Que acham dos gatos com coleiras?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

O seu gato usa coleira?

sim e gosta
7
28%
sim mas não gosta
4
16%
nunca faria uma coisa dessas ao bichano
7
28%
nunca faria uma coisa dessas ao bichano
7
28%

Total de votos: 25
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

terça ago 27, 2002 5:59 pm

Preciso de saber a vossa opinião pessoal acerca deste assunto. Tenho 3 pares de 24 bigodes cada um, lindos maravilhosos, como podem constatar pelo meu album...tenho neste preciso momento um a dormir em cima do monitor...enfim.. adiante... o que se passa é o seguinte: Pouco depois de ter os meus meninos mandei fazer uma medalhinhas com os nomes deles para lhes por ao pescoço com uma coleirinha. Moramos no apartamento e até hoje nunca fugiram mesmo para a rua ( a Tuga foi só ao andar de cima pedir comida.... gulosa!!!) , mas se fugissem as medalhinhas podiam ser uma segurança. Acontece que pouco tempo depois de eles andarem com as medalhitas, não aguentei vê-los aflitos a tentar tirar aquela fita do pescoço que parecia incomodá-los imenso. Pus-me a pensar e realmente se tivesse que andar o dia todo com uma coisa à volta do meu pescoço que ainda por cima tem um guizo que faz barulho cada vez que me mexo, também dava em doida... parece-me super desconfortável para os bichanos usarem coleiras e ainda que se habituem acho que nunca se vão sentir tão à vontade como se andassem totalmente nús sem atilhos inventados por nós humanos... o que vocês acham?? Eu tentei coleiras normais de gato e fita elástica fininha atada com um nó, mas eles mão gostaram de nenhuma delas. :?:
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

terça ago 27, 2002 7:25 pm

Olá,

Pois eu tentei por 2 vezes por a coleira à minha gata, mas das duas vezes ela conseguiu fazer com que ela fosse para dentro da boca, ficando aflitíssima sem conseguir fechar a boca. Escusado é dizer que desisti de semelhante martírio.

Mas acho que há uma lei qualquer que obriga ao uso de coleira com telefone de contacto e mais não sei que.

Caneco
gwenevere
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2002 1:21 am

terça ago 27, 2002 10:39 pm

todos os meus 19 gatos mesmo os mais bravinhos usam coleira e muitos começaram já adultos como a Augusta que terá entre 8 a 10 anos. Além disso teem chapinha com telefone de casa. Mudam coleiras no minimo uma vez por ano. Compro de acordo com a cor do pelo.
groovy_cat
Membro
Registado: quinta ago 08, 2002 10:54 pm

terça ago 27, 2002 10:55 pm

gwenevere,

Mudam porquê? há algum motivo especial? Por questões higienicas?
Desculpa a ignorancia.

Groovy cat
eyekhol
Membro
Registado: segunda ago 12, 2002 12:57 pm
Localização: 8 gatos: Jembé, Bouzuki, Sara, Oriana, Tarot, Wicca, Ankor, Morgana

terça ago 27, 2002 11:19 pm

;) Olá Clowdia
Parabéns pelos teus gatinhos que são muito queridos.
Sobre as coleiras, a 1ª e última vez que tentei pôr nos meus foi um choque. Fugiam dos guisos e os guisos a tilintar nos pescoços... e resolvi tirar. Acho que também depende do sítio onde moramos. Numa moradia ou num apartamento com acesso fácil à rua acho mesmo preciso. No meu caso como eles não têm essa hipótese não os forço. Há umas coleiras que se vendem nos hipermercados mas acho-as..humm.. não muito bonitas... têm uma espécie de brilhantes e são dum material que me parece muito duro.Decidi não pôr nas minhas novas gatinhas. Prefiro ver-lhes os pescoços ao natural.
jinhos
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta ago 28, 2002 12:56 am

olá
para mim, o único problema das coleiras é o pelo ficar marcado. tirei-as uns 2 anos antes de os meus velhotes morrerem e a marca ficou sempre. mas não me perdoo a sara não ter coleira com a placa do nome. assim, quando desapareceu, talvez ma devolvessem. a partir daí, cão, gato (e porque não os pássaros) usam coleira e respectiva identificação.
a mudança da coleira poderá ser necessária ao fim de algum tempo porque se estraga. as coleiras dos cães são de nylon quando começam a deitar cheiro, tenho de as lavar.

anjaazul
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

quarta ago 28, 2002 8:14 am

Nunca pus coleira aos meus meninos pois acho que andam mais confortáveis "au naturel". no entanto, também reconheço que é uma segurança ter uma coleira com o telef. de contacto e a morada. Nocaso de se perderem não saõ tidos como gatos vadios e não são, na pior das hipóteses abatidos! :evil:
Até agora eles só saem para ir ao vet. Mas se passarem a sair por outros motivos provavelmente optarei pela coleira, mas sem guizos, aquilo sempre a tilintar deve ser um suplicio! :(
rsaraiva
Membro Veterano
Registado: segunda mai 27, 2002 9:27 am

quarta ago 28, 2002 8:55 am

Os meus gatos andam sem coleira a não ser quando os vou passear um bocadinho à rua. No inicio foi complicado mas quando percebem que é para ir fazer uma caminhada de novos cheiros deixam fazer tudo :)
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

quarta ago 28, 2002 9:24 am

Se eles tiverem acesso à rua põe coleira identificativa, é uma segurança. A questão dos guizos alguém defendeu que o barulho contínuo pode provocar lesões auditivas, mesmo não sendo verdade é certo que deve ser muito incomodativo para eles. Podes optar por coleiras sem guizo ou então o que eu já fiz em tempos foi abrir o guizinho ( é fácil) e tirei a bolinha lá de dentro! Para quem gosta fica bonitinho só que não faz barulho e não os incomoda!

