Serve a presente para cantar os parabéns gatais a um senhor gato, o mais lindo das redondezas, claro está, que conforme expresso no boletim de vacinas faz anos 'no princípio de setembro....'. Temos muita pena por não saber a data exacta do seu nascimento, mas assumimos que foi algures por estas alturas, por isso aqui fica a história do menino de Ouro lá de casa.
O Jaquim foi o nosso primeiro animal de estimação de entre cães e gatos. Até à data só tinhamos tido pássaros, peixes e roedores que são muoto giros mas não é a mesma coisa.
Ainda não sei como o meu irmão conseguiu dobrar o meu pai, que toda a vida disse peremptoriamente animais em apartamento, NÃO!!! mas o que é facto é que algures pelo mês de Outubro ( 10 de Outubro ) do mês passado andavamos em plena azáfama à procura de uma gata. Tinhamos decidido gata porque havia sempre muita mais oferta de gatas do que gatos. Vimos jornais, visitamos vários, mas ainda não tinhamos encontrado o tal especial.... eu queria um gatinho amarelo tigrado porque adorava essa cor e desde sempre tinha desejado um assim, o meu irmão queria um siamês.... tudo a ver...

. Foi quando passamos ao acaso pelo centro comercial Riviera em Carcavelos e fomos ver os anúncios que muitas vezes aparecem nas vitrines dessa loja de animais .... não havia assim nada dentro do que queriamos, até que apareceu a senhora da loja a dizer que nesse dia de manha tinham-lhe deixado à porta três gatos bebés e que se quisessemos podiamos ir ao andar de cima vê-los. Fomos, eram lindos, mas não eram amarelos.... e eu queria tanto uma amarelo.... voltámos para casa sem gato.... mas já ninguém descansou...aqueles bigotes lindos que tinhamos lá visto tinham-nos ficado no coração.... já 10 da noite....a loja quase a fechar voltámos lá e trouxemos comnosco a lua.... segundo a menina da loja a única fêmea de entre os três irmãos.... chamamos-lhe Lua por ser toda preta e branca. Só depois da primeira ida ao vet é que soubemos que afinal a nossa Lua... era sim um belo dum Jaquim!!!!! A partir daí foi a loucura da casa, o meu pai então só sabia falar no ' meu jaquim, meu jaquim e que bonito era o gato...'.... e não era para menos... o Jaquim parece que sabia exactamente quem tinha que ser conquistado...todas as noites ía adormecer ao colo do meu pai a xuxar nas camisolas e a fazer romrom, o meu pai fazia-lhe uma cabaninha com as mangas da camisola e ele escondia-se lá a dormir... andava tudo derretido com o gato... foi uma revolução naquela casa que nunca esperei ver... o meu pai até constriui um 'poleiro de gatos' em madeira para o seu Jaquim ( uma extrutura com três andares que fica ao nível da janela e tem duas caminhas por baixo...tipo beliche para gatos.... os lados são inclinados para eles subirem por lá...) e a mariquice ía ao ponto de todas as noites ir tapar o menino com um cobertor para ele não ter frio....
Parabéns Jaquim pelo ano de vida e pelo ano de alegre companhia que nos deste. Continua sempre como tu és...doido!! E lá em casa vai sempre haver um monitor ou uma televisão para tu dormires em cima dele no quentinho....
PS: Jaquim... o armário do meu quarto tem mais de dois metros de altura.... não achas que é um bocadinho alto para ir lá para cima???? Ainda estou para descobrir como conseguiste trepar para lá ontem, seu manhoso!!
Adoramos-te!!!