Quando eles não saltam...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo mar 13, 2005 3:31 pm

sempre ouvi dizer que quando o gato deixa de saltar, por exemplo, para o colo do dono ou do sofá, era mau sinal. de facto, o joão deixou de saltar para omeu colo. ele que era doido pela dona ;) pensei que fosse com medo da cadela. a verdade, é que já estava muito doente e passado pouco tempo, morreu. a joana, uma vez, tentou saltar para o sofá. não conseguiu e nunca mais experimentou. passado pouco tempo, foi-se :cry:
porque será que isto acontece? :o :?:
anjjazul
tina_miau
Membro
Registado: quarta set 29, 2004 9:22 am
Localização: 2 gatas, 4 gatinhos bebés para adopção, 1 gato, 1 cão, 6 peixes, muitos pássaros

domingo mar 13, 2005 7:34 pm

Não sei, mas os gatos são uns saltadores natos. Se deixam de conseguir saltar pode ser por estarem doentes, terem dores e não conseguirem saltar, pode ser tristeza... Pode ser muita coisa. Mas quando os gatos deixam de saltar e ficam quietos não é bom sinal.
O meu gato, o Nero, deixou de saltar durante um tempo por ter sido castrado. Tinha uma ligeira impressão e sempre que queria ir beber água ao bidé tinhamos de o colocar lá dentro... Mesmo depois de já estar bom não tinha muita confiança, e não saltava. Mas lá ganhou coragem para saltar e agora dá saltos enormes!
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

domingo mar 13, 2005 10:07 pm

Acho que o facto de não saltar pode ser indicador de doença, visto que o "salto" é uma actividade normal de qualquer gato. Mas também há excepções: conheço um gato tão gordo que não é capaz de saltar, nem de subir para cima das coisas (a parte de trás pesa tanto que ele não a consegue levantar...) ;)
nickie
Membro
Registado: quinta out 30, 2003 10:40 pm

domingo mar 13, 2005 11:11 pm

Ao dono do gato gordo que não salta: NUNCA É TARDE PARA INICIAR UMA DIETA. HÁ RAÇÕES ESPECIAIS (DA RC NA LINHA DE PRODUTOS VETERINÁRIOS E PROVAVELMENTE DE OUTRAS MARCAS) PARA GATOS GORDOS. REDUZA LENTAMENTE A QUANTIDADE DE COMIDA.

PELA SAÚDE DO SEU GATO!!
anjjazul
Membro Veterano
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda mar 14, 2005 12:25 pm

de facto, não sei como se deixa engordar um gato a esse ponto. ou uma pessoa. é um perigo para a saúde.
o serafim, tb. esteve um tempo sem saltar para sítios altos. isto depois de ter estado paraplégico. nada impedia que o fizesse. devia ter medo. agora, salta demais :p
anjjazul
ladyxzeus
Membro Veterano
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

segunda mar 14, 2005 5:47 pm

Esse gato gordo está de dieta há muitos anos e tem insuficiência renal. Come rações especialíssiams de corrida e, acreditem ou não: emagreceu 300 gramas num ano! Por aquilo que me contaram, houve uma época em que esteve mesmo muito mal de saúde, mas agora melhorou. Chama-se Nico o gato, é de uma clega minha que o exibe no telemóvel: está deitado mas nõ consegue tocar com as patas no chão...
anjjazul
Membro Veterano

segunda mar 14, 2005 6:47 pm

só dieta, não chega. há cumprir a dose estipulada. além disso, um gato i.r. não pode comer ração de emagrecimento, para além de costumar ser magro. o que não acontece com o pantufa.
anjjazul
ladyxzeus
Membro Veterano

segunda mar 14, 2005 8:42 pm

Em tempos perguntei alfgumas coisas sobre a alimentação desse gato (a minha colega disse-me que ele era doente e quando me descreveu os sintomas vi logo que era IR). A comida é toda estipulada pelo veterinário e, ao que parece (e ao que eu percebi:roll:...) , come a especial para Insuficientes Renais acoplada com uma de dieta. Não faço ideia pela razão do gato ser gordo... (pesa só 12 quilos :o )
Em compensação esse minha colega tem uma gata que é estrábica, deve ser uma alegria em casa dela.
Vou ver se amanhã lhe pergunto qual a comida do gato dela. Sei que as marcas são Hills (a parte da IR) e Royal Canin (a parte de dieta). Mas como se processam as refeições nunca perguntei.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda mar 14, 2005 9:17 pm

Claro que quando deixam de poder saltar..algo está mesmo muito mal... :(

Quanto a dietas, o meu Matateu emagreceu 3 Kilitos num Ano, com a da Royal Canin, a Obesity, gama de Veterinário. Nada mau... ;) :D . Quando estava obeso tinha dificuldade em saltar, ele saltava mas era-lhe bem difícil. Agora... parece o "homem aranha" ;) :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”