A MELHOR AREIA

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
May
Membro
Registado: quinta jul 25, 2002 1:35 pm

quarta ago 28, 2002 4:53 pm

:D :D

Cá estou eu de regresso de Férias, e como prometido deixo-vos aqui as novidades sobre a areia:

Então primeiro exprimentei a areia de bolinhas de silicone, e que na caixa dos meus gatinhos, apesar de eu a limpar todos os dias, ao fim de pouco mais de uma semana, já tinha algum cheiro.

Comprei então a que se transforma em torrão e..... MARAVILHA DAS MARAVILHAS!!!!.
É muito agradável, pois permite-me retirar mesmo todos os dejectos, quer o cócó, quer o xixi, uma vez que transforma o xixi no tal torrãozinho que a YORK falava, e consigo mesmo ao abrir a caixa sentir um cheirinho agradável. A caixa mantém-se sempre limpinha, sem uma pinguinha sequer no fundo, e por isso não cria absolutamente odores. Para além disso tem aínda a vantagem de ser mais barata que a de silicone. E como é muito fininha nunca vem agarrada nas patinhas e não a espalham pela casa, as bolinhas de silicone, ás páginas tantas já rolavam pela casa inteira. Estou muito contente mesmo com esta areia que transforma a urina em torrão.
Espero que este conselho vos tenha servido de alguma utilidade, e ..... : ;) :)
anokas123
Membro Veterano
Registado: sexta jun 21, 2002 2:13 pm

quarta ago 28, 2002 4:56 pm

Olá May,

Será que me podes explicar melhor o que é essa areia que se transforma em torrão? :o qual a marca e onde posso comprar?
eu uso bolas de sislicone e estou satisfeita quanto ao cheiro e higiene do caixote, a unica coisa que me aborrece são sa bolas de silicone espalhadas pela casa toda :cry: ainda por cima eu acho que eles fazem de proposito porque gostam de correr atrás das bolas :evil:
May
Membro

quarta ago 28, 2002 5:10 pm

:D

Olá Anokas,

É claro que posso. Embora a YORK consiga comprá-la em alguns hipermercados e a marca que ela me deu seja a ever clean, eu não consegui, de forma que a que comprei chama-se my super cat, vem numa embalagem amarela com letras verdes e custa 5 Euros.

É uma areia muito, muito fininha e quando se toca tem um toque agradável, o seu funcionamento é apenas o seguinte:

Quando o Gato fax xixi, a areia absorve o xixi, e aglomera-se num torrão que não se desfaz e retira-se com a pá conforme se faz com o cócó. Como ela absorve de imediato, não escorre urina nenhuma para o tabuleiro, que se mantém sempre limpo.
Uma caixa dá para um mês, mas já sabes que é relativo, pois depende do tamanho do tabuleiro, pois convém mater sempre uma altura de 3.5 cm mais ou menos, e ir repondo, á medida que vais retirando os torrões que ela forma. Eu estou a gastar 2 caixinhas por mês, pois o meu tabuleiro é grande ( é daqueles fechados que parecem uma casota ) e coloco logo uma caixa de uma vez, depois vou repondo.Eu adorei, e é como te digo, como é fininha, não vem presa ás patinhas e assim agora quando chego a casa consigo não ter areia ou bolinhas de silicone espalhados pela casa toda.

Qualquer coisa, não hesites.

Jinhos e....
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

quarta ago 28, 2002 10:20 pm

Olá,

Essa areia que forma torrão tem normalmente Bentonite. É um produto polémico por haver estudos que consideram ser perigoso para o aparelho digestivo dos gatos.

Já existiu uma mensagem neste forum que se chamava "Bentonite na Liteira" na qual trocámos impressões sobre essas areias.

Caneco
anokas123
Membro Veterano

quinta ago 29, 2002 8:49 am

Olá May e Caneco,

Tenho mais uma duvida sobre essa areia. Não levanta muito pó quando eles a remexem? Antes de usar estas bolas de silica que tenho agora também usava areia mas como tenho um caixote fechado daqueles com porta o que acontecia é que se formava uma nuvem de pó tão grande dentro da caixa que a gata mal podia respirar :-( com esta areia não acontece o mesmo? é que tenho medo que possa causar problemas respiratorios nos gatos.

Caneco,
Quando falas da Bentonite (?!) causar problemas digestivos nos gatos a que te referes? Eles comem a areia?! :o
May
Membro

quinta ago 29, 2002 9:05 am

Anokas,

Tanto quanto sei, e estou a usar esta areia a conselho que me foi dado pela York aqui no fórun, vê o artigo " Caixa de Areia - Ajudem-me ", a mesma não tem bentonite, e sempre que eu coloco, não levanta absolutamente pó nenhum. Pessoalmente e como tenho dois, achei esta bem melhor do que a de silicone, precisamente até pq, 1º a de silicone acabava por deixar passar urina para a liteira, e por muito que absorvesse, acabava por ficar com cheiro. Para além disso, havia o perigo de eles a ingerirem porque acharam imensa piada ás bolinhas e chegaram mesmo a andar com ela na boca. A areia tradicional que eu utilizava antigamente fazia realmente muito pó, mas com esta não noto isso.

Jinhos e...
May
Membro

quinta ago 29, 2002 10:23 am

:D

Anokas e Caneco,

Depois de ter ido ler o artigo da bentonite, e o Artigo " Areias e nº de Xixis ", cheguei mesmo á conclusão que não há perigo real.
Nunca me aconteceu os meus gatos ingerirem nenhuma das areias, ( só brincavam e por vezes apanhavam com a boca a de silicone, mas para brincar ). O meu gato gosta de tapar tudo muito bem tapadinho, mas já a minha gata, em vez de escavar a areia, escava as paredes da caixa. Ao colocar esta nova que é igual á ever clean, notei mesmo que ela não faz pó nenhum, e sinceramente nem sequer tem ficado nada á entrada da caixa, e eu retirei a porta da minha.
É como te digo, eu estava a ter um problema bem grave com os cheiros, porque a minha casa actual é pequena, e durante o dia eles apenas ficam com a cozinha e o corredor e hall de entrada, porque senão desrtuiam-me a sala e o quarto. até a casa de benho tem de ficar fechada, pois eles adoram atirar as toahas ao chão. Por isso quando chegava, e porque o meu gato é um " mostrozinho " com cerca de 8 kilos, e faz xixi que dá para encher uma garrafa, pois felizmente bebem ambos imensa água, e também porque o xixi dele cheira muito, muito, muito a amoniaco, tinha um cheiro horrivel em casa.
Desde que a York me falou desta areia e eu a exprimentei, juro que não quero outra, eles até andam mais contentes, porque eles próprios sentem a caixa mais limpinha sempre.
Sinceramente Anokas, aconselho-te a leres o artigo de que te falei e tirares as tuas próprias conclusões.
Jinhos, e ....
anokas123
Membro Veterano

quinta ago 29, 2002 1:44 pm

Obrigada May,

Acho que o melhor que tenho a fazer é experimentar ;)
Responder

Voltar para “Gatos”