A escolha de um gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

rutegabi
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 3:15 pm

domingo out 06, 2002 10:47 am

Olá a todos:
Eu queria perguntar-vos se conhecem alguma raça de gatos que nao tenha a mania de andar por cima dos moveis de casa, que seja mais quietinho, menos independente e mais amoroso com os donos.
Se conhecem digam qualquer coisa. ;)

Obrigada

Rute
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

domingo out 06, 2002 11:07 am

Olá Rute,

Dir-te-ia que se escolhesses uma gata adulta que soubesses de antemão que era meiga alcançarias exactamente o que desejas. É que as gatas tendem a ser mais meigas; mais ainda se forem esterilizadas e, sendo adultas tornam-se mais calmas do que jovens.

Que tal ires à Praça Sony, pois este Domingo estão lá a doar gatas adultas meiguísimas, esterilizadas e testadas?

Se não puderes lá ir contacta a Catus, pois têm gatas adultas meiguíssimas que vão ao encontro do tipo de gata que desejas.

Caneco
rutegabi
Membro Veterano

domingo out 06, 2002 11:27 am

Bem estou no Porto por isso é impossivel...
De qualquer maneira estava a pensar adquirir um gato bebe... sei que ha determinadas raças que sao mais amorosas que outras entre a minha pequena pesquisa destaco 5 raças:
1-Himalaya
2-Exótico De Pêlo Curto
3-Birmanês
4-Ragdoll
5-Persa

Aguem sabe dizer-me se eles correspondem as minhas expectativas?é verdade que sao gatos mais calminhos e amorosos com os donos?

O himalaya e o rangoll foram os que me despertaram mais a atençao, sera que alguem que tem estas raças podia dar-me mais algumas informaçoes acerca do comportamento destes gatos???

Obg

Rute
caneco
Membro Veterano
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

domingo out 06, 2002 1:50 pm

Olá Rute,

Se queres mesmo optar por um de raça talvez o Persa seja o mais calmo de todos (fêmea mais ainda). Em todo o caso pergunta à Aby pois ela sabe bastante desse tema.

Caneco
Última edição por caneco em domingo out 06, 2002 2:12 pm, editado 1 vez no total.
siamesa
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo out 06, 2002 2:00 pm

:lol: Olá a todos. De todas as raças dessa lista, penso que os Persas sejam os mais calmos. E principalmente as fêmeas. Mas de qualquer maneira, o Persa é preciso ter em atenção que dá um pouco mais de trabalho do que os outros gatos, por causa do pelo que deve estar sempre escovado e livre de nós. Também há outra coisa, deve pensar que um gato é um animal, seja ele mais calmo ou menos e por isso, é inevitável que ele de vez em quando ande por cima dos móveis ou desarrume algumas coisas. É preciso estar ciente disso, porque senão penso que é melhor não ter nenhum animal em casa. Mas olhe que compensa, porque um animal é uma gramde companhia. Pense bem e vai ver que não se vai arrepender.
Cumprimentos.
Siamesa
rutegabi
Membro Veterano

domingo out 06, 2002 4:21 pm

e os rangol tb n serao uma boa opçao?? dizem que sao mto faceis de ensinar a ficar no chao e nao em cima dos moveis... e que é um gato mto inteligente...?
rutegabi
Membro Veterano

domingo out 06, 2002 4:23 pm

siamesa:
Diga-me uma coisa, como é que se porta o seu gatinho persa?? é amoroso? gosta mto ou pouco de estarno colo?? quando o dono esta em casa esta sempre por perto?
nicnivin
Membro Júnior
Registado: sábado ago 10, 2002 3:55 pm

domingo out 06, 2002 4:57 pm

Boa tarde.

Acho que não eh so a raça como o tratamento e o ambiente que o gato tem em casa influenciam ah sua forma de estar.
Eu tenho uma gatinha europeia de 4 meses e agora adoptei uma de 1 ano e sao as duas mto meiguinhas a mais nova eh um pouci activa pq ainda se atira a tudo que mexa, mas com a idade principalmente as femeas tornam-se mais calminhas.
Mas existe tb a questão moral, todas essas raças de que já se falou são bastante caras no entanto se adoptar um gatinho vai estar a fazer uma boa acçao e poupar algum dinheiro.

