RuteGabi, concordo plenamente com o que outro Forense já disse aqui atrás. A forma como tratamos os nosso animais, o ambiente que temos em casa, tudo isso influencia o temperamento dos nossos gatos. Até a nossa maneira de ser e a de quem mora connosco, tudo isso tem importância na maneira do gato se comportar. É logico que assim seja, porque afinal o animal convive connosco, e não sei se sabe mas o gato habitua-se muito facilmente ao sítio onde mora. A sua cadeira favorita, a sua janela, os cheiros da casa, afeiçoa-se mais a uma determinada pessoa da casa. No entanto, apesar de tudo isto ... há gatos que por natureza são mais ou menos calmos, mais sociáveis, gostam mais de crianças, não se assustam com tanta facilidade, não são tão activos, etc.
Quanto ao meu Persa, é um amor de gato. Claro que eu sou superbabada. Depois de conhecer este gato, desculpem-me, mas os Persas são muito especiais. Quem tiver Persas, sabe concerteza do que eu estou a falar. Só para ter uma ideia ele chama-se Shaday, mas agora o meu marido pôs-lhe uma alcunha. É o Molezas.
É um gato calmissimo, é pouco saltador, raramente salta para os móveis. Gosta de estar deitado na bancada da cozinha e pouco mais. De vez em quando para ter outra panorâmica, salta para cima de uma cómoda que tenho na sala. Como vê não é muito alta. Ha! Adora dormir em cima da mesa da sala, dentro dum prato um pouco fundo que eu tenho lá. Tem 15 meses de vida e estas são as sua maiores aventuras. Não gosta muito que lhe peguem ao colo, mas gosta de estar ao colo. Adora os donos e é muito sociável. Dá "turrinhas" e parece um tanque de guerra a ronronar.
É realmente um paz de alma. Mesmo quando era pequenino, nunca me estragou nada, a não ser no dia que foi lá para casa, partiu-me um cinzeiro. Ele é enorme e às vezes senta-se em cada sítio que parece que não vai caber, mas não deita nada abaixo. Acredite. Eu podia ficar aqui a contar muita coisa, mas não pode ser ... Nem todos os Persas são assim tão pachorrentos, mas a diferença não é muita, pelo que eu tenho ouvido contar. Acho que eu ter outra gata bem mais velha que ele, também ajuda a manter o "respeito" e a mantê-lo na linha, quando fôr preciso. Os dois gatos ficam sózinhos o dia todo e portam-se muito bem. Com a minha gata (branca Europeia) quando era nova, posso-lhe dizer que era o terror lá da casa. Mas também a adoro.
Cumprimentos.
Siamesa