Olá.
O meu pai , tem um gato desde pequeno, que agora já tem 7 anos. E sempre mostrou um problema em relação à marcação de território.
Ou seja, urina nos moveis, nas plantas, contra as portas, contra os sofás, e é uma preocupação de andar sempre de esfregona na mão, e todos sabemos como é o cheiro do mijo dos gatos e a dificuldade em tirar esse cheiro. Tentou-se muitas coisas, como aqueles sprays que evitam que os gatos urinem nos sitios, mas nada deu certo. Depois começou-se a fechar as portas ao gato, o que não é solução, pois ele encontra sempre sitios onde fazer a sua necessidade.
a minha questão é a seguinte:
Nós pensámos na castração, mas há sempre a eterna duvida: será que isso resolverá a situação?
será que mesmo depois da castração ele perderá esse instinto e deixará de úrinar em todos os lados?
Gostava de contar com as vossas opiniões e experiencias em relação ao assunto.
obrigada.
Ajuda. gato mijão!!!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: quinta out 07, 2004 5:28 pm
resolver o problema resolve mas ao fim de 7 anos com esse habito acho q a castração nao vai resolver o problema!!!!
O ideal é castrar um gato macho quando este estiver com 7 a 9 meses de idade. Quando os gatos já tiverem adquiridos o hábito de demarcar o território, é mais difícil (mas não impossível) perder este hábito.
O meu gato foi castrado com cerca de 9 meses. Ele de facto não demarca o território, porém adora violar a minha gatinha, mesmo quando ela não está no cio.
De qualquer forma, acho que se castrar o gato do seu pai, terão grandes possibilidades dele parar de demarcar o território. Mas converse com o seu vet.
O meu gato foi castrado com cerca de 9 meses. Ele de facto não demarca o território, porém adora violar a minha gatinha, mesmo quando ela não está no cio.
De qualquer forma, acho que se castrar o gato do seu pai, terão grandes possibilidades dele parar de demarcar o território. Mas converse com o seu vet.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am
Realmente, ao fim de 7 anos vai ser difícil o gato perder esse hábito. Corrigem-me se tiver enganada mas parece-me que o cheiro deixa de ser tão forte depois de ser castrado, o que já é bom.
Já que falamos em marcação de território, já alguma vez viram um gato adulto castrado muito cedo que nunca fez isso em 5 anos de existência e passar a fazê-lo de repente e sistematicamente? O gato da minha irmã começou subitamente a marcar a casa da minha mãe que vive ao lado (não a sua). Não cheira mal, daí eu ter ficado com a ideia de a urina de gato castrado não ter cheiro, mas é bastante incomodativo e estranho, no mínimo.
Já que falamos em marcação de território, já alguma vez viram um gato adulto castrado muito cedo que nunca fez isso em 5 anos de existência e passar a fazê-lo de repente e sistematicamente? O gato da minha irmã começou subitamente a marcar a casa da minha mãe que vive ao lado (não a sua). Não cheira mal, daí eu ter ficado com a ideia de a urina de gato castrado não ter cheiro, mas é bastante incomodativo e estranho, no mínimo.
-
- Registado: quarta abr 13, 2005 3:46 am
Eu tenho uma gata castrada que marca seu território. Ela tem 7 anos (castrada depois do primeiro cio) e passou a fazer isso depois que a população gatífera do meu apartamento aumentou.
Estou testando um produto que se chama Feliway (www.feliway.com), as mijadas pelo menos estão diminuindo de frequência..
Estou testando um produto que se chama Feliway (www.feliway.com), as mijadas pelo menos estão diminuindo de frequência..
O meu bébé persa (bébézão
) tb gosta (ou melhor gostava) de fazer uns xixizinhos por sítios errados mas isto mesmo depois de castrado e a conselho da criadora (e depois de correr todas as farmácias e vets da região para arranjar), comecei a dar-lhe um medicamento chamado clomicalm que aparentemente resulta maravilhas.
Na minha muito modesta opinião deverá 1º castrar o bichano e tentar resolver esse "hábito" com o medicamento que é adequado para ansiedade e mudanças de comportamento.

Na minha muito modesta opinião deverá 1º castrar o bichano e tentar resolver esse "hábito" com o medicamento que é adequado para ansiedade e mudanças de comportamento.
Tive uma gata (Natascha) que adquiriu o hábito de demarcar o território depois da chegada do Teddy, que simplesmente a violentava desde o primeiro dia em que colocou as 4 patas em casa. Ele a violentava em qualquer lugar, em qualquer altura, em qualquer época. De castigo ele ficava alguns dias no gatil, principalmente quando ela estava grávida dele. Assim que ela teve o bebê, soltei-o novamente ... mas teve de voltar para o gatil imediatamente. Facto é que ela começou a demarcar o terreno por causa dele, e só parou depois do Teddy ter desaparecido. Ela ficou 20 anos comigo e demarcou o terreno durante uns 9 meses (tempo de permanência do Teddy em casa).
-
- Registado: segunda abr 11, 2005 1:59 am
Realmente tem toda a razão...
O meu gatinho em bébé também comete esses erros..
Mas ainda mais caricato é que ele demarca o território mas não com xixi...
Ele faz o xixi no caixote normalmente mas o mais incrivel é que o cócozito faz á entrada de uma porta que esteja fechada e ele quer ir para lá...
Já o castramos para ver se resultava.. mas não há meio de resultar..
Compramos tudo e mais alguma coisa mas sem êxito algum...
Por isso pode tentar castrar o seu gato mas com o nosso não resultou...
Também não entendo o porque desta situação..
Cumprimentos
Carla (dona do Pantufa) :p
O meu gatinho em bébé também comete esses erros..
Mas ainda mais caricato é que ele demarca o território mas não com xixi...
Ele faz o xixi no caixote normalmente mas o mais incrivel é que o cócozito faz á entrada de uma porta que esteja fechada e ele quer ir para lá...
Já o castramos para ver se resultava.. mas não há meio de resultar..
Compramos tudo e mais alguma coisa mas sem êxito algum...
Por isso pode tentar castrar o seu gato mas com o nosso não resultou...
Também não entendo o porque desta situação..
Cumprimentos
Carla (dona do Pantufa) :p