Beijos meus e mordidelas no nariz das minhas meninas
rutegabi
Membro Veterano

domingo out 06, 2002 6:10 pm

Será que me podiam informar com que idade é que se deve adquirir um gato e apartir de que idade é que este ja fez o desmame e pode ir para casa de quem vai ficar com ele. :?:
obrigada pela atençao,

Rute Sobreira
caneco
Membro Veterano

domingo out 06, 2002 6:56 pm

Olá Rute,

Só em caso de risco de vida do gatinho este deverá ser retirado à mãe antes das 8 semanas. É nessa altura que ele faz o desmame.

Deverá levá-lo logo que possível ao veterinário para ficar a par do programa de vacinas, desparasitação, eventualmente anti-pulgas, e testes de imunodeficiência, leucemia e PIF (Peritonite infecciosa felina).

Abraços,

Caneco
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

domingo out 06, 2002 8:36 pm

Rute

Desculpe-me que lhe diga, mas parece-me que está com muitas reticências e entraves na escolha de um animal.
Um gato é um animal independente que não está para se sujeitar aos nossos caprichos. Muito sinceramente isto para mim é mais uma virtude do que um defeito. Não quer dizer que com isso não possa ser terno com as pessoas, mas por favor, não pretenda que ele esteja meia hora ao seu colo pronto para festas simplesmente porque a si lhe apetece. Um gato não é assim!!
Os meus gatos são todos extremamente meigos, adoram festas a toda a hora, mas o colo é só quando eles têm vontade. Entendo e respeito. ;)
Quanto a saltos para cima do móvel, depende daquilo que lhes deixar disponível. Os meus 4 são europeus comuns, a Rita e a Marieta nunca foram de grandes saltos e travessuras, o Chico descobre os pontos altos a chegar, mas nenhum bate a Olívia que consegue chegar a sítios inimagináveis e por vias que só ela podia descobrir. Por isso, sendo todos da mesma raça têm comportamentos bem diferentes...
Quanto às raças que falou (Birmanês, Ragdoll e persa) a que melhor conheço são os persas. Estes são de facto maioritariamente calmos, mas nada impede que não possam querer saltar para o alto de um móvel ou não estarem dispostos para a brincadeira quando a si lhe apetece.
Não tente criar o gato ideal porque isso não existe, se quer que lhe diga, até me parece que isso não teria muita graça. Se nós não somos ideais (....muitos mesmo estão a anos luz de distância :evil: ) porque iremos exigir isso aos animais.
Beijinhos e pondere bem a sua decisão
Elsa Pereira :lol:
siamesa
Membro

