Banho!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Antes de mais, bem vindo/a.
Os persas, em particular aqueles que se destinam a exposições, tomam banho. E não é só os persas.
Não sei a partir de que idade. Sei no entanto que devem começar a habituar-se cedo, para não estranharem depois.
Espero que alguém lhe dê essa informação.
Felicidades para o seu novo gatinho.
Os persas, em particular aqueles que se destinam a exposições, tomam banho. E não é só os persas.
Não sei a partir de que idade. Sei no entanto que devem começar a habituar-se cedo, para não estranharem depois.
Espero que alguém lhe dê essa informação.
Felicidades para o seu novo gatinho.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
- Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)
Os banhos não são muito recomendáveis, principalmente no Inverno, isto porque os gatos constipam-se rapidamente, pelo que depois do banho têm de ser mesmo muito bem secos, pôr um pouquinho de algodão (não muito no fundo) nas orelhas, para não ganharem otites e lavados com água morna.
Em alternativa pode utilizar os sprays/espumas existentes em qualquer loja de animais que substituem o banho de água. Basta aplicar e esfregar. Tenha atenção em testar primeiro numa pequena zona o produto, para evitar pequenas alergias
.
Penso que a partir dos 4 meses +/- poderá dar banho, contudo pode ser que algum criador lhe responda melhor à sua dúvida.
Em alternativa pode utilizar os sprays/espumas existentes em qualquer loja de animais que substituem o banho de água. Basta aplicar e esfregar. Tenha atenção em testar primeiro numa pequena zona o produto, para evitar pequenas alergias

Penso que a partir dos 4 meses +/- poderá dar banho, contudo pode ser que algum criador lhe responda melhor à sua dúvida.
-
- Membro
- Registado: terça out 19, 2004 12:59 pm
Segundo o que me disseram, convém dar um banho ao gato apenas uma vez por ano, de preferência no verão para o risco de contipações ser menor...
Claro que pode ser necessário dar-lhe um banho nas alturas em ele chega a casa muito sujo, principalmente quando tem no pêlo substâncias que obviamente o gatito não consiga limpar.
secá-lo muito bem no final.
Também me disseram que convém de vez em quando lavar por dentro das orelhas com algodão humedecido com água morna. É que as orelhas são o único sitio onde os gatitos não conseguem limpar.
De resto, o próprio animal tratará da sua higiene...

Quanto ao facto de ser persa, provavelmente é necessário ter-se algum cuidado com o pêlo, como por exemplo nas escovagens... Mas quanto a isso, não posso ajudar muito, pois nunca tive persas nem sei que tipo de cuidados extra é necessário ter com eles.
Claro que pode ser necessário dar-lhe um banho nas alturas em ele chega a casa muito sujo, principalmente quando tem no pêlo substâncias que obviamente o gatito não consiga limpar.
secá-lo muito bem no final.
Também me disseram que convém de vez em quando lavar por dentro das orelhas com algodão humedecido com água morna. É que as orelhas são o único sitio onde os gatitos não conseguem limpar.
De resto, o próprio animal tratará da sua higiene...

Quanto ao facto de ser persa, provavelmente é necessário ter-se algum cuidado com o pêlo, como por exemplo nas escovagens... Mas quanto a isso, não posso ajudar muito, pois nunca tive persas nem sei que tipo de cuidados extra é necessário ter com eles.
-
- Membro
- Registado: quarta set 24, 2003 4:20 am
O meu gatinho é branco, e é claro que se suja mais do que os de cor, e eu de vez em quando tb lhe dou banho, mas agora como é inverno vaporizo-o com o champô seco e passo-lhe com as toalhitas húmidas de bébé e fica uma beleza.
-
- Membro Júnior
- Registado: terça set 14, 2004 9:32 am
olá Narac...
Achei engraçado a sua menina ser igual ao meu Oscar....possivelmente são irmaos...e então é assim...(não é que perceba muito destes pequenos seres...) mas foi uma questão que pus á vet. e o que ela me disse é que depois das vaçinas todas poderei pensar nisso..enquanto isso para escovalo bem todos os dias com uma escova propria.para o pelo ficar limpo.e falou-me tb num spray que se poe um bocadinho na propria escova aonde fica um cheirinho delicioso e bastante brilhante ...pense no banho depois...até que eles são tão assiadinhos....
BEIJINHOS PARA AS DUAS
Achei engraçado a sua menina ser igual ao meu Oscar....possivelmente são irmaos...e então é assim...(não é que perceba muito destes pequenos seres...) mas foi uma questão que pus á vet. e o que ela me disse é que depois das vaçinas todas poderei pensar nisso..enquanto isso para escovalo bem todos os dias com uma escova propria.para o pelo ficar limpo.e falou-me tb num spray que se poe um bocadinho na propria escova aonde fica um cheirinho delicioso e bastante brilhante ...pense no banho depois...até que eles são tão assiadinhos....

