Cortar as unhas?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

ElsaTS
Membro Júnior
Registado: sexta nov 12, 2004 11:36 am

quarta jul 06, 2005 10:23 pm

Olá a todos!

Primeiro o update do estado de saúde da "zarolhita"! A minha Ninoshka está constipada, mas não tem febre nem alterações nenhumas de comportamento a não ser os espirros. A vet auscultou-a e apalpou-a e viu-lhe a febre e o nariz e o olhinho, e já está a tomar antibiótico, portanto esperamos que a coisa passe rapidamente! O tratamento dos ácaros está a acabar e ela parece completamente recuperada. Usei também um bocadinho de aloé, o gel da planta mesmo, nas feridas mais reticentes, e foi remédio santo! Bastaram dois ou três dias de aplicação para as feridas secarem e desaparecerem. Se foi coincidência... foi uma grande coincidência! :D

Hoje foi ao doutor e perguntaram-me se queria que lhe cortasse as unhas. Perguntei se não fazia diferença para ela e a vet disse-me que, uma vez que ela não sai de casa, e não há mais gatos em casa, as unhas não lhe fazem falta para se defender, portanto não lhe fazia mal cortá-las. De qualquer modo, só lhe cortou as pontinhas e ela diz que aquilo cresce num instante.

Eu decidi deixar que ela as cortasse porque a minha mãe já é de uma certa idade e tem aquela pele fininha das pessoas mais velhas... e a coitada está toda arranhada das brincadeiras da Nina, porque qualquer coisinha lhe deixa logo ferida. Eu devo ser mais "casca grossa" porque não tenho nada, nem das unhas nem dos dentes dela...

Mas já agora, qual é a opinião geral em relação a isso? Eu sou uma gaija que geralmente tem as unhas bem grandes, e quando as tenho de cortar parece que me falta um pedaço do dedo... Será que os bichanos sofrem com isso? Não que eu note alguma coisa diferente nela hoje, a não ser que corre desvairadamente pela casa toda, ainda mais do que o costume, mas isso já me disseram que é quando está mais vento :p
Gypsy
Membro
Registado: sábado ago 17, 2002 6:26 pm

quinta jul 07, 2005 9:07 am

Olá.

As opiniões são muito divergentes em relação a essa questão.

Caso queira cortar as unhas à sua gata deve ter muito cuidado para não atingir a parte nervosa que se encontra dentro da unha. Se olhar bem, verá que dentro da unha há uma área cor de rosa. Essa área nunca deve ser cortada, corte bastante abaixo. Caso não queira ser você a cortar leve-a ao veterinário para executar tal tarefa.
Outra solução é ter um "arranhador" em casa, o qual fará as delícias da sua gata. Este ajuda a que mantenha as unhas aparadas.
Lucarina
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 9:54 pm
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

quinta jul 07, 2005 10:29 am

Olá,
Eu corto as unhas aos gatos que vivem dentro de casa. Comprei uma tesourinha própria e o vet ensinou-me a cortar as unhitas... :) . Agora de 15 em 15 dias vão à manicure e pedicure :p . Caso contrário, o que seria dos meus cortinados e sofás? :( :( e mesmo assim..... que desgraça :p .

À Bia que dá passeios pelo jardim eu só costumava cortar as unhas das patinhas da frente, porque ela gosta de vir arranhar nos meus pés e com unhas grande ... ai, ai, ai.... :o .
Há dois dias reparei que quando os cães vão atrás da Bia, ela trepa pelas árvores acima :o :o . Então já decidi.... não lhe corto mais as unhas, senão ela não se pode defender os "amigos" ;) ;) .

Beijinhos para todos ;)
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta jul 07, 2005 2:33 pm

eu corto ass unhas a todos, menos ao flávio que nunca foi habituado. uma unhada daqueles 7 kilinhos faziam estragos.
às vezes, até metem dó de terem as unhas tão grandes. deve incomodá-los. alguns esperneiam, mas não têm outro remédio :p
anjjazul
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

quinta jul 07, 2005 2:58 pm

Pois é devemos ter cuidado a cortar as unhas dos gatos pois elas a meio da unha, um bocado antes da menbrana de pele começam a ser vermelhinhas ou rosadas e aí eles têm vasos sanguíneos! e nao se devem cortar obviamente que lhes deve ser incómodo, deve ser equivalente a qdo cortamos as nossas demasiado, mas eles têm muito mais hipóteses de fazer infecções pois andam com elas pelo chão onde há coisas sujas e vao ao caixote e há germes, fungos etc!
e depois doi-lhes imenso pois precisam das patas para andar em condições!;:) ;)
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta jul 07, 2005 4:03 pm

