Para quem procure inf./Persas...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jun 06, 2005 4:57 pm

Um conselho, útil, a quem precise de conselhos/dicas sobre Persas.

Eu como de Persas não percebo muito, se adquirisse um Persa, com toda a certeza que me iria informar com criadores. O criador que vendeu ou doou o gatinho tem toda a obrigação de informar o cliente de como tratar do seu novo Persa. No que respeita a rações e banhos, há uma vasta gama a poder utilizar mas nada como seguir os conselhos e instruções dos produtos recomendados pelo criador a fim de não haverem alterações drásticas no gatinho, alterações estas que podem provocar anomalias graves a níveis comportamentais bem como de saúde.

Se eu adquirisse um Persa cujas recomendações…não me fossem indicadas pelo criador, por variados motivos… com toda a certeza que viria a um fórum procurá-las, mas… ah, pois, o mas…! Tendo os fóruns um mão cheia de “vets empíricos”, eu tentaria seguir-me pelas respostas que achasse mais fiáveis, isto é; por foristas que nele participem e conheçam bem a raça ou ainda melhor, que sejam criadores…!

Na Arca há bons criadores de Persas, uns mais participativos, outros menos, mas há! Há também uma vasta gama de tópicos com recomendações e dicas para Persas! Os
criadores a que me refiro são nem mais nem menos que a Uaimori, a mai-mai, a Watermonitor e mais uns quantos. É só fazerem a pesquisas para encontrarem tópicos onde os conselhos dados por elas (criadoras) são de extrema veracidade, ao contrário de “vets empíricos” que por cá vagueiam sem saberem do que falam.

Ter um Persa com 12, 13 ou 14 Anos, não quer dizer que a pessoa que o tem saiba a fundo sobre a raça. Pode até tê-lo há só uns meses e o animal ter imensa idade. Basta que o tenha adoptado já velhote ou simplesmente que o tenha…se me entendem..?!.

Vir postar (arrotar) “postas de pescada” a fazer plágio e dar bitaites sobre algo que não se sabe é de uma tremenda irresponsabilidade pois há pessoas que vêem à net e até podem acreditar no que o/a “vet empírico” postou (arrotou)… e dar mau resultado, tanto para o dono como para o animal.

Quanto a desparasitações internas e externas, sejam num gato Persa ou Europeu comum ou qualquer outra raça, devem sempre ser efectuadas dentro do padrão de datas aconselhado por um vet, verdadeiro, mesmo que não estejam em contacto com outros animais ou até mesmo que nem vão à rua. Nós, humanos, podemos ser o “transporte apetecível” de parasitas e, estes vão para o seu gato, independentemente da raça, idade ou sexo!

É triste ver-se a boa vontade em expor um bom texto sobre Persas, numa de partilha de conhecimentos para quem precise, uma boa criadora como a Uaimori ser alvo de criticas em desabono dos seus conhecimentos e experiências numa tentativa de descrédito em prol de puxar “galões” a si próprio escrevendo uma série de atrocidades como as que abaixo vou citar:…!
Os gatos devem urinar 3 vezes ao dia.
o meu gato teve um problema renal aos 10 anos
Tambem come um bocadinho de fiambre as nossas refeiçoes... so um bocadinho, meia fatia.
E muito importante plantar umas sementinhas de milho num vaso, para o gato ter ervinhas para se purgar. Nao sao umas ervas quaisquer, poderao ser venenosas... vendem estas semente de milho no supermercado...
Relativamente aos parasitas externos (pulgas), mais uma resposta erradíssima! :
Nao vale a pena se o animal estiver sempre em casa e nao tiver contacto com outros animais. O meu gato so apanhou uma vez pulgas, que penso terem vindo da criadora, talvez uma so, que se foi multiplicando, nos sem experiencia nenhuma de gatos... enfim... mas tudo se solucionou com um banho com shampoo anti-pulgas e catadelas nos dias seguintes.
Nunca mais, ate hoje, sem tomar nada contra as pulgas.
Mais “arrotos” sobre como criar gatos bebés :
- O principal para eles sobreviverem é estarem sempre muito quentes, enrolados em malhas (não é lã ou fazenda ou panos, não dá, a minha tia diz que eles morrem)... tem que ser malha tipo angorá... não percebi bem o que é que a minha tia queria dizer com isto, mas talvez vocês percebam.
A pessoa que está a cuidar deles tem que coçar debaixo da coxa, junto ao ânus, massajar, tal como a mãe-gata faria para estimular a excreção, de outra forma eles não conseguem e ficam com problemas. Limpar logo tudo imediatamente com papel absorvente. Isto é mesmo muito importante.
- Se o leite de vaca for muito forte, misturar um pouco de água.
- (…) um gato que tinha poucos dias quando foi apanhado, ainda tinha os olhos fechados, dando leite de vaca e mais tarde misturando com um bocadinho de bolachas Maria.
Lógicamente que estes foram os exemplos mais recentes, de conselhos erradíssimos, que retirei para exemplificar, mas há mais neste e noutros foruns através do vasto Mundo da net, infelizmente!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
spiral222
Membro Veterano
Registado: sexta abr 25, 2003 12:58 am