domingo out 06, 2002 8:51 pm

:D RuteGabi, concordo plenamente com o que outro Forense já disse aqui atrás. A forma como tratamos os nosso animais, o ambiente que temos em casa, tudo isso influencia o temperamento dos nossos gatos. Até a nossa maneira de ser e a de quem mora connosco, tudo isso tem importância na maneira do gato se comportar. É logico que assim seja, porque afinal o animal convive connosco, e não sei se sabe mas o gato habitua-se muito facilmente ao sítio onde mora. A sua cadeira favorita, a sua janela, os cheiros da casa, afeiçoa-se mais a uma determinada pessoa da casa. No entanto, apesar de tudo isto ... há gatos que por natureza são mais ou menos calmos, mais sociáveis, gostam mais de crianças, não se assustam com tanta facilidade, não são tão activos, etc.
Quanto ao meu Persa, é um amor de gato. Claro que eu sou superbabada. Depois de conhecer este gato, desculpem-me, mas os Persas são muito especiais. Quem tiver Persas, sabe concerteza do que eu estou a falar. Só para ter uma ideia ele chama-se Shaday, mas agora o meu marido pôs-lhe uma alcunha. É o Molezas.
É um gato calmissimo, é pouco saltador, raramente salta para os móveis. Gosta de estar deitado na bancada da cozinha e pouco mais. De vez em quando para ter outra panorâmica, salta para cima de uma cómoda que tenho na sala. Como vê não é muito alta. Ha! Adora dormir em cima da mesa da sala, dentro dum prato um pouco fundo que eu tenho lá. Tem 15 meses de vida e estas são as sua maiores aventuras. Não gosta muito que lhe peguem ao colo, mas gosta de estar ao colo. Adora os donos e é muito sociável. Dá "turrinhas" e parece um tanque de guerra a ronronar.
É realmente um paz de alma. Mesmo quando era pequenino, nunca me estragou nada, a não ser no dia que foi lá para casa, partiu-me um cinzeiro. Ele é enorme e às vezes senta-se em cada sítio que parece que não vai caber, mas não deita nada abaixo. Acredite. Eu podia ficar aqui a contar muita coisa, mas não pode ser ... Nem todos os Persas são assim tão pachorrentos, mas a diferença não é muita, pelo que eu tenho ouvido contar. Acho que eu ter outra gata bem mais velha que ele, também ajuda a manter o "respeito" e a mantê-lo na linha, quando fôr preciso. Os dois gatos ficam sózinhos o dia todo e portam-se muito bem. Com a minha gata (branca Europeia) quando era nova, posso-lhe dizer que era o terror lá da casa. Mas também a adoro.
Cumprimentos.
Siamesa
siamesa
Membro

domingo out 06, 2002 9:04 pm

:lol: Como diz a Elsa Pereira, realmente um gato é sempre um gato, tenha a raça que tiver. O gato tem um comportamento muito próprio, porque é um Felino e não nos pudemos esquecer disso. É primo afastado do Leão, do Tigre, do Puma, do Leopardo e partilha algumas características idênticas a estes animais. Rutegabi, não leve a mal, mas se calhar não era uma má ideia, primeiro, ler algumas coisas sobre gatos para ficar a conhecer melhor este animal magnifico que é o gato. Eu desde que me conheço, sempre convivi com gatos, já tive dois e agora tenho outros dois. Há mais de 20 anos que lido com gatos, e digo-lhe estou sempre a aprender, porque não há dois gatos que reajam da mesma maneira à mesma situação. Embora tenham alguns comportamentos idênticos uns aos outros, não há 2 gatos iguais.
Cumprimentos.
Siamesa :D
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo out 06, 2002 9:28 pm

não querer que os gatos saltem para os móveis ou para pontos altos, é querer tudo menos ter um gato. uma tendência dos felinos é procurarem locais altos . se não quer que o gato salte para os móveis, ensine-o a não fazer isso desde que entre em casa, mas em alternativa arranje-lhe um lugar alto onde se possa empoleirar.
anjaazul
siamesa
Membro

domingo out 06, 2002 9:43 pm

:lol: :lol: :lol: A minha gata quando era pequena (quer dizer aí até aos 7 anos + ou - ), de vez em quando tinha o hábito de saltar para cima das portas e ficava deliciada lá em cima a olhar a paisagem. Fazia lembrar aqueles leopardos quando estão em cima das árvores, em cima dos ramos mais altos. Eu quando vi a primeira vez, fiquei espantada. Também adorava ir para cima dos armários da cozinha, lá em cima mesmo. Ainda há pouco tempo, não sei o que lhe deu, (deve ter sido para matar saudades), saltou para cima do frigorífico e deu um pulo certeiro para cima dos armários. Eu até fiquei com medo que ela caísse. E depois para sair. Não se atrapalhou. Saltou para a bancada da cozinha e daí para o chão. Espantoso. Eu fiquei a olhar, porque ela já não tem a mesma flexibilidade. Mas realmente um gato é sempre um gato. Foi certeiro. Mas a minha gata, era uma pestinha. Fazia coisas incríveis. Não podia ver coisas a mexer. E no entanto, agora está uma "pachá". Come e dorme. É a idade.
Cumprimentos.
Siamesa
Responder

Voltar para “Gatos”