Gatos e mudança de casa
Moderador: mcerqueira
Olá, gostava se alguém já passou por isso que me contasse como reagem os gatos a uma mudança de casa.
è que eu vou mudar de casa breve e tenho algum receio em relação à minha gata, porque habitualmente moro numa casa que tem pátio e jardim e ela está habituada a andar no pátio e no jardim, até porque não faz o cócó na areia só o xi-xi, e agora vamos mudar para um andar que apesar de ser maior e ter boas varandas não é a mesma coisa.
Se já passaram por isso contem as reacções.
è que eu vou mudar de casa breve e tenho algum receio em relação à minha gata, porque habitualmente moro numa casa que tem pátio e jardim e ela está habituada a andar no pátio e no jardim, até porque não faz o cócó na areia só o xi-xi, e agora vamos mudar para um andar que apesar de ser maior e ter boas varandas não é a mesma coisa.
Se já passaram por isso contem as reacções.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
É assim, eu já mudei de casa, mas não os deixo nem deixava ir à rua...
Mas faço aqui um aviso, muito cuidado com as varandas, já li muitos relatos de gatos que caem ou se atiram mesmo das varandas abaixo
Não é a mesma coisa de um quintal, pode ser muito perigoso...
Posso dar o exemplo da minha irmã, ele vive no 8º andar correspondente a um 10º, visto ter um R/C e uma cave muito altos, e ela apanhou a gata a andar em equilibrio no muro da varanda e naqueles tubos que agora há nas varandas tipo corrimão
Mesmo do tipo suicida!!! Teve de desistir e fechar as portas da varanda e quando quer abrir janelas fecha os estores ou prende a gata numa divisão.... 
Quanto à casa em si, eles ficam um pouco estranhos, cheiram tudo, andam com muita cautela, olham onde pisam com muito cuidado, e são muito cómicos!!! Depois habituam-se bem, é uma questão de 1 dia ou 2 no máximo! Pelo menos com os meus foi!!!
Boa sorte!
Xuga
Mas faço aqui um aviso, muito cuidado com as varandas, já li muitos relatos de gatos que caem ou se atiram mesmo das varandas abaixo

Posso dar o exemplo da minha irmã, ele vive no 8º andar correspondente a um 10º, visto ter um R/C e uma cave muito altos, e ela apanhou a gata a andar em equilibrio no muro da varanda e naqueles tubos que agora há nas varandas tipo corrimão

Quanto à casa em si, eles ficam um pouco estranhos, cheiram tudo, andam com muita cautela, olham onde pisam com muito cuidado, e são muito cómicos!!! Depois habituam-se bem, é uma questão de 1 dia ou 2 no máximo! Pelo menos com os meus foi!!!
Boa sorte!
Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Os gatos têm uma capacidade de adpatação boa. Cheiram tudo, andam com muita cautela mas depressa entram em novas aventuras.
Ja mudei de casa 2 x e o meu Polly depressa se habituou, inclusive tenho uma casa na praia e ele adora ir pra la, porque tem novos sitios pra descobrir.
So tem de ter atenção ao facto de o wc e a comida mudarem de lugar, mostre lhe logo onde vao ficar as coisas para não andar a procura e não haver algum descuido.
Boa sorte

Nicas
Ja mudei de casa 2 x e o meu Polly depressa se habituou, inclusive tenho uma casa na praia e ele adora ir pra la, porque tem novos sitios pra descobrir.
So tem de ter atenção ao facto de o wc e a comida mudarem de lugar, mostre lhe logo onde vao ficar as coisas para não andar a procura e não haver algum descuido.
Boa sorte

Nicas
Obrigada pela informação, a minha futura casa por acaso tem estilo muros nas varandas, nada de corrimões, é um 3º andar e o meu medo maior é que ela caia vou ter mesmo muito cuidado.
Acho e tenho algum receio que no meu caso ela vá demorar mais tempo a se adaptar precisamente por ter espaço no pátio e no jardim para andar, mas com paciência a coisa vai.
Sabem o curioso eu e o meu marido falamos imenso com a gata e temos falado na casa nova e desde há 1 semana para cá ela quase não vem cá fora, está mais caseirinha.
Acho e tenho algum receio que no meu caso ela vá demorar mais tempo a se adaptar precisamente por ter espaço no pátio e no jardim para andar, mas com paciência a coisa vai.
Sabem o curioso eu e o meu marido falamos imenso com a gata e temos falado na casa nova e desde há 1 semana para cá ela quase não vem cá fora, está mais caseirinha.
-
- Membro
- Registado: terça dez 14, 2004 5:55 pm
- Localização: 2 bulldogs franceses 1 persa 1 gata srd ,peixes tropicais,1tartaruga e um canario
ola! eu mudei de casa a menos de um mês e o que fiz primeiro foimostrar-lhes onde estava o wc delas e a comida depois abri todas as portas da casa,e deixei-as a vontade para conhecerem o novo espaço.
na primeira noite miaram um bocadinho,mas agora já é tudo delas
boa sorte!
tiki
ps:tenha muito cuidadado com as varandas!
na primeira noite miaram um bocadinho,mas agora já é tudo delas

boa sorte!

tiki
ps:tenha muito cuidadado com as varandas!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Boas.
Se estava acostumada a pátio e jardim, é lógico que vá estranhar um pouco inicialmente, tal como os gatos de rua que sejam adoptados por quem vive em andares, só que depois ambientam-se... é uma questão de tempo e paciência...
Boa sorte na mudança e adaptação,
Leo
Se estava acostumada a pátio e jardim, é lógico que vá estranhar um pouco inicialmente, tal como os gatos de rua que sejam adoptados por quem vive em andares, só que depois ambientam-se... é uma questão de tempo e paciência...

