Gata jovem com FIV - Decisão: abater. Acham bem?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta ago 05, 2004 1:33 pm
Boas,
Descobri hoje que a minha gata tem Sida Felina (conhecida por FIV).
Ela tem um ano e meio e quase nunca saiu à rua ou teve contacto com outros gatos.
Como os pais eram de rua, o Vet disse que o mais certo é que a doença passou da mãe para ela e só agora, com o desenvolvimento da idade é que apareceu.
Ela está a fazer exames para se saber da extensão da doença, mas estou muito receoso e estou até ponderar abatê-la.
Sei que é se calhar uma decisão precipitada, mas é que esperamos crianças lá em casa e não se é boa ideia.
Ajudem-me acerca dos risco que realmente corro.
Obrigado.
Descobri hoje que a minha gata tem Sida Felina (conhecida por FIV).
Ela tem um ano e meio e quase nunca saiu à rua ou teve contacto com outros gatos.
Como os pais eram de rua, o Vet disse que o mais certo é que a doença passou da mãe para ela e só agora, com o desenvolvimento da idade é que apareceu.
Ela está a fazer exames para se saber da extensão da doença, mas estou muito receoso e estou até ponderar abatê-la.
Sei que é se calhar uma decisão precipitada, mas é que esperamos crianças lá em casa e não se é boa ideia.
Ajudem-me acerca dos risco que realmente corro.
Obrigado.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 10, 2002 10:49 am
Por favor!!!! Tenha paciência, mas o vet alguma vez lhe deu a entender que o FIV era transmissível aos humanos?!???ricmiguel Escreveu: Sei que é se calhar uma decisão precipitada, mas é que esperamos crianças lá em casa e não se é boa ideia.
Conheço alguns casos de gatos portadores do vírus que nunca manifestaram sinais da doença e morrem velhotes e felizes, caso os donos sejam responsáveis!
O único risco de contágio é entre felinos e mesmo assim é necessário que haja contacto de sangue ou sexual...
Um gato com FIV é mais sensível pois fica com o sistema imunitário enfraquecido, mas se tiver todos os cuidados e as vacinas em dia e não tiver contacto com outros gatos, pode viver uma vida longa com qualidade...
A eutanásia só se coloca, caso a doença comece a manifestar-se e o animal venha a padecer de complicações que lhe ponham em causa a qualidade de vida!
Agora abater porque vêm crianças a caminho...irra!

Já parece os médicos que mandam a pessoa desfazer-se dos animais porque engravidou e pode contrair toxoplasmose...

Por favor não lhe dê ideiassfigueira Escreveu:
Agora abater porque vêm crianças a caminho...irra!![]()
Já parece os médicos que mandam a pessoa desfazer-se dos animais porque engravidou e pode contrair toxoplasmose...![]()

Quanto ao resto das perguntas é favor fazer uma pesquisa pelos inúmeros tópicos que falam sobre o FIV e o FELV
E para quem não sabe aqui vai uma novidade:
Um gato é um animal com sentimentos. Sofre, ama, brinca como qualquer ser humano que se preze. É um amigo incondicional que só espera de nós algum amor, alimento e um canto onde dormir descansado. Não reclama dos nossos aborrecimentos, vem ter connosco quando nos sente triste e agradece toda e qualquer atenção que lhe dediquemos.
Um gato não é um móvel nem um brinquedo. É uma responsabilidade que recai sobre quem o decidiu ter. É um amigo para a vida, nos bons e maus momentos. Não pediu para ir para nossa casa, não tem culpa dos nossos arrependimentos.
Desculpem o testamento. Mas estou em crer que há pessoas que ainda não sabem diferenciar um animal de um cadeirão velho.
Um gato é um animal com sentimentos. Sofre, ama, brinca como qualquer ser humano que se preze. É um amigo incondicional que só espera de nós algum amor, alimento e um canto onde dormir descansado. Não reclama dos nossos aborrecimentos, vem ter connosco quando nos sente triste e agradece toda e qualquer atenção que lhe dediquemos.
Um gato não é um móvel nem um brinquedo. É uma responsabilidade que recai sobre quem o decidiu ter. É um amigo para a vida, nos bons e maus momentos. Não pediu para ir para nossa casa, não tem culpa dos nossos arrependimentos.
Desculpem o testamento. Mas estou em crer que há pessoas que ainda não sabem diferenciar um animal de um cadeirão velho.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
Ola,
então ca vai a opinião de quem vai hoje fazer os testes Fiv e Felv a um gato.Se tiver curiosidade passe pelo topico "Façam figas pelo Tobias" e inteira-se da historia deste menino.
É certo que o ideal é que o gato não seja positivo, mas a unica preocupação em fazer os testes prende-se com o facto de eu ter um outro gato em casa que é negativo e será necessario em caso do Tobias ser positivo vacinar o que esta em casa e é negativo.