terça jun 07, 2005 3:08 pm

Bom, para quem nao saiba, a suposta vet empirica, sou eu, a spiral222, orgulhosa dona de um gato persa comprado bem em pequenino... orgulhosa dona que ainda lhe deu biberao :)

Quanto aos plagios, nunca fiz nenhum de que nao tivesse dado referencias.

De retso, todos os conselhos que dei e voltaria a dar estao nos topicos:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... r=&start=0

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... 03&start=0

e

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... 88&start=0

que qualquer pessoa pode ler.

A dona Leonilde de Carvalho decidiu juntar-se a outros tantos que nao gostam de ouvir umas quantas verdades para me perseguir nos foruns, mas nao vao correr comigo. Disso, podem estar todos descansados.

Igualmente, nao desço ao nivel deste tipo de discursos difamatorios.
Quem quiser ler as minhas opinioes, que leia. Quem nao quiser ler, nao le.

Volto a deixar bem claro que nao tenho qq tipo de relaçao com qq pessoa do forum, nem aqui, nem em pessoa.

Tirando uma mensagem privada que enviei a Sra. Leonilde de Carvalho que descrevo na pagina http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... =&start=15 (escrita no dia 5 de Junho as 18:30), nunca troquei qualquer mensagem privada com nenhuma destas pessoas... de resto, nem nunca trocarei.

Sendo assim, se disserem que o fiz e mentira e agradecia que mo dissessem. Todo o dialogo que mantive e aberto e publico, esta todo no forum.
Escrevo isto pois estas pessoas nao me inspiram confiança nenhuma e, tal como ja disse anteriormente, se me fazem isto "pela frente" o que poderao fazer por tras.
spiral222
Membro Veterano

terça jun 07, 2005 3:14 pm

Correcçao aquilo que a Dona Leonilde disse, para alem de ter tirado tudo propositadamente fora do contexto... o que ja e habito, adiante:

>É triste ver-se a boa vontade em expor um bom texto sobre Persas, >numa de partilha de conhecimentos para quem precise, uma boa >criadora como a Uaimori ser alvo de criticas em desabono dos seus >conhecimentos e experiências numa tentativa de descrédito em prol de >puxar “galões” a si próprio escrevendo uma série de atrocidades como >as que abaixo vou citar:…!

Nao tenho a culpa que as pessoas tenham problemas em aprender mais. Eu nao tenho e digo que aprendi bastante com a uaimori. Mas a uaimori nao sabe tudo.

>Os gatos devem urinar 3 vezes ao dia.

Porque? Nao devem? Dei um valor medio...

>o meu gato teve um problema renal aos 10 anos

Porque? Nunca conheceu nenhum gato que tivesse tido um problema renal, ainda por cima macho?
De notar que so teve essa crise renal, a alimentaçao foi alterada e NUNCA mais teve nada. Alguma dificuldade em perceber isto?

>Tambem come um bocadinho de fiambre as nossas refeiçoes... so um >bocadinho, meia fatia.

Eu sei que faz mal, mas e um miminho que ele aprecia muito.
Nao disse para o fazerem... contei isso como curiosidade.

>E muito importante plantar umas sementinhas de milho num vaso, para >o gato ter ervinhas para se purgar. Nao sao umas ervas quaisquer, >poderao ser venenosas... vendem estas semente de milho no >supermercado...

