Gatinha com comportamento agressivo e duvidas sobre cio

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Littledev
Mensagens: 4
Registado: segunda jul 22, 2002 5:22 pm
Localização: 1 gato a Natacha
Contacto:

terça out 01, 2002 10:56 pm

Olá a todos,

É a primeira vez que escrevo neste fórum e aproveito para pedir alguns conselhos.

Tenho uma gatinha, a Natacha, com 5 meses que me tem dado muito trabalho e tem um comportamento agressivo para o qual ainda não encontrei a fórmula mágica. Não aceita mimos, morde muito e arranha com as patas de trás e da frente, faz autênticos ataques às nossas mãos e pernas. Por vezes fico sem saber como lidar com ela e quando me procura a ronronar na cama sempre cerca das 5 da manhã por vezes até tenho medo de me vir atacar de surpresa. Nestas alturas desforro-me ainda ensonada e dou-lhe os mimos todos que recusa durante o resto do dia :D

A Natacha foi encontrada na rua muito assustada ainda não tinha um mês de idade (pelo menos foi o que nos foi dito pela veterinária a quem ela também morde e arranha se puder) e habituamos-la a dormir no nosso quarto por percebermos que gostava de sentir companhia. Adaptou-se bem a estar sozinha enquanto estamos a trabalhar e ganhou rapidamente hábitos de higiene extremos que estranhámos por não ter tido a mãe por perto mais tempo. Não sabemos mais sobre a sua infância que durou muito pouco tempo.

Tem crescido saudável e bem cuidada, apesar das suas diabruras é um prazer vê-la explorar o que a rodeia. Gostava muito de saber a vossa opinião sobre a melhor maneira de actuar quando é agressiva porque há dias em que ficamos realmente tristes ao olharmos para as nossas mãos que parecem que andaram na guerra. Ao principio reprimiamos-a através da voz falando mais alto, depois quando era mais crescida com umas palmaditas no lombo que faziam mais barulho do que outra coisa. Há alguns dias que optamos por pô-la de castigo na casa de banho durante 5 minutos mas sempre que sai ataca-nos como se fossemos presas e ela um tigre.

Como já tem 5 meses ainda tenho esperança de um dia termos cá em casa uma gatinha meiguinha e que salte para o colo. ;)

Gostaria também que me aconselhassem em relação a esterilizá-la ou não, e com que idade é que é mais aconselhável e quais os sintomas do primeiro cio. Como podem ver pela minha exposição é a primeira vez que tenho um gato, apesar do meu namorado já ter tido muitos ao longo dos anos...e mesmo assim também não saber muito bem como agir pois diz que nunca viu uma gata assim tão má!

Fico à espera das vossas sugestões e conselhos e deixo-vos com uma foto da Natacha quando era mais pequena...

Obrigada desde já

Imagem
monicalagoa
Membro
Mensagens: 150
Registado: terça jun 25, 2002 3:43 pm
Localização: 3 gatos (Pulgas, Gaspar e Migas) e 1 gata (Dalila)

quarta out 02, 2002 10:08 am

Olá,
em primeiro lugar parece-me que a tua gatinha está a precisar de companhia para não ter tantos mimos... ;)
relativamente ao comportamento agressivo da tua gata: tive o mesmo problema com o meu Gaspar (era muito arisco porque vinha muito assustado) a melhor solução que encontrei foi ignorá-lo...não o obrigar a nada...quando chegava a casa fazia muitas festas ao Pulgas e não andava atrás o Gaspar para festas, ele se quisesse que viesse pedir! e deu resultado, tornou-de gato mais dengosos lá de casa, adora ser apaparicado, andar ao colo e então se lhe fizer festas no lombo derrete-se todo! O importante é que não lhe batas, nem a castigues porque os gatos têm tendência a vingar-se fazendo ainda pior do que a 1ª vez.

Se ela já tem 5 meses está na altura ideal para ser esterilizada, na minha opinião (e verás que é a opinião da maioria dos foristas) operar é a melhor medida que poderás tomar para prevenir fuuros "acidentes" ou até mesmo certas problemas de saúde. Também poderá ajudar ao nível do comportamento da tua gata....normalmente ficam mais calmas e sociáveis.


