Olá amigos,
Esta pergunta é importante, pelo menos para mim, e conto com a vossa ajuda.
Tenho finalmente os meus dois gatos juntos. O problema é que, como sabem, um é adulto e outra é bebé. O que se passa é que trocam as comidas....ele come a comida de bebé e de adulto..ela como só a de adulto.
Isto é grave ou nem por isso? é que, para cada um comer a sua, tenho que os separar o dia todo e isso faz-me pena.
Será assim tão mau os bebés comerem comida para adulto? alguém tem gatinhos que tenham comido sempre comida de adulto?
Help.
Beijos a todos
Mais uma questão sobre a alimentação - IMPORTANTE
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: terça jun 25, 2002 3:43 pm
Olá,
sei precisamente do que é que está a falar, porque os meus gatos são iguais... os adultos (ainda por cima castrados) se veêm comida para bebé até se babam (e quando eram pequenos deixavam-ma para eu comer), e os pequeninos só querem a comida dos adultos...
a decisão que tomei foi, só há comida para adulto, mas os pequenitos, volta e meia, têm direito a uns suplementos alimentares...como estão em fase de crescimento e têm muito mais actividade do que os grandes, precisam de uma alimentação mais rica.
Mónica
sei precisamente do que é que está a falar, porque os meus gatos são iguais... os adultos (ainda por cima castrados) se veêm comida para bebé até se babam (e quando eram pequenos deixavam-ma para eu comer), e os pequeninos só querem a comida dos adultos...
a decisão que tomei foi, só há comida para adulto, mas os pequenitos, volta e meia, têm direito a uns suplementos alimentares...como estão em fase de crescimento e têm muito mais actividade do que os grandes, precisam de uma alimentação mais rica.
Mónica
-
- Membro
- Registado: quinta dez 13, 2001 3:14 pm
- Contacto:
Olá,
quase sempre tive gatos em simultâneo de várias idades e é mto dificil controlar-mos o que eles comem,principalmente qd estamos fora de casa.
É normal os gatos só quererem o que os outros têm,são como as pessoas
Por exemplo,a minha Sacha qd damos de comida ao Nero (O meu cãozão) vai sempre dar umas trincas e a comida dela fica,se colocarmos no prato dela de propósito não come,acho que eles fazem isso por causa dos ciumes...
Qd tinha gatinhos pequenos eles mtas vezes comiam a comida dos pais e vice-versa.Todos estão saudáveis sem qq problema por isso desde que conrolemos minimamente a sua alimentação,penso que não seja um problema grave.
quase sempre tive gatos em simultâneo de várias idades e é mto dificil controlar-mos o que eles comem,principalmente qd estamos fora de casa.
É normal os gatos só quererem o que os outros têm,são como as pessoas

Por exemplo,a minha Sacha qd damos de comida ao Nero (O meu cãozão) vai sempre dar umas trincas e a comida dela fica,se colocarmos no prato dela de propósito não come,acho que eles fazem isso por causa dos ciumes...
Qd tinha gatinhos pequenos eles mtas vezes comiam a comida dos pais e vice-versa.Todos estão saudáveis sem qq problema por isso desde que conrolemos minimamente a sua alimentação,penso que não seja um problema grave.
Olá, Scooby!
Ainda bem que trouxeste esta questão ao fórum.
Comigo passa-se exactamente a mesma coisa. A Sasha tem 12 anos e a Bolota 3 meses e o que acontece é que a Bolota vai comer a comida da mais velha e então ficam as duas juntinhas a comer ao mesmo tempo no mesmo prato. Eu ponho a Bolota perto do prato dela, mas é inútil, passado um bocadinho lá está ela outra vez a petiscar com a "mamã" Sasha... Outras vezes é ao contrário, a Sasha vai comer a comida da Bolota.
Não sei, mas elas são tão unidas que onde está uma, está a outra...
Disseram-me que a questão da mais velha comer a comida da pequena (BabyCat da Royal Canin) não é muito preocupante, desde que não esteja com peso a mais, mas quanto à pequenina não sei se os dentes dela já estarão preparados para biscoitos mais duros como os de gato adulto.
De qualquer modo não consigo pensar em nenhuma solução pois deixo-lhes alimento para durante o dia, enquanto estou a trabalhar, e não há forma de controlar isso e separar os biscoitos.
Ainda bem que trouxeste esta questão ao fórum.
Comigo passa-se exactamente a mesma coisa. A Sasha tem 12 anos e a Bolota 3 meses e o que acontece é que a Bolota vai comer a comida da mais velha e então ficam as duas juntinhas a comer ao mesmo tempo no mesmo prato. Eu ponho a Bolota perto do prato dela, mas é inútil, passado um bocadinho lá está ela outra vez a petiscar com a "mamã" Sasha... Outras vezes é ao contrário, a Sasha vai comer a comida da Bolota.
Não sei, mas elas são tão unidas que onde está uma, está a outra...
Disseram-me que a questão da mais velha comer a comida da pequena (BabyCat da Royal Canin) não é muito preocupante, desde que não esteja com peso a mais, mas quanto à pequenina não sei se os dentes dela já estarão preparados para biscoitos mais duros como os de gato adulto.
De qualquer modo não consigo pensar em nenhuma solução pois deixo-lhes alimento para durante o dia, enquanto estou a trabalhar, e não há forma de controlar isso e separar os biscoitos.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm
Aqui tens o que eu faria no teu caso:
1 de duas coisas....
Ou misturava a de adulto com a de bebé e dava a mistura aos dois.... ou dava só de bebé aos dois até o mais pequeno fazer 6 meses... a partir de daí adulto para os dois...
O 'problema' com a de adulto para os bebés é que não é tão nutritiva como o que eles precisam naquela idade e os croquetes são muito grandes. Podem ter dificuldades a comê-los ou magoarem-se na boca. A de bebé para o adulto tem o mesmo poder que as guloseimas, é mais saborosa, mais nutritiva no sentido calórico do termo e engorda-os, mas eles adoram..ai não...
1 de duas coisas....
Ou misturava a de adulto com a de bebé e dava a mistura aos dois.... ou dava só de bebé aos dois até o mais pequeno fazer 6 meses... a partir de daí adulto para os dois...
O 'problema' com a de adulto para os bebés é que não é tão nutritiva como o que eles precisam naquela idade e os croquetes são muito grandes. Podem ter dificuldades a comê-los ou magoarem-se na boca. A de bebé para o adulto tem o mesmo poder que as guloseimas, é mais saborosa, mais nutritiva no sentido calórico do termo e engorda-os, mas eles adoram..ai não...