Porque e mentira?
Espanta-me e que a sra nao tenha colocado aqui o texto corrigido... que mais tarde coloquei, nao e MILHO, e TRIGO, TRIGO... muito bom... ele adora...
spiral222
Membro Veterano

terça jun 07, 2005 3:35 pm

>Lógicamente que estes foram os exemplos mais recentes, de conselhos >erradíssimos, que retirei para exemplificar, mas há mais neste e >noutros foruns através do vasto Mundo da net, infelizmente!

Para quem quiser ler os meus conselhos tao errados, vai a 'PERFIL' por baixo de uma mensagem minha e depois vai a 'Encontrar todas as mensagens de spiral222'... estao la todas escarrapachadas...

Se tiver curiosidade analitica e nao tiver mesmo mais nada para fazer, pode fazer o mesmo a D.ª Leonilde de Carvalho e comparar.

Simplesmente disse uma coisa que nao lhe agradou num topico relativo aos gatos Pin e Pon e a partir dai foi o descalabro... perseguiçao pessoal...
E depois ha aquelas pessoas que por serem criadoras nao admitem que nao sabem tudo.

Ja que ha por aqui tantos e tao bons criadores, agradecia que me esclarecessem quanto a seguinte questao que coloquei a uaimori e que alargo agora a todos os deste forum:

Quanto a foruns, nao se perca nao se perca... so frequento 2 foruns... este e a Companhia dos Animais. Neste ultimo sob o nome spiral, simplesmente. Poderao investigar a vontade.

Tudo o resto que possam dizer, nao passa de invençao. Sim, porque ja vi que aqui nao ha qq pudor em dizer seja o que for sem se saber NADA acerca das pessoas. Mas ate e bom, pois e assim que as pessoas se revelam.

--------------
Ultima nota...

Nunca disse para nao desparasitar os animais INTERNAMENTE...
Agora externamente, em animais que nao saem de casa, nao vejo vantagem, tendo em conta que ja fui testemunha de muitos efeitos secundarios dessas ditas pipetas que desparasitam o animal EXTERNAMENTE.

Pelos vistos todos esqueceram o facto da gata Luna ter estado 5 minutos a miar apos terem posto a pipeta... pois e... sobre isso, nem uma linha, porque nao convem.

Mas eu estou descansadinha da silva porque a verdade e como o azeite...
spiral222
Membro Veterano

terça jun 07, 2005 3:45 pm

Tenho as seguintes duvidas que gostaria de ver esclarecidas, caso alguem tenha essa amabilidade.

As citaçoes que aqui refiro sao retiradas do texto de aconselhamento colocado pela uaimori no topico http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... r=&start=0:

-1- "Em adulto o seu gato deverá fazer a destemização aos dentes para evitar doenças. "
Tal como ja tinha tido anteriormente, fiz uma busca na internet, pois nunca tinha ouvido falar no assunto e nao encontrei nada. Ja lhe perguntei por diversas vezes e volto a perguntar em que consiste, ou pelo menos que me indique bibliografia sobre o assunto. Ou, em alternativa, havera outro termo equivalente a partir do qual possa obter informaçao e esclarecimentos?

-2- Resta entao a minha questao relativamente a parte em que a uaimori diz o seguinte:
"A única carne que se pode dar sem ser cozida é a de vaca, o peixe (adoram pescada.) ou a carne de aves cruas retiram vitamina B necessária ao pêlo. "

A partida, nao estou a perceber porque e que isto acontece, pelo que gostaria de ler bibliografia sobre o assunto, caso tenha a amabilidade de ma indicar, le-la-ei com todo o gosto.
spiral222
Membro Veterano

terça jun 07, 2005 9:28 pm

Conclusoes que tirei ate agora:
------------------------------------

Talvez a pescada seja um dos tais peixes que tem uma enzima que destroi a tiamina (Vit. B1), que existe nas carnes vermelhas. Nao consegui verificar se a pescada era um desses peixes, mas pelos vistos deve ser...
Ate porque estive a falar com a minha mae e realmente nota-se o pelo mais fraco quando se da muita pescada. Tem logica.

No que diz respeito a carne de aves, penso que nao faria grande sentido a carne de aves crua dar cabo da Vit. B no que diz respeito a tiamina, ja que a propria carne de aves e uma fonte natural de tiamina (ver
http://www.mic-d.com/gallery/polarized/thiamine1.html).
Alem disso, neste mesmo documento e referido que os antagonistas da vitamina B-1 incluem o cafe, o cha, o peixe cru e a noz-de-areca,
enquanto as vitaminas B-12, B-6, niacina (B-3) e acido pantotenico (tb faz parte do complexo B) sao sinergistas.
Todas estas vitaminas sinergistas se encontram na carne de aves crua, pelo que e mais uma razao para acreditar que o problema das aves cruas nao estara relacionado com a tiamina.

