Eu também tenho um canário e 2 gatos. Infelizmente nunca posso soltar o canário para voar pela casa porque os gatos já stressam só de o ver dentro da gaiola imagino se o apanhassem à solta
Já contei isto noutro topico mas, há uns anos atrás tive uma canária e um gato. Quando adoptei o gato, era muito pikinino e já tinha a canária que estava habituada a voar pela casa. Enquanto o gato foi pequeno eu continuei a deixar a canária voar e era giro vê-los

a canária tinha mau feitio e sentava-se no dorso do gato a bicar-lhe as orelhas e a cauda

o caoitadito do gato bem tentava agarrá-la mas como era ainda pikinito e desajeitado nunca conseguia e ela fazia dele gato sapato
Quando cresceu apanhou a mania de dormir em cima da gaiola e ela bicava-lhe a barriga

o meu gato era muito gordo e havia sempre umas banhas que ficavam caidas entre as grades da gaiola, eh eh
Na altura tinha também uma tartaruga grande que andava à solta pela casa. Quando o gato foi para lá a tartaruga estava a hibernar e por isso o gato só a viu pela primeira vez quase um ano depois. Estava a tartaruga na sua vidinha no meio do corredor, quando o meu gato a avistou - "eh lá, que é aquilo verde ali no meio do chão?" - e claro que tinha que lá ir meter os bigodes, não é verdade?
Acontece que a tartaruga não gostou de ver a privacidade da sua carapaça assim invadida por um mirone de bigodes e enfiou-se para dentro da casca mas ao mesmto tempo deve ter lançado uma descarga de gases (nunca consegui sentir o cheiro mas acho que o fazem) para cima do gato que passou a meia hora seguinte a esfregar o focinho
Moral da historia: nunca mais lá foi meter os bigodes, e melhor ainda, onde estivesse a tartaruga ele não passava, preferia ir dar a volta à casa toda. Posso dizer que o meu gato achava que mandava lá em casa mas com a tartaruga tinha muito respeitinho