Não ha risco de transmissão aos humanos, o unico risco é de transmissão a outros gatos.
Acredite que eu sou meia hipocondriaca, mas em momento algum tive medo de puder ser infectada, para isso infomei-me com veterinarios, fui lendo sobre o assunto e neste momento o meu unico receio é que se o Tobias for positivo possa vir a ter ele sim, complicações de saude.
Acredite que estou anciosa com o resultado dos testes, mas estou-o apenas porque só desejo que o meu bichinho seja saudavél e que a doença nunca se manifeste, é por ele a minha preocupação.
Se os resultados derem positivos em momento algum me passou pela cabeça abater o gato, aquilo que é necessario é simplesmente vacinar o outro e ficar atenta a eventuais sinais da manifestação da doença.
Se der positivo , ele precisa é de carinho e de ser tratado com todo o amor e respeito que ele me merece.
Por favor informe-se , tente obter o maximo de informação possivél sobre a doença e verá que não ha risco de contagio para humanos.
Cumprimentos
então ca vai a opinião de quem vai hoje fazer os testes Fiv e Felv a um gato.Se tiver curiosidade passe pelo topico "Façam figas pelo Tobias" e inteira-se da historia deste menino.
É certo que o ideal é que o gato não seja positivo, mas a unica preocupação em fazer os testes prende-se com o facto de eu ter um outro gato em casa que é negativo e será necessario em caso do Tobias ser positivo vacinar o que esta em casa e é negativo.
Não ha risco de transmissão aos humanos, o unico risco é de transmissão a outros gatos.
Acredite que eu sou meia hipocondriaca, mas em momento algum tive medo de puder ser infectada, para isso infomei-me com veterinarios, fui lendo sobre o assunto e neste momento o meu unico receio é que se o Tobias for positivo possa vir a ter ele sim, complicações de saude.
Acredite que estou anciosa com o resultado dos testes, mas estou-o apenas porque só desejo que o meu bichinho seja saudavél e que a doença nunca se manifeste, é por ele a minha preocupação.
Se os resultados derem positivos em momento algum me passou pela cabeça abater o gato, aquilo que é necessario é simplesmente vacinar o outro e ficar atenta a eventuais sinais da manifestação da doença.
Se der positivo , ele precisa é de carinho e de ser tratado com todo o amor e respeito que ele me merece.
Por favor informe-se , tente obter o maximo de informação possivél sobre a doença e verá que não ha risco de contagio para humanos.
Cumprimentos
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta ago 05, 2004 1:33 pm
[quote=LuMaria]
[b]E para quem não sabe aqui vai uma novidade:[/b]
[b]Um gato não é um móvel nem um brinquedo. É uma responsabilidade que recai sobre quem o decidiu ter. É um amigo para a vida, nos bons e maus momentos. Não pediu para ir para nossa casa, não tem culpa dos nossos arrependimentos.[/b]
[/quote]
[b]Ponto 1:[/b] Descanse que para mim não é novidade o que é um gato. Se calhar até dava lições de como educar e tratar um felino a muitos pseudo amigos dos animais. Não tenho é problemas em ser racional quando tenho de o ser.
[b]Ponto 2: [/b]Tem toda a razão no que escreve, mas parece-me que um filho também. É verdade, desconheço as consequências da doença, mas qq coisa chamada Sida Felina assusta-me. E, neste cenário, defino prioridades, como acho que qualquer pessoa racional faria. E um filho é um filho. Já agora, quer comparar a morte de um filho com a morte de um animal???
[b]E para quem não sabe aqui vai uma novidade:[/b]
[b]Um gato não é um móvel nem um brinquedo. É uma responsabilidade que recai sobre quem o decidiu ter. É um amigo para a vida, nos bons e maus momentos. Não pediu para ir para nossa casa, não tem culpa dos nossos arrependimentos.[/b]
[/quote]
[b]Ponto 1:[/b] Descanse que para mim não é novidade o que é um gato. Se calhar até dava lições de como educar e tratar um felino a muitos pseudo amigos dos animais. Não tenho é problemas em ser racional quando tenho de o ser.
[b]Ponto 2: [/b]Tem toda a razão no que escreve, mas parece-me que um filho também. É verdade, desconheço as consequências da doença, mas qq coisa chamada Sida Felina assusta-me. E, neste cenário, defino prioridades, como acho que qualquer pessoa racional faria. E um filho é um filho. Já agora, quer comparar a morte de um filho com a morte de um animal???