Não dá para ver a foto da Natacha (o que é pena), por isso trata de colocar a foto dela de forma a que possamos ver a tua menina....

Mónica
Littledev
Mensagens: 4
Registado: segunda jul 22, 2002 5:22 pm
Localização: 1 gato a Natacha
Contacto:

quarta out 02, 2002 11:47 am

Olá Mónica.

Obrigada por responderes. Se o desprezo ajudasse...por vezes ignoramos-a e o resultado é ela subir para cima dos móveis e atirar tudo o que lá está em cima para o chão. Ela acha-se o centro do universo...a nossa sorte é realmente não termos muita coisa em cima dos móveis!

Desculpa não dar para se ver a foto da Natacha. Ontem apercebi-me que tinha colocado mal o url da foto mas o clix estava muito lento e desisti ,mas hoje cá vai. É muito linda! :D

Eu pensava que 5 meses era ainda cedo para operar...Achas que ela vai acalmar com a operação ou isso não tem nada a ver com o comportamento agressivo? É que ainda hoje aqui no trabalho me perguntaram se eu andava a ir a alguma festa sado masoquista pelo estado das minhas mãos e esta situação está a tornar-se extremamente desagradável e feia. :(

Vai lá então ver a Natacha quando tinha 1 mês. Eu prometo fazer um scan de fotos mais recentes dela e colocar no meu album.

beijinhos e obrigada.

[img]http://arcadenoe.clix.pt/images/album/6 ... atacha.jpg[/img]
monicalagoa
Membro
Mensagens: 150
Registado: terça jun 25, 2002 3:43 pm
Localização: 3 gatos (Pulgas, Gaspar e Migas) e 1 gata (Dalila)

quarta out 02, 2002 1:29 pm

Olá,

Em primeiro lugar deixa-me dizer-te que a Natacha é lindissima (e não to digo apenas por ela ser muito parecida com a minha Dalila...;) ) .
Se o desprezo não funciona não sei o que te diga.... olha, tens de ter paciência que ela acalma... se não acalmar brevemente podes pelo menos contar com isso para quando ela tiver perto de um ano....todos acalmam um pouco a essa idade!!!! Só que até lá... :?

Quanto à operação, ninguém te pode garantir que ela acalma... PODE acalmar, mas também ficar na mesma... é como a história de engordar... PODE engordar, mas também pode Não engordar!!! Cada individuo reage de uma forma única.

Quanto à questão de 5 meses ser muito cedo para operar.... não sei o que a vet te disse, mas o dos meus gatos aconcelhou-me entre os 4 e os 5 meses.... mas é preciso ter atenção ao peso.... eles podem ter essa idade mas serem muito pequeninos ou magros para passarem pela anestesia.

Espero que a tua LINDA gatinha acalme e perceba os donos atenciosos que tem!!! É da idade... isso passa-lhe!!!

Beijinhos

Mónica
Littledev
Mensagens: 4
Registado: segunda jul 22, 2002 5:22 pm
Localização: 1 gato a Natacha
Contacto:

quarta out 02, 2002 1:48 pm

Mónica,

A veterinária onde vamos falou-me em 6 meses por isso agora fiquei na duvida.

A Natacha não é gorda até a acho magra sobretudo nas costas, mas depois tem aquela gordura pendurada na barriga que lhe dá um ar muito patusco quando está sentada :lol:

Vou fazer uma visita à veterinária esta semana ainda e pedir novo conselho. Eu ainda cheguei a pensar que a agressividade, que ultimamente me parece pior, não sei se sou eu que estou mais sensível, se devesse ao facto de estar quase a ter o cio.

