2002, «ano negro» no abandono de animais domésticos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

everblue
Membro Veterano
Mensagens: 523
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães Catarina e Jack; Gatos Loki, Ema e Lara; Peixes

terça set 10, 2002 10:26 am

Quatro a cinco pessoas por dia entregam o seu animal doméstico à União Zoófila em Lisboa, numa média que demonstra, segundo várias associações de protecção dos animais, que 2002 está a ser «um ano negro».

Para a presidente da União Zoófila, Margarida Namora, «nunca houve um ano tão horrível como este», quando além dos animais abandonados se tem verificado agora muitos casos de pessoas que deixam os seus animais nas associações de protecção dos animais.

«Vêm cá quatro a cinco pessoas por dia entregar o seu animal de companhia, tanto gatos como cães», disse Margarida Namora, acrescentando ainda que se atendessem todas as chamadas telefónicas teriam certamente que recolher dez a vinte cães por dia.

«Temos o dobro dos animais que deveríamos ter e não sabemos o que vamos fazer agora com eles», disse Margarida Namora.

A responsável denunciou ainda situações de abandono em clínicas veterinárias e nos hotéis para cães e gatos, apesar de ser exigido, aos donos, cauções e pagamentos extra.

Para o presidente da Associação dos Amigos dos Animais da Amadoras (AMIAMA), que é das poucas instituições deste tipo a estar aberta 24 sobre 24 horas e durante os fins-de-semana, a situação tem piorado de ano para ano, porque aumenta o número de pessoas com animais de companhia, «mas isso não é proporcional à tomada de consciência do que é ter um animal em casa».

«São cada vez mais as pessoas que nos contactam ao fim-de- semana para saber o que fazer com o cão ou o gato que têm lá em casa, de Vila Franca de Xira a Cascais», disse José Manuel Graça, presidente da AMIAMA.

Segundo o responsável, para se ter uma noção da «aberração» do que se passou no último Verão, bastava observar o número de animais acidentados no IC 19 que ali foram abandonados à sua sorte, pondo em risco animais, pessoas e bens.

A única instituição, das contactadas pela Agência Lusa, que manifestou uma opinião contrária acerca de um possível aumento do número de animais abandonados, foi a Sociedade de Protecção dos Animais (SPA) que se reportou apenas à situação em Lisboa.

«Este ano há menos cães abandonados, por exemplo, porque muitas pessoas aqui de Lisboa, não foram de férias», disse Tomé de Barros Queiroz, presidente da SPA.

Fonte ligada a uma associação de protecção dos direitos dos animais de âmbito nacional, disse à Lusa que a maioria dos problemas em torno dos animais domésticos tem a ver com a falta de acções concertadas de sensibilização e da legislação inadequada que existe para os animais de companhia, não fosse este sector tutelado pelo Ministério da Agricultura e Pescas quando deveria estar afecto ao ministério do Ambiente, como de resto recomendado pela União Europeia.

Segundo a fonte, a legislação sobre os animais domésticos em vários países europeus está ligada ao Ambiente e não às entidades que tutelam a Agricultura ou a Pecuária.

Outro dos problemas apontados é a inexistência de «uma só voz» no meio zoófilo, porque não existe uma federação, união ou liga nacional das associações de protecção dos animais que exija ao governo a aplicação de medidas já subscritas por Portugal perante a União Europeia.

Como exemplo destas medidas, há a obrigação por lei de todas as autarquias possuírem instalações municipais para recolher cães e gatos e também de desenvolverem sistemas de abate indolor dos animais.

«No primeiro caso, nem metade dos municípios do País tem estas instalações, e no segundo caso contam-se com uma mão os municípios que têm estes sistemas e, mesmo esses, nem todos funcionam», explicou a fonte, acrescentando ainda que a Amadora e o Cartaxo são os únicos municípios a nível nacional que se comprometem a não abater os animais recolhidos.

