Não sei se a minha gatinha é feliz!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

ruijr
Membro
Registado: segunda ago 16, 2004 5:14 pm

terça jul 05, 2005 5:19 pm

Boas.
O que se passa é o seguinte:
aqui á um mês eu fiquei com uma gatinha que foi encontrada no meio de uma via rápida. Ela ainda é pequena, eu já a levei ao veterinário e eles dizem que ela deve ter 3 meses.
Como eu já tinha a minha gatinha lili houve um processo de habituação quando a zuca (a tal gatinha) aqui chegou. A lili ao principio não achou grande piada mas agora dão-se muito bem. Sendo assim a zuca está completamente integrada com a familia, é muito amorosa e dá-se muito bem com toda a gente.
O problema é que ela gosta muito de rua. Quando a levei ao veterinário eu vi a zuca mais feliz do que nunca, adora o ar livre, adora andar de carro, ela estava mesmo contente. Desde que a levei ao veterinário que fica muitas vezes á porta de casa a miar para sair. Dá mesmo a sensação que apesar de gostar de nós que não é feliz por estar fechada em casa. É que eu vivo num apartamento, mas apesar disso todos os compartimentos estao sempre abertos para elas, elas têm muitos brinquedos, mas não parece ser suficiente.
Será que vocés têm algum concelho para me dar?
Fiquem bem.
Beijinhos
lindinha_24
Membro Veterano
Registado: segunda dez 17, 2001 7:22 pm

terça jul 05, 2005 5:38 pm

Bom....uma coisa é certa com toda a certeza....ela é mto mais feliz na sua casa do que numa via rapida, correndo o risco de morrer atropelada....talvez ainda seja cedo e ela n se tenha ambientado...talvez tenha crescido e vivido sempre na rua......mas concerteza q tomou a melhor decisão....e se ainda por cima ela tem uma companhia..vai ver q isso passa.....

O meu gato foi criado desde bebe em casa, e sempre q apanha a porta da rua aberta, pisga-se p o quintal...e as vezes também mia....no entanto sei q ele é um gatinho feliz.......e só vem ao quintal c a minha supervisão...pk senão....... :?

Beijocas
ratchet
Membro Júnior
Registado: domingo jun 12, 2005 5:39 pm

terça jul 05, 2005 5:42 pm

A minha gatinha também faz isso de vez em quando: ela vem até à porta mas é só para se rebolar pelo chão do corredor do andar onde vivo, aliás o gosto dela é andar para baixo e para cima no elevador.Fora do prédio ela tem medo e está sempre ansiosa para vir para casa. Porque não experimenta trazer a sua gatinha até fora do prédio nem que seja com trela para a passear um bocadinho?
ruijr
Membro

terça jul 05, 2005 6:00 pm

Pois exactamente, é essa a minha dúvida. Quando eu viemos do veterinário, ela chegou a casa e começou logo a miar á porta (mas atenção que é um senhor miar) e o meu namorado pegou nela e como não temos uma trela levou-a até as garagens. Ela adorou e depois quando eles chegaram a casa já se está a ver, Ficou uma hora á porta a miar e a esfregar as unhas na mesma.
Então tenho receio que se nós a levarmos a passear de vez em quando ela crie uma ligação maior com a rua e depois ainda sofra mais quando vier para casa. Por outro lado, ao menos dava as suas voltinhas.
Vocés acreditam que eu não a posso deixar andar nas varandas?
Quando ela lá está tenta mesmo atirar-se lá baixo! E eu moro num 3º andar bem alto!
Acho que quando ela foi a varanda a primeira vez apanhei o maior susto da minha vida! Ela tentou atirar-se e eu consegui segurá-la apenas por uma patinha traseira! Agora só vai lá mas no colo.
Bjinhos
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

terça jul 05, 2005 6:01 pm

O meu tb foi acolhido da rua com essa idade.
No inicio tb ficava com pena dele, mas depois fui descubrindo e aprendendo que eles acabam por se habituar e são mt felizes no seu ambiente.
O meu adora farejar o ar das janelas, fica horas com o narizito entre as frinchas da janela a senntir os odores diferentes.
Vir á rua é que nem pensar, nem ao patamar do predio, a ultima ideia brilhante que tive foi pegar nele ao colo para por uma chave no elevador para o meu marido que estava á espera dela no R/C, o magano so de ver a porta do elevador a abrir arranhou-me toda de panico.
Eles gostam de se sentir confiantes e o territorio deles acaba por ser o sitio onde são mais felizes.
Cumprimentos
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

terça jul 05, 2005 6:05 pm

É claro que é feliz,... o maior sintoma é o facto de ela se arquear eriçar começar a andar de lado quando chega a casa e desatar a correr, as minhas quando chego a casa desatam a correr de contentes. A sua gata faz isso, por estar feliz para brincar consigo. Os bébés brincam assim a tourearem-se,... eu passo horas a ver brincar os meus,e brincam assim...
Quanto ao facto dela ficar feliz em ir á rua, aceite a sugestão da Ratched,... habitue-a a andar de trela,... e comece a passea-la,... mas cuidado, pois já uma vez uma gata da Leo ia fugindo assim,... há que ter precaução.
Essa atitude é o apelo das natureza e, por isso gostam também muito de cabedal e de terra de preferência húmidae, o apelo da liberdade,... gato é gato
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