Jocas
Fátima

P.S Agora já consegui ver o teu álbum todo! São realmente parecidas, a expressão da carinha é a mesma, mas o desenho do pelo é ligeiramente diferente! Eu também tenho três e tal como tu uma tartaruguinha e dois tigrados comuns lindos!
monicalagoa
Membro
Registado: terça jun 25, 2002 3:43 pm

quarta ago 28, 2002 9:30 am

Os meus gatos não gostam de coleira, e como tal não andam com ela em casa, excepto quando eu tenho que me ausentar e peço a alguém que me tome conta deles. Tenho sempre medo que esse alguém, por não conhecer tão bem a rotina diária e a personalidade de cada um, os deixe fugir e assim fico mais descansada. Também chegeui à conclusão de que qem gosta dos guizos são os humanos e não os gatos, como tal, tirei os guizos a todas as coleiras e assim eles só têm que passar pelo martirio de andarem de colar. Mas assim que chego a casa dessas minhas ausências, a aprimeira coisa que faço é tirara-lhes as coleiras....aí é que eles ficam contentes.

Monica
lizzie
Membro
Registado: sexta ago 09, 2002 10:55 pm

quarta ago 28, 2002 9:46 am

Quando trouxe o meu gato da rua e depois de a ferida enorme que ele trazia no pescoço sarar resolvi comprar-lhe uma coleira com guizo, ele odiou nunca tinha usado e tentava aflitivamente tirá-la com as patitas de trás.

Depois de se tirar o guizo as coisas correram melhor e acabou por se habituar bastante bem a ela. Hoje em dia já não estranha nada e eu sempre fico mais descansada. Conclusão coleira sim guizo não!

Se optares pela coleira nunca te esqueças de verificar se ela está suficientemente larga para não magoar o bichinho, deves conseguir por um dedo entre a coleira e o pescoço do gato.

Bjs
Lizzie
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

quarta ago 28, 2002 9:54 am

Moro num segundo andar de um prédio e a porta cá de baixo tem mola pelo que está sempre fechada. Para os bichinhos fugirem tinham que conseguir sair pela porta de casa, descer dois andares e alguém lhes abrir a porta.... é pouco provável embora possível e por isso fui permissiva na questão das coleiras.... optei pelo conforto deles. Se um dia algum deles fugir nunca me vou perdoar, mas até lá vivem mais confortáveis.

Ao ler uma das respostas aqui no forum levantou-se-me outra questão que eu nunca tinha sequer posto. Vocês levam os vossos gatos a passear à rua???? Como? Os meus desde que chegaram a minha casa ainda não sairam de lá, a casa é bastante grande (4 assoalhadas) e penso que têm espaço com fartura, mas adorava poder levá-los ao jardim para passearem, apanhar ar, brincar com as flores, subir às arvores...enfim... usarem os seus dotes felinos.. Nunca o fiz porque acho que eles íam fugir, não de propósito, mas por curiosidade de conhecer mais, e como não estão prepaprados para os perigos do mundo exterior podiam magoar-se.

Quando ouvi aqui um menbro a dizer que levava o seu gatito a passear para ele sentir novos cheiros e ele adorava fiquei a pensar... COMO???? Será que com uma trela dá? Mas assim não têm liberdade para andar à vontade... o que acham? Devo deixá-los apenas em casa ou levá-los a passear de vez em quando? Acho que eles nem se importavam de usar as coleiras se pudessem apanhar ar...
rsaraiva
Membro Veterano

quarta ago 28, 2002 10:09 am

com coleira e trela por isso eles não fogem.
para os habituares tens de ter muita calma porque eles não se vão sentir bem em terreno que não conhecem. No inicio não vão fazer muito mais que ficar sentados à porta apenas a cheirar o ar e a olhar.
Faz isto de noite, de preferencia já tarde para evitar encontros com pessoas desconhecidas e o barulho dos carros. Depois de habituados a estes pequenos passeios podes começar a tentar um passeio maior. Leva-os ao colo para longe da porta, eles a primeira vez vão correr direitinhos para a porta, onde se sentem seguros mas a pouco e pouco começam a querer explorar as redondezas Boa sorte.
rsaraiva
Membro Veterano

quarta ago 28, 2002 10:14 am

esqueci-me de um pormenor ..... :) ..... tb há uma fase de habituação à trela. eles não vão gostar no inicio.
Prende a trela na coleira e tenta com que eles brinquem com o fio da trela por um bocado. Faz isto durante 2 ou 3 minutos todos os dias. Ao fim de uma semana eles já não se importam.
anokas123
Membro Veterano
Registado: sexta jun 21, 2002 2:13 pm

quarta ago 28, 2002 10:32 am

so mais um conselho :-)
se levarem o gato à rua de trela, optem por uma daquelas coleiras que se "veste" no tronco do animal em vez da tradicional coleira de pescoço. Assim, se o gato puxar demasiado pela trela evita-se que magoe o pescoço. As coleiras de pescoço podem ter um efeito "estrangulador" :-(
a minha trela é daquelas que estica e encolhe (tipo cão) mas mais pikinita. tem 3 metros
Responder

Voltar para “Gatos”