Ração ou latinhas?
Moderador: mcerqueira
Esperimente a ração da Royal Canin Babycat. É um granulado muito pequenino, peça uma amostra gratuita numa pet shop. Os meus com 5/6 semanas começam a comer essa e eu nunca lhes dou latas, prefiro a ração. É muito melhor, mais prático, e mais saudável para eles.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz
o vet das minhas gatas explicou -me que um gato comer lata todos os dias é equivalente a uma pessoa comer MacDonald´s todos os dias!
Por isso veja o "bem " que lhes faz! a lata é uma alimento ao qual se pode recorrer qdo o animal ou é velhinho e já nao tem dentes suficientes p trincar a ração (sit em que ainda é melhor dar ração molhada) ou está doente ou em convalescença.
A latinha eles adoram e comem com sofreguidão porque é um alimento muito condimentado, dado em excesso acaba por lhes trazer problemas de saúde...
Siga o conselho do forista que lhe recomendou Royal Canin Baby cat.
para a habituar dê-lhe quantidades de lata cada vez mais pequenas com quantidades de ração cada vez maiores. insista nós acabamos por habituá-los!
Por isso veja o "bem " que lhes faz! a lata é uma alimento ao qual se pode recorrer qdo o animal ou é velhinho e já nao tem dentes suficientes p trincar a ração (sit em que ainda é melhor dar ração molhada) ou está doente ou em convalescença.
A latinha eles adoram e comem com sofreguidão porque é um alimento muito condimentado, dado em excesso acaba por lhes trazer problemas de saúde...
Siga o conselho do forista que lhe recomendou Royal Canin Baby cat.
para a habituar dê-lhe quantidades de lata cada vez mais pequenas com quantidades de ração cada vez maiores. insista nós acabamos por habituá-los!

Olá, pois a mim tb sempre me disseram que o melhor era ração.uma boa ração, pq assim obriga-os a beber uma maior quantidade de água, q eles precisam.oas latinhas são um "miminho", já tive essa dúvida e todos qui no forum me disseram q o melhor era ração seca e o vet tb.
beijinhos
beijinhos
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Boas.
Além da alimentação enlatada ser mais cara que a ração seca, só lhes faz mal.
A ração seca tem muitos mais benefícios para a saúde do gato, dura mais tempo na taça. A enlatada oxida com o passar das horas o que a torna ainda mais prejudicial ao animal.
A ração seca, ainda tem mais a particularidade de ajudar a manterem os dentes mais limpos, portanto com menos formação de bactérias e tártaro.
Para transição dos enlatados para a seca, misture-as um pouco até o animal se acostumar a ir comendo a seca. Vá reduzindo, na mistura, os enlatados até ele comer só a seca.
A Babycat da Royal Canin, é boa SIM
Leo
Além da alimentação enlatada ser mais cara que a ração seca, só lhes faz mal.
A ração seca tem muitos mais benefícios para a saúde do gato, dura mais tempo na taça. A enlatada oxida com o passar das horas o que a torna ainda mais prejudicial ao animal.
A ração seca, ainda tem mais a particularidade de ajudar a manterem os dentes mais limpos, portanto com menos formação de bactérias e tártaro.

Para transição dos enlatados para a seca, misture-as um pouco até o animal se acostumar a ir comendo a seca. Vá reduzindo, na mistura, os enlatados até ele comer só a seca.
A Babycat da Royal Canin, é boa SIM