E então aperta-se o pipo e pronto! Espero que as crianças que estão a chegar nunca fiquem doentes.ricmiguel Escreveu: Não concordo. Se tem uma doença, nao está saudável.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
ricmiguel Escreveu: Ponto 1 Descanse que para mim não é novidade o que é um gato. Se calhar até dava lições de como educar e tratar um felino a muitos pseudo amigos dos animais. Não tenho é problemas em ser racional quando tenho de o ser.
Ponto 2 Tem toda a razão no que escreve, mas parece-me que um filho também. É verdade, desconheço as consequências da doença, mas qq coisa chamada Sida Felina assusta-me. E, neste cenário, defino prioridades, como acho que qualquer pessoa racional faria. E um filho é um filho. Já agora, quer comparar a morte de um filho com a morte de um animal???
Eu não fiz essa comparação. Quem a está a fazer é o senhor.
Diz que dá licões de como educar e tratar um felino, mas não está informado sobre FIV e FELV? Algo não bate certo.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 10, 2002 10:49 am
Já tem sintomas de doença ou apenas descobriu que era portador do vírus?ricmiguel Escreveu: Não concordo. Se tem uma doença, nao está saudável.
É que são coisas distintas, sabe? Se não tem sintomas não está doente!!!!
E o facto de se chamar SIDA Felina não tem porque o assustar uma vez que não é uma doença que seja contagiosa entre espécies diferentes...
Irrita-me solenemente o pessoal que põe tudo em causa em relação aos animais que já tinha antes só pelo facto de vir um filho a caminho.
E deixe-se de dramatismos e exageros ao comparar a morte de um animal à de um filho... o seu futuro filho não há-de morrer de certeza com SIDA Felina...
Já a humana...que garantias tem você do futuro?
Não é uma questão de definir prioridades, é uma questão de desinformação.
Ate compreendo que algo chamado de sida felina o possa assustar, mas para isso é que lhe estão aqui foristas a tentar explicar que não ha perigo de contagio.
também já lhe disseram que o facto de o gato ser positivo, não quer dizer necessariamente que a doença se manifeste e se se manifestar mais uma vez reforço que não é transmissivél ao homem , apenas a outros gatos.
Por favor faça uma pesquisa e vai ver que não ha motivo de alarme, fale com a veterinaria do seu gato ela melhor do que qualquer um de nós lhe dara todas as respostas , de uma forma mais tecnica.
Mas responda-me a uma coisa que não fiquei muito esclarecida, fizeram os testes por acaso, ou o gato já esta em sofrimento e daí se ter colocado a hipotese do Fiv?
Cumps
Ate compreendo que algo chamado de sida felina o possa assustar, mas para isso é que lhe estão aqui foristas a tentar explicar que não ha perigo de contagio.
também já lhe disseram que o facto de o gato ser positivo, não quer dizer necessariamente que a doença se manifeste e se se manifestar mais uma vez reforço que não é transmissivél ao homem , apenas a outros gatos.
Por favor faça uma pesquisa e vai ver que não ha motivo de alarme, fale com a veterinaria do seu gato ela melhor do que qualquer um de nós lhe dara todas as respostas , de uma forma mais tecnica.
Mas responda-me a uma coisa que não fiquei muito esclarecida, fizeram os testes por acaso, ou o gato já esta em sofrimento e daí se ter colocado a hipotese do Fiv?
Cumps
-
- Membro
- Registado: quinta nov 18, 2004 11:21 pm
Boa Tarde a todos
RicMiguel, disse que não sabia se havia de abater o gatito ou nao por causa do animal, ou por causa das crianças? Seja como for fale com o Vet peça.lhe que ele lhe explique tudinho sobre a doença..
A sida felina não se transmite aos humanos e o bixano tem apenas uma "condição fisica" mais fragíl.. não dramatize! Informe-se com o Vet vai ver que fica mais esclarecido e descansado! 
RicMiguel, disse que não sabia se havia de abater o gatito ou nao por causa do animal, ou por causa das crianças? Seja como for fale com o Vet peça.lhe que ele lhe explique tudinho sobre a doença..

-
- Membro
- Registado: quinta abr 18, 2002 11:27 am
os riscos para os humanos são nulos!Ajudem-me acerca dos risco que realmente corro.
o melhor conselho é fazer por si mesmo pesquisa sobre fiv.
esqueça lá a ideia de abater a gata só porque descobriram que era fiv+
a minha 1ª gata era fiv+ e felv+ (2 virus que não são transmissiveis ao ser humano, seja ele adulto ou bébé) e também descobri meio por acaso. o que fiz logo foi procurar informação.
felizmente ela foi acompanhada por um vet excepcional que nunca em tempo algum colocou a hipotese de a adormecer.
n sei se posso colocar aqui o link ou não mas se quiser posso-lhe dar por msg o link para um outro forum que frequento onde há disponivel um folheto mto elucidativo sobre fiv
Cristina