ARGH!!!!! BARATAS.... SOCORRO!!!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

vera
Membro
Registado: quarta dez 19, 2001 5:35 pm

quarta ago 14, 2002 8:14 am

Bom dia a todos!

Venho pedir a vossa ajudar para um problema que descobri ontem à noite.
Apesar do prédio onde vivo ter apenas dois anos... descobri ontem que estamos a ser "invadidos"por baratas.

Quando ia a entrar no prédio vi duas coisas rastejantes que me pareceram baratas... mas pensei: "pronto Vera lá estás tu a inventar"...

Quando cheguei a casa fui recebida com os rebolanços e barriguinhas do costume, mas 10 minutos depois os meus gatos desapareceram para o escritório.
Estive cerca de uma hora ao telefone com uma amiga (a pôr a conversa em dia) e eles sempre no escritório, ao pé de uns caixotes que lá tenho com livros, agachados do género gato à espera de rato escondido.
Quando desliguei decidi ir ver o que se passava, pois uma hora já era demais. Arrastei caixotes, revirei tudo e nada... quando já estava a pôr tudo no sítio reparo num bicharoco já moribundo debaixo de um dos caixotes.
Gatos fora do escritório, pá e vassourinha na mão lá atiro aquele bicharoco repugnante pela janela...
Não me perguntem como, mas apesar deles não me terem visto a deitar o bicho pela janela, quando abri a porta voltaram ao mesmo sítio cheiraram e deram meia volta... gatos espertos!!!

Mais uma vez me pareceu uma barata... mas pensei que era a minha imaginação a trabalhar demais.

Hoje de manhã, quando vinha a sair vi realmente duas baratinhas (felizmente pequenas) nas escadas entre o 1º e o 2º andar (moro no terceiro).

Resumindo estou em pânico... é que tenho medo que um dos bicharocos volte a entrar em minha casa e eles o comam...
Isto além de ter pavor, fobia, terror de baratas... mas quanto a isso já não me podem ajudar.

A minha pergunta é: será que caso eles encontrem mais uma daquelas coisas repugnates (já bati na madeira... façam o mesmo por favor) e a comam poderão ter problemas, género intoxicação?
Se sim, o que devo fazer no momento em que descubro que não estão bem... isto é, imediatamente antes de agarrar neles e os levar para o vet?
Outra coisa, quando vinha no caminho para o trabalho pensei em ir comprar qualquer coisa para pôr nas escadas para matar aqueles bicharoco (o meu horror é tão grande que até me custa dizer Baratas!), mas tenho medo que mesmo sem eles irem à escadas, por qualquer motivo os sapatos dos donos tenham qualquer vestígio do insecticida... e aí era pior a emenda...
Há alguma coisa "natural" para as exterminar???

Por último, que já devem estar cansados de me ouvir (ou melhor ler), já agora gostava que me dessem contactos de clínicas vet em Lisboa e arredores abertas 24 horas por dia... Espero que nunca seja necessário, mas é sempre bom ter essas coisas à mão.

Obrigado.

Vera
JAntunes
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 7:16 am

quarta ago 14, 2002 8:52 am

Eu para vacinas vou a um veterinario perto de casa e para cirurgias vou a um mais longe mas em que confio e que tem 24 horas.

Tem a vantagem de que assim conheço ambos e não caio num lugar de repente onde não sabem nada dos meus gatos com uma urgência.

[quote=vera]

Por último, que já devem estar cansados de me ouvir (ou melhor ler), já agora gostava que me dessem contactos de clínicas vet em Lisboa e arredores abertas 24 horas por dia... Espero que nunca seja necessário, mas é sempre bom ter essas coisas à mão.

Obrigado.

Vera
[/quote]
anokas123
Membro Veterano
Registado: sexta jun 21, 2002 2:13 pm

quarta ago 14, 2002 9:00 am

Olá Vera,

Como te compreendo, também eu tenho um pavor horrível desses bichos repugnantes chamados baratas. Também tive um gato que de vez em quando apanhava uma barata na varanda. Eu também vivia num 3º andar na altura e nunca tinha tido baratas em casa mas descobri então que algumas espécies de baratas conseguem voar (argh) e trepavam pela parede do prédio até à minha varanda. O meu gatinho apanhava-as na varanda e vinha trazer-mas todo contente como se fossem uma prenda. blargh! O meu gato nunca teve nenhuma problema ou intoxicação por causa delas mas sinceramente acho que nunca comeu nenhuma. Só lhe interessavam enquanto estavam vivas; assim que morriam ele deixava-as num canto qualquer.
Para além dos insecticidas, o único método que conheço para matar baratas são umas casas de plástico que têm cola no fundo e um isco (comida, acho) e em que as baratas entram mas já não conseguem sair porque ficam coladas ao chão. Depois é pegar na caixa com os bichos nojentos lá dentro e deitá-la fora, o que também não é tarefa agradável.
:(
Em relação aos vets permanentes conheço uma hospital veterinário em Almada que está aberto 24 horas por dia - www.hvalmada.com

Boa sorte ;)
gwenevere
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2002 1:21 am

quarta ago 14, 2002 9:19 am

biokill não é tóxico para os gatinhos e vende-se em supers. É um pouco mais caro mas compensa. Se ele comer alguma não te preocupes não são bichos que transmitam parasitas ou doenças como as moscas. Essas sim são chatas.

tadinhos são todos seres vivos.

