É a primeira vez que escrevo neste fórum e aproveito para pedir alguns conselhos.
Tenho uma gatinha, a Natacha, com 5 meses que me tem dado muito trabalho e tem um comportamento agressivo para o qual ainda não encontrei a fórmula mágica. Não aceita mimos, morde muito e arranha com as patas de trás e da frente, faz autênticos ataques às nossas mãos e pernas. Por vezes fico sem saber como lidar com ela e quando me procura a ronronar na cama sempre cerca das 5 da manhã por vezes até tenho medo de me vir atacar de surpresa. Nestas alturas desforro-me ainda ensonada e dou-lhe os mimos todos que recusa durante o resto do dia :D
A Natacha foi encontrada na rua muito assustada ainda não tinha um mês de idade (pelo menos foi o que nos foi dito pela veterinária a quem ela também morde e arranha se puder) e habituamos-la a dormir no nosso quarto por percebermos que gostava de sentir companhia. Adaptou-se bem a estar sozinha enquanto estamos a trabalhar e ganhou rapidamente hábitos de higiene extremos que estranhámos por não ter tido a mãe por perto mais tempo. Não sabemos mais sobre a sua infância que durou muito pouco tempo.
Tem crescido saudável e bem cuidada, apesar das suas diabruras é um prazer vê-la explorar o que a rodeia. Gostava muito de saber a vossa opinião sobre a melhor maneira de actuar quando é agressiva porque há dias em que ficamos realmente tristes ao olharmos para as nossas mãos que parecem que andaram na guerra. Ao principio reprimiamos-a através da voz falando mais alto, depois quando era mais crescida com umas palmaditas no lombo que faziam mais barulho do que outra coisa. Há alguns dias que optamos por pô-la de castigo na casa de banho durante 5 minutos mas sempre que sai ataca-nos como se fossemos presas e ela um tigre.
Como já tem 5 meses ainda tenho esperança de um dia termos cá em casa uma gatinha meiguinha e que salte para o colo. ;)
Gostaria também que me aconselhassem em relação a esterilizá-la ou não, e com que idade é que é mais aconselhável e quais os sintomas do primeiro cio. Como podem ver pela minha exposição é a primeira vez que tenho um gato, apesar do meu namorado já ter tido muitos ao longo dos anos...e mesmo assim também não saber muito bem como agir pois diz que nunca viu uma gata assim tão má!
Fico à espera das vossas sugestões e conselhos e deixo-vos com uma foto da Natacha quando era mais pequena...
Obrigada desde já