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
Os vets portuguêses realmente aconselham a ração seca tanto para cães como para gatos.
Eu sigo as recomendações dos vets alemães, que mandar dar os dois tipos: a ração seca e a de latas. Dizem que os gatos bebem pouco - e concordo plenamente. Por este motivo deve-ser dar a comida de lata.
A alimentação seca constuma ser mais equilibrada em termos nutritivos, além de ajudar a limpeza dos dentes.
A minha Natascha viveu 20 anos, dos quais os primeiros 10 quase só alimentada à base de comida feita e lata.
Começou a comer comida seca e de lata com mais regularidade aqui em Portugal (os outros 10 anos da sua vida). Teve problemas de tártaro, mas não de rins.
Acho que os 20 anos da sua vida mostram que não precisa/deve ser só alimentação seca.
Eu sigo as recomendações dos vets alemães, que mandar dar os dois tipos: a ração seca e a de latas. Dizem que os gatos bebem pouco - e concordo plenamente. Por este motivo deve-ser dar a comida de lata.
A alimentação seca constuma ser mais equilibrada em termos nutritivos, além de ajudar a limpeza dos dentes.
A minha Natascha viveu 20 anos, dos quais os primeiros 10 quase só alimentada à base de comida feita e lata.
Começou a comer comida seca e de lata com mais regularidade aqui em Portugal (os outros 10 anos da sua vida). Teve problemas de tártaro, mas não de rins.
Acho que os 20 anos da sua vida mostram que não precisa/deve ser só alimentação seca.
Os vets portuguêses realmente aconselham a ração seca tanto para cães como para gatos.
Os meus gatinhos bebés também torceram o nariz à ração, quando tinham comida humida era uma festa! Mas não queria que ficassem mal habituados e comecei a misturar ração junior com a comida de lata. Fui reduzindo a quantidade de comida de lata até só servir ração e lá acabaram por se habituar sem fazerem birra.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm
Pois é, não podemos só basear-se nos vets portugueses porque fora há vets com muito mais sabedoria e experiência. Também acontece com os nossos médicos por isso não é de estranhar e sinceramente, se o melhor é comer ração, quando um gato insiste que nem quer ver ração á frente seja de que tipo fôr, o que fazem???? Deixam morrer????
Pois a minha gata não gosta de: ração seja que marca for, comida enlatada cara nem de marcas especiais, peixe, carne, leite.
Gosta simplesmente das latas para gatinhos bébés da marca Julia que se vendem no Plus. Já tentei deixar-lhe granulado, um outro tipo de enlatado, e, ela andou 2 dias que se recusava a comer apenas miava e cheirava o comer mas, nem lhe tocava. Leite só vai obrigada ou seja, á colher se for preciso, embora digam que não se deve dar fiambre, mesmo pouco, ás vezes come uns bocadinhos pequeninos e não anda mal tratada. Nem o vet a conseguiu pôr a comer outro tipo de comida. Na altura em que estava doente, até sopinha morna ela gostava mas agora, nem vê-la.
O que faziam numa situação destas?????
Pois a minha gata não gosta de: ração seja que marca for, comida enlatada cara nem de marcas especiais, peixe, carne, leite.
Gosta simplesmente das latas para gatinhos bébés da marca Julia que se vendem no Plus. Já tentei deixar-lhe granulado, um outro tipo de enlatado, e, ela andou 2 dias que se recusava a comer apenas miava e cheirava o comer mas, nem lhe tocava. Leite só vai obrigada ou seja, á colher se for preciso, embora digam que não se deve dar fiambre, mesmo pouco, ás vezes come uns bocadinhos pequeninos e não anda mal tratada. Nem o vet a conseguiu pôr a comer outro tipo de comida. Na altura em que estava doente, até sopinha morna ela gostava mas agora, nem vê-la.
O que faziam numa situação destas?????
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am
Já ouviu dizer que ninguém morre à fome com comida à frente?
Se não lhe der outra comida, que remédio tem ele senão comer a ração. Pode meter muita impressão mas não se esqueça que é para bem dele. Eu tinha uma cadela que era uma peste para comer, chegámos ao cúmulo de lhe dar de comer sopa com uma colher
. Afinal, o único problema éramos nós que nunca demos a entender que a comida dela era ração - e ponto final. Agora até obesa é de tanto ração que come. Mentalize-se de que esta é apenas uma fase e seja rigorosa que o gato acabará por ceder.

-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm
Mas o problema é que ela fica sem latas dois dias e apenas com ração á frente e não lhe toca. Por muita fome que tenha apenas mia mas a ração não come. Nessas alturas não lhe dou mais nada a ver se ela se habitua e não adianta porque nem um grão ela come. aliás, eu costumo dizer que ela nem sabe mastigar a comida. Acho que nem consegue partir o granulado. Tanto que as latinhas, tenho que quase esmagar a comida para ela conseguir comer. Esta pequena nasceu com problemas de garganta daí ter ficado assim.
Sei que podia estar uma semana sem lhe pôr comida á frente, que ela não tocava na ração. Obrigava-se a andar com fome. Por algum motivo a trouxe para casa magrinha só com pele e osso.
Sei que podia estar uma semana sem lhe pôr comida á frente, que ela não tocava na ração. Obrigava-se a andar com fome. Por algum motivo a trouxe para casa magrinha só com pele e osso.
Tenha também a certeza de que um/a gato/a saudável não morrerá de fome se tiver qualquer tipo e alimentação à sua frente - seja cozida, de lata ou seca. Se o/a teu/ua gato/a gostar de Júlia, ou outra qualquer, não há problema. Vejo que tanto as "rações de marca" como as de supermercado não são perfeitas em termos de proteínas (melhor seria se nós cozinhásemos para eles - e sei que em alemão existem livros de culinária para a alimentação dos nossos queidos felinos - mas isto é para quem tem tempo).
De qualquer forma aconselho que o/a teu/ua gato/a receba algum tipo de alimentação seca por causa dos dentes. Há produtos especiais para os dentes - e há goluseimas. Da Whiskas há os kitbits, que geralmente os gatos gostam. Verifique pelo menos uma vez por ano o estado dos dentes do/a bichano/a, pois muito tártaro causa dor, desconforto e consequentemente má alimentação. Neste caso os dentes devem ser limpos pelo vet (no cão, caso mão seja uma fera, o próprio dono é capaz de fazê-lo).
De qualquer forma aconselho que o/a teu/ua gato/a receba algum tipo de alimentação seca por causa dos dentes. Há produtos especiais para os dentes - e há goluseimas. Da Whiskas há os kitbits, que geralmente os gatos gostam. Verifique pelo menos uma vez por ano o estado dos dentes do/a bichano/a, pois muito tártaro causa dor, desconforto e consequentemente má alimentação. Neste caso os dentes devem ser limpos pelo vet (no cão, caso mão seja uma fera, o próprio dono é capaz de fazê-lo).