Será isto bondade ou irresponsabilidade?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quinta ago 25, 2005 5:09 pm

Já ha uns tempos que andava para vos pedir opinião sobre este assunto.
Graças a alguns de voces tenho conseguido resolver alguns problemas (lembram-se dos gatos no apartamento que eu estive na eminencia de chamar o delegado de saude? finalmente resolveu-se a bem).
Mas esta situação agora é pior.
Uns vizinhos da minha mãe com cerca de 70 anos vão dando de comer a tudo quanto é gato que aparece.
A situação é de tal maneira que os gatos neste momento sinceramente não sei quantos são.
Na verdade eles estão todos mal tratados ( o meu era de uma das imensas ninhadas que eles vão tendo no jardim).
Os animais não são vacinados e eles não permitem que ninguem os ajude.
Já falei com a filha que vive com eles ( e é uma pessoa aparentemente instruida) para pelo menos esterilizar as gatas, ou então por muito mal que eu sei que faz que lhe de a pilula, ou então dar para adopção,
prontifiquei para ajudar a dar alguns e eles quase me espancaram (nem sonham que o meu era de uma das "suas" ninhadas.
Hoje contou-me a minha mãe que uma das gatitas teve mais uma ninhada, e ao que parece foram mais 5 que nasceram (ela ouviu-os aos berros a gritar no jardim enquanto contavam os bebes), reparei que pelo menos mais duas das gatas estão prenhas.
Os animais andam pela rua sub nutridos, (dao-lhes sardinhas fritas).
Alguns vizinhos andam a ameaçar envenar os gatos, pq eles entram para os jardins bla bla bla.já tive uma discussão enorme com um que ameaçou envenenar e ele disse-me se não os quisesse ver envenenados que ficasse com eles.
Eu vou dando ração aos mais pequerruchos ás escondidas pq os velhos não admitem que ninguem ajude.
Sinceramente aquela situação esta cada vez pior, cada vez são mais os bichos, eu alem de ter ficado com o meu já consegui dar mais dois sempre ás escondidas claro.
O que acham que se deve fazer? Denunciar? Contactar alguma entidade?
Hoje quando a minha mãe me contou de mais esta ninhada apeteceu-me ir la espancar os velhos, daqui a uns dias é ver mais uns quantos bebes a andar pelo meio da estrada...e como não fazem nada em relação as gatas cada vez mais ninhadas elas vão tendo.Esta que teve a ninhada hoje era uma pretinha que pelo aspecto sei lá...devia ter uns 9 mesinhos é tão novinha...
Sinceramente não sei o que fazer.
Obrigada a todos
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

quinta ago 25, 2005 5:20 pm

bem ... que situação mas será que esses velhinho snão vêm q os estão a prejudicar nao ajudam nem deixam ajudar!
isto há coisas....

acho que pode tentar falr com a direcção de veterinária. no papel pelo menos eles tê a responsabilidade de zelar pelo bem estar e saude de animais sem dono!
esses apesar desses velhinhnos nao têm dono!
se falar com eles já sabe pinte o quadro ainda mais negro diga que sao mais gatos e que andam doentes e assimm,,,
boa sorte!:)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta ago 25, 2005 5:28 pm

Apesar da Catus não me ter valido quando precisei... contacte-os. Quiçá tenha mais sorte que eu tive... ;)

Eles costumam tratar de colónias de rua. Essa como tem donos, ponho as minhas dúvidas, mas nada como lhes explicar o problema... ;)

Gente dessa, geralmente são intratáveis...! Veja se consegue por mais uns quantos diálogos chegar-lhes ao "coração"... ;) . Tem é de ser com muita astúcia...e fazer-lhes ver que os gatos acabam por morrer a conta gotas...se alguém os envenena :(

Ainda bem que o outro caso se resolveu ;) . Parabéns :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

quinta ago 25, 2005 5:33 pm

leonildecarvalho Escreveu: Apesar da Catus não me ter valido quando precisei... contacte-os. Quiçá tenha mais sorte que eu tive... ;)

Eles costumam tratar de colónias de rua. Essa como tem donos, ponho as minhas dúvidas, mas nada como lhes explicar o problema... ;)

Gente dessa, geralmente são intratáveis...! Veja se consegue por mais uns quantos diálogos chegar-lhes ao "coração"... ;) . Tem é de ser com muita astúcia...e fazer-lhes ver que os gatos acabam por morrer a conta gotas...se alguém os envenena :(

Leo
Leonilde uma colega minha da escola está neste momento ligada à Catus e a direcção deve ter mudado,... o sr. que lá está é uma pessoa muito boa,... eu própria o vou contactar, para 4 gatos na minha praceta que eu alimento e duas na minha escola,... vou fazer isso em setembro.

