Será normal??

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
elisil
Membro
Registado: segunda jul 11, 2005 9:22 am
Localização: gatas: Pipoca, Pantufa, Pretinha + 1 canário: Tweety

segunda ago 01, 2005 9:13 am

Bom dia a todos. Como já disse aqui antes, adoptei há cerca de um mês três gatas, aparentemente com cerca de 5 ou 6 semanas (partindo do princípio que estavam subnutridas e portanto aparentando menos idade). Penso que se foram retiradas à mãe e abandonadas, talvez pelo facto de serem fêmeas.
Elas estão a dar-se muito bem em minha casa, mas tenho vindo a verificar um facto um tanto estranho: duas das gatas procuram mamar na outra irmã, que por sinal é a mais dócil, meiga e sociável. Ela não só permite que as irmãs mamem, como até distribui lambidelas. Penso que isto se deve ao facto de terem sido afastadas da mãe cedo demais, mas que consequências poderá trazer esta atitude ao normal desenvolvimento das três? Alguém aqui passou por uma situação idêntica, ou sabe que atitude devo tomar? Será que este comportamento não afecta a relação entre elas? Se alguém souber, por favor manifeste-se :)
Obrigada
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

segunda ago 01, 2005 2:11 pm

Ola,
A minha sogra tem 3 gatos uma femea e dois machos.
Quando adoptou o mais novinho na altura com 3 meses, o outro macho que tinha 6 meses começou a mamar no bébé.
MAmava no pelo do mais pequenito tempos infinitos e o mais pequeno deixava e parecia gostar, ficava com o pelo todo lambido mas não se importava muito.
Isto começou em Dezembro e pelos vistos dura ate hoje :o
Não sei se é normal ou não mas que pelos vistos acontece acontece...
Cumprimentos
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

segunda ago 01, 2005 5:31 pm

O único senão é que pode provocar mastites,... aconteceu com uma gata minha que deixava "mamar os bébés " não tendo ela leite,...
Lucarina
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 9:54 pm
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

segunda ago 01, 2005 9:25 pm

A minha Zita foi retirada da mãe com 5 semanas :evil: . Mal veio para minha casa começou a mamar na mantinha dela :o . Hoje tem quase 5 meses e continua a mamar a manta :roll: .
Quando a levo para dormir no meu quarto ela fica desesperada à procura de algo macio e para mamar :o :o . Como tenho peninha dela dou-lhe o meu robe de inverno e, então, a Zita liga a ronronadeira e começa a mamar :o :p ;) .
Se é normal, não sei..... que ela gosta, ai isso gosta :D
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda ago 01, 2005 11:14 pm

Nem nos machos nem em fêmeas deve deixar que isso aconteça.
Tal como já foi referido, pode provocar mastites nas fêmeas e infecção dos orgãos genitais nos machos!

Já me aconteceu com ninhadas de fêmeas e de machos, tendo que os separar por umas horinhas cada vez que o faziam... até se desacostumarem.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
elisil
Membro

terça ago 02, 2005 8:37 am

Obrigada pelas respostas. Eu já disse lá em casa a brincar que se houvesse chupetas para gatos eu comprava uma para cada uma das minhas bichinhas :D
Vou andar atenta. Eu já percebi que elas fazem isso antes de dormir, o que torna as coisas mais difíceis, pois estão acostumadas a dormir todas juntas, mas vamos lá ver se consigo fazer com que percam o hábito.
Obrigada mais uma vez.
rita_x
Membro Veterano
Registado: sexta set 12, 2003 8:26 am
Localização: Trinca - cadelinha e Miss - Gatinha ambas já partiram e agora os meus amores Dandy, Gastão e Cherry,

terça ago 02, 2005 9:10 am

O meu Dandy já vai fazer 2 anos em Novembro e continua a mamar na manta dele... :o :o

Sempre quero ver como vai ser quando lhe apresentar os manos de 2 meses... lol
:lol: :lol:
ElsaTS
Membro Júnior
Registado: sexta nov 12, 2004 11:36 am

quarta ago 03, 2005 10:01 am

Tenho uma amiga que tem uma cadela de água que teve bebés ao mesmo tempo em que ela adoptou um gatinho abandonado também bebé. Eram todos pretos, cães e gato.

O gato mamava nas maminhas da cadela juntamente com os "irmãos" cães. Parece incrível mas é verdade, que eu vi com os meus próprios olhos! Bebia mesmo o leite da cadela!

Claro que ela primeiro lambia-o todo de uma ponta á outra, penso que por causa do cheiro, mas depois de estar bem lambuzado, lá se instalava ele ao pé dos cachorrinhos.