A maioria das associações referiu a necessidade urgente de educar os jovens e as crianças sobre os direitos dos animais e sobre o que é ter um animal de estimação em casa e, à parte de algumas acções de sensibilização, «muito ainda há por fazer».

in http://www.portugaldiario.iol.pt/notici ... 1867&sec=1
<p>Elsa Oliveira
Gatos Loki, Ema e Lara
Cães Catarina e Jack
Saudades do Ticker, do Kami e da Leya...</p>
everblue
Membro Veterano
Mensagens: 523
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães Catarina e Jack; Gatos Loki, Ema e Lara; Peixes

terça set 10, 2002 10:30 am

Desculpem a transcrição total da notícias mas pareceu-me importante... é triste que haja este retrocesso a cada ano que passa... assim não há economia ou cultura que nos ponha nos primeiro mundo...
<p>Elsa Oliveira
Gatos Loki, Ema e Lara
Cães Catarina e Jack
Saudades do Ticker, do Kami e da Leya...</p>
AnaC
Membro
Mensagens: 87
Registado: quarta set 04, 2002 9:52 pm
Localização: 2 gatos: Silvestre e Becas

terça set 10, 2002 11:10 am

Olá!!

Pois é everblue! Infelizmente, como dizes, ainda vivemos num pais de "terceiro mundo"!! Onde o ser humano é um ser egoísta e desumano!!
Por acaso, ao ler atentamente o teu mail, fiquei chocada, pois tinha consciência de que este ano iria ser uma catástrofe em relação ao abandono dos animais, mas nunca pensei que fosse um dos piores anos de sempre!!
É inadmissível!!!
É sempre bom partilhar estes informações ;) :p
terry
Membro Veterano
Mensagens: 1172
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm
Localização: 2 Gatos-> Inca e Mixteco

terça set 10, 2002 12:12 pm

Infelizmente passo diariamente na IC19, sei bem ao que a notícia se refere! :evil: :cry:
Mas não é só na IC19, é por todo o lado.... :( :cry: :( :cry:
Outro dia estava no consultório da UZ, para dar a vacina ao Mixteco e ouvi uma discussão que me deixou muito triste e preocupada....
Alguém lá tinha ido com um gatinho abandonado e a ajudanre da Vet tinha-lhe dado a morada do gatil, depois ouviu uma reprimenda porque não tinha nada que dar a morada, pois o gatil estava cheio e já não havia espaço....a pessoa que desse outro destino qualquer ao gato. :cry:
É trsite ouvir isso e perceber o que isso pode implicar....
Ninguém é obrigado a ter animais, mas quem os tem devia ser obrigado a cuidar bem deles... :evil:
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

terça set 10, 2002 1:10 pm

o que me parece é que os animais são cada vez mais bolas de ping-pong. acho bem que se recolham e doem animais abandonados. mas quem me dera ter a certeza que esses todos ficam em boas mãos. isto para não falar de novo nos "criadores" de trazer por casa e na moda de ter um animal.
eu até me passo ao saber que algumas pessoas minhas conhecidas têem um cão. para algumas, mesmoum de peluche era demais.
enquanto os animais não forem prioridade e como não dão votos, nem provocam problemas sociais, tudo há-de continuar assim.
anjaazul
gwenevere
Membro Veterano
Mensagens: 982
Registado: quinta jun 06, 2002 1:21 am

terça set 10, 2002 1:59 pm

Felizmente eu este ano ano tenho conhecimento de muito menos gatos abandonados. A uz também recebe animais da rua e receberam muitos de demolições etc. O pior foi há 2 anos e o Verão passado por causa do fim dos bairros da lata. Houve uma semana em que apanhamos 20 gatas que as pax das barracas deixaram. Este ano foi francamente melhor em contrapartida os pedidos de esterelizações de gatas domésticas e da rua aumentou ao ponto de ser muito dificil dar resposta. Houve semanas de 20 e 30 esterelizações o k para nós é muito.

Outro problema grande são os velhotes que vão para lares e não os deixam levar os animais que acabam na rua.

Talvez com uma melhor consciência e esterelizações e respeito pelos animais isto vá melhorando.

Acho a situação dos cães pior neste momento pois tornã-se dificil arranjar lugar para os ter no Vewrão, é tudo muito caro e as pessoas teem por moda.