Mas há uns quatro anos houve obras no prédio e apareceram baratas. Sevoces me vissem a sacudir o meu gato que estava feliz por ter caçado uma e eu só via as patinhas a sairem da boca dele. Lá o sacudi para a banheira e ele soltou a lagosta. O meu vet fartou-se de rir e chamou-me má por lhe ter tirado tão boa lagoosta. O Artur meu gato amuou. Ainda agora caça tudo basta dizer olha o bicho. Baratas não tenho desde ha 4 anos mas ponho o remédio a entrada sempre que o meu vizinho faz uma limpeza o que é muito raro mas ai elas veem de casa dele para a minha ughhhh mas não passam da porta devido ao binómio biokill e gatos he he he
monicalagoa
Membro
Registado: terça jun 25, 2002 3:43 pm

quarta ago 14, 2002 10:28 am

Olá,
no que diz respeito às baratas sei de um remédio optimo: são umas caixinhas da bayer que parecem umas flores e que têm umas entradas com um isco envenenado lá dentro. a vantagem destas caixa é que extermina mesmo as baratas no seu ninho, isto porque a barata que come o veneno não morre logo, vai para o ninho e aí morre e contamina as outras. Quando comprei a minha casa não tinha baratas mas sim uns bichinhos do género que andavam por baixo dos móveis. foi remédio santo, nunca mais tive esse problema. Mas, na altura também não tinha gatos e portanto não sei até que ponto é que se os meus gatos apanhassem um bichito desses contaminado, podiam ficar doentes. O melhor é ires a uma boa loja de animais ou perguntares a um vet.

Boa sorte.

Mónica
Lucifera
Membro Júnior
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 2 cachorros! Um Cocker Spaniel e um Basset Hound que são os melhores amigos!

quarta ago 14, 2002 10:53 am

Olá...
Se te compreendo... Baratas é que não! Odeio-as! Nem as consigo matar! Preciso sempre que alguém mas mate, ou que mas atire para a rua!

Se a praga se tornar demasiado grande, o melhor será mesmo, em conunto com todas as pessoas do prédio, contratarem uma empresa que faça uma desbaratização! Assim ficam livre desses animaizinhos!

Luci
vera
Membro

quarta ago 14, 2002 12:16 pm

Olá outra vez!

Obrigado pelas respostas.
Pelo menos fico mais descansada quanto à saúde deles... continuam a ser uns bicharocos repugnates, mas pelo menos já sei que, caso apanhem alguma (espero que não... aliás, a minha esperança é que nem cheguem mais a entrar em minha casa), não haverá problemas.

Penso que aqueles bicharocos horrendos e nojentos começaram a aparecer porque mesmo ao lado do prédio havia um terreno baldio (onde estavam ainda restos de materiais de construção dos prédios) que começou agora a ser limpo.
Elas deviam lá estar contentes e felizes da vidinha, mas agora como começaram a ser incomodadas decidiram fugir. Pelo menos, é a única explicação lógica que vejo, pois elas apareceram ontem e o terreno começou a ser limpo anteontem.

Obrigado também pelas sugestões em relação ao "extermínio".
Acho que primeiro vou experimentar o "Biokill" que a Gwen sugeriu... pelo menos patamar da minha casa.
Fico mais descansada por não ser tóxico para eles (e já agora para o gatinho de dois meses que a minha vizinha do lado tem agora).

Em relação à desbaratização sugerida pela Luci... também já tinha pensado nisso... mas acho que os vizinhos vão pensar que eu sou doidinha de todo se proponho já uma solução tão radical quando apenas vi três bicharocos.
Claro que para mim era já hoje.... mas não é só a minha vontade que conta.

Obrigada a todos,

Vera
nicnivin
Membro Júnior
Registado: sábado ago 10, 2002 3:55 pm

quarta ago 14, 2002 12:29 pm

Olá Vera!

Acho que não tens de preocupar com as baratas os teus gatos vão acha-las demasiado sujas para serem comidas.
Eles so andam atras delas pelo divertimento que lhes da andar a caça.
Mas ter baratas em casa não é em nada agradavel, devias contactar os teus vizinhos e juntos fazerem uma desinfestação ao predio pq se se fizer apenas num apartamento elas fogem para outro e qdo o desinfectante desaparecer voltam a mesma.
Eu pessoalmente odeio baratas defacto até sou alergica a elas o meu primeiro gatinho divertia-se mto com elas andava a caçar e depois trazia as baratas para nos oferecer como com os ratos.

Abraços
groovy_cat
Membro
Registado: quinta ago 08, 2002 10:54 pm

quarta ago 14, 2002 12:51 pm

Olá Vera

Efectivamente as baratas são repugnantes, especialmente se pensarmos nos sitios por onde andam.