BEIJINHOS PARA AS DUAS

-
- Membro Júnior
- Registado: quinta out 30, 2003 2:32 pm
- Localização: Shaggi o cão;gatos Tuxa e Miki; Tatui o hamster ,6 peixes, Vilches o piriquito e Cokie a tartaruga
Olá, engraçado o meu Miki é muito parecido com a Sissi (é assim que se chama,não é?) , quando o adoptei vinha muito doente e como tinha diarreia dava-lhe banho quase todos os dias mas agora não lhe dou banho e ele está sempre limpinho.
Quando o adoptei não sei o tempo que tinha ( era de rua) mas era muito pequenino e a vet sabia que eu lhe dava banho e nunca me disse para não o fazer, sempre tive muito cuidado para não deitar água nas orelhas para não fazer otites.
Quando o adoptei não sei o tempo que tinha ( era de rua) mas era muito pequenino e a vet sabia que eu lhe dava banho e nunca me disse para não o fazer, sempre tive muito cuidado para não deitar água nas orelhas para não fazer otites.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
- Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab
As orelhas dos gatos não devem ser limpas com água. Podem-se limpar com toalhetes próprios para isso, com algodão humedecido com alcool ou com óleo para bébe. De qualquer forma não devem cair gotas para o interior do ouvido, o algodão deve estar só o suficientemente humedecido de alcool ou óleo para limpar.
Quanto aos persas, realmente devem ser lavados com alguma regularidade (1 vez por mês é o que geralmente é mencionado) porque o pelo é completamente diferente do dos domésticos. Para saber a partir de que idade deve lavar e com que regularidade aconselho a que contacte o criador do seu gato. Há alguns sites que ensinam a dar banho aos persas, o mais importante é secá-los muito bem depois do banho.
Quanto aos persas, realmente devem ser lavados com alguma regularidade (1 vez por mês é o que geralmente é mencionado) porque o pelo é completamente diferente do dos domésticos. Para saber a partir de que idade deve lavar e com que regularidade aconselho a que contacte o criador do seu gato. Há alguns sites que ensinam a dar banho aos persas, o mais importante é secá-los muito bem depois do banho.
-
- Membro Júnior
- Registado: sexta fev 20, 2004 12:09 am
Bom, de todas as respostas a unica que não se encontra totalmente correcta é a de que os gatos não tomam banho. e muito menos se estivermos a falar dos persas. Este tipo de pêlo merece maiores cuidados na sua higiene dia a dia. Um banho por mês é fantastico mas pode ser de dois em dois. Va apreciando o estado do pêlo. Para intercalar pode limpar com o dito champoo seco.
Nunca deixe o bichano por secar! Escove-o enquanto o seca e certefique-se que fica bem seco. Tanto no inverno como no verão. Os persas são mesmo muito sensiveis....
Nunca deixe o bichano por secar! Escove-o enquanto o seca e certefique-se que fica bem seco. Tanto no inverno como no verão. Os persas são mesmo muito sensiveis....
-
- Membro Júnior
- Registado: sexta fev 20, 2004 12:09 am
Bom, de todas as respostas a unica que não se encontra totalmente correcta é a de que os gatos não tomam banho. e muito menos se estivermos a falar dos persas. Este tipo de pêlo merece maiores cuidados na sua higiene dia a dia. Um banho por mês é fantastico mas pode ser de dois em dois. Va apreciando o estado do pêlo. Para intercalar pode limpar com o dito champoo seco.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 15, 2003 10:07 am
Se aquecer bem a casa de banho (ou o sitio onde se der banho ao gato) e se o secarmos bem, tanto faz verão ou inverno, desde que nao o deixemos ir para fora de casa, tem de estar totalmente seco e num ambiente aquecido! Eu dou banho 2 a 3 vezes por ano à minha Bibi uma Sagrada da birmania, ela adora e o pêlo fica lindo depois do banho, claro que escovo-a todos os dias e nao há necessidade de lhe dar mais banhos, mas sim claro banhos são necesários!!!
<p>Bibi eTeddy</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 15, 2003 10:07 am
Se aquecer bem a casa de banho (ou o sitio onde se der banho ao gato) e se o secarmos bem, tanto faz verão ou inverno, desde que nao o deixemos ir para fora de casa, tem de estar totalmente seco e num ambiente aquecido! Eu dou banho 2 a 3 vezes por ano à minha Bibi uma Sagrada da birmania, ela adora e o pêlo fica lindo depois do banho, claro que escovo-a todos os dias e nao há necessidade de lhe dar mais banhos, mas sim claro banhos são necesários!!!
<p>Bibi eTeddy</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta jul 14, 2004 3:30 pm
o meu bernardo ja tem 3 anos e ja tomei banho umas 4 vezes e nao é de exposição. ate hoje nunca tive problema nenhum com os banhos, seco-o sempre muito bem. dei-lhe banho por varias razoes: 1º porque estava com muito pêlo velho, entao dei-lhe um bom banho e escovei-o bem a seguir, ficou optimo. depois foi no verao para o refrescar, depois foi numa altura em que ele teve caspa e da ultima vez foi por causa do pó quando mudei de casa, havia muito pó fininho das obras e ele coçava-se muito. tb sempre ouvi que os gatos não tomam banho, mas a verdade é que o meu até gosta da água, so nao gosta muito é o do champô 
em relação á idade para lhe dar banho, eu so lhe dei quando ele fez um ano.
ele lava-se bem mas pôr-lhe o pêlo lavadinho e macio tb nunca lhe fez mal.

em relação á idade para lhe dar banho, eu so lhe dei quando ele fez um ano.
ele lava-se bem mas pôr-lhe o pêlo lavadinho e macio tb nunca lhe fez mal.