Mais uma questão sobre a alimentação - IMPORTANTE

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
scooby
Membro Veterano
Registado: quarta jul 10, 2002 3:02 pm

terça out 01, 2002 2:07 pm

Olá amigos,

Esta pergunta é importante, pelo menos para mim, e conto com a vossa ajuda.

Tenho finalmente os meus dois gatos juntos. O problema é que, como sabem, um é adulto e outra é bebé. O que se passa é que trocam as comidas....ele come a comida de bebé e de adulto..ela como só a de adulto.

Isto é grave ou nem por isso? é que, para cada um comer a sua, tenho que os separar o dia todo e isso faz-me pena.

Será assim tão mau os bebés comerem comida para adulto? alguém tem gatinhos que tenham comido sempre comida de adulto?

Help.

Beijos a todos
monicalagoa
Membro
Registado: terça jun 25, 2002 3:43 pm

terça out 01, 2002 2:11 pm

Olá,
sei precisamente do que é que está a falar, porque os meus gatos são iguais... os adultos (ainda por cima castrados) se veêm comida para bebé até se babam (e quando eram pequenos deixavam-ma para eu comer), e os pequeninos só querem a comida dos adultos...
a decisão que tomei foi, só há comida para adulto, mas os pequenitos, volta e meia, têm direito a uns suplementos alimentares...como estão em fase de crescimento e têm muito mais actividade do que os grandes, precisam de uma alimentação mais rica.

Mónica
xana0
Membro
Registado: quinta dez 13, 2001 3:14 pm
Contacto:

terça out 01, 2002 2:30 pm

Olá,
quase sempre tive gatos em simultâneo de várias idades e é mto dificil controlar-mos o que eles comem,principalmente qd estamos fora de casa.
É normal os gatos só quererem o que os outros têm,são como as pessoas ;)
Por exemplo,a minha Sacha qd damos de comida ao Nero (O meu cãozão) vai sempre dar umas trincas e a comida dela fica,se colocarmos no prato dela de propósito não come,acho que eles fazem isso por causa dos ciumes...
Qd tinha gatinhos pequenos eles mtas vezes comiam a comida dos pais e vice-versa.Todos estão saudáveis sem qq problema por isso desde que conrolemos minimamente a sua alimentação,penso que não seja um problema grave.
starfish
Membro
Registado: quarta jul 24, 2002 4:57 pm

terça out 01, 2002 2:34 pm

Olá, Scooby!

Ainda bem que trouxeste esta questão ao fórum.
Comigo passa-se exactamente a mesma coisa. A Sasha tem 12 anos e a Bolota 3 meses e o que acontece é que a Bolota vai comer a comida da mais velha e então ficam as duas juntinhas a comer ao mesmo tempo no mesmo prato. Eu ponho a Bolota perto do prato dela, mas é inútil, passado um bocadinho lá está ela outra vez a petiscar com a "mamã" Sasha... Outras vezes é ao contrário, a Sasha vai comer a comida da Bolota.

Não sei, mas elas são tão unidas que onde está uma, está a outra...

Disseram-me que a questão da mais velha comer a comida da pequena (BabyCat da Royal Canin) não é muito preocupante, desde que não esteja com peso a mais, mas quanto à pequenina não sei se os dentes dela já estarão preparados para biscoitos mais duros como os de gato adulto.

De qualquer modo não consigo pensar em nenhuma solução pois deixo-lhes alimento para durante o dia, enquanto estou a trabalhar, e não há forma de controlar isso e separar os biscoitos.
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

terça out 01, 2002 4:11 pm

Aqui tens o que eu faria no teu caso:

1 de duas coisas....

Ou misturava a de adulto com a de bebé e dava a mistura aos dois.... ou dava só de bebé aos dois até o mais pequeno fazer 6 meses... a partir de daí adulto para os dois...