Talves a proxima geração seja diferente.
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

terça set 10, 2002 2:14 pm

pelo que sei, a estadia de um animal num hotel anda na casa dos 10 euros diários. não sei como certa gente gasta balúrdios nas férias e depois não pode gastar meia dúzia de tostões uma vez por ano.

esta de abandonar os animais porque não têem onde os deixar, é muito boa. há uns 3 anos, estive na costa de ouro (catalunha), num local de férias constituído essencialmente por vivendas e apartamentos. ia-me passando com o número de gatos que vi abandonados, sobretudo num dos tais recintos dos apartamentos. parecia um caixote do lixo para gatos. estavam bonitos e bem tratados, porque tinham sido deixados nesse ano, mas a fome começava a apertar. portanto, neste caso, os donos decidiram levar os gatos de férias, mas preferiram voltar de mãos a abanar. como esta,, vi n situações idênticas.
anjaazul
terry
Membro Veterano
Mensagens: 1172
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm
Localização: 2 Gatos-> Inca e Mixteco

terça set 10, 2002 2:29 pm

:evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
shelly
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: terça mar 26, 2002 3:34 pm
Localização: 4 gatos, 1 cão, 2 agapornis fischer, 2 piriquitos e 5 canários e uma tartaruga

terça set 10, 2002 3:25 pm

Infelizmente nunca nos livra-mos deste problema! Ainda existe muita estupidez por aí....
Infelizmente conheço gente que me dá voltas ao estômago... sinceramente não as entendo.

Há cada história para contar que nem se acredita!!!


Este é um dos assuntos que me deixam a "ferver"!!! :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
xana0
Membro
Mensagens: 159
Registado: quinta dez 13, 2001 3:14 pm
Localização: 3 gatos,2 gatas e um cao enorme mas super meigo
Contacto:

terça set 10, 2002 4:51 pm

Boa tarde,
Infelismente todos os anos é a mesma coisa! Em vez das actitudes melhorarem só pioram,é este o exemplo que querem dar aos filhos????
Eu também passo diariamente no IC19 mas não tenho visto nenhum animal abandonado,felismente.
Em contrapartida nas auto-estradas,fartei-me de ver animaizinhos mortos,Como é que podem fazer isto,ao menos coloque-nos noum sitio em que talvez possam sobreviver...
Ainda à dias na 2ª circular ao pé do campo grande,estava um gatinho na estrada e as pessoas em vez de pararem ,contornavam o bichinho
:evil:
Claro que eu liguei os intermitentes e resolvi apanhá-lo ,mas felismente ele era mais esperto que a maior parte das pessoas e conseguiu passar para o outro lado em segurança...
Nem todos ,ou melhor,são muito poucos os que têm a sorte de sobreviver e por isso cada vez mais temos de tentar mudar as mentalidades,principalmente das crianças ,que são o futuro de amanhã e ainda podem ensinar muitas coisas aos adultos.
Pelo menos eu fiz isso com os meus pais :)
felicidades!
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

terça set 10, 2002 4:58 pm

olá
eu às vezes, lamento não ter ainda pior feitio. no outro dia fui ao vet e vi um senhor com vários cachorrinhos muito gordinhos. perguntei a raça. ele disse - srd. perguntei-lhe porque não esterelizava a cadela uma vez existirem aqui montes de cães abandonados. resposta - estão sempre a valorizar!!!. o senhor merecia daqueles respostas d'arrassar.... mas às vezes oiço/vejo coisas que fico sem reacção.
anjaazul
gwenevere
Membro Veterano
Mensagens: 982
Registado: quinta jun 06, 2002 1:21 am

terça set 10, 2002 5:30 pm

Não mataste o pi pi pi pi .....!!!!!!!!xxxxxxxx do homem?

Anja ai mata-se logo. E um ontapé nos pi p ii pi xxxxzzzzz, também não os valorizava?

São mais para abandonar??????? E vais ver perto do Natal. Tudo quer um cãozinho ou gatinho. Sabes onde passei o último dia 25 de dezembro? Na minha rua sózinha a tentar apanhar um gatinho bebe que tinha miado toda a noite. De casa via-se bem foi presente que puzeram logo na rua.

