Eu acho um gato uma escolha mto boa se realmente chegar a conclusao que tem as condiçoes necessarias para o seu novo amigo. Eu própria sou estudante universitária e até ha bem pouco tempo tive na msma situaçao. Sentia a falta duma companhia, que pudesse dar e receber atençao mas que nao fosse tao trabalhoso como por exemplo um cao. De facto os gatos sao limpos, comem o que necessitam, nao precisam de tomar banho (a nao ser os de pelo longo) se forem gatos domesticos.
Os gatos passam bem o tempo sozinhos, podes perfeitamente ter a tua vida de estudante tal como eu e ao fim do dia estar com eles, brincar, dar lhes todo o amor e carinho, verás que é positivo e nunca uma obrigaçao por isso nao t preocupes.
Tens de leva los ao veterinario sempre que tiverem indicios de doença e se forem bebes leva los para fazer desparatizaçao. Claro que isto custa dinheiro e disponibilidade mas tendo estas condiçoes compensa imenso.
Voltando ao assunto do pouco tempo que passas em casa, talvez fosse boa ideia teres dois amiguinhos em vez de um, assim brincavam um com o outro e nao morriam de tedio tao facilmente

Quanto a arranhar os moveis compras numa loja um brinquedo proprio onde eles arranham e assim nao terás tantos problemas.
Tens de comprar um WC (de preferencia fechado) um prato de comida e de agua para cada gato e a areia para o WC poderás comprar no supermercado (eu compro no super mercado porque sao super baratos e a meu ver, que ja experimentei as melhores marcas..alem de baratos funcionam na msma!). A raçao, compra uma boa raçao seca que dura imenso e alem disso..faz com que os teus gatinhos sejam saudaveis.
O que nao te aconselhava muito é a teres persas isto se tens pouco tempo..ja que teras que ter tempo extra para banhos semanais e escovagem de pelo diaria. Mas de qualquer maneira aconselho-te a ver os anuncios de gatos que estao para adopçao, inclusive os adultos que nao deixam de ser fofos! Mas se preferires os bebes tens na mesma um enorme leque á escolha. Verás que nao te arrependes. Vê nos classificados daqui da arca e há mais alguns sites que agora nao me lembro mas que se perguntares de certeza que te informam.
Desculpa la a extençao, mas queria mesmo esclarecer-te ao máximo pois eu sei o que é estar na tua situaçao. Boa sorte e da noticias!!