O 'problema' com a de adulto para os bebés é que não é tão nutritiva como o que eles precisam naquela idade e os croquetes são muito grandes. Podem ter dificuldades a comê-los ou magoarem-se na boca. A de bebé para o adulto tem o mesmo poder que as guloseimas, é mais saborosa, mais nutritiva no sentido calórico do termo e engorda-os, mas eles adoram..ai não... ;)
A forma como tratamos os animais define-nos enquanto seres humanos.
anokas123
Membro Veterano
Registado: sexta jun 21, 2002 2:13 pm

terça out 01, 2002 4:34 pm

Eu também tenho esse problema com os meus dois gatos e adoptei uma das sugestões da Clowdia; misturei a comida de adulto com a de gatinho :-)

não será a solução ideal mas... é a menos má, visto não poder estar em casa o dia todo para obrigar o Boris a comer a ração de bebé
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

terça out 01, 2002 6:29 pm

Olá,

Já li que se os gatos adultos comem por sistema comida de bébé isso acaba por lhes fazer mal aos rins e fígado. Não sei ..

Talvez a melhor opção seja dar comida de adulto aos dois e suplementos ao bébé... Pode ser que entretanto alguém dê uma ideia melhor.

Caneco
kika_cat
Membro
Registado: quarta set 11, 2002 8:07 pm

terça out 01, 2002 8:49 pm

è preferível que o gato adulto coma a comida de gatinho, ou seja, colocar só comida de gatinho durante algum tempo. O q acontece é q a comida de gatinho é mais reforçada, visto eles estarem em crescimento. Logo, se ele só comer comida de adulto n vão estar tão bem servido em relação a alguns complementos p que cresça o melhor possível. Era preferível comerem os 2 so comida de gatinho, pois esta n faz mal nenhum ao gato adulto.
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

terça out 01, 2002 9:40 pm

Eu tenho esse problema com a Ninja e os dois matulões. comigo é mais grave porque a Patusca está a ficar com excesso de peso e de maneira nenhuma pode comer comida da peqenina. Daqui a algum tempo não se mexia!! Então o que eu faço (mais trabalhoso um bocado) é de manhã antes de ir trabalhar pôr a Ninja a comer saparada dos outros (normalmente na casa de banho enquanto tomo banho) e durante o dia fica a comida para os adultos (não muita, só o peso indicado par os dois e mais alguma coisita para o que a pequenita poderá comer) ;) À noite volto a fazer o mesmo e a Ninja já está de tal forma habituada a este sistema que quando eu chego vai a correr para a casa de banho. Como eu demoro porque tenho que pousar as coisas e colocar a comida no prato ela começa a miar desalmadamente como a dizer: Despachas-te ou não?? :lol: Tem resultado e até agora estão os três optimos. Dou aos três Royal Canin e uma latinha dividida por todos uma vez por semana. É de gritos esse dia cá em casa :D Até trepam paredes :)

bjs
F
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

terça out 01, 2002 10:39 pm

eu como tenho um gato com insuficiência renal que tem de comer ração própria e quando tinha os velhotes, ficava/fico furiosa quando os outros vão a essa ração. então a alice e a rita são demais. tenho de ter sempre a comida guardada. se me discuido, lá começas as trocas/baldrocas. em relação aos pequeninos, nunca insisti muito em ração específica. senão endoidecia- ração para velhotes, para insuficiência renal, bébés, adultos, cachorro e cão!!!!
tenho uma amiga que habituou a gata a ração junior. agora que já tem uns aninhos, não quer outra coisa. parece uma texuga.
anjaazul
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

quinta out 03, 2002 12:09 am

Olha, parece que não sou só eu com este problema!!! :p :p :p

O Habibi, o meu gato adulto estava muito bem até chegarem os 2 terroristas "piqueninos"! :D

No início tentava separá-los, mas começou a ser impossível e o Habibi adora a comida de gatinho!!! :o

Agora, o que faço é alternar a comida: uma vez de adulto, outra vez de filhote!... :p :p :p

E assim... todos ficam satisfeitos! :D :D :D
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta out 03, 2002 12:21 am

olá
tem cuidado, porque a mudança de alimentação pode provocar diarreias....
anjaazul
Responder

Voltar para “Gatos”