Disse a familia que estava doente senão é que internavam.

Apanhei-o foi tratado e bem dado e chama-se Noel.
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Mensagens: 554
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm
Localização: Gatos: Chico, Marieta, Rita e Olívia (4)

terça set 10, 2002 5:34 pm

Olá

Entristece-me muito a história dos abandonos dos animais. Onde vivo actualmente não me apecebo muito disso. Mesmo assim, foi aqui que recolhi a Rita e a Olívia. Os ex-donos da Olívia, ainda por cima são meus vizinhos. São daquelas famílias desorganizadas (felizmente o marido já não vive cá...) que só dão dores de cabeça a toda a gente. O resto das pessoas passam por eles sem lhes ligar grande coisa e por aquilo que me apercebi, vivem mais de expedientes do que de rendimentos certos. Na altura do abandono da Olívia fiquei a saber que eles não são os proprietários do apartamento, mas que ele é arrendado, tentei informar-me daquilo que podia fazer para os tirar daqui, mas como ao fim de um tempo verifiquei que era sobretudo sobre mim que recaíam as recriminações e que pelos vistos as pessoas esquecem rapidamente certos comportamentos, estou neste momento numa de deixar andar....com o tempo eles irão embora, até porque pelas suas características não deverão "aquecer" muito um lugar, mas o comportamento que têm aqui irão repeti-lo noutro lado. Entristece-me sobretudo os miúdos, triste educação que recebem.... A miúda, a qual ainda não percebi que idade tem, mas de facto é bastante novita, vejo-a sempre na rua sem poiso certo. O miúdo que deve andar pelos seus 7 anos está noite fora na rua a andar de bicicleta. Como se percebe, não são só os gatos os abandonados... :evil:
Também percorro o IC19 frequentemente, até porque vivo perto de Sintra e infelizmente já me habituei a ver inúmeros cadáveres de cães e gatos. Aqui há uns tempos vi um rapaz a recolher um cão na bomba de gasolina do Cacém. Na altura fiquei contente pois a estrada é mesmo ali ao lado, depois pensei na recolha de cães para instigar lutas entre eles e fiquei apreensiva, ...é terrível, mas muitas vezes tornamo-nos desumanos por tanta coisa que vemos e constatamos... :cry:
Entristece-me mais, pois conheço outros países europeus e não vejo lá a miséria que vejo cá e, existe uma protecção sobre os animais que stamos ainda muito longe e alcançar. Temo que tenhamos ainda de passar algumas gerações até ter uma situação aceitável.
Beijinhos a todos
Elsa Pereira
terry
Membro Veterano
Mensagens: 1172
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm
Localização: 2 Gatos-> Inca e Mixteco

terça set 10, 2002 5:36 pm

E aposto que acabou por ser um grande presente para alguém que o estima muito e cuida muito bem...
Acertei?
shelly
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: terça mar 26, 2002 3:34 pm
Localização: 4 gatos, 1 cão, 2 agapornis fischer, 2 piriquitos e 5 canários e uma tartaruga

terça set 10, 2002 5:49 pm

Olá


Concordo inteiramente com a Elsa!
Também tenho desses vizinhos perto de mim e também penso como tu, infelizmente esta situação vai sendo bem visível por uns largos anos.

Entristece-me bastante ver os animais por aí ao abandono sem terem um tecto, conforto e muito miminho.
Todos os dias vejo e ouço situações que me deixam a ferver e super entalada :evil: :evil: mas por vezes nada posso fazer!
São comentários absurdos de pessoas que matam os seus animais ou que os deixam estar a sofrer bastante tempo.

Se eu pudesse pegava em todos eles ( os que ouço falar e vejo) e levava-os para casa mas... a realidade é muito cruel!!
Porque é que ainda existem pessoas a pensar de forma tão brusca???
Sinceramente eu não entendo!!! Ninguém merece e os animais também não.
Há pessoas capazes de tudo, tudo mesmo!!
Faço aquilo que posso quando vejo algo ou ouço algo que me desagrada profundamente.
Responder

Voltar para “Gatos”