A propósito quando é suposto terem as gatas o primeiro cio e quais os sintomas? Já algumas pessoas me disseram que podem não ter logo aos 6 meses e já me descreveram sintomas muito contraditórios. Este assunto tem-me vindo a intrigar porque anteriormente já tive uma cadela e nos cães é mais que óbvio quando estão com o cio :o

Obrigada por todas as opiniões e conselhos e fiquei muito vaidosa de achares a minha quatro patas linda...eu também acho mas não lhe vou dizer porque senão ainda se portava pior :p

Beijinhos

PS- também espreitei o teu album e a Dalila tem um ar de reguila! os teus ronrons são todos muito lindos. Eu gostava de ter mais mas o paulo não quer porque diz que se a Natacha assim já quase não nos liga nenhuma que depois nos ignora por completo....
monicalagoa
Membro
Mensagens: 150
Registado: terça jun 25, 2002 3:43 pm
Localização: 3 gatos (Pulgas, Gaspar e Migas) e 1 gata (Dalila)

quarta out 02, 2002 2:27 pm

Olá mais uma vez,
muito obrigada pelos elogios aos meus meninos,,,,sim eu sei que são LIIIIIINdos... ;)

Em relação ao cio das gatas lá voltamos nós ao mesmo.... o vet dos meus gatos diz que o primeiro cio é entre os 4,5 e os 5 meses... mas pelos vistos as opiniões divergem...
Diz-me uma coisa, já perguntas-te à vet porque é que ela aconcelha os 6 meses??? Pergunto-e isto porque sei que alguns defendem que só se deve fazer a operação depois das gatas terem um 1º cio. teoria altamente contestada pela maioria dos vets frequentados pelos foristas da Arca. Eu confio plenamente no Dr. Pedro Brites (vet dos meus gatos e que tem uma paciência infinita para donas como eu... :p ), e segundo ele não faz sentido nenhum estar à espera 1º cio e que a partir dos 4,5 meses a operação só pode ser benvinda, até porque quanto mais jovens forem as gatinhas mais fácil é a recuperação (também tem lógica!).

É importante certificares-te que a tua vet faz uma operação completa à tua gatinha, ou seja, que lhe são retirados não só os ovários como também o útero, vsito este ser um órgão que só tem razão de ser se existirem ovários e que se poderá tornar num grande problema se lá ficar sem "fazer nada"!!! Muitas vezes é necessário tornar a operar a bichinhas para lhes retirarem o útero deixado, porque este fica cheio de quistos ou cria outro tipo de problemas (a Gwenevere e a Piolha são antásticas para te darem mais explicações sobre isto).

Informa-te bem e se tiveres dúvidas procura uma segunda opinião!

Quanto à aquisição de mais um menbro para a familia, desculpa lá, mas diz ao teu Paulo que a teoria dele até podia estar certa, mas.... NÃO ESTÁ!!! ;) :lol:
As minhas 4 experiências dizem-me precisamente o contrário... sempre que um me vê a fazer festas a outro vem logo meter-se no meio a mostrar-se muito carente e a esfregar-se todo... ficam com tantos cíumes que fazem tudo para ter a tua atenção... parecem os muídos.. são tão giros... :)

pensa bem.. ;) .. olha que ía ser muito giro ;) :D

beijinhos

Mónica
xana0
Membro
Mensagens: 159
Registado: quinta dez 13, 2001 3:14 pm
Localização: 3 gatos,2 gatas e um cao enorme mas super meigo
Contacto:

quarta out 02, 2002 3:19 pm

Olá,
não pude deixar de me juntar às mamãs babadas ;)
No que diz respeito à operação os veterinários aconselham 6 meses pq é o tempo estimado para que os órgão já estão bem formados(estado adulto).Nas minhas meninas o cio manifesta-se de forma diferente;A Daisy fica calminha ,apenas rasteja pela casa toda a ronronar com o rabito no ar,A Sacha em contrapartida não se cala e vai para a janela e quintal chamar os gatos em pleno pulmões.
Concordo com a MonicaLagoa,o teu gatinho está a precisar de companhia para deixar de ser tão anti-social...
Em principio um amigo gera companheirismo e amizade,vais ver que depois até quer disputar a tua atenção com o maninho ou maninha ;)
Geralmente eles são um pouco ciumentos e disputam entre eles os carinhos dos amigos adultos.
quetzcoalt
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: quarta jul 17, 2002 10:17 pm

