HELP ME!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

eunicemonteiro
Membro Júnior
Registado: segunda abr 18, 2005 6:22 pm

segunda abr 18, 2005 6:43 pm

Olás! Queria que alguém me ajudasse por favor. Tenho uma gata com ano e meio, com muita personalidade, a Nika, é meiga quando quer e com quem quer. Mas eu gosto muito dela, é uma krida!
Foi para a nossa casa tinha 1 mês e acho que antes andava na rua. Bem, mas a bicha tem uma grave problema. Volta e meia faz as fezes fora da caixa e faz isto muitas vezes e desde de pequena. E o pior é que é sempre mole. Já experimentei mudar de ração (é o que come sempre) e faz mole à mesma (desde pequena que faz quase sempre mole! E depois é chato estar sempre a limpar aquilo, como devem calcular! É em cima dos tapetes da sala, é nos cantos da casa, é nas escadas, na cozinha... enfim... é onde calha. Eu penso que ela não está doente, pois se tivesse andava murcha, mas não, a gata por vezes não pára quieta (excepto à tarde, quando dorme a sesta). Até às vezes digo que ela é hiper activa. A nossa casa tem 2 pisos e o animal tá sempre a subir e descer escadas.
O vet. há tempos disse que não parecia doença...
Não sabemos se é bom castigá-la quando ela faz isso. Já fizemos, mas ela volta a cometer o mesmo crime :)
Será que ela não consegue reter as fezes e tem de fazer em qualquer lado??? A caixa dela está no último piso e normalmente está sempre limpa!
Será que ela sofre de stress ou terá algum trauma???
Será que terei de deixar de dar a ração seca (com a húmida ainda é pior) e dar comida caseira???
Ajudem-me a ajudar a minha Nika, please!
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda abr 18, 2005 7:36 pm

para já, devia dar ração para problemas intestinais. não é normal ter essas fezes. depois, é melhor deixá-la fechada num sítio, até se habituar onde deve fazer. por fim, há que ver se ela não está com o cio e se anda a marcar território
anjjazul
eunicemonteiro
Membro Júnior

segunda abr 18, 2005 7:54 pm

Hum, vou ver se dou então essa ração... Ela faz isto quando está com cio e quando não está, portanto... Já a fechei na casa de banho montes de vezes para ela se habituar mais à caixa, mas parece que não resultou. Ela faz dentro e fora da caixa e em todo o lado, até em cima da cama dela, com a caixa perto! Isto não é normal!!! Não sei o que fazer mais, vou tentar então a ração! Obrigada! :)
ruca_acur
Membro
Registado: sábado jul 24, 2004 2:10 pm

segunda abr 18, 2005 7:59 pm

Ou entao começar a usar mais caixas de areia em diferentes locais da casa.
Se faz mole,tente experimentar várias qualidades ou marcas de ração.
Também pode ser falta de uma desparasitaçao completa,o que leva por vezes alguns meses.
Mas nada melhor que o seu VET e melhor ainda,ouvir a opinião de um segundo VET.É que há uns melhores que outros.
anjjazul
Membro Veterano
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda abr 18, 2005 8:05 pm

eu tive uma gata vadia já adulta em casa. de início, era muito porquinha. ao fim de uns dias, aprendeu. alguma coisa se passa. os gatos não costumam ter esse comportamento
anjjazul
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda abr 18, 2005 10:41 pm

A minha siamêsa por vezes dá-lhe na mosca de o fazer... só que nada pela casa fora....só enfrente da caixa e já reparei que é mesmo só para me aborrecer, prque as fezes são normais.

Agora no caso dessa gatinha... fezes sempre moles, etc... é um caso para ver muito bem com um vet à maneira.... e fique atenta se não terá parasitas nas fezes...?!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

terça abr 19, 2005 10:54 am

Isso das fezes sempre moles pode ser parasitas, inclusivé giardia, convém ver isso, fale com o vet sobre a possibilidade de mandar as fezes para analisar.

Não sei que ração dá mas convém escolher ração premium com bons ingredientes e mesmo assim há animais que têm alergias alimentares e só toleram ração hipoalergénica, também terá de ser o vet a analisar essa possibilidade.

Quanto às fezes pela casa fora, a sua gata está esterilizada? É que se não está pode ser uma forma de marcar território e convém esterilizá-la. Se está esterilizada, convém talvez experimentar vários tipos de areia até ver qual a que ela aceita melhor. Convirá tb mudar a areia várias vezes por semana, mantê-la o mais limpa possível sempre, há gatos que embirram com a minima sujidade na areia. Pode tb experimentar espalhar vários caixotes com areia pelos sitiuos da casa onde ela costuma defecar...
Petruska
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:16 am

terça abr 19, 2005 1:17 pm

Hummm.... só o facto das fezes moles é estranho.

