Pois, a Pirolita não tinha um, mas os dois olhos

ligeiramente baços, coisa que só se notava em certas posições, com determinadas incidências de luz. (Se os olhos estiverem normais, a pupila é sempre brilhante seja qual fôr o ângulo de que se observe).
No dia seguinte já estava normal e espevitada

e já fazia as tropelias do costume (correr, andar em cima das cordas do estendal, comer, fazer ronron, etc.), embora se notassem 2 pequenos derrames na parte de baixo de ambos os olhos.
Mas já passou! Agora tá fina, já persegue novamente a Cuca, arriscando-se novamente a levar com mais patadas e unhadas desta.
De facto da primeira vez que lhe aconteceu (ou quando reparei nesse ligeiro embaciamento), telefonei ao vet e ele perguntou-me se eu notava algum arranhão profundo e se o olho estava lacrimejante. Como não tinha nada disto, disse que não me preocupasse muito, mas pelo sim pelo não passasse lá no dia seguinte. No dia seguinte o vet não notou nada, excepto um ligeiro derramezito na base da vista, e disse-me que terá sido uma arranhadela ligeira por parte da outra e que aquilo passaria sem problemas. E assim foi.
A Pirolita é uma gata :p completamente tonta. Persegue e chateia a outra e sabe que esta lhe bufa e que de vez em quando lhe lança a pata, mas continua sempre a fazer o mesmo - a provocá-la

. Parece que faz de propósito!