Nao complicando as hipoteses, pensei entao que os problemas do complexo-B causados pela carne de aves estariam mais provavelmente relacionados com as vitaminas do complexo-B que ela propria nao possuiria: neste aspecto reta apenas uma possibilidade, a biotina.

A biotina realmente e importante para a pele, pelo e unhas... tem logica...
Mas so encontrei bibliografia relativamente a claras de ovos, que parecem conter uma enzima, a avidina, que se liga a biotina e a impede de funcionar normalmente, gerando-se a carencia (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/quer ... 41243&dopt
=Abstract)-

Todavia, a biotina tb e produzida pelas bacterias no instestino do animal. Talvez haja aqui uma interacçao qualquer. Nao encontro nada acerca disto.

Resumindo, se ouver por ai alguem educado que tenha ouvido falar da relaçao entre a perda de Vitamina B e a administraçao de 'carne de aves crua', apite.
Estou bastante curiosa. Pela minha parte vou continuar a investigar e quando souber de alguma coisa digo.

Claro que ha sempre hipoteses rebuscadas de equilibrios e mecanismos de feedback etc, mas isso ai e mera especulaçao. Se nada resultar perguntarei a minha prof.

===========================
===========================
Pequenas coisas que achei engraçadas e que penso valer a pena ler:

http://www.cats.org.uk/coolcats/htdocs/ ... paedia.php

Fish is a good source of protein and enjoyed by many cats. Some types of fish have an enzyme that destroys the vitamin thiamin and cats fed a diet high in raw fish have been known to develop a thiamin deficiency. Thiamin deficiency causes severe neurological problems progressing to seizures. Commercial cat foods contain added thiamin.

Liver - Raw liver is eagerly accepted as a food by cats and small amounts can be useful to stimulate the appetite in a cat that is off its food. However liver can be addictive leading the cat to reject all other foods. Too much liver can provide excessive amounts of vitamin A and this can result in severe bone problems.

Tapeworm
An intestinal parasite that looks flat and may appear like a small grain of rice around the anus. Caught through flea infestation, or by eating raw meat or prey. Treatment may be needed every 6 weeks if the source of infection cannot be eliminated. Adult cats are most commonly affected.

Toxoplasmosis
Toxoplasma is a tiny parasite that lives within cells in the body. Cats become infected by eating infected prey or raw meat. Stray cats and those that hunt a lot are most likely to be infected. A cat may show no sign of infection but can show vague illness (tiredness, weight loss and a high temperature) if their immune system is not working well. People can contract Toxoplasmosis from their cat although in most cases no illness results. The exception is the risk to pregnant women, as the developing baby could be harmed, or to people with compromised immune systems (such as those on anti-rejection drugs, or infected with HIV).
These individuals should not empty the cat litter tray and should wear gloves when gardening. The litter tray should be cleaned using boiling water. Cats should be discouraged from hunting and eating raw meat. Toxoplasmosis can also be contracted from unwashed fruit and vegetables and inadequately cooked meat.

-------

Bom, ha tambem quem continue a achar que e melhor dar alimentaçao crua aos gatos.

http://www.siql.com/cat_food/raw_cat_food.3.htm

http://www.felinefuture.com/nutrition/bpo_ch7.php

---------------

http://www.nickint.com/biotin-def-pet-long.shtml

Biotin is a natural ingredient in certain foods. However, the bioavailable content is often not sufficient to provide proper balance and a biotin supplement proves very helpful. Rancid fats, raw or dried egg products are harmful and can actually cause the deficiency. Diets high in alfalfa meal, corn and soybean meal may provide bioavailable biotin but if fed in
conjunction with raw eggs or rancid fats the biotin would not be absorbable.

---------------

Site geral com factos sobre gatos
http://www.mouthfulofmoonlight.com/catstuff/scf.html

---------------

http://www.marthanorwalk.com/catnut.html
The oil in tuna can rob your cat of vitamin E resulting in muscular disease called steatitis. If you give your cat tuna, supplement it with vitamin E.
Responder

Voltar para “Gatos”