terça mar 08, 2005 6:23 pm
[quote=ruca_acur]
[quote=hecep]
Se lê bem em inglês aconselho a fazer uma pesquisa na net com palavras chave tais como feline nutrition.
Leia os resultados de dar uma alimentação baseada em cereais e corantes aos animais em primeira mão.
Fale também com um vet e veja a percentagem de gatos que tem insuf. renal, diabetes e problemas no fígado, com diferentes tipos de alimentação e poderá também ficar elucidado.
[/quote]
Já agora se não fosse pedir muito,poderia partilhar a sua opinião sobre o assunto,uma vez que há certas pessoas que talvez não dominem bem o inglês?
Seria uma grande ajuda e evitava-se contradições de interpretação.
[/quote]
Dei este conselho porque tanto no UK como nos EUA e Canada têm sido feitas muitas pesquisas sobre o assunto e existe muita informação na net. E tb porque acho que quando é a própria pessoa a pesquisar e adquirir o conhecimento dá-lhe um valor diferente (e até tem mais interesse) do que ouvir opiniões alheias num fórum. Além disso em nutrição não existe uma verdade absoluta, os conhecimentos vão progredindo e existem diferentes escolas de pensamento que de vez em quando entram em conflito (o que não deixa de ser giro de ver).
A minha opinião abrange muita coisa mas posso tentar resumir:
-As rações mais conhecidas premium e vendidas nos vets geralmente são boas. Não quer dizer que sejam as melhores nem que tenham uma boa relação qualidade/preço, mas são boas e é seguro dá-las aos animais.
- As rações de supermercado são geralmente más embora haja excepções.
- Os gatos são carnívoros, o primeiro componente de uma ração deve ser sempre carne, deve estar especificado o tipo de carne (por exemplo frango, borrego, etc).
- Nunca se deve dar uma ração com corantes.
- Devem-se evitar os conservantes artificiais se possível.
-Os cereais nunca devem ser o principal componente da ração. Dar preferencia a cereais integrais e evitar o trigo.
-Evitar rações com muitas cinzas.
- Pelo menos parte da gordura da ração deve ser de origem aniaml, a gordura de frango é bastante boa.
- Evitar dar muito tempo ração à base de peixe.
Bem, há uma série de outras coisas mas estas são as que agora me lembro. Por alguma razão os donos de gatos parecem ter repugnância em ler os ingredientes das rações.
joana_miau: Na minha opinião a Iams é razoável, média. A qualidade da Iams tb parece variar consoante o tipo (comprei uma vez um tipo que tinha trigo o que não é muito bom, mais tarde comprei Iams hairball e já não tinha nos ingredientes esse componente...