande para ti e um muito especial para a Bruma :D
fafa-reis
Membro Júnior
Registado: sexta jun 18, 2004 5:49 pm

sábado out 30, 2004 3:24 pm

ola ola...

bem eu por acaso li.............e não precisei de muita paciencia......e acho que todos nós enquanto seres conscientes.......o desistir tem que ser mesmo a ultima palavra!!! porque quando se termina uma luta tem que se ter plena consciencia de que tudo foi feito!! e eu pelo menos tenho sempre muitas duvidas!!!!

Parabens pela força!!!! ;)
melisaa
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 12:42 pm

domingo out 31, 2004 3:38 pm

Muitos Parabens pela coragem...

ps- e tambem pelo prémio nobel do maior texto da arca.. :D
dicas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

domingo out 31, 2004 6:20 pm

Olá Florinda

Às vezes vale a pena voltar aqui. Hoje deu-me para isto, reentrar na Arca, e desta vez não me arrependi.

Li o teu "testamento" até ao fim com o máximo interesse, o texto é muito interessante, como sempre, o conteúdo, uma lição.

Continuas a ser uma enciclopédia, e das melhores coisas que acontecem na Arca.

Enquanto andarem por aqui algumas pessoas como tu, continuo ligado a isto.

Grande beijinho do

Dicas
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

domingo out 31, 2004 6:40 pm

Olá, Dicas!
Que surpresa reencontrar-te por aqui! :)
Também eu tenho andado afastada da Arca, curiosamente pelos mesmos motivos que tu te afastaste. :?
Já não participava neste fórum há uns tempos e apenas o fiz por achar que o que tinha a contar podia vir a ser útil a alguém. Tenciono resumir a isso as minhas participações futuras. É com tristeza que constato que estes fóruns são cada vez mais frequentados por pessoas muito pequeninas. Pequeninas de espírito e de princípios. E eu não tenho tempo para perder com coisas insignificantes. As pessoas "grandes", continuarei a "vê-las" por aí, nas esferas onde se movimentam as pessoas "grandes". ;)
Beijos também para ti.

Florinda

P.S. - Agradeço as palavras simpáticas de (quase) todos os que responderam a este tópico. :)
Responder

Voltar para “Gatos”