quarta jul 06, 2005 9:46 am

olá Rui adoro o nome da sua gata!jheheheheeh!
nao sei porquê!!
olhe eu acho que os foristas têm razão acredite q a sua gata é feliz em sua casa, muito mais d que seria na rua onde por mais rebelde que seja só viveria um terço da vida que poderá viver consigo!!
A minha Zuca já tem 6 meses e agora anda com o cio e é uma maluca não pode ver a porta aberta q vai logo para a escada cheirar as plantinhas!:) ao inicio eu deixava, ate que vi q se empoleirava no corrimão das escadas e tenho medo q se desiquilibre e caia lá p baixo nao havia salvação possível ! :?
agora só vai comigo!! mas qdo vem para dentro rapidamente se entretem c a Maggie a brincar!
Fique bem e tenha cuidado com as janelas :)
ruijr
Membro

quarta jul 06, 2005 3:20 pm

Pois é acredito que goste muito do nome (lolol).
Agora a minha zuca mia dia e noite!! Já não brinca muito com a lili, mal acorda começa a miar!
Faz-me tanta peninha!
O vet verificou se se passava alguma coisa com ela de saude mas parece estar tudo bem.
Já não sei o que fazer para ela se sentir melhor.
Mas o que é estranho é que só agora tem este tipo de comportamento!

Bem, pode ser só uma fase, não é?

Muitos bjinhos
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta jul 06, 2005 5:13 pm

Bem, pode ser só uma fase, não é?
pois...o mais certo é ter começado com o cio. e se quer galderice, um dia aparece grávida. o melhor é esterelizá-la.
os meus, tb. são doidos por rua. o pinóquio e o serafim são 2 foguetes. não sei como, saem-me porta fora. claro, que agora, não há grande perigo. mas já me aconteceu, o serafim fugir e não ter ficado logo atropelado. foi por um triz :roll:
anjjazul
ruijr
Membro

quarta jul 06, 2005 7:53 pm

Mas ela tem apenas 3 meses!
É possível ter o cio assim tão jovem? Ela ainda tenta chuchar no meu pescoço!

Bjinhos
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

quarta jul 06, 2005 8:07 pm

pois eu tb estranhei esse comportamento numa gata só com tres meses nunca soube de nenhuma gataque tivesse esses instintos tao cedo^!^
mas se calhar tem mais algim tempo não?
;) tem a certeza da idade dela pode ser pequenina e ter mais uns meses!
elas podem fazer cios muito precoces!
:p
GUISMO
Membro Veterano
Registado: sexta mai 24, 2002 1:09 pm

quinta jul 07, 2005 1:41 pm

Olá rui, as gatinhas podem começar a ter cios a partir dos 2 meses e pouco, por isso pode bem ser o cio dado que ela não para de miar.
Mudei de casa há 3 semanas e a minha gata estava habituada a vir ao jardim e aos pátios ( r/c ) agora vivo num 3º andar e ela manifesta vontade de vir apanhar arzito então vimos com ela até as varandas e deixamos que ela venha até ao patamar cheirar tudo, esfrega-se para por o cheiro dela, deita-se e rebola-se e depois vem para dentro toda contente. Achei que a fase de adaptação fosse pior pois já tinha colocado um post a pedir conselhos sobre a mudança de casa, mas ela pregou-nos a partida boa de se adaptar bem.
A sua gatinha é feliz em casa, penso que nunca o seria senão a tivesse recolhido.
Felicidades
ruijr
Membro

quinta jul 07, 2005 1:43 pm

É incrivel!
Vocés têm razão, a zuca está mesmo com o cio!
É engraçado, eu não sabia que os gatos podiam ter cios tão precoces (é que ela é mesmo pequeninha)!
É de rir ver uma gata com o cio tão pequeninha! Bem de qualquer maneira estamos mesmo aliviados porque já não sabiamos mais o que fazer!
A lili só teve o primeiro cio quando tinha um ano, por isso a minha admiração!
Obrigada pelas vossas dicas!

Beijocas
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta jul 07, 2005 2:27 pm

É engraçado, eu não sabia que os gatos podiam ter cios tão precoces (é que ela é mesmo pequeninha)!
o tamanho engana. o super mafarrico do serafim é uma meia leca que mais parece ter 6 meses, mas já vai nos 4 anos. uma vez recolhi uma gata que parecia bebé e ao fim de poucos dias teve bebés ;)
anjjazul
ruijr
Membro

quinta jul 07, 2005 3:52 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :D :D :D :lol: :lol: :lol:

Pois deve ser este o caso!
Se calhar o vet. enganou-se, ou então a minha zuca é das frescas ;)

Obrigada pelo vosso tempo.
Já deu para rir!!!
Bjinhos
Responder

Voltar para “Gatos”