Olá, estou a tomar conta de um gato de 5 anos enquanto os donos foram de férias, mas o gato é muito bravo e ainda não parou de bufar desde que chegou de manhã. Estou preocupada porque já se tentou atirar a minha mãe e uma das vezes arranhou uma perna . Ainda não saiu para comer da casota, não sei se telefone aos donos caso o bicho não coma nada ou se telefone a um veterinário a perguntar algo...
Até os meus outros gatos fugiram dele. Muito esquesito. Já tive gatos cá em casa que bufavam mas depois passava. Havia uma espécie de disputa entre os gatos mas acabavam por conseguir cordialmente equilibrar-se.Neste momento fechamo-lo na sala as escuras para ver se acalmava, mas tenho receio que continue com este stress... roll
Preocupada
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta fev 20, 2002 1:49 pm
- Contacto:
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Lógicamente que se o gato não a conhece, sente-se estranho para consigo e para com o ambiente que o rodeia...!
Deixe o gato isolado numa parte da casa onde nem ele veja os seus gatos nem a vocês. Deixe-o acalmar e sentir-se seguro de que ninguém lhe oferece perigo... deixe lá a comida e água bem como a caixa do areão. Tenha em atenção partes dos móveis da casa onde ele se possa esconder e que depois sejam de difícil acesso para que possa sair...evite que isso aconteça, colocando almofadas ou algo que possa preencher esses espaços para que ele não se vá lá esconder!
Dê-lhe tempo... e assim que ele tenha fome, vai ver que ele irá comer, mas para isso tem de estar seguro do que o rodeia....
Se por eventualidade ao final de dois dias ele não tiver comido nada, então SIM, deve alertar os donos do gato!
Boa sorte,
Leo
Deixe o gato isolado numa parte da casa onde nem ele veja os seus gatos nem a vocês. Deixe-o acalmar e sentir-se seguro de que ninguém lhe oferece perigo... deixe lá a comida e água bem como a caixa do areão. Tenha em atenção partes dos móveis da casa onde ele se possa esconder e que depois sejam de difícil acesso para que possa sair...evite que isso aconteça, colocando almofadas ou algo que possa preencher esses espaços para que ele não se vá lá esconder!
Dê-lhe tempo... e assim que ele tenha fome, vai ver que ele irá comer, mas para isso tem de estar seguro do que o rodeia....

Se por eventualidade ao final de dois dias ele não tiver comido nada, então SIM, deve alertar os donos do gato!
Boa sorte,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Júnior
- Contacto:
É isso, já está na sala às escuras, tomara que amanha esteja mais calminho...
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta dez 09, 2004 9:54 pm
- Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso
Eu também estou a tomar conta de uma gata persa de 2 anos, mas a bichinha não saiu do seu ambiente, eu é que vou lá a casa
.
Mesmo assim, sendo muito menos "traumático" para a gata, também estou a ter algumas dificuldades de relacionamento.
Quando chego a casa a Kika, fica num canto sempre a olhar para mim, como quem diz "o que estás aqui a fazer, tu não 'es desta casa!!!!
"
e se eu me aproximo dela, ela bufa-me.
Como não quero que ela fique nervosa com a minha presença, e de acordo com os conselho que recebi aqui no forum, sento-me no sofá e converso com a gata à distância
. Mais alguns dias e quem sabe se não ficaremos grandes amigas
:p .
Agora o gatinho que está em sua casa deve estar muito assustado
. Gente nova, casa nova, é muita coisa nova ao mesmo tempo......
Tem de lhe dar tempo para ele se habituar aos novos cheiros e ambiente

Mesmo assim, sendo muito menos "traumático" para a gata, também estou a ter algumas dificuldades de relacionamento.
Quando chego a casa a Kika, fica num canto sempre a olhar para mim, como quem diz "o que estás aqui a fazer, tu não 'es desta casa!!!!

e se eu me aproximo dela, ela bufa-me.
Como não quero que ela fique nervosa com a minha presença, e de acordo com os conselho que recebi aqui no forum, sento-me no sofá e converso com a gata à distância

Agora o gatinho que está em sua casa deve estar muito assustado

Tem de lhe dar tempo para ele se habituar aos novos cheiros e ambiente

Nunca se juntam gatos adultos,... nunca. Esse gato não vai demorar 5 dias vai demorar muito mais. A minha persa rafeira veio cá para casa e as minhas gatas demoraram um ano para a aceitar. Portanto esse gato vai estar assim algum tempo. Deixe-o no quarto e com comida e água e areia e deixem-no em paz e sossego. Não tente fazer-lhe festas,... vá vendo a reacção dele ao longo dos dias,... se ele soprar não tente aproximar-se. Ele não a conhece nem aos seus gatos nem à sua casa nem aos cheiros,...
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta dez 09, 2004 9:54 pm
- Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso
A gata adulta que apareceu cá em casa, a minha BIA, já cá está há 2 meses e ainda não se dá com os outros gatosuaimori Escreveu: Nunca se juntam gatos adultos,... nunca. Esse gato não vai demorar 5 dias vai demorar muito mais. A minha persa rafeira veio cá para casa e as minhas gatas demoraram um ano para a aceitar.
...

De vez em quando junto-os todos na cozinha, mas não está a ser fácil :p
Por outro lado, como anda muito pelo jardim, está a dar-se bem com os cães

O que é preciso é ter calma

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Ao contrário do mito sobre a luz e a visão dos gatos, eles não vêem bem na completa escuridão. Vêm melhor que os humanos a meia luz, mas não na escuridão!anamarques Escreveu: É isso, já está na sala às escuras, tomara que amanha esteja mais calminho...
Pode tê-lo sem muita luz, até o acalma, mas NUNCA às escuras!
Disponha sempre,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Júnior
- Contacto:
Que exagero!!!tenham calma só fechei a luz não meti panos pretos nas janelas!!Eles sobrevivem à noite certo;) Ele hoje já estava mais relaxado e em cima numa cómoda com aquele ar de curioso que os gatos tem :)