OLá

Eu corto sempre as unhas ás minhas todas as semanas, mesmo com arranhadores as unhas não se desgastam e crescem muito. Quando estão grandes mesmo sem querer magoam. Há gatos em que as unhas crescem de tal forma que se espetam na almofadinha e acaba por os magoar bastante.
Eu uso o corta unhas pois não consigo cortar com a tesoura própria. Já lhe explicaram os cuidados a ter, vai ver que não custa nada.

beijokas
kathleen
lindinha_24
Membro Veterano
Registado: segunda dez 17, 2001 7:22 pm

quinta jul 07, 2005 4:56 pm

:roll: :roll: :roll: :roll: :roll:

Ai como eu gostaria de conseguir uma proeza dessas....oh se gostaria.....

qdo tentei...quem ia ficando sem mãos e unhas era eu...... :roll: :roll: :roll: :? :? :? :? :?

Dona sofre..... :D
Lucarina
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 9:54 pm
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

quinta jul 07, 2005 5:03 pm

As primeiras vezes é complicado, os gatitos não querem estar presos e arranham-nos e mordem para se livrarem :evil: . Mas com o tempo até eles se vão habituando e ficam muito mais calmos no momento da manicure ;) ;)
the
Membro Veterano
Registado: terça mar 16, 2004 5:40 pm
Localização: Gatos (Grey, Lucky e Nina); Peixes: Viuvas Negras; Repteis: 2 Tritões

quinta jul 07, 2005 5:10 pm

Olá,

Eu corto as unhinhas dos meus bébés sempre que noto que estão grandinhas, mas para as cortar à "vontade" é necessário começar a cortar as unhinhas desde cedo para os meninos não ficarem chatiados e não nos chatiarem a nós.

Claro que tem que ter cuidado com os vasos de sangue como já lhe foi dito.

Boa sorte ;) .

Jinhos
Paula
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta jul 07, 2005 5:29 pm

Olá

Um truque para que eles deixem cortar é pedirem ajuda a alguém e essa pessoa tapa os olhos aos gatos e as orelhas, eles ficam calminhos um bocado ;)

beijokas
kathleen
arame
Membro Júnior
Registado: quarta jun 22, 2005 2:21 pm

quinta jul 07, 2005 5:37 pm

A gata dos meus pais, também corto as unhas senão ela começa a prender nos cobertores dela e depois mia que nem uma desalmada para irmos solta-la.Mas com a Tigreza, é assim que ela se chama, é fácil bata alguém lhe fazer festas atrás das orelhas e ela deita-se logo e ai faço tudo o que quero, Escovo, corto unhas, limpo ouvidos......
lindinha_24
Membro Veterano

quinta jul 07, 2005 5:38 pm

Lucarina Escreveu: As primeiras vezes é complicado, os gatitos não querem estar presos e arranham-nos e mordem para se livrarem :evil: . Mas com o tempo até eles se vão habituando e ficam muito mais calmos no momento da manicure ;) ;)

:lol: :lol: :lol: :lol: Eu sei do q falo...ainda no sabado para lhe dar um comprimido...o famoso Drontal...( só me dava vontade de rir pk lembrava me daquela historia do como dar um comprimido a um gato? :D ) eu é q sei o filme q foi...o mafarrico até vomitos lhe dava...e qdo eu pensava q o gajo ja o tinha engolido..la ele o vomitava....a pasta p os pelos, tb dizem q eles gostam mto...pois o meu quase q me come o dedo..de tanta raiva......cortar as unhas.....é melhor nem arriscar....ele tem o feitio dele...é uma pestinha......

;) ;) ;) ;)
ElsaTS
Membro Júnior
Registado: sexta nov 12, 2004 11:36 am

quinta jul 07, 2005 5:45 pm

Pois obrigada a todos pelas dicas, mas acho que vou deixar essa tarefa a cargo do veterinário, pelo menos por enquanto :p Ela lá porta-se bem, e já está habituada a tanto tratamento, que deve pensar que é mais um...
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

quinta jul 07, 2005 6:00 pm

pois eu sóconsigo cortá-las no vet ou qdo as apanho adormir! ai nem estrabucham! :lol: :lol: ;)
lindinha_24
Membro Veterano

quinta jul 07, 2005 6:08 pm

zuca_05 Escreveu: pois eu sóconsigo cortá-las no vet ou qdo as apanho adormir! ai nem estrabucham! lol lol ;)
Pois no vet. também acho q seria canja...pk cada vez q ele lá vai fica em paralisado de panico...da ultima vez julguei q ia dar um treco ao meu menino...olhem começou a por o focinho na grade da transportadora... com a lungua de fora...e as patinhas deles estavam encharcadas.....a vet. diz q é uma reação de medo......tadinho....lá ela até lhe pode meter o termometro no dito cujo, q ele nem reclama.... :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Gatos”