DÚVIDA

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Gypsy
Membro
Registado: sábado ago 17, 2002 6:26 pm

quinta jul 14, 2005 9:51 am

Bom dia a todos os foristas.

Eu tenho uma dúvida que é a seguinte: tenho ouvido dizer que a alimentação light (para gato) pode ser perigosa. Disseram-me, por exemplo, que há veterinários que nem a aconselham.

Alguém me sabe dizer que tipo de consequências este tipo de alimentação pode ter? E se há um período máximo durante um qual um gato pode comer esta ração?
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quinta jul 14, 2005 11:21 am

Ai a minha vida...nunca tinha ouvido falar nisso e o meu começou ha pouco a comer uma ração light da RC.
O vet disse iria comer esta ração num periodo maximo de 6 meses, e que ao fim desse tempo ele teria de ser novamente avaliado.
Agora fiquei preocupada, que consequencias é que poderão advir da ração light????????
Cumprimentos
Gypsy
Membro

quinta jul 14, 2005 11:25 am

Gostaria também de saber. O que me disseram (embora mais do que uma pessoa) pode não ser verdade... O meu também já a come há 6 meses e o peso dele estabilizou. Mas estou a pensar dar-lhe novamente da ração normal...
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta jul 14, 2005 11:25 am

Até agora a unica contra indicação que ouvi é que se não respeitarmos as doses os gatos continuam a engordar. Sei que deve ser dada a conselho do veterinário, dado que é uma ração de dieta. Agora que faça mal, na realidade é a primeira vez que ouço. Estaremos a falar de rações light de pouca qualidade?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

quinta jul 14, 2005 11:49 am

o que eu penso é que a ração Light deve ser dada só até o peso estabilizar pois ela é light porque tem falta de alguns compenentes que as outras têm e que um gato com peso a mais pode nao precisar, mas se continuarmos a adar quando o gato já emagreceu, penso que lhe estamos a retirar nutrientes de que já precisa! Mas nao sei ao certo se terá outras implicações!
o melho ré mesmo perguntar a um vet pois sei que elas só devem ser dadas com prescrição do vet que acompanha o gato! ;)
Gypsy
Membro

quinta jul 14, 2005 12:19 pm

Obrigada pelo esclarecimento. Claro que tenho receio que ao dar ração normal ao gato ele volte a engordar.
Penso também que a ração light pode ter consequências ao nível do pêlo... mas sem certezas...
bita322
Membro Veterano

quinta jul 14, 2005 12:22 pm

Uma coisa apercebi-me desde que ele começou a comer, come tudo, e anda sempre a miar atras de mim a pedir comida.
Antes de lhe dar esta ele andou uma fase que mal pegava na outra ração , agora parece um esfomeado.
Ontem fiz um teste á noite e em vez das 30g dei 50g e ele comeu tudo na mesma e hoje de manha ja estava esfomeado outra vez.
Falei com a vet, e ela não encontra razão aparente a não ser que ele goste muito desta e por ser nova.
A verdade é que mal lhe dou e ele se chega para a comer desanda logo a ronronar.
aquilo deve ser mesmo bom, qualquer ainda experimento eu :lol:
MAs se le continuar assim, la vou eu com ele á vet, para o pesar e ver se ta td bem.
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quinta jul 14, 2005 12:27 pm

Por mero acaso as minhas lontras também estão agora a light e por indicação da vet... não gostam, 3kg duram à séculos :roll: pouco comem, volta e meia dou a outra variedade (dentro da mesma marca), mas realmente nota-se melhorias de peso... agora o pêlo? está uma lástima faltam-lhes os óleos... portanto agora vão voltar a nutro complete care e hill´s skin sensitive...

;)
Gypsy
Membro

quinta jul 14, 2005 12:33 pm

O meu adora a light e todas as outras. A única light que não gostou foi da nutro. Acho também que os biscoitinhos eram muito grandes para ele comer... De resto, gosta de tudo.

Mas eu nunca lhe consegui dar só 30 gramas 2 vezes por dia. Dou-lhe sempre um pouco mais, porque seria uma mudança muito brusca e porque a veterinária diz que ele é um gato grande e incorpado.

Quanto ao pêlo, falta de brilho não tem, mas cai-lhe tanto, mas tanto, que ando a ficar preocupada...
bita322
Membro Veterano

quinta jul 14, 2005 12:37 pm

O pelo do meu então esta maravilhoso, deixou de cair e parece seda.
Vai-se la entender estas diferenças.
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quinta jul 14, 2005 12:40 pm

Gypsy Escreveu: O meu adora a light e todas as outras. A única light que não gostou foi da nutro. Acho também que os biscoitinhos eram muito grandes para ele comer... De resto, gosta de tudo.

Mas eu nunca lhe consegui dar só 30 gramas 2 vezes por dia. Dou-lhe sempre um pouco mais, porque seria uma mudança muito brusca e porque a veterinária diz que ele é um gato grande e incorpado.

Quanto ao pêlo, falta de brilho não tem, mas cai-lhe tanto, mas tanto, que ando a ficar preocupada...
Pois os meus também não gostam da light da Nutro, mas até comiam a Indoor da Hill's, mas gostam do resto da Nutro e os biscoitos nao diferem assim tanto...

Eu dou 30/40 g 2 X por dia por gato... ele come mais que ela, mas como é mais pequena parece mais gorda...

Aos meus também cai muito nesta altura, tenho escovado TODOS os dias, mas não resulta... a levedura de cerveja mandam-me tomar a mim... portanto lá se vai a dieta e venham as outras variedades :lol:
Gypsy
Membro

quinta jul 14, 2005 12:43 pm

Eu acho os biscoitos um pouco grandes para gato... Foi a única marca que ele não comeu mesmo. Agora dou-lhe da Iams.

Pois, escovar só não resolve o problema do pelo. E lá ando eu de aspirador...
ana_do_carlos
Membro
Registado: quinta out 07, 2004 5:28 pm

sexta jul 15, 2005 2:28 pm

em relação a comida light, ate pode fazer mal pois uma vez vi na televisao que a nossa comida light ate a nos faz mal se so comermos light!!!!
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado jul 16, 2005 8:10 am

ana_do_carlos Escreveu: em relação a comida light, ate pode fazer mal pois uma vez vi na televisao que a nossa comida light ate a nos faz mal se so comermos light!!!!
Por essa razão é que só deve ser dada por indicação do vet e duranbte um periodo determinado...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
ticoforpus
Membro Veterano
Registado: quarta nov 05, 2003 11:28 am

sábado jul 16, 2005 9:41 am

Oi,

É importante não confundir as rações light que se compram nas lojas especializadas com as "light" de resrtrição de calorias que apenas se vendem em veterinários. Enquanto que as light de loja não têm qualquer problema em ser administradas aos animais consoante as indicações do fabricante, já as rações light de veterinario têm de ser administradas com a supervisão do vet. responsavél e apenas num determinado espaço de tempo.

Normalmente as rações light de loja servem para um controlo de peso do animal, enquanto que as light com restrição de calorias são utilizadas para tratamento de obesidade.

PJ
Responder

Voltar para “Gatos”