Cuidar dum gato...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Lunitis
Membro
Registado: sexta jul 02, 2004 10:55 pm

domingo dez 12, 2004 12:51 am

Eu estava a pensar arranjar um animal de estimação que leva-se comigo para me fazer companhia enquanto tou na universidade (casa) e surgiu-me a ideia de um gato, nomeadamente um Persa (se arranjar), mas como nunca tive nenhum gato não sei as condições que eles precisam :oops: . E nem sei se é viavel ter um!
Por isso queria que me tirassem algumas duvidas.
Um gato pode ficar em casa sozinho até ao fim da tarde? Não morre de tédio ou passa-se da cabeça? Não me destroi nada? Tipo arranhar a madeira ou mandar tudo aos tombos? Deverei solta-lo de manha e deixar-lhe comida ca fora (não existem estradas nas proximidades)?
Ou será melhor nem sequer pensar em ter um gato nestas circunstÂncias?
Já agora um persa precisa de mts cuidados especiais para alem de lhe escovar o pelo mt frequentemente?
Agradecia que me ajudacem...
minetoo
Membro Veterano
Registado: segunda ago 30, 2004 2:09 pm

segunda dez 13, 2004 10:06 am

Lunitis Escreveu: Eu estava a pensar arranjar um animal de estimação que leva-se comigo para me fazer companhia enquanto tou na universidade (casa) e surgiu-me a ideia de um gato, nomeadamente um Persa (se arranjar), mas como nunca tive nenhum gato não sei as condições que eles precisam oops . E nem sei se é viavel ter um!
Bom dia,
Antes de mais nada, deve ponderar mesmo muito bem se pode ter um animal de estimação (seja ele qual for)!
Diz, no seu post, "me fazer companhia enquanto tou na universidade", e depois?? Olhe que os gatos podem durar 15 anos! ou mais... É um compromisso para a vida!
Uma vez que estuda, tem de ter em conta as despesas de alimentação,Veterinário...

Por isso queria que me tirassem algumas duvidas.
Um gato pode ficar em casa sozinho até ao fim da tarde? Sim, os gatos são mais independentes que os cães, e dormem muito, por isso nao lhes custa nada ficar sozinhos durante umas horas a dormir descansados, desde que lhes dê atenção, carinho e cuidados enquanto está em casa! Não morre de tédio ou passa-se da cabeça? :o Não me destroi nada? Tipo arranhar a madeira ou mandar tudo aos tombos? Bem, eles dormem muito, mas também brincam muito (principalmente os mais novos) e não estão propriamente à nossa espera para começarem a brincar, brincam qd lhes apetece e TUDO é pretexto para uma brincadeira, por isso, ou tem uma divisão "só" para ele, onde será rei e Sr., ou então prepare-se para umas surpresas qd chegar a casa! ;) (isto na geralidade!)
Deverei solta-lo de manha e deixar-lhe comida ca fora CÀ FORA, na RUA??:o não existem estradas nas proximidades)? E ainda por cima Um Persa (segundo a sua preferência)... Ou será melhor nem sequer pensar em ter um gato nestas circunstÂncias? :?
Já agora um persa precisa de mts cuidados especiais para alem de lhe escovar o pelo mt frequentemente?
Agradecia que me ajudacem...
Renhau
Membro Júnior
Registado: segunda nov 22, 2004 1:46 pm

segunda dez 13, 2004 11:06 am

Todos nós por cá já fomos "papás" de primeira viagem de um bichinho (cão ou gato) e tudo se aprende e é uma aprendizagem muito bonita e divertida. Uma primeira visita ao Vet logo no 1º ou 2º dia é aconselhável para verificar o estado de saúde do nosso amiguinho e para tirar todas as dúvidas iniciais (claro que muitas mais vão surgindo todos os dias mas para isso como já vai conhecer o vet pode ligar-lhe ou para assuntos mais light tem o forum com pessoas bem entendidas na matéria...). No caso que apresenta de o bichinho ter de estar muitas horas sozinho eu na minha humilde opinião aconselho a adopção ou aquisição de dois gatitos em vez de um, vai chegar ao fim do dia e encontra dois bicharocos felizes calmos e cheios de vontade de receber o seu carinho depois de muita brincadeira com o companheiro...
Se optar pelos persas eu tenho dois e aconselho a escovagem de 2 em 2 ou 3 em 3 dias no máximo para evitar nós (o pó de talco pode ajudar a desembaraçar) e para manter o pelo bonito (e tb diminui a queda visto que os pelos mortos ficam na escova ou pente e não no sofá na nossa roupa no tapete, etc ;) ) outros cuidados o criador deve aconselha-lo e dar-lhe toda a informação necessária pois são gatos com algumas particularidades especialmente a nível respiratório e digestivo.

Seja como for boa sorte nesta aventura de conviver com um amiguinho de 4 patas
brokenwings
Membro Veterano
Registado: quarta out 27, 2004 2:44 pm

