Preciso de ajuda urgente

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
slk4ever
Membro Júnior
Registado: quarta dez 11, 2002 4:55 pm

sábado out 30, 2004 4:01 pm

Boas tardes!

Talvez já me conheçam de pedir conselhos por causa de um gatinho que adoptei e eu nunca tive gatos antes. Mas de qualquer maneira estou com um grande problema. Resumindo: adoptei um gatinho na minha terra em agosto e ele veio connosco para Lisboa, mas desde o princípio era para ficar em casa do meu irmão quando esta tivesse pronta. Mas a situação da casa demorou-se e o gatinho ficou em minha casa durante 2 meses. Ele era pequeno, cerca de 3 meses, quando veio connosco, e adoptou-me como dona. Agora, 2 meses depois, a casa do meu irmão ficou pronta e ele levou-o. Quando o meu irmão o meteu na casota ele chorou tanto, tanto... nunca tinha ouvido um gato a miar assim :(:( Ele foi então para casa do meu irmão na quarta feira mas agora é o grande problema: ele não come quase nada (só peixe, e mesmo assim petisca um bocadinho de uma posta, e ele cá em casa uma posta do mesmo tamanho comia em 5m toda), bebe pouquíssimo ( acho que até o leite que ele gostava tanto quase nem lhe toca), não brinca (nem sequer com um bonequinho que ele levou de cá de casa com o qual adorava brincar), e foge do meu irmão e da mulher dele (de quem ele não parece gostar mesmo nada) como o diabo foge da cruz.

Não sei então o que hei-de fazer!!! Eu bem queria que o gatinho viesse de novo para cá mas está difícil de convencer a minha avó, porque ela já tem uma certa idade e enerva-se demasiado com o bicho. Não sei se ele com 5 meses já se consegue habituar de novo a outras pessoas e sentir-se em segurança. Não sei se hei-de o ir ver a casa do meu irmão, porque podia ser que ele assim percebesse que ali ele está bem.... Custa-me tanto deixá-lo sabendo que ele não está bem, mas também não sei se o hei-de ir ver, porque não sei se ele reage bem...

Preciso então de uma ou várias opiniões que me consigam ajudar a ver o que fazer, e que me esclareçam se o gato se conseguirá adaptar a um novo lar :(

Cumprimentos!!
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

sábado out 30, 2004 6:51 pm

Então e arranjando um novo gatinho para eles e ficando com esse? ;)

De certo explicando que o gatinho já se ambientou a si e gostar de viver consigo talvez a situação se resolva com a vinda de outro gatinho para eles. Afinal há tantos a precisar e bonitos ;) .
O seu gatinho está numa situação de grande stress, para os gatos é complicado mudar assim de repente de ambiente e de "donos", certifique-se que ele vai comendo alguma coisa, pois ele pode acabar por ficar doente assim :| .

Boa sorte ;)
ccsantos
Membro
Registado: quinta mar 20, 2003 3:00 pm
Contacto:

sábado out 30, 2004 9:47 pm

Realmente o gato está a adaptar-se e isso é sempre penoso para um gato, mas não quer dizer que ele não se adapte. Com a minha MiauMiau aconteceu isso, pouco depois da ter adoptado tive que ficar sem ela uns meses (foi para casa da minha mãe) e depois voltou para minha casa, nos primeiros tempos, teve uma fase complicada de adaptação às duas casas mas agora fica tão contente em minha casa como em casa da minha mãe. Quando vou de férias deixo-a lá e aparentemente agora ela fica tão contente num lado como no outro.

Conclusão: estando numa casa ou noutra ela precisa é de muitos miminhos e assim a adaptação será mais curta e menos penosa para o gatinho. :)
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

domingo out 31, 2004 3:54 pm

Os gatos mesmo adultos podem adaptar-se a novas casas e novos donos. É preciso é que as pessoas percam tempo a brincar com eles e a dar-lhe carinhos para tentar criar uma relação de confiança. Se o gato está mesmo a ficar em depressão o melhor é fazer-lhe umas visitas para ele matar um bocadinho as saudades e se ambientar melhor ao novo meio. É normal um gato fugir de estranhos, os novos donos é que têm de ter a paciência de os conquistar.

A alimentação que descreve não me parece lá muito boa para o gato, com 5 meses já não precisa de beber leite (e provavelmente poderá fazer-lhe mal) e se quer dar comida caseira o peixe só deve ser dado raramente pois tem muitos minerais e poderá causar insuficiência renal a longo prazo... O melhor é dar carne cozida (galinha, perú, vaca, borrego, nunca dar carne de porco) com arroz e legumes (sem ser cebola), tudo sem sal.

Tb poderá habituá-lo a uma boa ração de preferencia premium o que acaba por ser mais fácil para os donos que não têm de estar sempre a cozinhar.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo out 31, 2004 6:32 pm

Boa tarde slk4ever.

Diga ao seu irmão para brincar com o gatinho e sim, vá-lhe fazendo umas visitinhas até para o animal se alegrar e comer enquanto lá estiver com ele... ;) . É essencial o animal comer. também não é recomendável dar peixe regularmente nem leite. A ração tem tudo o que precisam para uma alimentação equilibrada.

Boa sorte e vá-nos mantendo informados sobre a adptação do gatinho,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”