sábado out 12, 2002 4:55 pm

Olá. Só te posso dar a minha opinião sobre este assunto, porque não sou especialista no assunto :( !!! Contudo, acho que a tua gata é muito agressiva porque os gatos só devem ser retirados da mãe com 7 semanas; assim não sabe no que nem em quem deve confiar!
Se tiveres condições, experimenta arranjar-lhe companhia, ou seja, outro gato/gata.
Quando ela se vinga em ti é porque acha que a repreendes-te mal; talvez estivesse a brincar e como estragou alguma coisa tu castiga-la e ela não gosta. Claro! Experimenta arranjar um rolo, de papel duro, para bateres no chão e fazer barulho, para ela se assustar. Nunca lhe dês com a mão porque ela pode começar a ter medo de ti e ainda fica mais agressiva.
Quanto à estrelização, acho que só se deve fazer a partir dos 9 meses ou um ano, quando são adultos. A estrelização é muito eficaz e barata!
Se me quiseres enviar um e-mail envia-o para: [email protected]
Se enviares algum e-mail diz o teu nome e o teu e-mail por favor. Até qualque dia! Espero que a tua gata se torne mais calma; ainda tem um ataque de nervos. :x
VascoV
Membro Veterano
Mensagens: 5619
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Localização: Politicos com anti-rábica em dia
Contacto:

sábado out 12, 2002 9:14 pm

De facto tem um problema que deve discutir com a sua veterinária.

Antes de mais o facto de lhe dar importância à noite é mau. Prepare-se para ser incomodada todas as noites pois a gata já percebeu que recebe atenção. Se a castiga terá de ser na altura de forma a ela perceber. A histoia de bater com o jornal no chão não ajuda em nada.

Penso que o seu problema se deve à sua gata estar sozinha longos periodos de tempo, não recebeu a devida aprendizagem em termos de brincadeiras com outros gatos e sua mãe e não aprende consigo pois está sempre fora.

O ideal seria outro gato visto que não tem tempo mas eve ter em conta se o novo gato será saudável.Antes e o terem casa a sua gata tem de ter todas as vacinas e o novo animal -ISTO CASO TENHA CONDIÇÕES DE TER MAIS UM- deverá ter análises a situações infecto-contagiosas.

Mas discuta isto com a su veterinária assistente,ou,caso more em lisboa pode falar com a Dra Rosa ( penso que ainda é uma das docentes) da cadeira de coprtamento animal da Universidade.
fraldinhas
Membro
Mensagens: 58
Registado: domingo out 06, 2002 9:45 pm
Localização: gata siamesa,guppys,neon,espada,mollys,platys,zebras

quinta out 17, 2002 1:35 pm

A minha gata quando veio para casa tb era assim mto arisca nao se podia brincar c ela,nem lhe fazer uma festa q ela logo arranjava uma maneira de nos morder,hoje tem dois anos e ainda nao gosta q lhe deem mimos é mto independente,mas sempre q ela me mordia eu tb lhe dava uma palmada,para ela perceber quem era eu,(e olha q eu sou contra a violencia nos animais)mas o certo é q ela hoje sempre q me quer morder,finca o dente mas nao magoa,depois foge.Nunca a deixes dormir ctg,é um vicio q é dificil de largar pq eu tb fazia isso e agora tenho q dormir de porta fechada,e muitas vezes ela mia durante a noite para eu a deixar entrar.Por ultimo nunca mas nunca a feches de castigo porque eles detestam,e quando saem ainda sao mais violentos.Espero q ela mude. ;) Boa sorte
shelly
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: terça mar 26, 2002 3:34 pm
Localização: 4 gatos, 1 cão, 2 agapornis fischer, 2 piriquitos e 5 canários e uma tartaruga

quinta out 17, 2002 3:32 pm

Olá

Antes de mais a Natacha é muito bonita!! O Mickey e o Orelhinhas ficaram logo de olho bem aberto :D :D :D
O meu Mickey também é tigrado mas em tons de cinza e tem uns belos olhinhos azuis!!!
Também se comporta como a Natacha, é um diabinho!!!! Diabólico, mesmo!!! :D :D
Quando era pequenito era um anjinho, mas rapidamente deu o ar da sua graça :D
Não se pode tocar no rapaz que ... lá vem dentada e arranhadela!
Também passei pelo mesmo que tu, as minhas mãos andavam horríveis!!! Parece que me tinha picado nas silvas ou em roseiras :lol: :lol: :lol: :lol:
Para a semana vai fazer 1 ANITO DE IDADE!!! O rapaz tá crescido :D ;)
È certo que acalmou um pouco com a idade mas... é sempre um gatito diferente, muito independente!!!
Ele é que decide quando quer festinhas e de quem!!!! :lol: :D