segunda dez 13, 2004 5:09 pm

Eu acho um gato uma escolha mto boa se realmente chegar a conclusao que tem as condiçoes necessarias para o seu novo amigo. Eu própria sou estudante universitária e até ha bem pouco tempo tive na msma situaçao. Sentia a falta duma companhia, que pudesse dar e receber atençao mas que nao fosse tao trabalhoso como por exemplo um cao. De facto os gatos sao limpos, comem o que necessitam, nao precisam de tomar banho (a nao ser os de pelo longo) se forem gatos domesticos.
Os gatos passam bem o tempo sozinhos, podes perfeitamente ter a tua vida de estudante tal como eu e ao fim do dia estar com eles, brincar, dar lhes todo o amor e carinho, verás que é positivo e nunca uma obrigaçao por isso nao t preocupes.
Tens de leva los ao veterinario sempre que tiverem indicios de doença e se forem bebes leva los para fazer desparatizaçao. Claro que isto custa dinheiro e disponibilidade mas tendo estas condiçoes compensa imenso.
Voltando ao assunto do pouco tempo que passas em casa, talvez fosse boa ideia teres dois amiguinhos em vez de um, assim brincavam um com o outro e nao morriam de tedio tao facilmente ;) Quanto a arranhar os moveis compras numa loja um brinquedo proprio onde eles arranham e assim nao terás tantos problemas.
Tens de comprar um WC (de preferencia fechado) um prato de comida e de agua para cada gato e a areia para o WC poderás comprar no supermercado (eu compro no super mercado porque sao super baratos e a meu ver, que ja experimentei as melhores marcas..alem de baratos funcionam na msma!). A raçao, compra uma boa raçao seca que dura imenso e alem disso..faz com que os teus gatinhos sejam saudaveis.
O que nao te aconselhava muito é a teres persas isto se tens pouco tempo..ja que teras que ter tempo extra para banhos semanais e escovagem de pelo diaria. Mas de qualquer maneira aconselho-te a ver os anuncios de gatos que estao para adopçao, inclusive os adultos que nao deixam de ser fofos! Mas se preferires os bebes tens na mesma um enorme leque á escolha. Verás que nao te arrependes. Vê nos classificados daqui da arca e há mais alguns sites que agora nao me lembro mas que se perguntares de certeza que te informam.
Desculpa la a extençao, mas queria mesmo esclarecer-te ao máximo pois eu sei o que é estar na tua situaçao. Boa sorte e da noticias!!
Tita_
Membro
Registado: quarta out 06, 2004 6:56 pm
Localização: 1hamster 3gatos 1cao 1tartaruga 1papagaio 1chinchila

segunda dez 13, 2004 7:56 pm

um gato e' mt boa companhia, mas os persas sao mais caprixosos d k os rafeiros, e tlvz pa si n fosse tao aconselhavel pois n esta em casa mt tempo...e se realmente ker um gato para lhe fazer companhia e beleza e' dispensavel, certo? alem disso os persas precisam de mais cuidados do k os rafeiros cm pentear e toskiar o pelo...
pense bem..
bjs
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça dez 14, 2004 9:37 am

Se achar que tem condições para ficar com o gato ALÉM da permanência na universidade ;) acho uma excelente ideia! Mas conforme já muita gente aqui referiu, é melhor ter 2 do que um... Os gatos são muito mais felizes se tiverem uma companhia ;) Falo por experiência própria!

Quanto ao facto de ser de raça ou não, não é que eu tenha nada contra os de raça, mas há tantos bebés e adultos à espera de um lar... :cry:

Porque não adoptar um ou dois ;) numa associação qualquer? Pondere essa hipótese!

Já agora, uma "estória" curta! Eu antes de ter gatos na minha vida dizia sempre "não gosto nada dos gatos tigrados, são mesmo rafeirotes do mais rafeiro que há! E não são nada giros..." Como se costuma dizer, cuspi para o ar e caíu-me em cima! :lol: O meu marido, namorado na altura, trouxe-me um "micro gato" que estava abandonado ao pé do emprego dele, ainda por cima com uma pata partida/inutilizada até hoje,e.......... TIGRADO!!! :p 8) :p 8) Só lhe digo que, dos meus 3 gatos, esse é o meu favorito, o meu bebé! Aprendi que a cor, tamanho do pêlo ou a estrutura do animal nada tem a ver com o sentimento que ele desenvolve por nós e nós por ele! ;)

Pense nisto e dê uma vista de olhos nestes sites:

www.felinus.org

http://animais.jcle.pt/classificados/oferece/

http://www.lpda.pt/02companhia/adopcao.htm

http://www.hospvetporto.pt/adopcao/anim ... 412af5f3db

http://www.uniaozoofila.org/

Boa sorte!

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Lunitis
Membro
Registado: sexta jul 02, 2004 10:55 pm

domingo dez 19, 2004 11:51 pm

Obrigado pelas voças dicas, tiraram-me mesmo mts duvidas que tinha! Tenho muito que aprender ainda sobre gatos, (afinal o curso que comecei agora a tirar é medicina veterinária), por isso vou ver se consigo arranjar 2 gatinhos para se fazerem companhia um ao outro. Se calhar será melhor mesmo arranjar rafeiros, os persas pelo que dizem dão mt trabalho e gasto de tempo, que é sempre precioso para quem estuda.
xana_Igor
Membro Júnior
Registado: terça dez 14, 2004 3:31 pm

segunda dez 20, 2004 12:25 pm

O que não faltam por aí (infelizmente) são gatinhos a precisar de uma mamã , e que melhor começo para uma futura veterinária do que dar um lar e muitos mimos a um ou dois gatinhos ???? :D
minetoo
Membro Veterano
Registado: segunda ago 30, 2004 2:09 pm

segunda dez 20, 2004 4:24 pm

Olá,
Se chegar à conclusão que tem as condições necessárias para adoptar os gatitos, e uma vez que ponderou em adoptar rafeiros, pode começar a procura aqui na Arca nos "classificados" ou pEx nestes :

www.felinus.org

http://animais.jcle.pt/classificados/oferece/

http://www.lpda.pt/02companhia/adopcao.htm

http://www.hospvetporto.pt/adopcao/anim ... 412af5f3db

http://www.uniaozoofila.org/

Boa sorte e vá dando notícias, ok?

;)
Responder

Voltar para “Gatos”