Era muito engraçado porque ao longe só se via uma mancha preta e só se ouvia os barulhos de três cachorrinhos e um gatinho a mamar...
MissCool
Membro Júnior
Registado: segunda jul 04, 2005 2:39 pm

quarta ago 03, 2005 10:06 am

Os meus gatinhos tb "mamam" um no outro... mas não é nos peitos: é no pescoço, é nas orelhas, é onde calha...
elisil
Membro

quarta ago 17, 2005 3:26 pm

Olá. Depois de ler as vossas respostas, que agradeço, tenho feito o possível para evitar que as manas mamem na Pipoca, que fica com a barriga toda lambuzada!
Falei nisto à vet e ela sugeriu passar um pouco de vinagre na barriga da Pipoca para evitar que as outras viessem mamar.
Estava eu no meio desta operação, com um pouco de algodão embebido em vinagre, chegou a Pantufa e, em vez de se sentir repelida, imaginem, começou a mamar o próprio algodão :?
Afinal vinagre parece que não resulta :( Mas também não me ocorre mais nada...será que pomada Halibut resultaria?? Se calhar não...tem um cheiro forte e como é à base de óleo de peixe, às tantas ainda é pior...
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

sexta ago 19, 2005 11:19 am

Bom dia!
elisel, esse problema embora ocorra com frequência é um mau hábito e não é saudável para os animais devendo ser desencorajado até se perder! Se não resultar com vinagre, experimente com limão ou laranja, tb pode apanhar o gatinho do mesmo modo que as mães o costumam transportar, e ralhar com ele num tom calmo, mas firme deixando-o perceber que não gosta que ele faça aquilo, depois o coloque novamente a pouca distância da mana, se voltar a tentar, ralhe novamente do mesmo modo... vai ter de ter é uma santa paciência, sabe como são teimosos os nossos amigos! :lol:

Mais uma vez, peço desculpas por só poder disponibilizar esta informação em inglês, mas infelizmente é só o que encontro:
What causes this kind of behavior?

No one knows for certain. It seems that genetics may play a part, and that early weaning may also have an influence. The majority of cats that show this behavior are Oriental breeds (Siamese, Burmese, etc.) or their crosses. This suggests that there may be a genetic basis for this behavior. Young kittens have a very strong sucking instinct. Oriental breeds tend to have a longer natural nursing period than other cat breeds. Kittens being raised by breeders are generally weaned at 6-7 weeks of age, and it is possible that this shorter nursing period frustrates the natural instincts of the Oriental breeds and promotes a tendency towards this behavior. Cats of other, non-Oriental breeds generally have a shorter natural nursing period, and being weaned at 6-7 weeks is usually not a problem for them. However, if these kittens are weaned at a much earlier age (for example, because the queen dies), they seem to be more prone to develop this behavior also. Often the behavior does not start until the cat is several months old, and many cats seem to outgrow it by about 2 years, although for some it becomes a life-long habit.

Is this behavior dangerous?

In some cases, cats will not just lick or chew, but will actually swallow non-food items, such as plastic or fabric. Sometimes the items pass completely through the digestive system, but there is always the chance they could lead to an intestinal obstruction. Cats that ingest large quantities of hair are more prone to hairballs. In most cases, the licking and chewing these cats do may be annoying, but it is not dangerous to the cat. Contact your veterinarian right away if your cat develops vomiting, diarrhea, stops eating, or becomes lethargic.

How can I discourage my cat from this behavior?

Sometimes young cats will outgrow this behavior. Gently tapping the cat on the nose and saying, "No" when the cat starts the behavior may help, or squirting the cat with a water bottle. To be effective this must be done immediately, as soon as the cat is starting the behavior. It also is essential that the cat not have access to what he likes to chew or lick when the owner is not around to stop him. Keep clothing picked up and in drawers and closets inaccessible to the cat. Some people whose cats lick their hair at night have resorted to wearing a hat to bed!

Some people have tried putting hot sauce or something non-toxic but unpleasant tasting on the item the cat likes to chew. Some people find that if they give the cat one item that he is allowed to chew, he is satisfied and leaves other things alone. In some cases, changing the cat to a high-fiber dry food or giving the cat chew toys designed for dogs seems to help.

It is also important to make sure your cat is getting plenty of exercise. If possible, set aside several times a day to play with your cat. Try to provide a stimulating environment for your cat, using toys, a fish tank, bird feeders, or specially made videos for cats.

For some cats this behavior is actually a compulsion, and in those cases there are prescription medications that can be tried. Commonly used medications include clomiprimine, fluoxetine, and amitriptyline. These must be prescribed and monitored by a veterinarian. It may take weeks to months to see effects, dosages may need to be adjusted, and some side effects are possible. Talk to your veterinarian or a veterinary behaviorist if you think your cat may benefit from medication.
retirado de: http://www.peteducation.com/article.cfm ... cleid=1154

fiquem bem! 8)
elisil
Membro

sexta ago 19, 2005 1:55 pm

Obrigada jordan. Vou continuar a tentar tirar-lhes o vício, ou descobrir alguma coisa que o substitua e as deixe satisfeitas.
Responder

Voltar para “Gatos”