Por isso contacte a Catus pois eles vão ajudá-la e esterilizam a colónia. ;)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta ago 25, 2005 5:40 pm

Para mim não é bondade nem irresponsabilidade, é maluqueira! E quem vai sofrer são os pobres, que aliás, já sofrem! Situação complicada, só espero que os vizinhos não envenenem os animais, infelizmente há gente para tudo. Seja como for, as probabilidades da história terminar bem não devem ser muito grandes. Também já contactei a Catus e mais valia não o ter feito, fui corrida de telemovel para telemovel e nada a não ser desperdicío de dinheiro. Boa sorte Bita. Felizmente a nossa colónia de gatos não tem inimigos nem gente maluca atrás deles ou a recolhe-los sabe-se lá porquê. :roll:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta ago 25, 2005 5:48 pm

uaimori Escreveu:
leonildecarvalho Escreveu: Apesar da Catus não me ter valido quando precisei... contacte-os. Quiçá tenha mais sorte que eu tive... ;)

Leo
Leonilde uma colega minha da escola está neste momento ligada à Catus e a direcção deve ter mudado,... o sr. que lá está é uma pessoa muito boa,... eu própria o vou contactar, para 4 gatos na minha praceta que eu alimento e duas na minha escola,... vou fazer isso em setembro.

Por isso contacte a Catus pois eles vão ajudá-la e esterilizam a colónia. ;)
Como? Leonilde? :o :roll: :lol: :p Julguei que era Leo ;) :lol: :p :lol: :lol: :lol: mas "prontes"

Eu sei que cada secção tem um representante... e a da minha área...bem... foi uma "maravilha" das "maravilhas" :roll: : Só visto...contado dá nauseas, mas "prontes" já lá vão mais de dois Anos e a gata é saudável, feliz e muito amada pela dona, pela cadela e pelos "primos gatos" ;)

Acho que deve contactá-los, o problema que aqui se levanta é o facto daspessoas que os alimentam não darem hipóteses de diálogo.. :roll:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta ago 25, 2005 8:14 pm

há gente tão estupida que só visto. no ano passado fui de férias e deparei-me com uma quantidade de gatos. muitos eram bebés , mansos e bonitos.
contactei uma aa. prontificaram-se e foram como transportadoras para levar alguns bebés para adopção. quando estava pronta a vir-me embora, apareceram uns anormais dos pescadores que abriram as transportadoras e impediram os gatos de sair. segundo eles, os gatos eram alimentados. então não? :o :evil:
anjjazul
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

sexta ago 26, 2005 8:52 am

Poças que isto tá cada vez melhor!
Eu quero é ver como isso vai ficar se algo acontece aos velhos... vai ser "lindo"! :o

Isso é a velha irresponsabilidade dos "amantes dos animaiszinhos" e do clube dos "um amigo não se compra, come trinca com bofe e voyers do milagre da vida"! Eu faço uma pequena ideia do desgatse que você tem por presenciar essa situação e ficar com as mãos atadas... eu já quase ganhei uma úlcera no estômago com situações semelhantes!

Tb não faço muita ideia do que uma associação poderá fazer, mas ligue/contacte todas que conhecer, coloque a situação a ver o aconselhamento que recebe! Eles saberáo lhe dizer se podem ser acionados dispositivos legais... essa situação é insuportável para pessoas como você assistirem e para os desgraçados dos animais!
Se os velhos fossem mais acessíveis, até se poderia começar por capar os machos é mais barato (teria gosto em contribuir); e arranjar donos para os pequenos e sociabilizá-los; é que com o passar do tempo e tantos gatos, eles começam a ficar cada vez mais ariscos e avessos a contactos com humanos, tornando a adopção praticamente impossível!

Olhe nem sei o que lhe diga! :(
bita322
Membro Veterano

sexta ago 26, 2005 8:56 am

Ola bom dia,
Pois mas neste caso não ha dialogo possivel, eles acham que tratam maravilhosamente bem os animais, são dos tais que acham imensa piada ver uma gatinha ter ninhadas e essas m*** que me deixam os cabelos em pé.
O mais ridiculo é que um dos gatos vadios adultos que lá anda e que a minha mãe anda a tentar conquistar (ja abri um topico sobre ele ) contou-me uma outra vizinha ontem que eles dizem que esse gato tb é deles que não querem ninguem ao pé do animal bla bla bla, ou seja, o gato dorme num silvado , senão fosse a minha mãe a dar-lhe de comer já tinha morrido, deu-lhe um desparasitrante misturado com a ração ela é que vai cuidando dele na esperança que ele se deixe apanhar para levar ao vet, mas afinal o gato também é deles :evil:
Vou contactar a Catus, como nunca os contactei e sem querer abusar da vossa boa vontade, digam-me se eles tem alguma dependencia em Braga, ou se está apenas centralizada em Lisboa, sinceramente não sei como funciona...E já agora se não for mais abuso aínda, se alguem tiver o contacto deles agradecia.
Mais uma vez obrigada...
anjjazul
Membro Veterano
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sexta ago 26, 2005 12:48 pm