Boa sorte na mudança e adaptação,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
a minha sara no espaço de 10 meses mudou 2 vezes de casa! primeiro da casa onde morou durante 4 anos com a sua familia com um jardim a prova de fugas e depois comigo para um apartamento t1. claro que foi uma mudança radical, inesperadamente compramos um t4 duplex no final do ano e la fomos nos pra nossa nova casa! a sara adorou! tem mais espaço e agora que ja se sente MUITO a vontade com a nova familia o que facilitou a segunda vez!! o castelo é todo dela! na primeira mudança foi um bocadinho mais trabalhoso porque tive de fazer protecçoes para as janelas com medo que ela caisse á rua mas nada que nao se consiga. tenho um post colocado com as instruçoes para como fazer essas protecçoes. basta fazer uma busca! se tiver duvidas ... ja sabe!!
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 16, 2004 5:40 pm
- Localização: Gatos (Grey, Lucky e Nina); Peixes: Viuvas Negras; Repteis: 2 Tritões
Olá,
Eu interessei-me por este tópico, porque vou viver uma situação semelhante, em breve vou mudar para a minha casa (tou com os meus pais), mas o problema é que o meu bébé agora tem a companhia do meu godo (ele não gosta muito do bébé, mas é uma companhia), quando me mudar o godo vai ficar em casa dos meus pais e o bébé vai comigo, e eu tenho medo que o bébé fique muito triste com a separação.
Alguém já teve uma experiência semelhente?
Jinhos
Eu interessei-me por este tópico, porque vou viver uma situação semelhante, em breve vou mudar para a minha casa (tou com os meus pais), mas o problema é que o meu bébé agora tem a companhia do meu godo (ele não gosta muito do bébé, mas é uma companhia), quando me mudar o godo vai ficar em casa dos meus pais e o bébé vai comigo, e eu tenho medo que o bébé fique muito triste com a separação.
Alguém já teve uma experiência semelhente?
Jinhos
Bem parece que toda a gente aqui no forum anda de malas aviadas para mudar de casa.... Pois é eu também vou mudar de casa e também tou um pouco preocupada com a reação dos meus persinhas... O meu macho é muito mimalho e reage a tudo que não gosta com um bom xixi nos piores sítios (tipo em cima da cama, no tapete da sala, etc....). Apesar de já ter reduzido bastante esse tipo de demonstrações tenho medo que a confusão da mudança leve a novos episódios infelizes.... Alguma sugestão para reduzir o stress da mudança de ambiente?
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Ela perceberá que está num sítio alto. O perigo está em que ela vai esquecer-se disso quando achar que vai conseguir chegar ao pássaro ou à mosca, que passam perto dela. O entusiasmo da caça é maior que o risco na obtenção dessa mesma caça. Afinal estamos a falar do instinto mais básico dos animais - predação.GUISMO Escreveu: A vet disse-me que de pegarmos na Rita ao colo e a levar-mos à varanda para lhe mostrar que é alto ela através do cheiro tem noção de que realmente é alto. Será verdade?
Contudo pode sempre fazer (ou mandar fazer) armações de protecção em rede para as varandas e janelas. Se fizer por etapas o encargo financeiro não será demasiado elevado.
Maria João
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Se tentar manter a disposição dos móveis na casa nova, o stress da mudança vai ser menor. Idem se não ceder à tentação de lavar (antes ou logo após a mudança) os objectos com que ela está mais familiarizada como a manta do sofá, ou a colcha da cama, por exemplo.Renhau Escreveu: .... Alguma sugestão para reduzir o stress da mudança de ambiente?
Maria João
Pois quanto as protecções há o problema do condominio eventualmente não autorizar, vamos ver se vai ser preciso porque após as janelas das varandas existe uma varanda larga com altura mais ou menos até á nossa cintura, e depois a parte de cima é larga.
Vou ter que ter muito cuidado
Vou ter que ter muito cuidado
Como os meus bébés sempre estiveram dentro de casa espero não ter problemas com as janelas (já tou acostumada a abrir só um fendazinha ou a fechar as persianas quando quero abrir mais....). Quanto aos móveis também não haverá problema porque serão os mesmos mas as colchas e os sofás iam ser todos lavados agora se calhar vou considerar lavar só depois de estar la em casa um tempito..... Ossos do ofício de mãmã de bichanos.....
Se houver mais sugestões serão bem vindas
Miaus e obrigada

Miaus e obrigada