Veja este tópico:
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... highlight=
Olá venho contar a minha experiência nesta área , pois nos gatos é frequente , poderá ser que consigam tirar informação que interesse.
Aqui há uns anos tive um macho, o meu primeiro gato , quando lhe foi diagnosticado um fungo a "tinha". Fui a um vet que me deu uns comprimidos para o curar, coisa que eu fiz, o animal curou em principio e, dali a uns tempos detetei-lhe umas coisas pretas no corpo, o vet achou que era o mesmo e, tornei a repetir o tratamento e, até não era, desta vez era seborreia o que é normal nos machos, esse macho acabou por morrer. E porque?
Resolvi ir a outo vet que me tinha sido recomendado e que é a minha actual, quando comecei a notar que o animal tinha deixado de comer e estava com a pele amarelada.
O animal ficou imediatamente internado e, veio a morrer dalí a três dias. A vet disse-me que queria fazer a autópsia e eu acedi. O que se verificou foi que ele tinha o fígado come se fosse cortiça e porque?
Tinha o fígado muito mais pequeno que o normal era um defeito congénito e, os comprimidos tinham dado cabo dele,pois são altamente tóxicos.
A que é a minha vet actualmente, disse-me que nunca se deve dar um antifúngico sem dar outro medicamento que proteja o fígado e, que há outro medicamento o program que resolveria o problema. Este tem que realmente ser dado numa dosagem superior e relacionada com o peso do animal. Não resolve com todos os fungos, mas com uma grande parte.
Disse-me também que a unica coisa que mata o esporo é a lixivia e que devia lavar tudo, roupas inclusive, com ela. pois como é um esporo anda no ar, a mistura que me aconselhou foi de uma medida para 20 de água. Deveria repetir esta lavagem várias vezes por uma questão de segurança.
Agora relativamente aos fungos. Realmente é intrinseco todos os gatos são portadores pelo que eu sei, quando por alguma razão baixam a imunidade pode surgir. Como não é um problema agradavel e muito chato vou dizer como é que o tento evitar, através da prevenção.
1º O program é um medicamento interno para as pulgas se for dado mensalmente ou de 6 em 6 meses conforme se preferir tem uma função de prevenção no que respeita aos fungos.
2º Depois tento manter a pele dos gatos saudável, como por exemplo 2 vezes por ano dar-lhes óleos essenciais .
3º dou-lhes pelo menos banho uma vez de 15 em 15 dias, com excepção dos de exposição que tomam de 8 em 8 dias, sendo a última passagem com clorixidina, que encomendo na minha vet, tem a mesma função da betadine mas não mancha e não seca a pele. a sua função é desinfectante e mantem a pele saudável. Mas esta não mata o fungo, só mantem a pele desinfectada e saudável
4ª dou-lhe banho pelo menos 2 vezes por ano com champoo nizoral que é anti fúngico, para o caso de me escapar alguma cois que não tenha visto.
Eu se tivesse um animal com esse problema seriam resolvidos com os banhos de 3 em 3 dias com nizoral com uma passagem final com clorexidina. Lavaria todos os dias só a zona das peladas com nizoral. e faria também o program. De qualquer forma não faria o program só duas vezes mas 3 para ser garantido. Obvio isto tudo com a supervisão da vet.
Espero ter contribuido para esclarescer alguma coisa