A forma como tratamos os animais define-nos enquanto seres humanos.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 21, 2002 2:13 pm
Eu também tenho esse problema com os meus dois gatos e adoptei uma das sugestões da Clowdia; misturei a comida de adulto com a de gatinho 
não será a solução ideal mas... é a menos má, visto não poder estar em casa o dia todo para obrigar o Boris a comer a ração de bebé

não será a solução ideal mas... é a menos má, visto não poder estar em casa o dia todo para obrigar o Boris a comer a ração de bebé
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
- Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002
Olá,
Já li que se os gatos adultos comem por sistema comida de bébé isso acaba por lhes fazer mal aos rins e fígado. Não sei ..
Talvez a melhor opção seja dar comida de adulto aos dois e suplementos ao bébé... Pode ser que entretanto alguém dê uma ideia melhor.
Caneco
Já li que se os gatos adultos comem por sistema comida de bébé isso acaba por lhes fazer mal aos rins e fígado. Não sei ..
Talvez a melhor opção seja dar comida de adulto aos dois e suplementos ao bébé... Pode ser que entretanto alguém dê uma ideia melhor.
Caneco
è preferível que o gato adulto coma a comida de gatinho, ou seja, colocar só comida de gatinho durante algum tempo. O q acontece é q a comida de gatinho é mais reforçada, visto eles estarem em crescimento. Logo, se ele só comer comida de adulto n vão estar tão bem servido em relação a alguns complementos p que cresça o melhor possível. Era preferível comerem os 2 so comida de gatinho, pois esta n faz mal nenhum ao gato adulto.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
- Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul
Eu tenho esse problema com a Ninja e os dois matulões. comigo é mais grave porque a Patusca está a ficar com excesso de peso e de maneira nenhuma pode comer comida da peqenina. Daqui a algum tempo não se mexia!! Então o que eu faço (mais trabalhoso um bocado) é de manhã antes de ir trabalhar pôr a Ninja a comer saparada dos outros (normalmente na casa de banho enquanto tomo banho) e durante o dia fica a comida para os adultos (não muita, só o peso indicado par os dois e mais alguma coisita para o que a pequenita poderá comer)
À noite volto a fazer o mesmo e a Ninja já está de tal forma habituada a este sistema que quando eu chego vai a correr para a casa de banho. Como eu demoro porque tenho que pousar as coisas e colocar a comida no prato ela começa a miar desalmadamente como a dizer: Despachas-te ou não??
Tem resultado e até agora estão os três optimos. Dou aos três Royal Canin e uma latinha dividida por todos uma vez por semana. É de gritos esse dia cá em casa
Até trepam paredes
bjs
F

bjs
F
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
eu como tenho um gato com insuficiência renal que tem de comer ração própria e quando tinha os velhotes, ficava/fico furiosa quando os outros vão a essa ração. então a alice e a rita são demais. tenho de ter sempre a comida guardada. se me discuido, lá começas as trocas/baldrocas. em relação aos pequeninos, nunca insisti muito em ração específica. senão endoidecia- ração para velhotes, para insuficiência renal, bébés, adultos, cachorro e cão!!!!
tenho uma amiga que habituou a gata a ração junior. agora que já tem uns aninhos, não quer outra coisa. parece uma texuga.
anjaazul
tenho uma amiga que habituou a gata a ração junior. agora que já tem uns aninhos, não quer outra coisa. parece uma texuga.
anjaazul
-
- Membro Veterano
- Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
- Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.
Olha, parece que não sou só eu com este problema!!! :p :p :p
O Habibi, o meu gato adulto estava muito bem até chegarem os 2 terroristas "piqueninos"!
No início tentava separá-los, mas começou a ser impossível e o Habibi adora a comida de gatinho!!!
Agora, o que faço é alternar a comida: uma vez de adulto, outra vez de filhote!... :p :p :p
E assim... todos ficam satisfeitos!

O Habibi, o meu gato adulto estava muito bem até chegarem os 2 terroristas "piqueninos"!

No início tentava separá-los, mas começou a ser impossível e o Habibi adora a comida de gatinho!!!

Agora, o que faço é alternar a comida: uma vez de adulto, outra vez de filhote!... :p :p :p
E assim... todos ficam satisfeitos!