Para mim o seu comportamento tem uma explicação, o ter sido afastado da mãe muito cedo!
Obviamente que o comportamento me fez ficar apreensiva, pois nunca tive um gato assim e procurei informar-me.
Eu adoptei o Mickey muito pequenito, tinha sido desmamado naquele dia.
Foi afastado da mãe muito pequeno e não teve tempo para aprender algumas regras de ouro de socialização!!
:lol: :D :lol: :lol: ;)
È portanto normal o comportamento dos nossos diabinhos!!!!
shelly
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: terça mar 26, 2002 3:34 pm
Localização: 4 gatos, 1 cão, 2 agapornis fischer, 2 piriquitos e 5 canários e uma tartaruga

quinta out 17, 2002 3:39 pm

Olá

Quando a minha Nina teve o "cio pela 1ª vez" nem queria acreditar, tão pequenita a minha menina!!!!!
Mas é mesmo assim... para nós são sempre pequenitos!!!! :D ;)
Assim que ela estiver com o cio tu vês logo!!!
Fica mais mansinha, sempre a querer miminhos, rebola-se, mia de maneira esquisita, enfim....
DÁ SEMPRE PARA VER!!!!
Littledev
Mensagens: 4
Registado: segunda jul 22, 2002 5:22 pm
Localização: 1 gato a Natacha
Contacto:

quinta out 17, 2002 4:06 pm

Muito obrigado a todos que têm partilhado as suas experiências e dado os seus conselhos, pelo menos agora sinto-me menos só com a minha "diaba".

Mais uma da Natacha: agora apendeu a abrir gavetas e na sexta feira quando cheguei a casa do trabalho estava à minha espera toda orgulhosa com meia duzia de obs completamente irreconheciveis e alguns cotonetes.

Felizmente não entrámos com visitas... :D

A Natacha já vai fazer 6 meses dia 21 deste mês (pelo menos foi o que ficou no livrinho dela de saude porque não sabemos ao certo quando nasceu). Estou a pensar fazer-lhe um jantarinho de pescada cozida para que ela depois me desculpe levá-la ao veterinário por causa da operação...

Cumprimentos a todos e uma festa para todos os quatro patas
GUISMO
Membro Veterano
Mensagens: 211
Registado: sexta mai 24, 2002 1:09 pm

quinta out 17, 2002 4:07 pm

olá Littledev.
Em principio será normal o comportamento agressivo da tua gatinha, porque vivo de perto um caso semelhante, de uma gatinha encontrada na rua dentro de um saco plástico há 1 ano e apesar de todos os mimos ficou até hoje com um comportamento agressivo (arranha, bufa imenso, etc.) sabes que eu penso que os animais sentem tudo o que lhes é feito.
Quanto ao esterlizar apoio-te porque além da natasha ficar mais calminha
é sempre bom para evitar os incómodos miares dela com o cio.
Votos de menos arranhadelas...
fabriro
Membro Veterano
Mensagens: 808
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

sexta out 18, 2002 12:18 am

Ó Fraldinhas porque é que ela não deve deixar a gatinha dormir na cama com ela?? Eu acho que se a dona não se importar e se a gatinha gostar isso não lhe faz mal nenhum antes pelo contrário quanto à agressividade se calhar só faz é bem! Os meus, são três, dormem ou não dormem a decisão é deles, mas digo-te que é muito bom dormir com os peludinhos principalmente no Inverno :lol: :lol:

Provavelmente com a esterilização ela vai acalmar....ou não ;)

Abraços
Fabriro
Responder

Voltar para “Gatos”