Eu já tive um gato que achava que era marisco do melhor!
Costumava passar uma temporada em Sesimbra numa casa que tinha alcatifa no chão e portanto, como era uma casa normalmente fechada, era o paraíso das baratas.

Eu arrepiava-me sempre nos primeiros dias que lá chegava!!! Em contrapartida o Batman achava que era o melhor resort do mundo.

Uma coisa que eu aprendi foi que elas, quando o gato ía, desapareciam magicamente. Algumas era ele que fazia belas mariscadas... as outras nunca soube mas deviam fazer malas e ir chatear para outro lado. Um dia a minha avó disse-me uma coisa que ía de encontro ao que eu observava "Onde há gato, não há barata!"

Quanto á eliminação desses bicharocos, como disse a Gwen o biokill não é nefasto para os animais. Elas efectivamente voam e sobem nas calmas as paredes e por isso entram em casa ou por coisas que transportamos ou por portas e janelas. Eu costumo pôr o biokill nas ombreiras (deve funcionar também como repelente ;) ) mas digo-te desde já que os sitios preferidos delas são os que são quentes e húmidos. Fogão, frigorifico, casas de banho, máquinas de lavar. As caixas com veneno funcionam bem em arrecadações e dispensas.

Espero ter ajudado

Groovy cat
gwenevere
Membro Veterano

quarta ago 14, 2002 2:07 pm

os meus gatos estão aqui a perguntar se podem ajudar é que o Artur já há uns 3 anos que não caça nenhuma e está farto da dieta de moscas e traças. Aquelas lagostas gordinhas são melhores.

Realmente eles eliminam tudo e a minha irmã mais velha quer alugar o artur (o melhor caçador) para dar cabo das traças, :lol:

É um sistema ecológico.

Não te preocupes eles não são bichos sujos como as moscas e com o biokill resolves o problema.
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

quarta ago 14, 2002 9:25 pm

Olá Vera,

Pois eu acho que o mais perigoso que pode acontecer é haver uma desbaratização no teu prédio, pois isso poderia por a saúde do teu gato em risco.

A minha gata apanhou 1 vez 1 daqueles bichinhos prateados e divertiu-se com ele e papou-o logo. Não me fez confusão e foi bom para ela pois como nunca pode sair do apartamento, ao menos pode divertir-se com o petisco. :D

Caneco
vera
Membro

quarta ago 14, 2002 9:50 pm

Olá mais uma vez!!!!

Já fui comprar o Biokill que a Gwen falou.
Daqui a bocado já vou pulverizar a entrada (do lado de fora toda).

Mas já estou mais descansada, pois nas escadas não encontrei mais nada e aqui em casa também não.

Devia mesmo de ser da limpeza que decidiram fazer no terreno aqui ao lado... mas como mais vale prevenir que remediar... o Biokill vai entrar em acção.

Já agora mais uma coisa.... e em resposta ao Caneco.
Acho que não vai ser preciso ir mais além do Biokill e, para já, e espero que para sempre, não seja necessário desbaratizações.
Quanto ao facto de eles comerem bicharocos, claro que os meus gatos são como todos os outros e de vez em quando lá vai uma mosca, um mosquito ou uma melga.... mas baratas... é tão repugnante.
Eles não devem achar, mas faz-me impressão, talvez pelo meu próprio pavor, fobia e terror a esses bicharocos.
E, menos sem falar neles, acho que ninguém gosta de ter bicharocos em casa.
Claro, que com os gatões cá em casa tenho de ter cuidado nos produtos que uso... a saúde deles primeiro que tudo.
Mas, de qualquer força, obrigado pelo aviso... os nossos gatinhos merecem todos os cuidados que tivermos.

Obrigado a todos pelas respostas.

Vera
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

quarta ago 14, 2002 9:57 pm

Se calhar já não achava graça se a minha gata comesse uma barata, mas o que ela comeu foi um bicinho pequenino prateado que tem umas antenas, sabes?

Caneco
gwenevere
Membro Veterano

quarta ago 14, 2002 10:57 pm

Vera ouvi dizer que estás a matar o meu marisco preferido...Que raio porque é que as donas teem estas manias...a cá de casa só nos deixa umas moscas e tracinhas (nem enchem o dente) e se comemos uma mosca das gordinhas pum mete-nos desparazitante goela abaixo. Que chatas.

A minha tia (irmã da dona/mãe) é pior ontem roubou o ratinho que o primo Matias trazia e ainda por cima correu com ele alegando que era muito bebe. Os primos teem jardim e caçam ratinhos no vizinho, passarinhos (ai a tia fica fula) eu nem uma baratinha. Priminhos filhotes da Vera entendo o vosso desespero...

Artur
groovy_cat
Membro
Registado: quinta ago 08, 2002 10:54 pm

quinta ago 15, 2002 12:03 am

Como eu te entendo Artur,

Eu trouxe á minha dona um pombinho bébé para fazer-mos umas brincadeiritas antes de dar-mos cabo dele e ela ía-se matando em cima do telhado para o pôr outra vez no ninho e ainda por cima ralhou-me!!!
Vá-se lá entender estes humanos

Tapas (a convalescente)
Responder

Voltar para “Gatos”