eu borrifava-me para os velhos e fazia o que tem de ser feito. se não pudesse ser de outra maneira para já, contactava um vet para saber que pílula dar às gatas. depois, tirava os pequenos para adopção. aos poucos, ia fazendo desaparecer esses animais. irra! os velhos não estarão 24 horas em cima dos gatos. deve haver os maneira de lhes dar a volta. não duvido que os vizinhos comecem a fazer caça ao gato
anjjazul
bita322
Membro Veterano

sexta ago 26, 2005 5:00 pm

Acredite que é uma missão quase impossivél apanhar os gatos anja.
Acredite que o que passo a descrever é a mais pura das realidades;
OS velhos tem a casa toda circundada por vegetação, já ha muitos anos começaram a fazer uns buracos na vegetação para espreitarem para a rua, são 3 os velhotes, mulher, marido e um cunhado que se revesam a espreitar para o que se passa na rua, parece ficção mas acredite que é pura das realidades.
Já antes de terem os gatos se punham á cóca para saber da vida dos vizinhos, agora é demais...
O mais ridiculo é que eles julgam que não são vistos ou ouvidos...
Arranjam confusão com os donos dos cães que os passeiam sempre com trela, mas mesmo assim andam sempre a tentar escurraçar os cães por causa dos gatos:o
As pessoas com quem tenho falado la da vizinhança(os que tem animais e que gostam dos gatitos) todos eles se prontificaram para tentar fazer alguma coisa, mas a verdade é que os gatos são ariscos e não se lhes consegue por a mão.
Quando apanhei o meu,, ( e foi no jardim da minha mãe pq na rua nunca teria tido hipotese) estava com mais dois irmãos, só o meu é que se deixou agarrar, os outros fugiram la para o matagal dos velhos..
Quando vou á minha mãe mesmo sabendo que os velhos estão á espreita tento ir dando ração aos gatos para pelo menos não andarem tão escanselados, mas eles começam logo a chamar os bichos...
olhe acho que so á pancada.
Na segunda vou ligar para a Catus...está decidido.
bita322
Membro Veterano

sexta ago 26, 2005 5:14 pm

Ah só mais uma pergunta,
Não sei como actua a catus, acredito que retire os gatos e depois os encaminhe para a adopção, se alguem la das redondezas ficar com algum dos gatos, os outros dois que "roubamos" foram para um apartamento tal como o meu logo não ha forma deles fugirem.
Mas imaginando que alguem das redondesas quer ficar com um gato qual é a real possibilidade dos gatitos tentarem voltar lá para a casa dos velhos?
Talvez fosse mais seguro tentar da-los para longe, mas as adopções já são tão dificeis e se alguem de perto quiser ficar com algum não estamos propriamente em maré de dizer "olhe não porque o gatinho pode voltar para aqui..."
Eu que não entendo la muito de gatos, tenho receio que eles fujam e voltem para lá...
E aínda nem sei ao certo quantos são...
Como é que a Catus age em situações destas?
Digam-me para eu puder estar minimamente preparada para aquilo que possa acontecer.
Obrigada e desculpem la esta maçada de tantas perguntas.
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

sexta ago 26, 2005 5:26 pm

Boas,

A Catus não retira os gatos e reencaminha para adopção... o objectivo original da Catus era esterilização de colónias de ruas, ou até mesmo de situações como essa (mas já muito esporadicamente).

Como qualquer associação não tem poder jurídico para actuar nestas situações. O que se vão limitar a dizer é para falar com as pessoas e as sensibilizar para a esterilização das gatas e castração dos gatos (€25 e €15, respectivamente) e levam todos com o corte na orelha (para marcar) como em qualquer colónia de rua.

Acredite que nunca, mas nunca se vão meter com essas pessoas... Segundo a minha experiência com essa espécie de associação, vai mesmo bater à porta errada...

A situação já mudava de figura se fossem gatos que estivessem, por exemplo, no quintal da sua mães... desde que vocês pagassem as despesas, era tudo feito num instante...

bom fds
bita322
Membro Veterano

sexta ago 26, 2005 5:45 pm

ora bolas se é para me dizer o obvio, obrigadinha, assim até eu abro uma associação.
Sou mesmo verdinha nestas coisas, e estupida por acreditar...enfim...
De qualquer das formas segunda vou ligar, a ver o que eles me dizem...
Trago uns calmantes antes de ligar, talvez seja melhor.
Bigada amus ( ah anda la um tigradinho que é um amor , e esta que teve a ninhada é preta
;)
anjjazul
Membro Veterano

sexta ago 26, 2005 7:51 pm

mas esses animais (de 2 patas) não dormem? bem à noitinha, talvez fosse possível sedar os gatos e começar a traze-los. não sei para onde. pelo menos, para os operar. se são ariscos, ninguém lhes pega
anjjazul
Responder

Voltar para “Gatos”