Insista raspe com as patinhas dela dentro da caixa com areia.

Vá por hipóteses:

-Será a areia do agrado dela?

-Será que limpa com regularidade a liteira?

-Quando a liteira já está cheia de urina e fezes eles não gostam de ir lá.

De resto e se não tivessse feze moles eu diria gata burra ou teimosa!

Quando tive a minha bébé, aquilo era teimosa como o raio! Só queria fazer nos vasos das plantas. Muitas vezes apanhei-a em flagrante, agarrava-a e punha na liteira!
eunicemonteiro
Membro Júnior

terça abr 19, 2005 1:49 pm

Desde já obrigada a todos pelas dicas!
Eu costumo usar ração friskies ou uma outra que agora não me lembro o nome. Não posso andar muito a mudar desta para aquela, parece que é pior! A bicha parece que se desfaz toda! Tadita! Vou experimentar usar então uma própria para prob intestinais! Também irei desparasitá-la, penso que as fezes não têm parasitas.
A gata não está esterilizada e limpo a areia 2 vezes por dia, ela faz muito cócó diariamente!!! Não posso limpar mais vezes, porque não estou em casa... Já experimentei outras marcas de areia, mas... mesma coisa!
Ela faz na caixa, a maior parte das vezes, mas... volta e meia... pumba! lá vou encontrar "presentes" pela casa! E sempre mole, claro! Grrr!!! Também já a apanhei em flagrante a fazer nos vasos... apanho-a e a teimosa ainda se poe a refilar, hein! Bom, o melhor mesmo é ir com ela ao vet., n é? Melhor que ninguém deve saber! Beinjinhos e obrigada a todos! Miauuu! lol
anjjazul
Membro Veterano

terça abr 19, 2005 5:35 pm

Eu costumo usar ração friskies ou uma outra que agora não me lembro o nome. Não posso andar muito a mudar desta para aquela, parece que é pior!
com friskies, é natural que a gata anda assim. dentro das rações baratas, é a pior. há animais que não se dão mesmo com essa ração. é de má qualidade e tem muitos corantes. de qualquer modo, se mudar de ração de repente, é natural que fique de diarreia. o melhor é mudar aos poucos. se calhar nem vale a pena comprar uma ração intestinal. basta uma de boa qualidade.
quanto ao resto, palpita-me que é de não ser esterelizada.mas tb. pode ser comportamental. quando a kitty anda em stress, vai fazer debaixo do fogão e na cozinha :evil: a ida ao vet não lhe faz mal. desde que seja de confiança ;)
anjjazul
eunicemonteiro
Membro Júnior

terça abr 19, 2005 7:29 pm

:) Que marca de ração aconselha? Uma assim com boa qualidade e não muito cara, pois as minhas finanças...
carlalves
Membro Júnior
Registado: domingo out 20, 2002 6:52 pm
Localização: Gatos Persa, cães, peixes, piriquitos, canários, mandarins..

quarta abr 20, 2005 2:16 pm

Eunice ao meu gatinho dou Royal Canin, é um bocadinho caro (2kg custam 22 €) ou então Eukanuba que custa 21€, a diferença ñ é muita, mas se é para o bem dele, tem que ser , pois disseram-me que é das melhores marcas de ração para gatinhos! :D
Mas se comprar 400g, custa apenas 4€ e tal, o que pode fazer se ñ quiser gastar muito é comprar 1 kg de cada vez, assim fica mais barato.
As melhoras para o seu gatinho! ;)
eunicemonteiro
Membro Júnior

quarta abr 20, 2005 3:24 pm

opss! é um bocado caro! :) Mas obrigada pela dica. Se fosse mais abonada ... Royal canin e a outra marca comprasse nas lojas para animais???
ticoforpus
Membro Veterano
Registado: quarta nov 05, 2003 11:28 am

quarta abr 20, 2005 3:51 pm

Oi,
Pode tb optar pela purina pro plan ( carote, upa,upa...) ou então pela purina cat chow que tem uma optima relação preço/qualidade.

PJ
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quarta abr 20, 2005 4:00 pm

Purina cat chow, acho melhor não... Purina Proplan é boa.
A Bento Kronen premium é 16,5€, 3 kg.
A husse tb penso que não é má mas não sei o preço, é contactar algum distribuidor.
A nutra nuggets é 16€, 3Kg.
Responder

Voltar para “Gatos”